pense rapido alem dos elementos basicos rodas farois volante instrumentaçao motor transmissao etc o que e que quase todos os carros tem em comum [gt40 content search= salvem as peruas widget= 1 ] talvez exista outra resposta mas a que queremos e a seguinte simetria bilateral via de regra os elementos de design mais importantes de um automovel do lado direito e do lado esquerdo de um carro vistos de fora sao espelhados mas como se diz com frequencia toda regra tem sua exceçao ou suas exceçoes e esta nao e diferente a maioria dos carros e simetrica mas nem todos o sao e e dos carros assimetricos que vamos falar hoje e possivel que ao ler carros assimetricos na linha anterior voce tenha visualizado mentalmente alguns modelos o hyundai veloster por exemplo e um exemplo de carro assimetrico no sentido de que ha apenas uma porta do lado do motorista e duas portas do lado dos passageiros mas o veloster nao e um bom exemplo de assimetria no contexto que estamos apresentando embora seja facilmente perceptivel e seja importante em termos de projeto a configuraçao assimetrica das portas nao interfere na simetria geral da carroceria existem outros casos de assimetria leve por assim dizer pela industria automotiva ao longo das decadas era comum que os carros da decada de 1930 por exemplo tivessem o estepe posicionado em uma das laterais e uma forma de assimetria que tambem nao altera o formato geral da carroceria outro exemplo relativamente recente e o nissan cube de segunda geraçao o compacto de origem japonesa trazia uma criativa combinaçao de linhas retas e superficies curvas que era quase totalmente simetrica exceto pelo vigia traseiro envolvente que abraçava a coluna c do lado esquerdo era uma soluçao estetica criativa que dava ao cube um ar divertido mas ao mesmo tempo nao era um elemento assimetrico tao drastico tambem podemos citar o renault 4 carro popular lançado pela fabricante francesa como rival para o citroen 2cv nao e possivel identificar sua assimetria a olho nu e preciso de uma fita metrica com a qual se poderia verificar que o entre eixos do lado esquerdo e ligeiramente mais curto que do lado direito 2 395 mm contra 2 440 mm; uma diferença de pouco mais de quatro centimetros isto ocorria porque o sistema de suspensao traseira trazia as barras de torçao uma a frente da outra e seu posicionamento nao interferia no comportamento dinamico e nem no espaço interno existem tambem carros que trazem assimetria em pequenos detalhes so a fiat tem pelo menos tres exemplos o o fiat ritmo/strada e o fiat panda de primeira geraçao traziam tomadas de ar apenas do lado esquerdo da grade dianteira e foram homenageados pela primeira safra do novo uno lançado em 2010 ainda que no caso deste os tres quadrados arredondados fossem apenas decorativos sem funcionalidade um exemplo mais antigo e obscuro e o studebaker avanti cupe de luxo com motor v8 de 4 7 litros e um desenho bastante inovador para sua epoca ele foi fabricado em 1962 e 1963 com menos de 5 800 unidades [youtube id= 0luyyjxuwg8 width= 620 height= 350 ] era um carro de visual complexo com farois circulares para lamas salientes e a tomada de ar para o radiador oculta sob o para choque dianteiro o elemento assimetrico era o scoop no capo que ficava do lado esquerdo e nao centralizado como era na maioria dos automoveis mas qual e a razao para que a assimetria seja evitada no design automotivo embora nao exista um consenso existem alguns motivos o primeiro e a questao biologica o cerebro humano e programado para enxergar beleza na simetria rostos perfeitamente simetricos por exemplo sao considerados um ideal de beleza sendo assim criar um desenho assimetrico que nao fique desarmonico e incomode o olhar e um desafio para os designers automotivos o que nao quer dizer que seja impossivel prova disto sao as barchettas de competiçao da decada de 1950 muitas delas eram roadsters que perdiam o para brisa e tinham o cockpit adaptado com uma cobertura sobre o banco do carona transformando se em monopostos de certa forma em alguns casos atras do banco do piloto ficava uma protuberancia aerodinamica que tambem atuava como santo antonio o efeito colateral era uma bela assimetria que tambem pode ser vista no jaguar project 7 desenhado pelo brasileiro cesar pieri o carro feito com base no jaguar f type e uma bela demonstraçao de como a assimetria pode funcionar para tornar o design de um automovel mais intrigante isto posto a assimetria mais radical e mais frequentemente vista em carros conceito prototipos de competiçao como o peugeot 404 sobre o qual falamos neste post e exercicios de design vamos dar uma olhada em alguns deles plymouth xnr quando sua fabricante acaba ficando conhecida pelos motivos errados voce precisa fazer de tudo para mudar esta impressao foi o que aconteceu com a plymouth no fim da decada de 1950 seus carros eram bem vistos pelo cuidado na engenharia e pela aplicaçao de tecnologias inovadoras mas tambem criticados pelo estilo pouco inspirado e derivativo diz se que na epoca o desenho dos carros vendidos nao apenas pela plymouth mas pelas outras marcas do grupo chrysler tinham seu estilo assinado por engenheiros e nao por designers para resolver este problema a plymouth encomendou ao projetista virgil exner que ja havia trabalhado na general motors um carro conceito assimetrico feito sobre a plataforma do plymouth valiant movido por um seis em linha de 2 8 litros e 250 cv ele era funcional e capaz de chegar aos 240 km/h o conceito que ficou pronto em 1960 de inicio iria se chamar plymouth asymmetrica porem acabou