ha alguns dias aqui no flatout falamos sobre carros com nomes de pessoas fomos relativamente rigorosos com o criterio deveriam ser carros e nao fabricantes com nome de gente e deveriam ser nomes e nao sobrenomes o assunto rendeu pano para a manga e selecionamos mais alguns casos interessantes [gt40 content search= hot hatch widget= 1 ] dito isto vale fazer algumas observaçoes incluimos algumas marcas com a condiçao de que seus nomes nao fossem de seus fundadores e sim de outras pessoas como homenagem e tambem alguns casos que nao sao exatamente homenagem a ninguem mas que tambem sao nomes de pessoas monica no periodo entre o fim dos anos 60 e o começo dos anos 70 uma tendencia surgiu na europa carros esportivos de luxo com motores v8 vindo dos estados unidos voce ja deve ter visto alguns deles aqui no flatout em em outros lugares tambem os iso grifo e rivolta ou o jensen interceptor por exemplo e entre os supercarros o de tomaso pantera claro o monica 560 foi outro destes carros mas e mais desconhecido o monica foi criado por um engenheiro parisiense chamado jean tastevin que em 1955 herdou de seu pai uma fabrica de equipamentos ferroviarios o negocio era prospero e jean entusiasta de automoveis conseguiu amealhar uma coleçao que incluia carros de luxo da aston martin jaguar e facel vega esta ultima era uma marca francesa da qual jean era um grande admirador mas que em 1964 fechou as portas por problemas com seus motores que sofriam quebras frequentes e mancharam a reputaçao da facel vega de forma irreversivel forçando a fabricante a fechar as portas em 1964 lamentoso por nao poder mais comprar um carro de luxo feito na frança tastevin decidiu diversificar o negocio da familia lançando sua propria fabrica de automoveis que ele batizou como monica em homenagem a sua esposa monique tastevin o monica passou nove anos em desenvolvimento de 1966 a 1973 e teve inumeros conjuntos mecanicos testados um motor de projeto original um quatro cilindros triumph e um v8 aston martin antes de por questoes de custo adotar um motor v8 chrysler de 285 cv jean tastevin chamou o carro de monica 560 por causa de seu deslocamento de 5 6 litros 340 pol³ [youtube id= dpp1ufuvvjw width= 620 height= 350 ] era um carro bonito com dianteira baixa farois escamoteaveis e silhueta alongada mas era caro demais para o mercado custava quase o mesmo que um rolls royce silver shadow foram feitos 14 prototipos dos quais sobraram tres e seis exemplares de produçao mercedes benz mercedes 35 hp o primeiro mercedes e comum que fabricantes de automoveis sejam batizadas com o nome ou o sobrenome de seus fundadores ou acronimos deles no caso da mercedes benz isto tambem e verdade benz e o sobrenome de karl benz considerado o inventor do primeiro automovel de verdade com motor a combustao interna o benz patent motorwagen de 1885 sua esposa bertha benz tambem teve participaçao essencial nesta historia alem de financiar o projeto ela foi a primeira pessoa a fazer uma viagem de carro dirigindo o motorwagen e provando que aquela invençao curiosa tinha potencial o benz patent motorwagen foi feito com a ajuda dos engenheiros gottlieb daimler e wilhelm maybach daimler era dono da daimler motoren gesellschaft dmg e paralelamente começou em 1901 a fabricar automoveis projetados por outro engenheiro o austriaco emil jellinek ele tinha uma filha chamada mercedes jellinek nascida em 1890 e foi ela a inspiraçao para o batismo do carro mercedes 35 hp emil jellinek era um empresario de visao e conseguiu tornar o mercedes 35 hp muito popular entre a alta sociedade alema nos anos que se seguiram os carros da mercedes conseguiram excelente reputaçao o que levou a companhia dos benz a benz & cie a procurar a dmg para uma fusao em 1926 entao foi criada a daimler benz no entanto para aproveitar a boa fama do nome mercedes os carros eram vendidos como mercedes benz ironico e triste foi o fim levado por mercedes jellinek ela se casou em nice na frança e viveu na cidade de viena na austria com seu marid mas entao veio a primeira guerra mundial que foi um verdadeiro desastre em sua vida em 1918 ela deixou seu marido e os dois filhos e foi morar nas ruas de viena pouco depois se casou novamente com um escultor que era talentoso porem pobre em 1939 mercedes morreu de cancer nos ossos e foi enterrada em viena no mausoleu da familia ariel o ariel atom e um dos favoritos de quem busca uma experiencia de pilotagem pura dizer que ele e feito sobre uma estrutura tubular treliçada e meio impreciso e mais acurado dizer que o atom e uma estrutura tubular treliçada com rodas motor volante banco e o minimo de carenagem leve com suspensao independente nas quatro rodas e equipado com motores que podem chegar a 365 cv caso do honda k24 turbinado ele e extremamente rapido e agil nas curvas alem de proporcionar uma conduçao envolvente e organica mas por que ariel o nome que pode ser masculino ou feminino foi usado pela primeira vez em uma bicicleta do tipo penny farthing aquelas bicicletas de antigamente com uma roda enorme na frente e uma roda pequenininha atras produzida no reino unido nos anos 1870 em 1896 a ariel se fundiu com outra empresa a westwood manufacturing que havia acabado de lançar um triciclo motorizado nascia ali a ariel motorcycles que em 1902 começou a fabricar carros e por isso foi rebatizada como ariel motors a ariel motors existiu ate 1970 quando foi absorvida pela bsa birmingham small arms em 1999 o engenheiro britanico simon saunders que desenvolveu o atom como um projeto da faculdade fez um acordo com o clube de proprietarios de motos ariel ariel owners motorcycle club ou aomcc detentor dos direitos sobre