nada parece real neste momento boca seca maos geladas formigamento na alma uma taquicardia que tentava desacelerar inutilmente respirando de forma pausada estou a segundos de pilotar no nurburgring nordschleife pela primeira vez na vida posso dizer que tive uma sorte dos diabos na minha carreira quase todos os porsche e aston martin ja passaram pelas minhas maos nos ultimos cinco anos pude pilotar o audi rs4 em zeltweg o mercedes benz sls black series em paul ricard o porsche boxster no local de um dos especiais do rali de monte carlo isso sem falar na corrida da lancer cup que ate entao tinha sido a experiencia mais intensa que tinha passado mas nada disso parecia me confortar psicologicamente naquele instante eu era um nada com conhecimento zero nurburgring nordschleife esta em uma categoria isolada na estratosfera e a ilha de man dos automoveis a sensaçao era a de estar na fila da montanha russa de volta aos meus treze anos de idade terror e extase do desconhecido a fila para a cancela e longa mas anda rapidamente a cada cinco segundos um carro parte instante depois os ouço em aceleraçao plena mclaren mp4 12 c lotus elise porsche 911 gt3 bmw m3 e46 jaguar e type estou cercado por algo que mais parece um showroom de gran turismo do que com a realidade mas desta vez era real e como veremos nurburgring te mostra a realidade de uma forma muito particular no estomago aproximo o ring card do leitor otico nao existe mais volta daqui em diante serao 73 curvas 20 8 quilometros e 300 metros de variaçao topografica em um risco de asfalto com pouco mais de seis metros de largura emoldurado pela floresta das montanhas de eiffel inferno verde quando o tunel de cones desaparece meu pe direito esmaga o acelerador do nissan 370z neste momento ocorre o inexplicavel fenomeno da ansiedade evaporar e ser substituida por concentraçao os 20 8 km do nordschleife começam com um soco na cara um trecho de aceleraçao plena em mergulho com uma quebra de relevo tao forte que e possivel ver o asfalto todo raspado uma rapida olhada para o velocimetro e me dou conta de que esta seria somente a primeira vez de varias em que passaria dos 200 km/h so que numeros nao conseguem descrever a monstruosidade que e esta pista ela possui a metade da largura do traçado de interlagos o que multiplica exponencialmente a sensaçao de velocidade as centenas de ondulaçoes agressivas na superficie dificultam a percepçao espacial e fazem a suspensao trabalhar de forma extrema no limite da aderencia e as quebras de relevo sao nada menos que brutais em ao menos seis trechos do traçado neste em especifico e como se um brutamontes forçasse os seus ombros para baixo com um golpe seco e dificil ate de movimentar os pedais mas o que revira as visceras e o cenario oposto a palavra mergulho nao e suficiente estou falando da sensaçao de o chao desaparecer de voce ficar suspenso pelo cinto de segurança e do seu estomago flutuar dentro de seu torax enquanto o capacete martela o forro do teto baixo do nissan 370z e dificil de descrever a sensaçao de pilotar em nurburgring em seu sangue e injetado o desejo de se ir o mais veloz possivel como em qualquer autodromo mas existe algo mais sombrio e que te acompanha a sombra durante toda a volta voce sabe que esta ali mas nao olha o perigo de se machucar de verdade em muitos trechos de alta como o que antecede o schwedenkreuz km 4 5 imagem abaixo as longas pernas a esquerda de kesselchen km 11 5 e os esses antes do schwalbenschwanz km 18 voce esta a 200 km/h ou mais mas a visibilidade fica limitada a algo entre 100 e 200 metros devido as descidas abruptas e aos morros e florestas que emolduram o traçado isso sem falar na alternancia entre sombra e o sol no horizonte queimando suas retinas a esta velocidade em apenas um segundo sao percorridos 55 6 metros talvez a melhor forma de se descrever nurburgring nordschleife seja compara lo a uma prova de hillclimb as famosas subidas de montanha pois o relevo o desenho das curvas a superficie irregular do asfalto a largura da pista o perigo tudo se assemelha muito mais a uma estrada de montanha do que a um autodromo o fascinio e a unicidade da experiencia estao na mesma proporçao do risco e os acidentes nao sao poucos durante a minha estadia vi um acidente a cada vinte minutos em pista aproximadamente alias nao mencionei outro ponto marcante