ha alguns dias perguntamos aos leitores quais eram os conta giros mais estilosos e emblematicos ja colocados em um carro foram diversas respostas excelentes e algumas que foram ate surpreendentes do tipo que nos fez pensar eu nao lembrava desse ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] agora ca esta a primeira parte da lista com as respostas que complementa bem nossas tres sugestoes iniciais o conta giros no capo usado pelos pontiac e outros muscle car dos anos 70; o conta giros digital minmalista do mclaren 720s; e o relogio analogico atemporal do porsche 911 ou seja alguns estao aqui por seu visual impecavel outros pela inventividade e outros simplesmente por que sao iconicos e inconfundiveis singer dls sugerido por eduardo w precisariamos de um post inteiro para falar de todos os aspectos interessantes do singer dynamic and lightweight study dls para os intimos alias ja o fizemos e voce confere aqui o caso e que se a singer e reconhecida pelo nivel inacreditavel de atençao aos detalhes em todos os seus porsche reimaginados o dls e o santo graal neste sentido pegue por exemplo seu motor um flat six naturalmente aspirado de 500 cv desenvolvido com a ajuda da williams e do lendario hanz merger o engenheiro que projetou os motores de praticamente todos os porsche nas pistas e nas ruas ate os anos 1990 o motor entrega sua potencia maxima as 9 000 rpm o que nos traz ao tema principal o conta giros do singer dls como em todo porsche 911 e uma peça destacada bem no centro do cluster de instrumentos nos 911 atuais e o unico mostrador analogico a diferença e que no dls o conta giros e uma peça extremamente bem trabalhada que parece um objeto de decoraçao ela foi elaborada pela tradicional smiths tao presente em esportivos europeus dos anos 60 e 70 o conta giros tem a moldura folheada a ouro assim como o chapelim e as marcaçoes proximas aos numeros a face em tom de champagne anodizado traz a assinatura da singer tambem folheada a ouro e a marcaçao vai ate 11 000 rpm sendo que a faixa vermelha do conta giros começa a 9 500 rpm da para fazer o boxer arrefecido a ar gritar bastante antes de passar para a proxima marcha https //www youtube com/watch v=hu4iyyevic4 os outros instrumentos do 911 singer dls tambem sao da smiths porem com uma acabamento escuro mais discreto mclaren f1 sugerido por david o mclaren f1 era o carro mais tecnologicamente avançado de seu tempo com um monocoque de fibra de carbono um v12 bmw de 6 1 litros e 627 cv a 7 400 rpm e 62 3 kgfm de torque a 5 600 rpm capaz de ir de zero a 100 km/h em 3 6 segundos com maxima de 386 km/h o suficiente para fazer dele o carro produzido em serie mais veloz do planeta entre 1998 e 2007 o mclaren f1 so foi superado pelo bugatti veyron que chegou aos 408 km/h com seu w16 quadriturbo cambio de dupla embreagem e traçao nas quatro rodas https //www youtube com/watch v=rxqsedwsu2k justamente o mclaren f1 foi lançado ha 26 anos em 1993 e por isso ele tambem e um carro bem analogico para os padroes de hoje o motor era naturalmente aspirado o cambio era manual de seis marchas e a traçao era traseira nao havia freios abs amortecedores ajustaveis ou qualquer tipo de assistencia eletronica ate porque para gordon murray seria acrescimo de peso https //www youtube com/watch v=xioudz1bj04 o aspecto do painel de instrumentos reflete este espirito o cluster centralizado e simples e funcional com tres elementos principais a direita o velocimetro que marca ate 240 mph e 380 km/h a esquerda o nivel do combustivel e as temperaturas do oleo e do fluido de arrefecimento no meio o conta giros honesto marcando ate 8 000 rpm o detalhe e que em vez de usar os numeros simples das rotaçoes com o fator de multiplicaçao x100 ou x1000 marcado na parte inferior o conta giros do mclaren f1 mostra os numeros inteiros de 1 000 a 8 000 honda s2000 sugerido por mateus eliaquim falar em conta giros e sem mencionar o vtec yo seria inadmissivel o grande barato do sistema de comando variavel da honda e justamente o ganho de força do motor em alto giro e bota alto nisto na epoca do lançamento o honda s2000 usava o mitico motor f20c um 2 0 todo de aluminio com pistoes forjados que compartilhava algumas caracteristicas de construçao com o honda k20 a versao japonesa tinha 250 cv a 8 600 rpm e 20 7 kgfm de torque a 7 500 rpm potencia especifica de impressionantes 125 cv/litro o perfil do comando vtec ficava mais agressivo na marca das 6 000 rpm e o motor seguia girando ate as 9 200 rpm poucos quatro cilindros originais de fabrica cantam tao bonito quanto o motor do honda s2000 https //www youtube com/watch v=bvjhdaw2opu o felizardo ao volante podia conferir a velocidade no velocimetro digital o conta giros tambem era digital um arco sobre o velocimetro que era preenchido a medida que o giro subia a marcaçao novamente era totalmente sincera o painel digital do s2000 era de um tipo bastante comum desde o final dos anos 1980 que o digam os fas do kadett gsi mas ainda era considerado algo moderno na epoca do lançamento por outro lado atualmente ele e o aspecto mais datado do roadster que e