apaixonados por track days e carros preparados estao sempre falando em upgrades trabalho de fluxo nos cabeçotes pneus com composto r discos de freio maiores pinças de seis pistoes turbo nitro mas qual foi a ultima vez em que voce pensou em fazer um upgrade na peça atras do volante voce acho que nao e segredo para os leitores que tenho um baita afinco por dinamica veicular e estudo bastante o assunto mas sempre senti que havia uma lacuna que precisava ser preenchida saber sobre o limite e flertar com ele vez ou outra em eventos de fabricantes em autodromos e bastante diferente de busca lo de forma direcionada orientada e embasada especialmente em um carro de corrida com pneus slick algo que nunca havia acelerado antes a verdade e ja havia passado do tempo de eu fazer um curso de pilotagem para homologaçao e a convite da mitsubishi / ralliart fiz o curso mais completo que eles oferecem o premium racing school com duraçao de dois dias a bordo de nada menos do que dois lancer evolution x um de rua todo completo e um de corrida com 306 cv cambio manual em h sem freios abs e esp e com diferencial acionado apenas mecanicamente ou seja brutalmente bloody roots dia 1 construindo o ritmo do evo x de rua ao evo r de corrida na sexta feira de manha chegamos ao hospitality center do velo citta e fomos recebidos pelo trio de instrutores para o cafe da manha ingo hoffmann cesar urnhani e eric darwich o primeiro apenas a lenda viva que calha de ser o maior campeao da historia da stock car o segundo piloto de testes da pirelli ha 18 anos com direito a titulos nacionais de turismo copa maserati e bmw e o terceiro; considerado como a referencia no assunto lancer evolution e o responsavel pela equalizaçao de todos os carros de corrida da lancer cup em resumo um dream team com um carro lendario e em uma pista epica para um curso praticamente particular pois as turmas sao muito pequenas estavamos em cinco alunos na primeira parte do dia uma aula teorica passando por conceitos essenciais como ergonomia visao periferica visao futura execuçao de punta tacco regulamentos de competiçao uma apresentaçao tanto do lancer evo x de rua quando do r de corrida e claro uma descriçao detalhada das curvas do velo citta mas o foco da coisa toda fica na pratica a sequencia e a seguinte primeiro com o evo x sao feitas algumas voltas de reconhecimento em comboio e depois o traçado do autodromo e dividido em quatro trechos em cada um deles tres passagens cronometradas os instrutores ficam espalhados pelo traçado analisando de perto a sua tocada a cada curva e dando orientaçoes pelo radio durante e depois das passagens na sequencia aceleramos o evo x sendo perseguidos individualmente pelo ingo hoffmann em outro evo x que observaria tanto o nosso traçado quanto a nossa concentraçao com a proximidade de outro veiculo no cangote por fim tivemos um primeiro contato em pista com o evo r de corrida em duas sessoes de treino com direito a analise de telemetria com o ingo tudo isso no primeiro dia agora pegue uma carona comigo na parte pratica do curso voces verao toda a açao o carro de rua o carro de pista minha melhor volta os meus erros sem filtros primeira parte curva a curva depois de completar algumas voltas em comboio em ritmo crescente voce faz um exercicio que lembra uma versao em mundo real e melhorada dos license tests do game gran turismo o fato de a pistar estar dividida em trechos acelera o aprendizado ainda mais com os instrutores presentes em cada curva analisando a sua pilotagem a poucos metros de distancia voce nao so decora o traçado como vai descobrindo como que o carro reage com a topografia e com a sua tocada que tambem e aprimorada pelos conselhos dos professores nao subestime a importancia desta primeira parte pois e nela que voce vai aprender como que se anda forte no velo citta e em decorrencia em praticamente qualquer autodromo porque e um traçado extremamente tecnico pegue uma carona comigo e acompanhe a evoluçao deste que vos fala [youtube id= gadbovijkrc width= 620 height= 349 ] segunda parte tentando fugir do ingo ai o caldo engrossa logo depois de fazer a pista por trechos voce entra na pista acompanhado de um dos instrutores no meu caso ingo hoffmann no banco do carona coisa alguma veja no video abaixo o evo x do alemao no cangote e um desafio manter a precisao da tocada com um carro a alguns pixels de distancia do seu para choque traseiro mas e tambem um aprendizado essencial ele estara analisando nao so o seu traçado como tambem estara de olho em sua capacidade de concentraçao o que explica a minha expressao no fim da segunda volta e amigo o cerebro frita [youtube