de pilotar la a quantidade assombrosa de participantes com uma variaçao qualitativa tao ampla que e como se voce colocasse schumacher a familia buscape e todas as centenas de tons intermediarios entre eles no mesmo espaço e motos e superesportivos e carros de rua preparados de civic type r a porsche 911 e carros de competiçao usando pneus semi slick nao e permitido usar pneus que nao sejam d o t nas tourist laps e o mais completo e maravilhoso caos por isso de forma geral todos os carros se respeitam muito nas ultrapassagens ninguem quer se machucar ou colocar os outros em risco para entender um pouco melhor o drama de acelerar la pegue uma carona comigo no video abaixo ele foi registrado no meu terceiro dia pilotando em nurburgring nao esqueça de aumentar bem o volume e de colocar em tela cheia [youtube id= cc l3lhfius width= 620 height= 349 ] voces irao se incomodar com a luz direta nos olhos com a falta de visibilidade com a quantidade de vibraçoes e sacolejos e com a necessidade de ultrapassar carros por fora em curvas de todo tipo pois todas as ultrapassagens devem ser feitas pela esquerda isso da uma minima ideia do que e o nordschleife nao existe paz nao existe conforto nao existe planejamento com uma janela de varios segundos como em um autodromo moderno quando a camera esta fixa no vidro nao da pra perceber tanto como o chao e ondulado a suspensao esta quase sempre trabalhando fora do ideal em termos de geometria por isso sequer ousei desligar os controles de traçao e de estabilidade so que as forças de aceleraçao verticais ora esmagando seus ombros ora te levando ao teto estas voces so poderao sentir vivendo o inferno verde e e justamente esta a parte mais selvagem da experiencia quando cruzei o gantry do audi r8 ponto que marca o fim da tourist lap a realidade parecia ainda mais distante do que no começo eu fiz isso eu completei uma volta em nurburgring cacete eu estou em nurburgring nordschleife vivendo este momento ao vivo balançava a cabeça incredulo os olhos chegaram a marejar mas nao havia tempo para drama hora de sair da pista dar uma leve arrefecida no motor e nos freios passeando em velocidade de cruzeiro na estrada paralela ao autodromo e de voltar ao inferno verde foram apenas duas neste primeiro dia estaria mentindo se dissesse que nao estava atordoado na minha primeira volta esqueci de ligar a gopro na segunda volta liguei a gopro mas nao acionei o gravador que estava a ela conectado o video ficou mudo de madrugada baixei o video e nao resisti cronometrei o tempo da ponte da bilstein ao letreiro do audi r8 o famoso bridge to gantry usado como referencia para os tempos de volta ja que nao e possivel completar um ciclo inteiro o tempo 9 19 nada mau para o primeiro dia em pista como voces viram dois dias depois baixei esta marca em 30 segundos ainda havia bastante sobra para melhoras mas o foco definitivamente nao era castigar o cronometro e sim viver a experiencia alias e bom e importante haver alguma sobra de aderencia nos trechos de menor visibilidade voce nunca sabe quando ira precisar fazer uma manobra evasiva por conta de um acidente estava em extase completo sobrevivi ao nordschleife eu ricardo pagianotto e sua namorada viktoria e marcio murta tres brasileiros tres apaixonados por carros que graças a uma incrivel coincidencia puderam dividir as glorias de ter vivido aquilo fomos ao restaurante pistenklause da familia da piloto sabine schmitz e la pedimos um dos pratos mais tradicionais a carne na pedra ou pedra na carne ou qualquer coisa deste tipo horas mais tarde decidimos coroar aquele dia com outro rito de passagem passava da meia noite quando decidimos ver o lado negro do inferno verde da esquerda para a direita viktoria pagianotto e murta lambendo o asfalto e eu no fundo passando com a unica fonte de luz que havia nesta imagem nossa caminhada se deu em um breu absoluto a fotografia abaixo da uma dimensao mais precisa do que foi a experiencia de caminhar no nordschleife de madrugada o ceu nublado mal iluminava os contornos da pista toda a floresta era um imenso breu ouviamos apenas os nossos passos estavamos la para fazer uma fotografia muito especial no karussell e para isso caminhamos por mais de tres quilometros na pista ricardo fa incondicional de bmw encontrou este brasao perto de um dos pontos mais altos da pista infelizmente