continuando mais uma tradiçao de inicio de ano do flatout trazemos neste sabado a lista dos dez carros mais caros leiloados em 2018 neste ano a lista traz novos recordistas de todos os tempos e reforça o valor das ferrari classicas que se tornaram de longe os carros mais caros do planeta atualmente prova disso e que entre os dez carros deste ano temos nada menos que quatro ferrari — todas elas no top 5 — e uma delas se tornou a mais cara ja leiloada ate hoje tambem conhecemos o novo carro americano mais caro da historia e o recordista de preço do reino unido caso de um dos aston martin db4 gt que se mostra proximo da 250 gt nao apenas no contexto historico neste ano fizemos a lista um pouco diferente em vez de começar do mais caro para o mais barato montamos a lista na ordem crescente começando pelo alfa romeo 1932 de us$ 5 83 milhoes e terminando com o recordista deste ano de quase 50 milhoes alfa romeo tipo b grand prix monoposto 1932 us$ 5 83 milhoes começando a lista dos classicos mais caros leiloados em 2018 temos este alfa romeo tipo b grand prix monoposto de 1932 que e ate surpreendente nao por estar no top 10 mas por estar somente na decima posiçao o motivo ele foi o vencedor do primeiro de todos os grandes premios disputados em donington em 1935 e tambem foi o primeiro monoposto que colocou seu piloto sentado em posiçao centralizada no chassi sendo o primeiro carro na configuraçao usada ate hoje pelos monopostos de grandes premios como se nao bastasse ele foi parte de uma das primeiras formaçoes da scuderia ferrari ainda como equipe e nao fabricante com tudo isso parece que os us$ 5 83 milhoes foram pouco nao porsche 959 paris dakar 1985 us$ 5 95 milhoes o nono carro mais caro leiloado em 2018 e um dos dos tres porsche 959 inscritos pela fabricante alema na ediçao de 1985 do rali paris dakar o modelo foi o primeiro dos 959 dakar a ser oferecido ao publico desde que foi criado no final de 1984 e por isso acabou vendido por us$ 5 95 milhoes o exemplar em questao foi usado pelos vencedores do dakar de 1984 rene metge e dominique lemoyne apesar da experiencia da dupla o carro nao terminou a prova devido a uma falha no sistema de lubrificaçao alem deste exemplar a porsche fez outros cinco 959 dakar tres para 1985 e tres para 1986 e somente um foi destruido dos carros sobreviventes tres estao em coleçoes particulares e outros dois sao mantidos pela porsche os 959 dakar eram equipados com o inovador sistema de traçao nas quatro rodas da marca porem em vez de um flat 6 turbo de 2 85 litros como os 959 de rua estes modelos eram equipados com o 3 2 aspirado do 911 carera para lidar melhor com o calor e a demanda de resistencia dos desertos e savanas africanas ferrari 250 gt tdf berlinetta 1958 us$ 6 6 milhoes [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 214305 214304 214302 214303 ] nascida em uma epoca em que os gt de rua tambem disputavam corridas de endurance este exemplar da 250 gt tdf competiu na targa florio de 1958 e na subida de montanha trieste opicina naquele mesmo ano com carroceria scaglietti e o lendario v12 colombo de tres litros sob o longo capo esta tdf foi arrematada por us$ 6 6 milhoes depois de passar 52 anos com o mesmo proprietario ferrari 275 gtb speciale 1965 us$ 9 milhoes a ferrari 275 gtb e relativamente comum para uma ferrari dos anos 1960 foram feitos mais de 1 000 carros somando todas as variaçoes mas nenhum deles e como esta ferrari 275 gtb ela foi feita para o proprio battista farina que projetou o carro a pedido de enzo ferrari e por isso acabou arrematada por us$ 8 09 milhoes — pouco abaixo dos us$ 9 milhoes previstos pela gooding & co a ferrari 275 gtb tambem foi a escolha de enzo ferrari para seu carro de rua quando ele nao estava usando minis ou peugeots mas este modelo de battista farina e especial ele e um dos dois unicos prototipos de pre produçao do carro com carroceria feita por seu proprio estudio em vez de ter sido modelada por scaglietti as diferenças sao sutis mas voce as encontrara se olhar com atençao ha um difusor traseiro os farois tem forma ligeiramente diferente bem como o capo as maçanetas e elementos do interior farina ficou com o carro por pouco tempo ele foi apresentado em 1964 e farina morreu em 1966 logo apos sua morte o carro foi vendido e passou por diversas garagens antes de chegar em 1993 ao proprietario que a leiloou ford gt40 mk ii 1966 us$ 9 8 milhoes este e nada menos que um dos tres ford gt40 usados na ediçao de le mans de 1966 quando a ford terminou a prova com os tres primeiros lugares foi justamente este exemplar do gt40 que fechou o podio completando as 24 horas de prova em terceiro lugar e isso e tudo o que precisa ser dito sobre ele pilotado por ronnie bucknum e dick hutcherson ele nao tem o mesmo pedigree dos dois primeiros mas entrou