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Estes caras fazem carrocerias novas em folha para Kombi e Fusca


Em sua simplicidade e carisma, o Fusca se tornou um verdadeiro ícone para milhões de entusiastas pelo mundo. E tão quase tão cultuados quanto o besouro são seus derivados — em especial a Velha Senhora, apelido carinhoso da Kombi. Isto coloca ambos entre as escolhas mais populares para quem quer embarcar na aventura que é a restauração de um antigo.

O projeto simples, com carroceria sobre chassi; motor com poucas partes móveis e peças intercambiáveis entre diversos anos-modelo e versões, garantiu sucesso nas vendas e longevidade. Consequentemente, não são carros raros e existe uma boa oferta de componentes aftermarket, seja para restaurações fiéis ou carros modificados e preparados.

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No entanto, não seria bacana poder comprar uma Kombi ou um Fusca zero-quilômetro? Claro que existem diversos motivos para que isto não aconteça — seria um mercado de nicho, à margem das exigências para emissão de poluentes e segurança, só para citar um deles —, então você só poderia dirigir um Fusquinha ’65 novo em folha caso voltasse no tempo.

Existe, contudo, uma maneira de chegar bem perto disso. Já falamos disso a respeito aqui mesmo, quando mostramos o trabalho da Dynacorn. A empresa fabrica, sob encomenda e licença da Ford, carrocerias para carros como o Mustang de primeira geração, o icônico Ford ’32 e o utilitário Bronco —  se formos flexíveis, dá para considerar que são legítimos painéis zero-quilômetro. Eles também fabricam carrocerias de outras marcas, como para General Motors e Dodge.

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Supondo que você tenha os meios e a habilidade, é possível comprar uma carroceria nova e um crate motor (com a própria Ford) e montar um Mustang clássico na garagem. Claro, mesmo que você encontre peças de acabamento e acessórios de época, não será um clássico de verdade. Mas para a maioria dos entusiastas, temos certeza, já seria um sonho realizado. Estamos errados?

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Dito isto, é surpreendente que a Volkswagen ainda não tenha iniciado algo parecido, ao menos para seus modelos mais icônicos. Enquanto isto, porém, existem empresas que o fazem. A Klassic Fabrications é um exemplo: a empresa de Jupiter, na Flórida, é especializada na fabricação de painéis de carroceria para a Kombi. Eles também fazem pelas de Fusca, mas foi por causa de suas reproduções de painés da primeira geração da VW Transporter (que, por aqui, conhecemo como “Corujinha”) que a Klassic Fab ficou famosa.

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O fundador e presidente da Klassic Fabrications se chama Gerson Caicedo. Se você não o conhece é porque nunca tentou restaurar um Fusca ou uma Kombi. Seu nome aparece em fóruns de entusiastas no mundo todo, e a fama a Klassic Fabrications é bem grande entre os aficionados. Sua maior marca é o tom de verde do primer usado no acabamento das peças, mencionado até no slogan: “we make the funky green panels“. E a cor é mesmo bacana — tanto que alguns clientes acabam deixando suas Kombi novas sem pintura.

Se preferir, você também pode comprar painéis sem primer e aplicar o tratamento de sua escolha. De um jeito ou de outro, quando dizemos que os caras fazem todos os painéis da carroceria de uma Kombi, não estamos mentindo. Pode ser qualquer coisa: da face dianteira às longarinas do assoalho, passando por caixas de ar, divisórias internas, teto… tudo mesmo. Incluindo todas as configurações de possíveis de carroceria (furgão, passageiros e picape), número de janelas e abertura das portas.

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A Klassic Fab garante que todas as suas peças seguem rigorosamente as medidas originais, e que são completamente intercambiáveis com os painéis legítimos, fabricados pela VW. Além disso, como no caso da Dynacorn, o fato de serem produzidos atualmente garantem um padrão de qualidade maior, com metal de melhor qualidade, tratamento anticorrosão mais moderno e eficiente e soldas adicionais.

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No site da empresa você vai encontrar um menu com todos os modelos disponíveis, e vai perceber que a maioria das peças é mesmo para a primeira de todas as Kombi, com para-brisa bipartido. As Kombi de segunda geração, com vidro dianteiro inteiriço (mesmo modelo que foi vendido no Brasil até 2013), também são bem servidas de componentes. Peças de Fusca, no entanto, são produzidas em menor quantidade e, em boa parte dos casos, sob encomenda.

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Curiosamente, não é fácil encontrar informações a respeito da Klassic Fab. Na verdade, também não foi muito fácil encontrar o sobrenome do fundador, que é conhecido apenas como “Gerson” pela rede. Na verdade, tudo mostra que sua companhia ainda prefere fazer as coisas do jeito antigo, de forma artesanal, apenas com a estrutura necessária para atender à demanda. E basta uma pesquisa rápida pela Internet para ver como ela é alta: não faltam fotos de Kombi em processo de restauração com os funky green panels à mostra.

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Dá até vontade de começar a construir uma Kombi do zero, não é mesmo?

 

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