id= ap4ajhdziyy width= 620 height= 349 ] terceira parte o primeiro contato com o evo r depois do almoço e de uma pausa afinal ninguem quer devolver o alimento dentro do capacete mark webber que o diga os alunos sao separados em duplas por estatura para que eles possam revezar o comando do lancer evolution r de corrida a razao para isso e o fato de o banco ser fixo por parafusos como manda o regulamento neste primeiro dia o contato com o evo r e introdutorio consistindo de uma saida de tres voltas e uma de cinco com direito a uma analise critica da telemetria feita pelo ingo hoffmann voce vai sozinho na pista mas os instrutores te acompanham em tempo real pela torre do autodromo orientando a sua tocada mais ou menos como na primeira parte pratica do curso so que em vez de um radio no console voce recebe os comentarios por um fone de ouvido o evo r e uma criatura completamente diferente do de rua sim ha alivio de peso de 240 kg peso total 1 350 kg gaiola banco concha cinto de seis pontos volante de competiçao removivel pedais de competiçao painel digital com coleta de dados e escapamento direto que eleva a potencia do 2 0 turbinado para 306 cv mas e bem mais do que isso a carga de pista dos amortecedores ohlins os slicks pirelli 245/645 r18 o cambio manual e o fato de voce nao ter praticamente nenhuma assistencia eletronica nao ha abs e em decorrencia nao ha controle de estabilidade fazem do evo r um veiculo completamente diferente cru arisco intenso carro de corrida e carro de corrida a diferença da intensidade de experiencia entre pilotar o evo x e o evo r e mais ou menos entre uma briga de travesseiros e uma com tacos de beisebol e olha que o carro de rua e bem nervoso na minha segunda ida a pista consegui cravar 1 52 7 tempo que arrancou elogios dos instrutores mas ao ver a telemetria na foto acima ingo hoffmann analisava a volta de francisco um dos alunos em comparaçao a volta de referencia feita por eric darwich ficava claro que havia muito onde melhorar era uma janela de tres segundos contudo o objetivo do primeiro dia nao e virar tempo mas sim se ambientar com as reaçoes de um carro de corrida sem assistencias tudo inclusive a perda de controle acontece muito rapido em um race car no fim do dia estavamos nos os alunos esgotados mentalmente fomos para um hotel em mogi mirim e a noite saimos todos para jantar com o ingo o cesar e o eric varias historias muitas risadas e um baita peixe na brasa encerraram a noite em um belo restaurante na volta uma saveiro tunada quis empurrar o evo de rua do ingo ah se ele soubesse em teoria era voltar para o hotel e dormir mas acho que o lado competitivo acabou falando mais alto peguei a telemetria o video onboard comecei a ver meus vicios e onde dava pra melhorar e rabisquei um monte de notas mentais achei que isso facilitaria o aprendizado e funcionou mas ja era pra la da madrugada dia 2 partindo para as cabeças o dia seguinte começou cedo com uma aula teorica mais especifica sobre pilotagem noçoes de setup e alguns macetes para conseguirmos manter a cabeça funcionando resistindo a adrenalina como o foco deste dia e o cronometro e a precisao de pilotagem a explicaçao do velo citta fica mais detalhada com a indicaçao de todas as marchas e o layout do traçado ideal este dia e ainda mais intenso que o anterior quatro sessoes de cinco voltas e em cada uma delas uma analise de telemetria com o ingo curva a curva acredite e mais do que voce consegue absorver no por do sol voce estara esgotado mentalmente e dependendo do seu condicionamento fisicamente tambem na minha primeira saida baixei um segundo e meio do dia anterior e cravei 1 51 2 fiquei feliz pacas porque o abismo para o tempo do instrutor era agora de apenas 1 5 s mas tinha mais espaço para melhoras e o fato de eu receber cada vez menos mensagens do radio significava que a coisa tava indo pro caminho certo na segunda saida baixei a marca para 1 50 7 este tempo de acordo com eric darwich me colocaria no top 5 da historia do curso mas no fim desta sessao derrapei de lado com o evo r na curva 2 uma das mais dificeis e velozes do traçado veja o video na parte final desta reportagem perdi a traseira na entrada e fiz um drift sobre a grama do lado de dentro a sabe se la quantos km/h minha confiança ficou abalada mas precisava recuperar o foco seria um desperdicio perder o ritmo todo pois ainda havia mais duas saidas sentei no chao e fiquei pensando no que tinha acontecido com a ajuda do eric fizemos a biopsia do erro falarei mais sobre isso depois e dei uma pausa forçada de uns 20 minutos pois logo depois um colega de profissao sofreu um acidente com o carro que