nos ultimos 54 anos a ford produziu nada menos que 10 milhoes de exemplares do mustang nao e preciso ser muito brilhante para sacar que esta e uma marca impressionante especialmente para um carro esportivo — a kombi por exemplo vendeu 12 milhoes de unidades em suas seis geraçoes desde 1950 [gt40 content search= mustang widget= 1 title= mais mustangs para voce escolher ] nestas cinco decadas e meia ele se tornou o esportivo mais vendido da historia e ainda e o esportivo mais vendido no planeta e foi oferecido em centenas de formas e configuraçoes algumas estao entre os esportivos mais desejados do planeta enquanto outras seriam melhores se nunca tivessem saido do papel sendo um adolescente dos anos 1990 meu primeiro contato com o mustang foi com a quarta geraçao que inundou o brasil na epoca quando foi trazido extra oficialmente por diversas importadoras de todo o brasil com motores v6 e v8 cupe ou conversivel alguns anos depois quase na virada da decada/seculo e ja envolvido com o modelo e suas versoes classicas descobri um mustang antigo em uma rua perto de casa caras como eu gostava daquele carro alongava o caminho so para passar naquela rua e ficar vendo o stang nos anos 1990 nao dava pra entrar na internet e ver os classicos em fotos de alta resoluçao mais tarde acabei descobrindo que aquele era um mustang ghia igual a esse ai de cima da segunda geraçao um dos mais rejeitados da historia mas aquela altura eu ja estava apaixonado pelo eleanor de 60 segundos e pelo fastback highland green de frank bullitt ainda hoje gosto deles mas nao sao os primeiros que eu pensaria na hora de formar minha pequena coleçao de mustang os mustang que eu teria na garagem seriam estes cinco abaixo boss 429 1969 comecei com o pe na porta nao e o boss 429 e um dos mais raros e por isso um dos mais caros — e uma seleçao qualitativa afinal foram feitas apenas 1 358 unidades em 1969 e 1970 e eles sao esteticamente diferentes em cada ano tudo começou quando a ford decidiu criar um motor com camaras hemisfericas em resposta ao 426 hemi da chrysler para homologar o motor ele precisaria equipar no minimo 500 unidades de algum veiculo produzido em serie e o modelo escolhido foi o mustang ainda que ele nao disputasse a nascar o 429 deriva do motor 385 que foi modificado com virabrequim e bielas forjadas cabeçotes de aluminio do tipo dry deck com aneis de vedaçao nas galerias de agua e oleo em vez de uma junta e um carburador holley de corpo quadruplo para produzir 380 cv declarados algumas fontes falam em 450 cv e ate 500 cv os componentes permitem que ele gire mais de 8 000 rpm mas no boss 429 ele foi calibrado para nao passar de 6 200 rpm como o motor era largo demais para o cofre do mustang a ford contratou uma empresa terceirizada chamada kar kraft que atuava como a ford performance hoje para modificar os mustang cobra jet de forma que o novo 429 coubesse no cofre para compensar o peso do motor na dianteira e minimizar a tendencia ao sub esterço do muscle car a suspensao dianteira era rebaixada e a traseira tinha uma barra estabilizadora de 20 mm que deixava a traseira do boss 9 mais solta ajudando o a rotacionar nas curvas o tamanho do motor tambem nao deixava espaço para a bateria e para o ar condicionado por isso ele tinha somente ventilaçao forçada e a bateria era deslocada para o porta malas o cambio era manual de quatro marchas e o diferencial tinha deslizamento limitado e relaçao 3 91 1 a aceleraçao de zero a 100 km/h era feita em 5 1 segundos e a velocidade maxima era declaradamente superior a 280 km/h embora isso nunca tenha sido verificado devido a raridade do carro minha opçao seria pelo 1969 nao por ser relativamente mais facil de achar que o 1970 foram 859 unidades em 1969 e 499 em 1970 mas somente porque me agrada mais seu visual com os farois separados da grade e a tomada de ar no para lama traseiro que dao mais cara de mustang classico o problema mesmo e encontrar um desse a venda quando eles aparecem nos leiloes dificilmente custam menos de us$ 350 000 saleen mustang nenhuma lista pessoal e realmente pessoal se nao tiver uma escolha passional os mustang fox body produzidos entre 1979 e 1993 tiveram seu periodo de rejeiçao entre os anos 1990 e a decada passada mas agora o estilo oitentista o potencial de preparaçao e principalmente seu baixo preço trouxeram esses carros de volta as ruas e pistas dos eua embora a gente pense nos anos 1970 como o periodo decadente dos esportivos americanos graças a crise do petroleo nos anos 1980 eles nao eram muito melhores o camaro chegou a ser oferecido com um motor 2 5 de quatro cilindros e 120 cv e a ford chegou a um ponto em que o unico mustang de alta performance era o 2 3 turbo com 180 cv felizmente nessa mesma epoca o piloto steve saleen decidiu fazer com o mustang o que a ford nao fez dar a ele um desempenho esportivo de verdade em 1985 ele pegou o mustang gt 5 0 instalou um caburador quadruplo novos comandos de valvula e escape que elevaram a potencia dos mediocres 160 cv para 215 cv depois tirou o amortecedores molengas originais e os substituiu por um conjunto da linha bilstein sport acompanhados por molas mais firmes o conforto foi embora mas o carro finalmente apontava com precisao nas curvas e