Em matéria de engine swap, ultimamente o Santo Graal tem sido colocar um motor Ferrari em algum carro que não seja Ferrari. O grande responsável por isto talvez seja Ryan Tuerck, que quebrou a internet ao colocar o V8 da Ferrari 458 Italia em um Toyota GT86. Além do fato de um motor Ferrari não ser exatamente fácil de encontrar, houve a questão da adaptação: fazer um V8 vindo de um supercarro com motor central-traseiro caber em um cofre dianteiro projetado para um boxer de quatro cilindros não é brinquedo – e ainda mais fazê-lo funcionar perfeitamente.
Então, nos últimos tempos, circulou por aí o anúncio de um Ford 1932 hot rod com um V8 Ferrari – uma heresia ainda maior que colocar um small block Chevrolet entre a grade do radiador e a parede corta-fogo. Todo mundo ficou impressionado e, bem, não é para menos.
Por mais que boa parte do apelo dos hot rods seja a possibilidade de fazer o projeto que você quiser, com o motor que quiser, sem ser tão julgado assim, definitivamente um V8 Ferrari é algo inesperado em um deles. O carro está anunciado no site James Edition, que não dá muitos detalhes a respeito de quem fez o projeto, mas oferece alguns detalhes interessantes sobre o carro em si, que está na Hollywood, na Califórnia.
O carro usa uma réplica de fibra de vidro da carroceria do Ford 32, mas o chassi é original – com reforços em aço inox. A suspensão traseira é independente, do tipo multilink, e feita sob medida. Os freios traseiros usam discos de 15 polegadas mordidos por pinças de quatro pistões, enquanto os dianteiros, também a disco, ficam escondidos atrás dos tambores originais (para dar aquele look vintage), mas não têm suas especificações reveladas. As rodas são de 18 polegadas, calçadas com pneus slick da Achilles.
O motor é um V8 de três litros fabricado em 1989, e podia ser encontrado na Ferrari 308 e na Ferrari Mondial, embora sua origem mais provável seja o Lancia Thema 8.32 – cujo motor era muito semelhante ao da Ferrari 308, porém tinha virabrequim cruzado em vez de plano (o tornando mais parecido com os V8 americanos clássicos) e tinha diversos componentes montados pela Ducati. Originalmente, entregava 215 cv, mas o anunciante diz que, com a adição de dois turbocompressores (localizados acima de onde deveriam estar os para-lamas), a potência estimada é de 950 cv a 8.500 rpm. Nos soa otimista, a não ser que os componentes internos do motor também tenham sido trocados. O motor é acoplado a uma caixa manual de seis marchas da Tremec, com embreagem de competição.
Ei, chefe, acho que faltam dois parafusos
O anúncio ainda diz que o carro tem painel digital Dakota, chicote elétrico American Auto e módulo eletrônico AEM Infinity para o motor. Mas ainda não está pronto – o que não impede seu dono de pedir nada menos que US$ 250 mil, ou R$ 790 mil, por ele.
Acontece que, por mais impressionante que seja, este hot rod não é o primeiro a receber um motor Ferrari. No fim dos anos 1970, mais precisamente em 1979, Brian Burnett– filho do ilustrador de cutaways da Hot Rod Magazine, Rex Burnett – decidiu fazer exatamente isto: colocar um motor Ferrari em um Deuce. O chamado “Deucari” usava o motor de uma Ferrari 365 GT 2+2, ou seja, um V12 Colombo de 4,4 litros e 320 cv.
Para que o motor coubesse em sua nova casa, o chassi teve a porção dianteira alongada em dez centímetros, bem como o capô da carroceria de fibra de vidro. A transmissão era automática de quatro marchas, da Muncie, e levava a força para as rodas traseiras através de um diferencial Halibrand com bloqueio.
O visual também foi inspirado pelas Ferrari, com rodas raiadas Borrani, interior revestido em couro Connoly caramelo e pintura Rosso Corsa. O “Deucari” era mesmo uma beleza de se ver, e venceu o concurso de Hot Rod Mais Bonito dos Estados Unidos realizado durante o Grand National Roadster Show de 1979. Mais do que isto: ele era capaz de cumprir o quarto-de-milha em 13,01 segundos a 170 km/h.
Mas talvez o que você realmente queira ver seja um hot rod com motor Ferrari funcionando. Pois bem, eis um deles abaixo:
A descrição do vídeo, que foi publicado em 2011 no Youtube, diz que o carro foi filmado durante um evento Cars and Coffee em março de 2010, mas não dá muito mais informações. Pesquisando um pouco, encontramos outra foto do que aparenta ser o mesmo carro:
Segundo o site gregwapling.com, especializado em hot rods, o carro foi feito por Roy Brizio e venceu o mesmo concurso, porém em 1987.