estavamos revezando nada grave mas encerrou o dia do evo r numero 4 passei a usar o 2 para mim a pausa foi boa pois entrei na pista mais calmo do que nunca e com isso cravei 1 50 6 e depois 1 50 2 video abaixo meu tempo estava a apenas tres decimos da volta cravada pelos instrutores hellyeah [youtube id= yg6dn8pn09w width= 620 height= 349 ] nessa condiçao de carro e clima essa media de 1 50 baixos e a dos ponteiros desta categoria durante a corrida me disse cesar urnhani durante o almoço fiquei lisonjeado saber que seria capaz de ser competitivo no grupo da frente numa categoria de gentlemen drivers foi uma enorme realizaçao pessoal em bom portugues estava feliz pra cacete mas havia um porem ja na ultima volta daquela sessao eu estava esgotado mentalmente tanto que abortei a volta seguinte por reconhecer que estava mais reagindo que agindo sobre o carro naquele ponto e durante uma corrida os caras fazem voltas nesse tempo muitas e muitas vezes no meio de um bolo not so easy e o esgotamento nao foi recuperado depois do almoço na minha quarta e ultima sessao nao estava conseguindo pensar direito em velocidade talvez se nao tivesse saido da pista mais cedo estaria com mais disposiçao mental mas enfim ja era abortei a busca de ficar cavando tempo e andei numa tocadinha bacana virando na casa de 1 51 baixos melhor isso que arriscar querer ser o heroi dos 1 49 bater o evo r e acabar com o dia ah mas se tivesse um terceiro dia o cronometro ia ver so uma coisa algumas das liçoes que aprendi e muito dificil enumerar em topicos as coisas que aprendi neste curso porque muitas sao intangiveis sem mencionar a grandiosidade e a intensidade da experiencia em si mas da para falar um pouco sobre alguns topicos interessantes slicks sao slicks com o evo x de rua era relativamente facil de encontrar o limite de aderencia longitudinal e lateral ainda que seus pneus fossem esportivos eles davam bastante sinais auditivos e sensitivos destes limites a direçao ganha peso proximo ao limite de aderencia e quando se passa ela fica mole ha vibraçoes os pneus cantam com diversas vozes que lhe comunicam todos os estagios de grip do pneu com slicks no caso lancer evo r um jogo de pirelli 245/645 r18 nas quatro rodas os evo rs usam slicks 20 mm mais largos tambem da pirelli voce trabalha com uma margem muito mais estreita na relaçao entre angulo de deriva e aceleraçao lateral faremos um post sobre isso em breve em resumo praticamente nao ha avisos e como tentar andar sobre um muro pneus de rua e sobre uma corda bamba slicks de competiçao os avisos de que voce ira cair ate existem mas as margens sao menores e os prejuizos muito maiores quando voce extrapola com pneus de rua voce vai ser castigado por um cantar picotado e uma saida de curva lenta com slicks as chances de voce se arrebentar sao muito maiores a velocidade de contorno em curvas e muito mais alta e o decaimento de aderencia depois do limite e assombroso travar os pneus nas frenagens e algo que acontece com uma facilidade impressionante e uma vez que voce os fritou o flat spot criado na banda de rodagem vira um convite fisico para que o problema aconteça novamente o que fazer com erros mais serios durante as sessoes de treino pequenos erros aconteciam aqui e ali o importante e voce estar com a adrenalina domada e o cerebro ligado para perceber onde voce errou e tentar melhorar isso ja na proxima volta ou seja nao correr feito um tapado o problema e quando acontece um erro de escala maior no video abaixo juntei meus principais erros escandalosos mas foi a derrapada da curva 2 que me fez um bom estrago emocional [youtube id= xsknwmnp2vm width= 620 height= 349 ] ao voltar para os boxes me lembrei de um trecho de um livro do emerson fittipaldi chamado a arte de pilotar sim o senna tambem tem um livro com o mesmo nome no qual ele fala sobre a importancia de procurar descobrir exatamente o que causou um erro ou um acidente sem este exercicio investigativo a eventualidade se transforma em medo pela falta de explicaçao e a confiança se abala gravemente ajudado por darwich vimos que o pneu traseiro escorregou na zebra no momento da tomada da curva que tambem fiz com um minimo de agressividade a mais combinado ao trail braking que ja induz naturalmente a uma traseira mais leve com isso ganhei a confiança pra voltar e baixar meu tempo mas especificamente na curva 2 o ritmo nao era mais o mesmo a pista ficou imunda e bem meu pe tendia a ficar um pouco mais leve naquele trecho depois da atravessada cachorro vacinado sabe como e abrindo mao de ir mais rapido a adrenalina e um perigo porque ela tira percepçao espacial e tende a sobrecarregar