Hoje, precisamente à meia-noite, publicaremos nossa avaliação completa do Ford Mustang. Para entrar no clima, que tal dar uma olhada nos Ford mais legais que estão à venda no GT40.com.br? Tem clássico nacional, semi-novo entusiasta, muscle car e hot hatch. Quer ver?
Como de costume, é importante reforçar que esta é uma situação diferente das listas de anúncios de pessoa física, que seguem uma ordem cronológica: escolhemos a dedo os carros desta lista, e todos são interessantes em nossa opinião – há uma razão por trás de cada escolha. Entendido? Então, bora lá!
Começando por uma raridade: um Corcel II LDO “Os Campeões”, criado pela Ford em 1983 em homenagem à Lotus, pois a fabricante (na verdade, sua divisão europeia) fornecia motores para a equipe de Fórmula 1. O carro tinha motor 1.6 e carroceria preta com detalhes dourados, incluindo as rodas. O interior é preto, com conta-giros, volante de quatro raios e relógio digital. Segundo o anunciante este exemplar é muito original e possui apenas algumas marcas do tempo. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Segundo o proprietário, este Escort Hobby 1994 está em sua família desde 2003 e ficou parado entre 2005 e 2015, quando foi recuperado com 60.000 km rodados. Desde então o carro passou por uma retífica completa no motor, que passou de 1,0 para 1,2 litro, e uma repintura no capô. Também recebeu alguns acessórios, como o painel, vindos do Escort XR3. Atualmente está com 91.000 km rodados e parece muito íntegro e bem conservado. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
A quarta geração do Mustang, lançada em 1994, foi a maior atualização do pony car em 15 anos. A plataforma era uma versão modificada da Fox-body, porém as linhas da carroceria eram mais sinuosas e agressivas – mais musculosas, há quem diga. Este exemplar é um GT conversível do primeiro ano de fabricação, o que significa que ele é equipado com um V8 de cinco litros exatamente igual ao usado pelo modelo anterior, com 215 cv. No caso deste carro, o câmbio é manual. Clique para ver o anúncio.
Agora, se você prefere o Mustang clássico, vai curtir este Hardtop 1967 com motor V8 289. Segundo o anunciante ele só teve dois donos, sendo que o primeiro foi um empresário americano que importou o carro zero-quilômetro para o Brasil e o segundo ficou com ele por mais de trinta anos. Não fica claro se é um exemplar 100% original, mas são citadas “pequenas marcas dos anos”. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Uma das versões mais legais da Ford Ranger de primeira geração era a STX, com cabine estendida, motor V6 de quatro litros e 162 cv. Segundo o proprietário, este exemplar teve componentes como faróis, lanternas e manopla de câmbio Hurst importados dos EUA, além de ter passado por uma restauração completa de pintura e acabamento. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Este Ford Focus 2011 ficou com uma cara bem invocada graças ao body kit do Focus ST, além das rodas do BMW X1 e da suspensão preparada. Trata-se de um Titanium, com motor 2.0 Duratec de 147 cv e câmbio manual. O dono diz que o carro ainda recebeu filtro K&N, Potent Booster e escape 4×1 dimensionado. A quilometragem declarada é de 83.000 km. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Há quem discorde, mas a gente acha que, com seu motor 1.6 de 95 cv, entre-eixos curto, baixo peso e suspensão bem acertada, o Ford Ka XR é sim um dos esportivos mais legais fabricados no Brasil. Este exemplar, de acordo com seu proprietário, tem apenas 66.600 km rodados e está impecável, sem qualquer alteração de suas características originais e com a mecânica toda em ordem. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
O proprietário deste Escort XR3 1987 com motor 1.6 CHT diz que o mesmo tem 71.000 km rodados, e que é um exemplar “básico”, com bancos “semi-Recaro” porém com o teto solar. Segundo ele, o carro foi restaurado recentemente, em um processo no qual foram corrigidas todas as marcas do tempo na carroceria. O dono garante que a estrutura está íntegra e afirma que a mecânica foi completamente revisada. Finaliza dizendo que o carro é extremamente original e que, se desejado, pode obter a placa preta facilmente. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
O visual deste Ford Focus de primeira geração fabricado em 2002 é bastante original. No entanto, o motor Zetec 1.8 16v foi preparado com um turbo Garrett, intercooler, pressurização e componentes internos forjados. O proprietário diz que o carro tem 85.000 km rodados e que todas as modificações estão devidamente regularizadas na documentação. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Segundo o anunciante, este Maverick GT 1975 é equipado com carburador Quadrijet, comando de válvulas Iskenderian 270, carburador de corpo quádruplo Holley e coletor de admissão Edelbrock, com taxa de compressão elevada. Este aqui, porém, recebeu novos cabeçotes e coletores SVO, comando ainda mais bravo e componentes internos forjados, entre outras modificações. O carro ainda tem interior revestido em couro natural e rodas de 17 polegadas. Clique para ver o anúncio.
Quem busca um antigo realmente antigo para sua coleção poderá se interessar por este Ford Tudor Sedan DeLuxe 1948. Segundo o anunciante, o carro está “operacional e com alto índice de originalidade”. O motor é um V8 Flathead de 3,6 litros e 75 cv, acoplado a uma caixa manual com alavanca na coluna. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Os fãs do Mustang reconhecem logo de cara os aparatos aerodinâmicos e os detalhes em vermelho nas rodas, faixas laterais e grade: este é um Mustang Boss 302 Laguna Seca, série especial limitada a 1.500 unidades feita para atacar curvas, com um V8 de 305 pol³ (não é um V8 302, mas a gente perdoa a licença poética) com coletor de competição e 450 cv a 7.400 rpm, câmbio manual de seis marchas e diferencial de deslizamento limitado. O interior tem apenas dois lugares e gaiola parcial na traseira e, além de bancos revestidos em Alcantara. De acordo com o anúncio, o pony car rodou apenas 3.000 km. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Compartilhando a mesma família de motores cinco-cilindros do Volvo V40, temos este Focus RS Mk2 2.5 turbo, aparentemente o único exemplar no Brasil. De acordo com seu proprietário, o modelo está totalmente original, e nunca recebeu upgrades de potência. Até porque os 305 cv e 44,7 mkgf já levam o Focus RS de zero a 100 km/h em 5,6 segundos, com velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente). Sendo o último dos RS de tração dianteira, a Ford deu a ele um diferencial eletrônico e o sistema RevoKnuckle nas torres McPherson dianteiras, que têm as mangas de eixo separadas da coluna do amortecedor. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Este é uma verdadeira raridade: um Ford Capri europeu, fabricado na Alemanha e comprado zero-quilômetro na Suíça por seu primeiro proprietário, de acordo com o anunciante. Ele diz ainda que o carro passou por uma restauração bastante abrangente em funilaria, pintura, exterior e mecânica, e que está “em perfeitas condições de uso”. Motor e câmbio foram mantidos na especificação original de fábrica – ou seja, o motor é um V6 de 2,6 litros e 125 cv. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Esta bonita Ford F-100 1982 tem boa parte do interior original, incluindo bancos, revestimentos de porta e rádio. O anunciante não diz se houve restauração, mas de fato a caminhonete parece bem conservada e íntegra. O motor é um turbodiesel de 3,9 litros e 83 cv, acoplado a uma caixa manual de quatro marchas. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]