conforme noticiamos no zero a 300 desta segunda feira 25 a ferrari acaba de revelar sua nova criaçao a p80/c um carro que de acordo com os italianos começou a ser desenvolvido em 2015 ou seja ha pelo menos quatro anos e o resultado e um track monster que segundo a ferrari e o mais extremo e sofisticado one off ja feito pela companhia nao havera outro igual ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] uma coisa e certa a ferrari p80/c tem um visual nada menos que matador visivelmente inspirado por uma porçao de carros de competiçao emblematicos do cavalinho rampante mas ela tambem e radicalmente diferente do carro que lhe serviu como base a ferrari 488 gt3 versao de corrida da 488 gtb sim ao contrario do que se especulava a nova ferrari de pista nao e baseada na laferrari ultimo flagship da ferrari com um v12 hibrido de 963 cv etc e tal apesar da e compartilhar a base mecanica ela e radicalmente diferente da 488 gt3 as proporçoes da carroceria sao as mesmas mas todos os paineis sao novos a equipe de aerodinamica recebeu carta branca para realizar quaisquer alteraçoes necessarias para atingir a eficiencia maxima agora por mais que a ferrari diga que a funçao veio antes da forma temos certeza de que ao longo do desenvolvimento a equipe de design do centro stile trabalhou lado a lado com o pessoal da engenharia por que a p80/c parece mesmo puramente funcional mas tambem e muito bonita de acordo com a ferrari a maior parte da inspiraçao para a p80/c veio de seus prototipos dos anos 1960 o para brisa envolvente integrado as janelas laterais e uma referencia as ferrari 330 p3/4 e tambem e inspirado pelo visor de um capacete ja o vidro traseiro concavo acima do qual fica um pequeno spoiler de fibra de carbono remete a belissima dino 206 s de 1966 a linha do teto e tambem as entradas de ar nos para lamas traseiros tomaram inspiraçao na ferrari 250 lm de 1964 que foi um dos primeiros carros de competiçao com motor central traseiro feitos pela companhia agora a ferrari nao diz mas nos tambem conseguimos enxergar mais do que uma pitada da 288 gto ou mesmo da 308 gts dois carros que fazem parte da timeline da 488 gt3 as saidas de escoamento nos para lamas dianteiros e o desenho do bico alias aparentemente a p80/c nao tem farois mas isto e apenas impressao eles estao ali escondidos em pequenas entradas de ar as lanternas traseiras sao bem discretas mas nao tao ocultas como os farois da para ve las integradas ao spoiler traseiro a traseira alias e notavel por ser quase inteiramente tomada por uma grade e pelo enorme difusor uma peça muito complexa com um spoiler no plano inferior canards aerodinamicos no plano superior e duas saidas de escape circulares uma de cada lado alem de uma terceira luz de freio no meio inspirada pelos carros de formula 1 a ferrari como de costume foi economica nos detalhes a respeito das modificaçoes aerodinamicas mas eles ao menos divulgaram alguns graficos que mostram o efeito dos elementos aerodinamicos no fluxo de ar sobre a carroceria repare na imagem abaixo por exemplo ela mostra a ferrari p80/c de perfil e o nivel de pressao aerodinamica sobre cada elemento na dianteira nota se por exemplo o canal entre as tomadas de ar no para choque e as saidas de escoamento no capo que ajudam a aumentar a pressao aerodinamica sobre o bico do carro o mesmo vale para a asa traseira e pelo spoiler entre as lanternas em alta velocidade estes elementos ajudam a colocar downforce sobre os eixos as saias laterais por sua vez ajudam a criar cortinas de ar nas laterais inferiores o que aumenta a velocidade do fluxo aerodinamico sob o carro este papel tambem e cumprido pelo difusor traseiro e pelo assoalho plano como consequencia o carro e sugado para contra o solo por conta da zona de baixa pressao sob o assoalho colocando de forma simples ja o restante da carroceria sofre com menos pressao aerodinamica justamente porque o carro tambem precisa ter baixo coeficiente de arrasto veja como a maior parte da carroceria esta representada em cores frias enquanto o vermelho se concentra sobre o spoiler dianteiro e a asa traseira por sorte na parte aerodinamica a ferrari nao precisou se preocupar com nenhum tipo de regulamento diferentemente do que ocorre com a 488 gt3 a p80/c nao e um carro de corrida certificado pela fia e foi feita sem qualquer restriçao https //www youtube com/watch v=rs69 9qktrg a ferrari nao fala a respeito do motor e nem da numeros mas e bem provavel que o conjunto mecanico seja o mesmo da gt3 uma versao de aproximadamente 660 cv a 7 000 rpm do motor v8 3 9 biturbo da 488 gtb acoplado a uma caixa sequencial de seis marchas e menos potencia que a versao de rua que tem 670 cv e cambio de dupla embreagem por exigencia da fia para a categoria gt3 o interior tambem e praticamente identico ao da 488 gt3 exceto pelas extremidades do painel de instrumentos e os revestimentos de porta alem da forraçao azul nos bancos de competiçao entretanto como estamos falando de um ambiente sem regras e bem possivel que o v8 biturbo 3 9 tenha passado por algumas modificaçoes mudanças na pressao dos turbos reprogramaçao na ecu retrabalho de fluxo nao ficaremos surpresos se a p80/c tiver algo entre 700 e 750 cv na pratica torcemos para isto a ferrari p80/c foi criada em colaboraçao entre a fabricante e um de seus revendedores um homem conhecido como mr tk mak dono da concessionaria ferrari em hong kong que tambem se envolveu nas decisoes estilisticas do carro seu proposito e acelerar nos eventos de pista que a ferrari promove a seus clientes track days e corridas onde os proprietarios das ferrari mais exoticas e rapidas do planeta podem colocar seus carros para fazer o que eles foram feitos para fazer por outro lado nao duvidamos que o mr tk tambem aproveite a p80/c para tornar o showroom de sua concessionaria a blackbird ferrari ainda mais interessante abaixo o showroom a propria ferrari desenvolveu para ela um sistema que permite que se troque o painel traseiro de corrida por uma peça mais discreta sem a asa elevada ainda nao a vimos assim e por enquanto nem fazemos tanta questao
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