nossas reaçoes com força em demasia lembra quando falei que os slicks quase nao davam aviso nao e força e jeito disse cesar urnhani ao menos tres vezes durante o curso frase que tambem ouvi de ingo hoffmann apos a volta rapida que fiz com ele para escrever o guia curva a curva do velo citta controlando os nervos e as emoçoes passei a perceber melhor os pequenos avisos que o carro dava quando se aproximava do limite mas mais do que isso estando mais sereno tambem percebi os avisos que meu organismo me deu a sobrecarga mental de aprender a pilotar um carro de corrida numa pista como o velo citta e bastante intensa para quem nao e um piloto profissional e como um musculo o cerebro tambem tem um limite de esforço e fadiga na minha ultima saida estava esgotado como se tivesse trabalhado o dia inteiro sabe aquele momento em que os olhos passeiam por linhas de um texto mas nao captam nenhuma informaçao o problema e que eu estava em um carro de corrida rapido pra cacete o equivalente a perder um paragrafo aqui teria consequencias fisicas bem serias sim claro queria ter ido um pouquinho mais rapido mas nao estava la pra ficar competindo de fazer a volta mais veloz do curso estava la pra aprender a pilotar e acho que peguei uma otima base vale a pena fazer o curso a mitsubishi / ralliart oferece tres possibilidades de experiencia com o lancer x a mais em conta e a lancer experience clique aqui para acessar o site por r$ 2 200 voce tem um curso expresso de direçao esportiva a bordo de um evo x de rua algo relativamente acessivel e que e recomendavel para quem nunca acelerou em um autodromo ainda mais com um esportivo deste calibre acima disso estao os cursos de pilotagem para homologaçao na cba clique aqui para acessar o site do mitsubishi racing school ou seja se voce atingir os criterios determinados por ingo & cia nao e so o tempo minimo de volta que manterei em segredo para nao prejudicar a dinamica do curso mas tambem quesitos de concentraçao e estabilidade emocional ganha o direito de tirar a carteira de piloto da confederaçao o primeiro e uma versao condensada em um dia deste curso que fiz uma especie de intensivao com as mesmas atividades tanto com o evo x quanto com o evo r o valor do mitsubishi racing school e de r$ 6 500 ele cai como uma luva para pilotos de track day ou para entusiastas que querem ir a fundo na busca do limite em direçao esportiva ja o curso completo de dois dias e algo focado na formaçao de um piloto profissional o que explica o nivel de exigencia e de detalhismo infelizmente o valor orbital de r$ 13 mil definitivamente e para poucos mas e importante relativizarmos as coisas lembre se de que voce estara pilotando um lancer evo de corrida um carro que custaria para la dos r$ 300 mil por quase trinta voltas ou seja a duraçao de uma prova tera cinco analises de telemetria com profissionais mais do que qualificados e o acompanhamento do desempenho em pista e feito de forma impar acima disso o autodromo velo citta tem um dos traçados mais tecnicos e intensos do pais um curso de pilotagem la tem muito mais valor tecnico do que em um traçado como o de interlagos que nao deixa de ter o seu valor e claro nao podemos deixar de mencionar a cereja do bolo que e ter a companhia de ingo hoffmann cesar urnhani e eric darwich como professores quase exclusivos durante este periodo [youtube id= kexis_ is3s width= 620 height= 349 ] nao sou eu quem vai dizer se fazer um curso tao caro vale a pena isso e algo a ser respondido pela situaçao financeira de cada um mas posso ponderar algumas coisas graças ao meu trabalho vivi algumas historias dignas de serem contadas para os futuros netos como pilotar um audi rs4 em zeltweg e um mercedes benz sls amg black series em paul ricard e embora estas sejam historias mais sofisticadas a intensidade da experiencia e o grau do aprendizado nao se comparam com o que eu passei no velo citta nestes dois dias por isso se voce tem a condiçao economica nao lhe dou opçao faça o premium racing school para a maior parte dos entusiastas eu recomendaria o racing school o de r$ 6 5 mil pois e um valor relativamente acessivel muita gente gasta quase isso num trabalho de cabeçote e coletor de admissao nao pense que upgrade e so feito em equipamento na verdade o melhor upgrade e voce se tornar um piloto capaz de extrair o maximo do seu carro com constancia e sem bota lo em risco e o cronometro nunca deu muita bola para egos serviço mitsubishi drive club lancer experience link do site mitsubishi racing school link do site e mail racingschool@mmcb com br telefone 11 5694 2933
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