no inicio de junho uma ferrari 250 gto se tornou o carro mais caro do planeta ao ser vendido pela insana quantia de us$ 80 000 000 isso e equivalente a quase r$ 300 000 000 e e suficiente para comprar a segunda e a terceira ferrari mais caras de todos os tempos — o que a torna indiscutivelmente o carro mais caro da historia [gt40 content search= ferrari widget= 1 title= veja mais ferrari no gt40 ] menos de 20 dias depois uma outra ferrari 250 gto deu as caras anunciada para venda e com um potencial para se tornar o carro mais caro ja leiloado trata se de uma ferrari 250 gto lm usada por phil hill quando este havia acabado de faturar seu titulo da formula 1 que pode chegar aos us$ 45 000 000 como o carro mais caro ja leiloado e uma outra 250 gto que foi vendida em 2014 por us$ 38 115 000 isso o tornaria o primeiro da lista de mais caros vendidos em leilao ou nao como diria vaetano celoso a lista de carros mais caros ficou um pouco confusa nos ultimos anos pois diversos recordes de valores nominais foram quebrados recentemente e como nos brasileiros sabemos muito bem o valor do dinheiro muda com o passar dos anos devido a algo chamado inflaçao por isso para determinar quais sao os carros mais caros ja vendidos e preciso selecionar os recordistas e fazer a correçao do valor de acordo com a inflaçao para confirmar se esta 250 gto podera mesmo ser o carro mais caro ja leiloado montamos o ranking dos carros mais caros com base no valor corrigido apareceu ate mesmo um carro leiloado em 1987 em um leilao do qual voce provavelmente nunca tinha ouvido falar vamos a lista 1º ferrari 250 gto 1962 #3851gt preço de venda 2014 us$ 38 115 000 preço corrigido 2018 us$ 40 506 000 leiloado pela bonhams em agosto de 2014 e o automovel mais caro ja arrematado em seu valor nominal de epoca e tambem corrigido pela inflaçao o carro saiu da fabrica em 1962 e foi entregue ao frances jo schlesser que a usou na tour de france daquele ano e chegou em segundo lugar depois da prova o carro foi vendido ao italiano paolo colombo que o usou naquele ano e o vendeu em 1963 a ernesto prinoth que a usou em subidas de montanha e provas de velocidade locais [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 191556 191557 ] o carro entao foi vendido em 1965 a um jovem entusiasta fabrizio violati filho de uma familia que fez fortuna com produtos agricolas e engarrafamento de agua mineral um mercado imenso na italia onde a agua de torneira tem gosto forte devido ao calcareo fabrizio usou o carro em provas de regularidade entre 1965 e 1986 depois disso ele guardou a 250 gto ate 2010 quando morreu aos 75 anos sua familia ainda preservou o carro por mais quatro anos antes de vende lo em um leilao da bonhams o historico no tour de france e o fato de ter permanecido quase 50 anos com um mesmo proprietario que nao a restaurou nem a bateu fez dela a recordista de preço em um leilao 2º ferrari 335 s sport scaglietti 1957 #0674 preço de venda 2016 us$ 35 700 000 preço corrigido 2018 us$ 37 295 785 esta ferrari 335 s spider scaglietti uma das quatro produzidas entre 1957 e 1958 foi anunciada em 2016 como o carro mais caro ja vendido ate entao porem o pessoal esqueceu de avisar que tratava se do carro mais caro vendido em um leilao e nao ja comercializado como ela foi vendida em euros a cotaçao da moeda europeia em relaçao ao dolar distorceu um pouco as coisas e a colocou acima da 250 gto ai de cima o fato de ser uma das unicas quatro se seria suficiente para que ela valesse uma pequena fortuna mas ela foi usada por mike hawthorn peter collins wolfgang von trips e depois por sir stirling moss e masten gregory so isso o carro estreou nas 12 horas de sebring de 1957 com peter collins depois foi para a mille miglia com wolfgang von trips e encerrou seu ano nas 24 horas de le mans daquele mesmo ano com mike hawthorn com esta ferrari 335 s scaglietti hawthorn completou a primeira volta abaixo dos quatro minutos na historia de la sarthe segundo a ferrari o carro era capaz de chegar aos 300 km/h na hunaudieres depois em 1958 o carro foi levado para o gp de cuba onde stirling moss e masten gregory dividiram a direçao e faturaram a vitoria na segunda ediçao do evento em 1960 o carro foi cedido a um arquiteto chamado robert n dusek que vivia nos eua ele ficou com o carro ate 1970 e o vendeu a um colecionador frances chamado pierre bardinon que a colocou em sua coleçao de 50 ferraris de corrida bardinon enviou o carro a modena para uma restauraçao na carrozerie fantuzzi e desde entao manteve o sua posse pelas quatro decadas seguintes carro ficou praticamente inacessivel por mais de quatro decadas nesse tempo o carro acumulou uma serie de bilionarios interessados no carro esperando o carro aparecer a venda quando ele finalmente apareceu o resultado foi uma disputa de lances que chegou aos 32 milhoes de euros 3º mercedes benz w196 1954 preço de venda 2013 us$ 29 600 