ha alguns dias tentamos responder a pergunta retorica feita pelo pessoal do petrolicious — por que nao se faz mais postos estilosos como antigamente — e apos uma breve divagaçao conclui que seja um sinal dos tempos isso claro nao significa que nao exista ou nao se faça mais postos estilosos [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] nossos leitores aproveitaram para compartilhar imagens dos postos estilosos que ja apareceram em suas andanças por ai ou que fizeram parte da historia de suas cidades a maioria sao postos antigos que resistem ao tempo outros tem inspiraçao tematica enquanto outros ja desapareceram em comum todos eles sao — no minimo — charmosos e elegantes quer ver so foto sao paulo antiga vamos começar com este sugerido pelo blackpointer trata se do posto mais antigo de sao paulo ainda existente inaugurado em 1929 na esquina da avenida aclimaçao com a rua pires da motta funcionou ate o inicio dos anos 1990 mas desde entao esta desativado ao menos foi tombado o que impede sua demoliçao este abaixo enviado pelo rodolfo schmidt poderia muito bem estar em algum filme italiano dos anos 1960 mas esta em barra do pirai/rj felizmente a prefeitura local parece ter colaborado com a preservaçao ainda que ele force os motoristas a estacionar em uma esquina provavelmente a parada nao atrapalha o transito entao que seja mantido mesmo nao encontramos mais informaçoes sobre ele se voce conhecer mande para a gente nos comentarios o proximo e o posto sao luiz de curitiba/pr enviado pelo andregui7 a fachada e inspirada nos caminhoes ford dos anos 1930 e tem um estilo meio kitsch o posto ficava na esquina das ruas engenheiro rebouças e marechal floriano peixoto e foi demolido entre o final dos anos 1950 e inicio dos anos 1960 em seu lugar hoje ha uma tapeçaria/capotaria automotiva sendo uma das regioes mais importantes da historia do brasil colonial a cidade de ouro preto/mg e marcada pelo estilo arquitetonico da epoca que influenciou e batiza o posto colonial naquela cidade a construçao e moderna mas os janeloes enfileirados e as portas com o topo curvado sao caracteristicas marcantes das construçoes do brasil colonia que aproveitavam ao maximo a luminosidade do sol tropical ao mesmo tempo em que providenciavam ventilaçao esta cabine em uma ilhota no meio da rua da foto acima e o antigo posto sociedade dos motoristas sul de minas localizado em itajuba/mg — uma das regioes mais bacanas para se viajar de carro a arquitetura nao tem um estilo muito definido mas representa muito bem um estilo de posto que foi muito comum no passado mas que infelizmente nao tem mais espaço no mundo de hoje com suas ruas abarrotadas ele esta desativado suas bombas estao guardadas na saleta e o calibrador surpreendentemente ainda esta pendurado na parede externa sugestao dos leitores lucas tiuarxer marcelox e bruno o proximo veio do planalto central sugerido pelo leitor uno conversivel trata se do posto guarapari localizado na atual candangolandia em brasilia/df e um posto de arquitetura modernista como praticamente todos os predios publicos da nova capital brasileira repare a plaqueta a direita da foto ele foi o primeiro posto petrobras da historia a arquitetura foi preservada mas o posto mudou se para o terreno ao lado e adotou o projeto padrao dos postos petrobras uma pena voltando ao estilo colonial temos este posto simpatico de serra/es enviado pelo leitor diego marin o projeto e muito parecido com o do posto colonial de ouro preto/mg abaixo um famoso posto do passado de porto alegre — ou portalegre como falam por la trata se do posto do aviao que apesar do nome nao tinha um aviao e sim era um aviao de fato suas asas eram a cobertura das bombas e seu corpo era o escritorio e deposito apesar das formas era feito todo de concreto e foi demolido ainda nos sessentas a sugestao e do rodrigo stella avançando 50 anos no tempo chegamos ao posto rodoil em vitorino/pr sugerido por felipe m perin klump o posto e uma variaçao interessante do padrao moderno com apenas tres pontos de apoio para o teto que formam dois longos vaos livres o proximo e um posto que completa sessenta anos neste ano e permanece praticamente intacto desde sua inauguraçao em 1958 e o posto teofilo schutz de rancho queimado/sc que foi sugerido pelo leitor eduardo w o posto importou a arquitetura americana da epoca adequando se ao padrao da texaco e desde entao permaneceu inalterado segundo a familia em entrevista ao jornal diario catarinense nao foi preciso sequer solicitar o tombamento do imovel que continua operando como sempre mesmo apos a saida da texas oil company do brasil o posto manteve o letreiro texaco e as unicas alteraçoes foram as bombas que precisaram ser trocadas pelo modelo mais moderno pois a adaptaçao das antigas nao foi possivel e a pista de concreto