foi tambem nosso ultimo momento de paz repentinamente um barulho muito forte no guard rail como se uma pedra pesada tivesse sido arremessada nos fez abortar os planos e caminhar rapidamente de volta honestamente talvez nao fosse nada mas no beneficio da duvida e da completa falta de luz e de segurança evaporamos de la a tal foto tera de esperar um pouco mais os dias seguintes nurburgring e seus imprevistos em meu terceiro dia em nurburg aproveitei para conhecer melhor a cidade e as lojas antes de ir para o autodromo que ficou aberto apenas entre as 17 30 e as 19 00 experimentei adicionar mais pressao nos pneus passando de 2 4 bar 34 8 psi para 3 bar 43 5 psi com isso os flancos ficaram mais estaveis e ganhei um pouco mais de linearidade e precisao nas curvas com ondulaçoes no asfalto foi neste dia em que registrei minha melhor passagem que voces viram la em cima foto marcio murta / alta rpm na manha do dia seguinte um sabado pilotei o meu rent a racer originalmente seria um megane rs da rsr mas um imprevisto com o carro me fez mudar de planos assumi entao o bmw 125i da rent4ring onde trabalha o fotografo dale lomas tambem conhecido como o responsavel pelo site bridge to gantry especializado no nordschleife a historia com o bimmer sera contada em breve tirando a parte da manha que foi seriamente divertida o sabado foi um dia frustrante muitos acidentes interrupçoes da pista a todo instante cada vez que ela fica fechada para substituiçao de guard rails limpeza apuraçao policial e afins consome se ao menos 45 minutos e praticamente nenhuma volta sem trafego pesado e ao menos duas bandeiras amarelas sempre presentes na pista me fizeram concluir planeje sua viagem para pilotar durante a semana embora estivesse pilotando bem mais rapido que nos primeiros dias com o 370z sequer cheguei a aferir os tempos nos videos pois a atmosfera estava tensa nao houve como fazer uma volta limpa e nao estava disposto a correr riscos no meio de todo mundo so para ter um bom registro quer ter uma ideia do quao cheio a coisa ficou entao segura se toda essa lotaçao do sabado me fez desistir cedo de tentar correr no nordschleife por outro lado me estimulou a encostar a chave do 370z no meu bolso pegar a camera fotografica e tirar centenas e centenas de fotos no proximo post voces terao uma overdose extremamente mal educada de carporn o domingo amanheceu como se alguem tivesse desligado a chave geral do bom clima em nurburg adeus sol adeus temperatura agradavel dava pra ficar de camiseta e jeans durante todo o dia uma nevoa pesada acompanhada de uma finissima garoa fez com que a pista sequer abrisse no domingo foi extremamente frustrante pois seria o meu ultimo dia com o nissan 370z na manha de segunda feira teria de voltar para frankfurt devolve lo ao mr pretzner que cuida da frota da marca e bem pegar o audi r8 so que com este clima temia pelo pior que nao conseguiria pilotar o audi no inferno verde a previsao do tempo confirmava este temor comecei a ficar incomodado e assim sem mais nem menos o tempo que parecia sobrar no calendario se tornou magro sera que dez dias seriam insuficientes para a experiencia que planejei confira a lista das reportagens do especial nurburgring nordschleife missao nurburgring nordschleife dez dias tres carros e o flatout no templo nurburgring nordschleife o guia definitivo para voce planejar a sua viagem nurburgring nordschleife o começo da jornada eu o nissan 370z e o nurburgring nordschleife pela primeira vez na vida overdose de carporn os carros que aceleram no nurburgring nordschleife começando a pegar intimidade no nurburgring nordschleife com o bmw 125i as lojas de nurburgring de torradeiras a sapatilhas do nordschleife tres amigos duas coincidencias e nurburgring nordschleife extase e terror o audi r8 e nurburgring nordschleife quando senti o arrepio da morte de perto conheça os arredores de nurburgring a bordo do audi r8 conheça o castelo de nurburg nurburgring nordschleife quanto que um simulador pode te ajudar sudschleife explorando as fantasmagoricas ruinas do traçado perdido como pilotar no nurburgring nordschleife sem se matar nem decepcionar o cronometro nurburgring nordschleife guia de viagem atualizado o museu de nurburgring nordschleife ring werk nurburgring nordschleife consideraçoes finais
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