agora que ja vimos os carros mais legais que estao completando 30 anos e poderao ser importados a partir de 2019 chegou a hora de conhecer os carros brasileiros que estao chegando as tres decadas de estrada e finalmente poderao ser agraciados com a placa preta quer dizer isso se voce nao morar nos estados em que as placas do mercosul ja foram implementadas neles a charmosa placa preta infelizmente ja foi substituida pelo novo padrao que mantem o fundo branco e diferencia as categorias pela cor dos caracteres da combinaçao alfanumerica para os classicos as placas terao os caracteres prateados de qualquer forma estes sao os carros brasileiros aptos a receber as placas para veiculos de coleçao a partir deste ano volkswagen gol star o gol star foi uma das raras series especiais da primeira geraçao do vw gol fabricado apenas em 1989 ele era basicamente um gol cl decorado e equipado com o motor do gol gts — o 1 8s com carburador solex 2e7 e comando 49g — bem como seu cambio de cinco marchas escape e freios no visual ele se diferenciava pela grade do radiador e retrovisores externos pintados na mesma cor da carroceria que podia ser branco star ou vermelho tornado e tinha adesivos com o nome da versao nos para lamas dianteiros e na tampa do porta malas alem de borrachoes laterais com frisos brancos que tambem se aplicavam aos para choques os farois eram os modelos mais largos usados nos esportivos e na parati os piscas eram transparentes e as lanternas traseiras eram fume o interior tinha o painel mais simples o mesmo do cl mas o quadro de instrumentos tinha conta giros e relogio digital como no gol gts os bancos eram iguais aos do gol cl porem com revestimento especial com detalhes em vermelho e o logotipo star 1 8 nos encostos dianteiros e o volante tinha o mesmo desenho do original do cl porem com o acabamento espumado do gl e gts os equipamentos basicos eram desembaçador lavador e limpador traseiro e ar quente as rodas eram de aço com 13 polegadas de diametro e coberta por calotas brancas nao era uma versao esportiva mas por ter o motor do gts e ter sido produzido em serie limitada por somente um ano eles acabaram se tornando razoavelmente desejados pelos fas de volkswagen e de classicos e deverao se tornar mais valorizados agora que completaram 30 anos chevrolet kadett e ipanema depois de conquistar a liderança de mercado com o chevette em 1983 e com o monza em 1984 e 1985 e 1986 a chevrolet so foi lançar um novo modelo cinco anos mais tarde foi em 1989 quando ja estava em seus ultimos anos de vida na europa que o kadett chegou ao brasil — e conviveu com seu avo o kadett c que era o nome europeu do nosso chevette embora fosse oferecido como seda perua e hatch de tres e quatro portas na europa ele estreou somente como um hatch de duas portas seguido por sua perua tambem de duas portas — que inicialmente foi chamada de kadett ipanema a versao mais desejada contudo e a gs que nao tinha o i no final pois ainda era carburado foi o primeiro rival a altura do gol gti e vinha equipado com o motor 2 0 familia ii compartilhado com as versoes de topo do monza e com 110 cv — 10 a menos que o gol gti o gs ainda tinha um cambio de cinco marchas tipo close ratio que o ajudava a acelerar de zero a 100 km/h em 10 segundos mas limitava a velocidade a 180 km/h a suspensao era mais baixa e firme com barras estabilizadoras mais espessas e por dentro ele tinha bancos recaro e volante de tres raios se o desempenho frente ao gti nao era muito diferente no quesito visual e modernidade eles nao tinham comparaçao enquanto o gol era um projeto derivado da primeira geraçao do passat o kadett ja tinha motor transversal vidros colados e integrados e ja dispensava as anacronicas calhas de chuva havia ainda respiros no capo e defletores nos limpadores de para brisa que ajudavam a atingir o coeficiente aerodinamico 0 31 mesmo chegando aos 30 anos o kadett gs e um modelo que ainda nao valorizou como os esportivos de sua epoca embora seja bem mais raro que o gol gti e o escort xr3 alias falando nele ford escort xr3 1 8s [caption id= attachment_213732 align= aligncenter width= 999 ] foto reginaldo de campinas[/caption] tambem foi em 1989 que o escort xr3 finalmente ganhou um motor mais condizente a sua proposta esportiva com a formaçao da autolatina a ford passou a usar os motores ap 800 em seus modelos de topo caso do del rey glx e ghia escort glx e ghia e claro o xr3 [caption id= attachment_213613 align= aligncenter width= 307 ] foto reginaldo de campinas[/caption] no esportivo o motor era o mesmo do gol star e do gol gts o 1 8s com comando 49g e 99 cv declarados com o coraçao alemao o escort xr3 passou a acelerar de zero a 100 km/h em 11 segundos e a chegar aos 180 km/h de velocidade maxima segundo testes da epoca ford verona com a autolatina a ford tambem passou a oferecer a versao seda do escort conhecido na europa como orion ele chegou ao brasil com o nome verona e serviria de base para um futuro modelo da volkswagen sim o apollo por aqui ele foi oferecido somente com duas portas e em duas versoes lx e glx a primeira com o motor cht de 1 6 litro — agora rebatizado como ae 1600 — e outra com o motor ap 1800 o lx e razoavelmente simples e as versoes de entrada tem vidros manuais radio am/fm e ar quente ja o glx podia ser equipado com direçao hidraulica travas e vidros eletricos e ate mesmo teto solar alem de nao ter sido muito bem sucedido ele chegou ja no final da vida daquela geraçao do escort e foi produzido somente ate 1992 em 1993 veio a nova geraçao agora somente com quatro portas e ate com uma versao esportiva a 2 0 s que usava a mesma dianteira e conjunto mecanico do xr3 mas esta so em 2023 miura saga ii e x8 dois dos ultimos fora de serie brasileiros finalmente podem receber a valorosa placa de coleçao em 2019 o miura saga ii e o miura top sport o saga foi o quarto modelo da miura lançado em 1984 com o motor 1 8 do vw santana com 99 cv freios a disco cruise control farois escamoteaveis e computador de bordo com sintetizador de voz em 1989 o modelo passou por uma reestilizaçao que deu a ele retoques na dianteira e um vidro traseiro envolvente alem do motor 2 0 do santana https //www facebook com/alcemaroficial/videos/1374182992694444/ o carro foi apresentado no salao do automovel de 1988 video acima e começou a ser produzido no ano seguinte quando a miura lançou um modelo inedito o top sport o top sport era uma evoluçao do x8 com linhas mais arredondadas motor 2 0 injetado freios abs suspensao eletronica da cofap com tres tipos de ajuste bancos com ajustes eletricos frigobar opcional e computador de bordo com sintetizador de voz lembrou de algum modelo que nao esta na lista deixe sua sugestao nos comentarios
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.