Salve, pessoal! Hoje é dia de mais uma lista temática do GT40, em que pinçamos alguns carros anunciados no site de acordo com algum tema específico. E o tema desta vez são os carros brasileiros dos anos 90, de que muitos aqui vão lembrar com carinho e nostalgia.
Isto porque os anos 90 estão em voga – o que inclui os carros da época, que estão se tornando colecionáveis ao alcançar as duas décadas de vida. Nos focamos nos nacionais justamente para lembrar que, apesar de a década de 90 ter marcado a volta dos importados a nosso mercado, os automóveis produzidos no Brasil naquela época hoje são bastante cobiçados por entusiastas.
Vale relembrar: trata-se de uma situação diferente das listas de anúncios de pessoa física, que seguem uma ordem cronológica: escolhemos a dedo os carros desta lista, e todos são interessantes em nossa opinião. Entendido? Então vamos lá!
Começando por um Chevrolet Monza “tubarão”, fabricado em 1992 com um combo muito interessante: motor 2.0 com injeção eletrônica, acabamento monocromático azul e painel de instrumentos digital. Segundo seu proprietário o nível de originalidade do carro é alto e a mecânica está totalmente revisada. E o valor é interessante para um exemplar em tão bom estado de conservação aparente, mesmo com algumas marcas do tempo. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Se o você prefere os Volks, este VW Voyage 1992 é outra opção: um GL com a rara carroceria de quatro portas, motor 1.8 carburado e, segundo o proprietário (que diz ser o terceiro do no do carro), 76.000 km rodados. De fato o sedã parece muito íntegro e preservado, com todos os detalhes de acabamento no lugar e em bom estado. Os pneus são novos, e o dono ainda diz que não há detalhes a acertar. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Que tal um Ford Escort Hobby inteirinho e melhorado? Segundo seu dono, este exemplar de 1994 está desde 2003 em sua família, mas ficou parado de 2005 a 2015, com 60.000 km marcados no hodômetro. Depois de ser “resgatado”, o carro passou por uma revisão completa e teve o motor, CHT 1.0 retificado por completo, recebendo pistões, camisas de cilindro e cabeçote da versão 1.6 (o deslocamento atual é de 1,2 litro, de acordo com o proprietário). O Escort ainda recebeu o painel de instrumentos do Escort XR3 e seus faróis auxiliares. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Há quem chame o Tempra Stile de “sleeper de fábrica” – ele vinha com o motor 2.0 turbo 8v de 165 cv do Tempra Turbo, porém com carroceria de quatro portas e sem aerofólio na traseira. De acordo com seu dono, este exemplar fabricado em 1994 passou por algumas modificações, entre elas a instalação dos freios dianteiros do Marea Turbo, rodas de 17” do Stilo Abarth, injeção programável Pandoo, turbina Holset HX35, intercooler, quatro injetores Bosch e embreagem de cerâmica. O proprietário ainda diz que o carro teve câmbio e suspensão revisados recentemente e está com a manutenção em dia. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Se o que você curte são os hot hatches dos anos 90, eis um belo exemplar: um Kadett GSi 1994 na rara cor vermelha que, de acordo com o anunciante, está em excelente estado de conservação aos 103.000 km rodados. Segundo ele, boa parte da pintura ainda é original, o interior está impecável e com todos os detalhes de acabamento no lugar, e a mecânica funciona perfeitamente. O motor, lembrando, é um 2.0 8v de 121 cv. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Este é um dos frutos da Autolatina: o Volkswagen Apollo, versão rebatizada do Verona que era produzida na fábrica da Ford, mas tinha interior exclusivo e emblemas VW. O dono deste exemplar, um Apollo GLS 1.8 1990, diz que o carro tem pouco mais de 94.000 km originais e que, fora algumas marcas do tempo do lado de fora e no interior, está bem apresentável e em excelentes condições mecânicas. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Que tal um popular dos anos 90? Este é um Uno Mille Electronic 1993 do tipo “cápsula do tempo”: segundo o proprietário, tem menos de 35.000 km rodados e é todo original, por dentro, por fora e debaixo do capô. O proprietário diz que não há quaiquer detalhes estéticos ou mecânicos a acertar no carro, e que é perfeito para “colecionadores e pessoas exigentes”. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Se busca algo mais moderno e potente, dê uma olhada nesta Saveiro 1998. A picape teve o deslocamento do motor AP ampliado para 1,9 litro e recebeu diversos itens de preparação: componentes internos forjados, turbina HX40, injeção Pandoo, comando de válvulas mais agressivo, novos injetores, câmbio Sapinho e suspensão preparada Impacto. Segundo o proprietário, o motor rende mais de 400 cv com pressão de 2,2 bar e teve todas as modificações devidamente legalizadas nos documentos. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Se o tema da lista são os nacionais dos anos 90, poucos carros são tão nacionais como este Gurgel BR800: desenvolvido e fabricado no Brasil, o subcompacto com carroceria de fibra de vidro e motor dois-cilindros de 800 cm³ (derivado do boxer 1600 da VW, porém com arrefecimento líquido) tem boa parte da pintura original, bem como revestimentos internos, calotas, faróis, lanternas e emblemas de fábrica. O anunciante diz que o carro é de segundo dono e tem menos de 90.000 km rodados. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Por fim, um ícone da indústria automotiva brasileira dos anos 90 em excelente forma: um Omega GLS 1996 com 91.000 km rodados e apresentação muito original. O dono do carro, que afirma ser o terceiro, frisa que o carro está revisado e que está com pneus novos. Além disso, todos os equipamentos estão funcionando – mesmo na versão básica, o Omega vinha com ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico e computador de bordo. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]