sendo batizado como plymouth xnr em uma referencia ao sobrenome de seu designer inspirado pela corrida espacial o conceito era um roadster bastante assimetrico a superficie inferior trazia uma elevaçao que percorria todo o comprimento do carro e ficava mais afilada em direçao a traseira que tinha como principal caracteristica um enorme friso cromado em forma de cruz e possivel enxergar a influencia do plymouth xnr no dodge dart de segunda geraçao lançado em 1961 especialmente no formato da grade que abriga o par interno de farois apesar da influencia o dodge dart de 1961 era um carro perfeitamente simetrico nardi giannini 750 bisiluro em italiano bisiluro quer dizer algo como duplo torpedo era este o nome de um dos carros assimetricos mais curiosos ja feitos nardi giannini bisiluro damolnar ele foi criado pelo arquiteto surrealista carlo molly sob encomenda de mario damonte piloto de motocicletas que inscreveu se nas 24 horas de le mans de 1955 com o carro de fato sua carroceria era composta por dois pods que eram ligados por uma area mais baixa que lembrava uma asa a peça metalica no centro e um radiador parecido com os que eram utilizados em avioes naquela epoca o carro foi construido pela nardi que hoje e uma das mais famosas e consagradas fabricantes de volantes do planeta mas que na decada de 50 fabricava carros de competiçao o pod do lado direito abrigava o motorista enquanto do lado esquerdo ficava o motor um boxer bmw de 750 cm³ e 62 cv a plataforma utilizada como base foi o fiat 500 topolino ou seja o 750 bisiluro era menor do que parece sua participaçao nas 24 horas de le mans nao foi muito longa segundo consta ao ser ultrapassado por um jaguar d type ou por uma ferrari dependendo da versao da historia o carro foi desestabilizado pela corrente aerodinamica saiu da pista e acertou um barranco stp paxton turbine car costuma se dizer que foi colin champman o pioneiro dos monopostos com motor turbojato mas na verdade esta honraria pertence a andy granatelli dono da fabricante de lubrificantes stp e o projetista ken wallis que desde meados dos anos 60 considerava a ideia de construir um carro de competiçao com motor turbojato a dupla colocou na ediçao de 1967 das 500 milhas de indianapolis um prototipo movido por uma turbina a gas pratt & whitney canada pt6 o chamado stp paxton turbine car tinha 558 cv e pesava pouco menos de 790 kg e poderia ter vencido a corrida caso nao tivesse sofrido uma falha mecanica faltando tres voltas para o fim [youtube id= ysgnu5bkxsi width= 620 height= 350 ] ele era um carro assimetrico porque diferentemente da maioria dos monopostos trazia o cockpit deslocado para a direita e nao centralizado do lado esquerdo ficava o propulsor a jato como se estivesse no banco do carona era uma forma de distribuir melhor as maças pela estrutura que era do tipo espinha dorsal honda project 2&4 na veia dos monopostos assimetricos a honda apresentou em setembro de 2015 o conceito project 2&4 que tambem foi inspirado nos carros de formula 1 da decada de 1960 em especial o honda ra272 que entrou para a historia ao liderar o grande premio do mexico de 1965 de ponta a ponta tornando se o primeiro monoposto japones a vencer uma corrida na formula 1 agora se o honda ra272 era um monoposto com um motor v12 de apenas 1 5 litro e 230 cv que era capaz de girar a insanas 14 000 rpm o project 2&4 tem um motor de moto um v4 de exatos 999 cm³ com comando duplo nos cabeçotes emprestado da honda rc213v que venceu as temporadas de 2013 e 2014 do motogp o v4 tem 212 cv a 13 000 rpm e 12 mkgf de torque a 10 500 rpm e sua força e enviada ate as rodas traseiras por uma transmissao de dupla embreagem e seis velocidades [youtube id= du_9tin8cas width= 620 height= 350 ] e ele e bastante assimetrico o piloto vai pendurado do lado esquerdo com boa parte do corpo exposta do lado direito nao ha nada apenas a carenagem o project 2&4 e praticamente uma moto sobre rodas e totalmente funcional diga se nos enxergamos muito potencial nele como brinquedo de pista mas infelizmente a honda deixou bem claro na epoca da apresentaçao que ele jamais passaria de conceito ds x e tense metade cupe metade roadster 100% assimetrico e esta a ideia do conceito ds x e tense a divisao de luxo da citroen apresentou o carro no salao de paris de 2018 aparentemente para agradar nao apenas aos que gostam da ideia de um superesportivo eletrico mas tambem aos que nao gostam muito de tomar decisoes isto porque alem da dianteira assimetrica com a grade do lado esquerdo os farois sao arranjos de leds e tambem sao assimetricos o conjunto do lado direito e bem maior que o do lado esquerdo o motorista vai sentado a esquerda a ceu aberto do lado direito contudo ha um cockpit fechado com um unico assento e acabamento extremamente luxuoso com revestimento em couro vermelho e banco descrito pela ds como um casulo parte do revestimento e composta de penas de ganso tingidas de vermelho e azul o cockpit tambem traz um pequeno assento dobravel atras dele para que duas pessoas possam curtir a experiencia de andar no casulo o mais interessante e que o conceito e 100% funcional ele possui dois motores eletricos emprestados da formula e um para a dianteira e um para a traseira cada um deles com 270 cv totalizando 540 cv de acordo com a ds elementos do x e tense serao vistos nos modelos da marca nos proximos anos e existe ate mesmo uma versao de produçao ainda que apostamos ela provavelmente seja bem mais tradicional [youtube id= auueu14mxz8 width= 620 height= 350 ]
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