000 preço corrigido 2018 us$ 31 967 300 este exemplar do w196 de formula 1 foi o carro mais caro vendido em um leilao em 2013 e era tido como perdido quando foi encontrado no inicio daquele ano em um galpao na inglaterra o achado em si ja valeria uma fortuna porque todos os w196 conhecidos ate entao estao sob os cuidados da mercedes em seu acervo historico/museu ao analisar o carro foi constatado que trata se do chassi 0006/54 o que significa que ele foi o carro que venceu o gp da alemanha e o gp da suiça daquele ano com ninguem menos que juan manuel fangio e jose froilan gonzales respectivamente para completar o carro ainda estava completamente original apesar do estado estar longe de impecavel [youtube id= 2tr8rtzfbmc width= 620 height= 350 ] mesmo com essa combinaçao de fatores de agregaçao de valor — venceu dois gp foi pilotado por fangio e o unico silver arrow do mercado e jamais foi restaurado — o leilao deste w196 surpreendeu o mundo ao superar todas as expectativas chegar ao valor de us$ 29 6 milhoes na epoca ele foi o carro mais caro ja leiloado ate entao e ate hoje e o formula 1 mais caro da historia 3º ferrari 290 mm 1956 #0626 preço de venda 2015 us$ 28 050 000 preço corrigido 2018 us$ 29 774 500 depois de disputar o campeonato de formula 1 com motores de quatro cilindros originados nas oficinas e pranchetas da lancia no final de 1955 vittorio jano e andrea fraschetti convenceram enzo ferrari a aprovar o desenvolvimento de um novo v12 de 3 5 litros o motor que desenvolvia 320 cv a 7 300 rpm foi instalado em uma evoluçao do chassi da 250 [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 191545 191540 191543 191542 ] o carro estava sendo desenvolvido para a lendaria mille miglia daquele ano e por isso acabou batizado como 290 mm pela combinaçao do deslocamento de cada cilindro e das iniciais do nome da corrida sendo um modelo exclusivo para a corrida italiana de 1 600 km e sem a necessidade de homologaçao por carros de produçao a ferrari construiu apenas quatro exemplares do modelo — um deles feito especialmente para juan manuel fangio entao piloto da scuderia na corrida fangio nao se deu bem com a chuva que caia copiosamente sobre as strade italianas e terminou a prova em quarto lugar depois de 12 horas com 50 minutos de diferença para o vencedor eugenio castellotti que conduziu outra 290 mm depois da mille miglia o carro foi enviado para a alemanha onde disputou os 1000 km de nurburgring com phil hill e ken wharton para a frança onde correu em rouen les essarts com alfonso de portago e para o gp da suecia com wolfgang von trips aposentada pela scuderia o chassi 0626 encontrou seu primeiro proprietario independente temple buell que colocou masten gregory para disputar os 1000 km de buenos aires na argentina o carro acabou trocado com luigi musso e eugenio castellotti que venceram a prova portenha a unica vitoria do chassi mesmo sem vitorias significativas a combinaçao de sua raridade com os ilustres nomes que a pilotaram em competiçoes oficiais foram suficientes para colocar esta ferrari como o quarto carro mais caro leiloado ate hoje 4º ferrari 275 gtb/4 s n a r t spider 1967 #10709 preço de venda 2013 us$ 27 500 000 preço corrigido 2018 us$ 29 700 000 a ferrari 275 gtb/4 s nart spider foi uma versao feita exclusivamente para os eua sob encomenda de luigi chinetti o italiano que construiu a imagem da ferrari nos eua ao se tornar seu primeiro e por muito tempo unico importador a ferrari mandou para os eua apenas dez unidades do modelo baseada na 275 gtb/4 que usava um v12 de 3 3 litros e 300 cv [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 191534 191533 ] uma destas unidades foi este chassi 10709 comprado pelo americano eddie smith em 1968 e desde entao ficou na garagem da familia sendo usado por seu filho eddie smith jr e por seu neto chris smith o carro era originalmente azul mas teve sua cor alterada nos anos 1980 [youtube id= zazb14xihg8 width= 620 height= 350 ] apesar de nao ser a cor original quando o carro foi restaurado em 2007 apos a morte de eddie sr o vermelho foi mantido e nao afetou a avaliaçao do carro no leilao da rm sotheby s no qual foi vendido em 2013 a combinaçao de raridade da exclusividade do mercado americano e do fato de ter ficado 45 anos na mesma familia falou mais alto que uma mera troca de cor 5º ferrari 275 gtb/c speciale 1964 #06701 preço de venda 2014 us$ 26 400 000 preço corrigido 2018 us$ 28 056 245 a ferrari 275 gtb/c foi uma evoluçao da 250 gto feita sob encomenda da scuderia para combater o ford gt40 em le mans ao lado da 250 lm de motor central traseiro foram feitos apenas tres carros com o motor de deslocamento maior e chassi aliviado pelo uso de tubos menores e mais estreitos que os da 250 uma ferrari classica com apenas tres unidades produzidas so de ler esta frase voce ja gastou uma fortuna so havia um problema a ferrari nao conseguiu