A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Carros Antigos História

Simca 1100 Ti: a história do primeiro de todos os hot hatches

Você deve lembrar que, há poucos dias, compilamos aqui no FlatOut quase todos os hot hatches da Renault, ressaltando o fato de o Renault 5 Alpine (conhecido também como Renault 5 Gordini) ter sido lançado dois meses antes do VW Golf GTI, em maio de 1976. O Golf acabou se tornando mais conhecido e dando origem a uma linhagem que, hoje, é representada pelo Golf GTI Mk7, com motor 2.0 turbo de pelo menos 230 cv e câmbio de dupla embreagem – um conjunto eficiente que faz dele uma das referências em hot hatch nos dias atuais. Já o Renault 5 pertence a um passado mais distante, tendo sido substituído pelo Renault Clio nos anos 1990 – embora tenha vivido seus dias de glória na década de 1980, quando o absurdo Renault 5 Turbo fez bonito no Campeonato Mundial de Rali, e sua versão de homologação, com motor central-traseiro sobrealimentado, virou um clássico cult. Acontece que o Renault 5 Alpine também não foi o primeiro hot hatch produzido em série

Matérias relacionadas

Isto parece uma Kombi velha, mas na verdade é um restomod com motor de Jetta perfeito para camping

Dalmo Hernandes

A venerável carreira de Walter Röhrl, o meister dos ralis – parte 2 | Lendas do WRC

Dalmo Hernandes

Empire State Express No. 999: a história do “trem mais rápido do mundo”

Dalmo Hernandes