para a historia ao cruzar a linha de chegada ao lado dos outros dois irmaos por isso ele saiu razoavelmente barato para um icone de le mans us$ 9 8 milhoes depois de mans ele apareceu no goodwood festival of speed e no revival alem dos eventos de pista em monterey e foi a escolha popular do concurso de pebble beach em 2003 aston martin db4gt zagato 2 vev 1961 us$ 10 08 milhoes um dos carros mais famosos da aston martin este db4gt zagato nao tem mais sua carroceria original depois que jim clark a destruiu no segundo tourist trophy em goodwood mas mesmo assim seu historico nas pistas e sua relevancia historica o colocaram como o quinto carro mais caro leiloado em 2018 nao e para menos alem de ser o protagonista do acidente mais famoso de goodwood ele tambem foi um dos tres unicos db4gt zagato produzidos e como se nao bastasse a panca fenomenal entre clark e surtees em 1993 ele sofreu outro acidente na ilha de man que tambem nao foi empecilho para atingir us$ 10 08 milhoes no leilao do festival of speed em goodwood aston martin dp215 1963 us$ 21 5 milhoes apesar da quarta posiçao o aston martin dp215 grand touring se tornou o segundo carro britanico mais caro da historia o modelo e um prototipo de exemplar unico que competiu nas 24 horas de le mans de 1963 que foi leiloado em agosto pela rm sotheby’s em monterey o preço us$ 21 5 milhoes o dp215 foi concebido para disputar le mans na classe gt e era o que a aston tinha de mais avançado na epoca em termos de motor e aerodinamica isso fez dele o carro mais rapido naquela ediçao das 24 horas chegando a 320 km/h na hunaudieres infelizmente ele nao terminou a prova porque seu cambio se mostrou fragil demais para o 4 0 e abandonou a corrida com apenas duas horas depois de correr mais uma prova e abandona la tambem o carro acabou vendido e teve seu conjunto de motor e cambio substituidos pelo powertrain do db6 e mais recentemente por um cooper aston de 4 2 litros em 2002 o motor original foi reinstalado no carro junto de uma reconstruçao fiel do cambio s532 duesenberg ssj 1935 us$ 22 milhoes o terceiro lugar da lista e ocupado por um dos representantes da luxuosidade sobre rodas americana que ja nao existe mais o duesenberg ssj este exemplar em especial pertenceu ao ator gary cooper e atingiu os us$ 22 milhoes no leilao de pebble beach deste ano tornando se o carro pre guerra mais caro da historia e tambem o carro americano mais caro ja leiloado alem da propriedade celebre este e um dos dois unicos duesenberg ssj fabricados e o unico com o entre eixos curto de 125 polegadas o outro ssj foi para clark gable os dois usavam um motor de oito cilindros em linha com comando duplo e 400 cv — 80 cv a mais que o duesenberg sj que ja era o carro mais potente da epoca ferrari 290 mm 1956 us$ 22 05 milhoes quando se fala em classicos raros o historico nas pistas sempre catapulta o valor de um exemplar e o caso desta ferrari 290 mm que foi pilotada por juan manuel fangio peter collins e stirling moss enquanto foi um dos carros oficiais da scuderia ferrari fez com que ela atingisse o preço de venda de us$ 22 005 milhoes foram os us$ 5 000 que a colocaram no segundo lugar alem disso ela e uma das tres 290 mm que sobreviveram e a unica com a carroceria scaglietti original restaurada pela ferrari classiche com o motor tipo 130 v12 de 3 5 litros e o cambio de cinco marchas originais matching numbers a 290 mm foi concebida para quebrar o dominio da mercedes nos anos 1950 mas so foi usada pela scuderia depois que os alemaes se retiraram do automobilismo devido a tragedia de le mans ficou em segundo na mille miglia de 1956 quarto na targa florio e terceiro nos 1 000 km de buenos aires antes de ser vendida a stirling moss que a utilizou em sua equipe particular ferrari 250 gto 1962 us$ 48 4 milhoes e claro que o primeiro lugar desta lista acabaria com uma das 39 ferrari 250 gto o chassi 3413 foi arrematado por us$ 48 4 milhoes tornando se o carro mais caro ja leiloado nao somente em 2018 mas em toda a historia superando uma outra ferrari 250 gto 3851gt em mais de us$ 10 milhoes o motivo do preço e o historico nas pistas combinado ao nivel de originalidade ela foi usada pelo entao recem campeao de f1 phil hill durante os treinos para a targa florio de 1962 depois da corrida o carro foi vendido ao cliente da ferrari edoardo lualdi gabardi que disputou mais dez corridas vencendo nove delas em 1963 gabardi vendeu o carro para gianni bulgari que venceu sua categoria na targa florio de 1963 e 1964 depois disso a ferrari ainda disputou mais 20 corridas sem nenhum incidente e por isso mesmo com mais de 50 anos ainda mantem o motor caixa eixo traseiro e a carroceria original da serie 2 feita pela carrozzeria scaglietti em 1964 a mando da propria ferrari
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.