chegou a 0 9 g de aceleraçao lateral — um belo numero para um cupe americano dos anos 1980 com a nova potencia o mustang de 1 400 kg acelerava de zero a 100 km/h em 6 segundos e chegava aos 250 km/h embora o velocimetro apontasse 185 mph no final da escala e se voce achou pouco steve saleen oferecia uma versao sobrealimentada por um compressor de polia de 370 cv mas o que me atrai mesmo nesse carro e o visual tipico dos ford dos anos 1980 se voce ve lo no celular a noite na cama meio sonolento vai jurar que e um sierra e eu gosto de pensar nele como um sierra feito do jeito certo com um v8 na dianteira e um stance mais assentado e ele tambem ajudaria nas finanças depois de comprar um boss 429 um exemplar em bom estado pode ser encontrado por menos de us$ 20 000 bullitt 2008 frank bullitt e um dos personagens mais descolados da historia do cinema e seu mustang gt 390 highland green nao tinha outro destino a nao ser tornar se um icone nao apenas da setima arte como tambem dos muscle cars e da cultura automobilistica em si mas querem saber apesar de adorar o carro do filme e detestar remakes cinematograficos eu colocaria na minha garagem o segundo remake do mustang lançado em 2008 ele ainda e equipado com o 4 6 modular que nao e muito querido pelos fas do mustang e tem apenas 315 cv — menos potencia que o atual 2 3 ecoboost mas o que me atrai nele e o fato de ele ter o visual retro pre facelift ainda intocado e em uma versao mais limpa o que da um ar de carro conceito e se a potencia nao e das maiores ele ao menos promete envolvimento com o cambio manual de cinco marchas suspensao rebaixada e mais firme que a do gt e sua barra de amarraçao no cofre dianteiro alem disso nao e nada mal acelerar de zero a 100 km/h em 4 9 segundos com o ronco identico ao do mustang do filme e o melhor da historia e que ele pode ser encontrado no brasil pois foram importadas algumas unidades de forma independente na epoca boss 302 laguna seca a segunda leva do boss nasceu em 2012 com um motor de 302 12 pol³ desta vez ele nao precisava homologar nenhum carro de corrida para nenhuma categoria o objetivo era outro responder a altura do camaro z/28 e do bmw m3 dois cupes extremamente populares nos eua e extremamente competentes na pista usando como base o mustang gt o modelo ganhou o sistema de admissao do 302r de competiçao com coletor de ar frio cai comando de valvulas mais agressivo e com variaçao na admissao e no escape pistoes bielas e virabrequim sao forjados e a potencia maxima chega tarde como no m3 e92 sao 450 cv a 7 400 rpm sim um v8 americano girador minha opçao começa a fazer sentido agora mas nao era so isso com o cambio manual de seis marchas de relaçoes curtas embreagem de competiçao diferencial alongado para 3 73 1 ele chega aos 100 km/h em 4 segundos e tem velocidade maxima de 260 km/h limitada pelo arrasto aerodinamico — algo esperado por seu bodykit aerodinamico feito para gerar downforce nas pistas em relaçao ao gt o boss tem suspensao 11 mm mais baixa na dianteira e 1 mm mais baixa na traseira e uma relaçao parecida com a do boss 429 pois a razao e a mesma conter as escapadas da dianteira pesada e rebelde ela ainda recebeu buchas e molas mais firmes os amortecedores sao ajustaveis manualmente com uma chave de fenda comum com as rodas de 19 polegadas com tala 9 na dianteira e 10 5 na traseira calçadas em pneus pirelli trofeo r ele conseguia aceleraçao lateral superior a 1g freios brembo com pinças de quatro pistoes mordendo discos ventilados de 356 mm na frente ate aqui as especificaçoes sao as mesmas do boss comum o laguna seca vai mais alem o interior teve o banco traseiro removido e substituido por uma barra estrutural em x os bancos dianteiros foram substituidos por novos da recaro e o diferencial traseiro tem deslizamento limitado e e do tipo torsen molas e amortecedores sao ainda mais rigidos e a barra estabilizadora traseira e mais grossa a boa noticia e que embora seja tao raro quanto o boss 429 com 1 514 unidades produzidas e possivel encontrar algumas unidades no brasil por um preço bem mais camarada entre r$ 300 000 e r$ 350 000 shelby gt350 nem precisei pensar muito para escolher o representante desta geraçao e nem fui motivado pelo motor 5 2 de virabrequim plano capaz de girar mais de 8 000 vezes por minuto ou pelo cambio manual de seis marchas ou pelo visual modernizado muito bem resolvido a escolha e simplesmente motivada pelo o que este mustang representa um muscle car americano capaz de superar os melhores cupes europeus da mesma faixa de potencia nao apenas em linha reta como no passado mas tambem nas curvas onde o acerto dinamico dos europeus sempre falou mais alto cambio manual de seis marchas diferencial torsen de deslizamento limitado chassi com reforços estruturais e injeçao de fibra de carbono no painel frontal da carroceria barras de amarraçao de liga leve suspensao ativa e independente nas quatro rodas amortecedores com ajuste eletronico e freios brembo parece a ficha tecnica de um esportivo europeu mas sao exatamente as credenciais do gt350 e o melhor e que ele custa uma fraçao de um bmw m3 ou de um c63 amg por que nao ter um desse na garagem dos sonhos dos mustang
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