homologar o carro jundo da fia porque antes disso ja havia tentado homologar a ferrari 250 gto antes de produzir a quantidade minima de exemplares necessaria o que irritou a organizaçao alem disso a 275 gtb/c pesava menos que o minimo permitido o carro em questao de chassi nº 6701 foi o primeiro carro a ficar pronto em abril de 1965 como nao conseguiu homologa lo a ferrari o vendeu no mes seguinte para um cara chamado pietro ferraro que o utilizou como carro de rua por quatro anos depois disso a ferrari passou por varios donos sendo que um deles ficou com o carro por 25 anos ao longo do tempo a 275 gtb/c teve diversas caracteristicas alteradas incluindo uma repintura em vermelho antes de uma restauraçao que a devolveu o aspecto original realizada em 1998 6º aston martin dbr/1 dbr1/1 1956 preço de venda 2017 us$ 22 550 000 preço corrigido 2018 us$ 23 145 000 o primeiro carro britanico desta lista tambem e o primeiro dos cinco exemplares do aston martin dbr1 criados para disputar le mans na segunda metade dos anos 1950 como seus irmaos ele foi equipado com um seis em linha de tres litros e 252 cv e tinha um transeixo manual de cinco marchas e freios a disco nas quatro rodas o carro e considerado o mais importante da historia da aston — o fato de ser o aston mais caro da historia comprova ele estreou nas 24 horas de le mans de 1956 com reg parnell e tony brooks mas abandonou a prova seus principais destaques foram um quarto lugar no gp da belgica de 1957 com roy salvadori disputou as 12 horas de sebring com carroll shelby e roy salvadori chegou em primeiro nos 1000 km de nurburgring de 1959 com stirling moss e um segundo lugar no rac tourist trophy de 1958 com jack brabham e roy salvadori 7º jaguar d type 1955 xkd501 preço de venda 2016 us$ 21 780 000 preço corrigido 2018 us$ 22 831 000 o segundo carro britanico mais caro da historia tambem e o jaguar mais caro de todos os tempos e ele tem motivos para isso foi nada menos que o vencedor das 24 horas de le mans de 1956 o carro da equipe ecurie ecosse que recebia suporte oficial da jaguar na epoca era movido por um seis em linha de 3 8 com tres carburadores weber e mais de 250 cv suficientes para chegar aos 251 km/h no fim da reta hunaudieres [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 191517 191516 ] o carro foi o unico dos c type/d type vencedores a permanecer intacto e teve apenas dois proprietarios desde que foi vendido pela ecurie ecosse tendo permanecido 16 anos em uma mesma coleçao ah e ele tambem foi a inspiraçao para o incrivel project 7 bugatti type 41 royale kellner coupe 1931 #41141 preço de venda 1987 us$ 9 867 000 preço corrigido 2018 us$ 21 855 000 os bugatti royale foram os primeiros classicos a atingir a marca dos us$ 10 000 000 quando este mesmo kellner coupe foi vendido em uma negociaçao privada em 1990 por us$ 15 7 milhoes us$ 30 2 milhoes em dinheiro de hoje foi um negocio e tanto uma vez que o vendedor do carro o magnata sueco hans tullin havia o arrematado em um leilao da christie s no royal albert hall por us$ 9 867 000 em 1987 — valor equivalente a us$ 21 855 000 em 2018 o carro e um dos seis unicos royale restantes e passou a segunda guerra mundial lacrado em um galpao na casa da familia bugatti como forma de impedir que ele fosse encontrado e apreendido pelos nazistas a parte mais bizarra da historia deste royale e que ele foi vendido pela propria familia bugatti ao piloto americano briggs cunningham por us$ 571 e duas geladeiras — algo dificil de encontrar na frança pos guerra cunningham gastou us$ 2 858 para restaurar o carro em 1951 us$ 27 600 em valores corrigidos e o colocou em seu museu onde ficou ate 1987 alfa romeo 8c 2900b lungo spider 1939 #412041 preço de venda 2016 us$ 19 800 000 preço corrigido 2018 us$ 20 755 400 os alfa romeo 8c 2900 estao para a italia como os bugatti atlantic estao para a frança sao carros que fizeram historia por sua potencia e status entre os clientes mais abastados dos anos 1930 alem disso eles sao igualmente raros a alfa fez apenas 32 exemplares do 8c 2900 dos quais somente sete vestiram a carroceria feita pela carrozzeria touring um destes sete carros e o chassi #412041 que se tornou o alfa romeo mais caro da historia em 2016 [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 191517 191521 191520 191519 ] curiosamente este alfa 8c tem uma historia controversa ele nao tem tem todos os componentes originais ja foi restaurado ja usou um motor chevrolet ja teve seu chassi encurtado perdeu sua carroceria e ate ja pertenceu a um brasileiro — mas isso e papo para uma outra hora o resumo da historia e que o carro chegou ao brasil foi separado de sua carroceria e as peças so foram se reencontrar 40 anos mais tarde em 1999 a restauraçao ficou pronta e o carro foi usado regularmente em ralis de alfas classicos do periodo pre guerra ate 2013
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