o nome para batizar sua companhia mas afinal o que significa ariel pois bem o nome vem do hebreu antigo e significa literalmente leao de deus edsel em 1957 a ford viu que estava perdendo espaço no mercado norte americano para os modelos da chevrolet que graças ao popular bel air e ao sucesso do corvette se tornou a lider de vendas a ideia era reposicionar as marcas do grupo enquanto a ford seria responsavel pelos carros mais baratos e populares a lincoln ficaria com o segmento mais caro e luxuoso no meio das duas entraria uma nova marca a edsel batizada em homenagem a edsel ford filho de henry ford henry ford ii o neto de henry ford nao gostou muito da ideia ele dizia que nao queria ver o nome do seu pai rodando por ai em milhares de calotas uma pesquisa de mercado foi feita para saber o que as pessoas achavam do nome gerando resultados inconclusivos no fim das contas como o primeiro carro da marca ja era chamado internamente de edsel o nome acabou sendo oficializado em uma reuniao sem a presença de henry ford ii edsel chamado de um oldsmobile chupando um limao por causa do formato da grade que para alguns tambem lembra a genitalia feminina ele deve ter ficado furioso depois porque a edsel foi um fracasso retumbante a ford passou um ano fazendo uma campanha de marketing para a nova marca dizendo que o mesmo teria desenho mecanica e equipamentos revolucionarios no fim das contas porem o edson foi considerado feio e caro e ainda havia a questao do controle de qualidade a ford nunca construiu uma fabrica especificamente para o edsel o que tornou relativamente comuns casos de peças trocadas com carros de outras marcas do grupo por esta razao a edsel so durou tres anos entre 1958 e 1960 e a ford perdeu us$ 250 milhoes mais de us$ 2 bilhoes em valores corrigidos com a brincadeira adamastor este e recente o adamastor p003rl e um esportivo portugues de onde mais um carro com este nome seria que passou seis anos em desenvolvimento e agora esta muito proximo de ser produzido agora a adamastor nao tem este nome porque seu fundador se chamava adamastor trata se de uma referencia ao personagem de mesmo nome no poema epico os lusiadas de luis de camoes impresso pela primeira vez no ano de 1572 adamastor era um gigante baseado na mitologia greco romana e simbolizava as forças da natureza que os navegadores portugueses tiveram de enfrentar em sua jornada seu nome deriva da palavra adamastos que em grego quer dizer indomado ou indomavel o adamastor usa uma estrutura tubular de aço inox com projeto aprovado pela fia carroceria de materiais compositos e componentes de fibra de carbono pesando apenas 850 kg os motores serao todos ford da familia ecoboost um quatro cilindros turbo de dois litros e 2 3 litros e um v6 biturbo de 2 7 litros ou 3 5 litros numeros de potencia e torque nao foram divulgados ainda mas a adamastor diz que a versao mais potente do p003rl tem relaçao peso/potencia de 520 cv/1000 kg considerando o peso de 850 kg chegamos a 450 cv que e a potencia do motor v6 biturbo de 3 5 litros usado na atual ford f 150 raptor skoda felicia octavia e fabia skoda felicia e octavia dos anos 60 como diversas outras fabricantes de automoveis a tcheca skoda começou sua vida produzindo bicicletas no fim do seculo 19 migrando para os automoveis em 1905 em 1959 a fabricante lançou dois carros com nomes que tambem podiam ser de pessoas o felicia e o octavia ambos tinham visual muito parecido mas o octavia era um seda ou perua enquanto o felicia era um conversivel que podia ter capota rigida ou de lona ambos tinham motores de 1 1 ou 1 4 litro e traçao traseira o nome felicia deriva do latim felix que quer dizer feliz no latim felicia e o plural neutro de felix e nao se sabe quando foi que a palavra passou a ser usada como um nome feminino skoda felicia e octavia dos anos 90 e 2000 ja o octavia tem uma historia curiosa este era o nome de uma poderosa familia da roma antiga que mantinha estreitas relaçoes com os imperadores e o octavia foi o oitavo modelo lançado pela skoda em sua historia o que pode ser uma explicaçao para a adoçao do nome os nomes felicia e fabia foram adotados novamente decadas depois o hatchback felicia lançado em 1994 foi o ultimo modelo da skoda a usar uma plataforma propria antes de a marca ser comprada pela volkswagen ja o octavia ressurgiu em 1996 como um seda/perua baseado na plataforma pq34 usada por vw golf e jetta ainda ha o skoda fabia apresentado em 1999 e feito sobre a plataforma do vw polo a pq24 o hatch tambem recebeu o nome de uma familia poderosa da roma antiga com um detalhe fabia em latim quer dizer aquele que cultiva feijoes renault zoe o eletrico renault zoe e o principal modelo da linha z e zero emissions da renault que tambem conta com versoes eletricas do seda fluence e do furgao kangoo alem do pequeno minicarro twizy o zoe foi lançado em 2012 com um motor eletrico de potencia equivalente a 90 cv atualizado para uma versao de 109 cv em 2018 seu desenho e arredondado e futurista e ja vendeu mais de 90 000 unidades em seis anos alem de ser uma variaçao simpatica de zero emissions o nome zoe vem do grego ζωή e quer dizer vida dito isto nem todo mundo curte o nome em 2010 quando a renault ja havia divulgado a escolha do nome uma mulher entrou com uma açao judicial contra a marca exigindo que a decisao fosse repensada o nome da mulher zoe renault ela estava preocupada com a possibilidade de ser motivo de chacota mas em novembro daquele ano a justiça de paris declarou que a renault podia usar o nome eles pelo menos podiam ter dado um renault zoe de presente a zoe renault nao
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.