notorio por seu desenho harmonico e atemporal e pelo comportamento dinamico acertadissimo lembrando um mazda mx 5 miata com mais punch lexus lfa sugerido por filipe pompilio alias o conta giros digital do honda s2000 e do kadett gsi era diferente do que se ve hoje nao eram animaçoes geradas em telas coloridas e sim luzes que apagavam e acendiam de acordo com as rotaçoes um dos primeiros carros a trazer um conta giros digital como os que temos hoje completara nove anos em dezembro o lexus lfa quem conhece a lexus sabe que dez anos atras a ideia de um superesportivo da marca era no minimo improvavel a lexus nasceu como fabricante de luxo com o ls400 criado para encarar mercedes benz classe s e bmw serie 7 nos estados unidos e foi com carros de luxo que ela construiu sua reputaçao de 1989 para ca pois foi o que aconteceu em 2011 talvez porque usar a marca toyota fosse ainda mais inusitado mas o lexus lfa tinha colhoes um motor v10 de 4 8 litros desenvolvido em parceria com a yamaha e capaz de entregar 560 cv a 8 700 rpm com 48 9 kgfm de torque a 6 800 rpm a redline começava nas 9 000 rpm com o giro limitado a 9 500 rpm o v10 era acoplado a uma caixa sequencial de seis marchas com acionamento eletro hidraulico e o conjunto era suficiente para que o lfa fosse de zero a 100 km/h em em 3 7 segundos com maxima de 326 km/h o sistema de escape foi criado em parceria com a divisao de instrumentos musicais da yamaha tudo para encontrar o ronco perfeito o conta giros era o unico instrumento que usava uma tela lcd no painel e a tela ficava vermelha quando o ponteiro chegava as 9 000 rpm https //www youtube com/watch v=aitzet0j7pw em 2012 a lexus declarou que o conta giros digital nao foi adotado por vaidade e sim por necessidade o v10 levava apenas 0 6 segundo para ir do zero ate a redline e o ponteiro analogico nao respondia rapido o suficiente para mostrar as rotaçoes de forma precisa em outras palavras o ponteiro era lento demais para o motor citroen c4 sugerido por rogerio rodrigues a citroen historicamente tem reputaçao de marca inovadora com carros repletos de caracteristicas pouco usuais e complexas porem eficientes como a suspensao hidropneumatica por exemplo esta personalidade excentrica prevaleceu ate poucos anos atras mas agora os citroen estao ficando mais normais ate certo ponto o painel digital do citroen c4 lançado no brasil em 2006 e um bom exemplo a unidade principal do painel fica centralizada com um display digital que mostra a velocidade e demais dados instantaneos sobre o carro o conta giros porem fica separado em cima do volante uma tela horizontal monocromatica mostra as rotaçoes marcadas ate 8 000 rpm a presença do conta giros digital ajudou o citroen c4 a ganhar uma aura mais sofisticada junto ao publico e de certa forma remetia a fama de inovadora que a fabricante francesa cultivou em um seculo de existencia https //www youtube com/watch v=mx2goaupt4o alem disso ele tinha um easter egg na versao de estreia equipada com um 2 0 16v de 143 cv a 6 000 rpm a iluminaçao laranja do conta giros ficava vermelha o que podia assustar os mais distraidos que pensavam se tratar de um defeito pagani zonda r sugerido por fernando motta apresentado pela primeira vez em 1999 no salao de genebra o pagani zonda foi produzido tecnicamente ate 2017 quase vinte anos mantendo a mesma identidade visual simples ele nao se parecia com nenhum outro supercarro que existia em 1999 nem em 2009 e nem agora exceto de certa forma pelo huayra que e sua evoluçao natural com quantidades copiosas de fibra de carbono e um motor v12 emprestado da mercedes benz e aperfeiçoado pela amg o pagani zonda tinha um apelo estetico unico misturando elementos inspirados nas pistas com toques retro antiquados ou quase bregas mas ele andava muito e soava melhor ainda entao tudo bem o zonda era assim e assim ele se tornou um dos supercarros mais iconicos dos ultimos vinte anos isto e especialmente verdadeiro no caso do pagani zonda r de 2007 versao ultra radical que usava o motor v12 6 0 m120 do mercedes benz clk gtr preparado para entregar 750 cv a 7 500 rpm e 72 4 kgfm a 5 700 rpm e acoplado a uma caixa manual de seis marchas o zero a 100 km/h vinha em 2 7 segundos a velocidade maxima era de mais de 350 km/h e o conta giros ficava no volante fotos do interior mostram que o zonda era mesmo meio bizarro do lado de dentro com um painel digital monocromatico em uma moldura cromada e botoes coloridos sem marcaçao que deixam o interior com um que de brinquedo a nao ser pelo fato de haver fibra de carbono exposta em varios lugares como no volante que tinha os raios de fibra de carbono e o conta giros que lembrava os tradicionais stack muito usados em carros de rali ali no meio https //www youtube com/watch v=vx6ownhj66c completamente inesperado e temos certeza nem um pouco pratico voce fica olhando para o botao da buzina o tempo todo quando dirige mas estamos falando do zonda da para relativizar tranquilamente e ate apreciar o exotismo mesmo porque um conta giros digital tambem aparece no painel
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