com canaletas um padrao exigido pela anp um dos postos das memorias pessoais que mencionei no primeiro post e o posto clube dos 500 em guaratingueta/sp sugerido pelo leitor rafael costa este posto e um dos raros representantes da arquitetura googie no brasil uma vertente do estilo modernista inspirada no futurismo surgiu logo apos a segunda guerra na california e ganhou força nos anos 1950 permanecendo em alta ate meados dos anos 1960 foi muito popular em hoteis de beira de estrada os moteis americanos cafes e postos de combustivel justamente por sua inspiraçao na era espacial foto flavio gomes o posto do clube dos 500 começou a ser construido em 1951 e ficou pronto em 1953 seu projeto arquitetonico e assinado por oscar niemeyer e se caracteriza por estes elementos de apoio inclinados teto projetado para o alto e repetiçao de curvas — uma marca recorrente em seu trabalho felizmente e outro posto classico que continua operando sem grandes alteraçoes o projeto tambem inclui o restaurante anexo ao posto e a residencia do diretor do clube dos 500 o proximo posto vem de lavras/mg enviado pelo leitor messias jr mex cidade mineira que recebeu muitos imigrantes libaneses no inicio do seculo 20 a presença dos imigrantes parece ter influenciado a arquitetura deste posto meio arabesca mas nao muito a foto e antiga e segundo messias desde entao o posto foi reformado tornando se bandeira branca e perdeu as elegantes janelas inferiores que foram substituidas por janelas retangulares com vidros temperados convencionais uma pena em seguida um dos postos mais curiosos do brasil o posto tio ugo/parada ferreti em barra velha/sc sugerido pelo leitor marcos daniel kuzma toda essa estrutura de madeira que voce ve nao e concreto moldado e pintado o posto inteiro e feito de madeira de arvores nativas a construçao de madeira se estende ao restaurante que tem uma imensa raiz pendurada sobre o salao e ate mesmo as pias dos banheiros que sao todas feitas de madeira maciça polida do norte de sc para o norte do parana temos o antigo posto shangri la em londrina/pr sugerido pelo fabio augusto seu estilo tem alguma influencia da arquitetura googie aparentemente um pouco simplificada o posto tem este nome por estar no bairro jardim shangri la e funciona ate hoje porem teve sua cobertura original demolida e substituida por uma cobertura convencional outro posto influenciado pela arquitetura predominante em sua regiao e o posto inconfidencia mineira em ouro preto/mg sugerido pelo paulo henrique pista e predominantemente feita de pedras apenas com a pista de concreto mandatoria ao redor das bombas a cobertura e feita de madeira e telhas de ceramica mesmo material dos predios auxiliares que tambem exibem os janeloes e portas amplos e altos tipicos desse estilo ainda no sul do brasil temos um dos rarissimos postos art deco do pais o auto palacio ltda em caxias do sul/rs o posto e obra do arquiteto italiano silvio toigo que teve uma atuaçao prolifica na cidade gaucha o posto infelizmente foi descaracterizado ao longo dos anos a sugestao e do leitor ricardo blume o proximo e o mais recente desta lista e foi sugerido pelo vinicius vsg o posto h em sao paulo parte da rede habib s mais conhecida por suas esfihas baratas e pelas pizzas caras da ragazzo a arquitetura e contemporanea e traz uma variaçao elegante do atual padrao dos postos — começando pelas cores da texaco que sao fortes e marcantes e passando pelo predio auxiliar revestido de forma que remete a um container e pelas colunas em y mais um posto influenciado pela arquitetura local e este posto da rede sete estrelas em campos do jordao/sp sugerido pelos leitores leandro leite e ricardo ragazzini ele e feito todo de pedras e madeira como os chales tipicos da regiao foi inaugurado nos anos 1990 e permanece praticamente o mesmo desde entao para finalizar dois projetos sugeridos pelo leitor mr harold que sao de longe os mais ousados e interessantes da lista mas que infelizmente foram demolidos ou descaracterizados ambos ficavam em santos e foram projetados nos anos 1950 epoca em que a arquitetura modernista estava em alta no brasil o primeiro e o posto gulf da ponta da praia que abusa das areas envidraçadas e tem algo de googie na marquise em duplo v de balanço longo o outro e o posto texaco com linhas retas e janelas imensas dominando a loja e sua cobertura em y na pista o elemento mais interessante contudo e o mosaico pintado nas faces inferiores da cobertura da pista pintado a mao pelo artista plastico irenio guerreiro maia [gt40 content tag= salvem as peruas widget= 1 ] os dois postos foram resultado de uma politica de incentivo da prefeitura de santos nos anos 1950 que incentivou a construçao de edificaçoes modernistas para embelezamento da cidade
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.