o problema das vans sempre foi de aparencia a cara de caixote ambulante com rodinhas pequenas demais para laterais tao grandes um problema visual de imagem e nao tecnico o lançamento esta semana da nova ford transit transit custom ms rt uma van com cara mais esportiva parece uma excelente ideia neste sentido normalmente reclamamos de versoes esportivas so de aparencia mas em van parece uma boa ideia ja que a imagem e so o que peca aqui [caption id= attachment_357686 align= aligncenter width= 999 ] ford transit transit custom ms rt[/caption] vans modernas como estas transit sao coisas sensacionais para se ter sao de uma versatilidade incrivel ainda sao disponiveis com cambio manual tem uma estabilidade interessantissima e conforto de ar condicionado alem de motores diesel com potencia e torque mais que suficientes para o dia a dia elevaram a outro patamar algo que sempre foi extremamente util e versatil inevitavel lembrar de gente que veio antes para dizer exatamente a mesma coisa especialmente um certo peter egan para quem nao o conhece egan e um dos maiores colunistas americanos a se dedicar ao automovel por decadas escreveu esta deliciosa coluna na revista road & track falava apenas sobre um assunto sua propria vida com automoveis a vida dele olhando para o tema das colunas parece boa demais para ser verdade cheia de carros novos carros usados buicks seminovos e cadillacs antigos e motocicletas de todos os tipos mas sua real paixao eram os carros e motos esportivos classicos dos anos 60 principalmente e ingleses em sua maioria [caption id= attachment_357687 align= aligncenter width= 999 ] peter egan em sua garagem[/caption] confesso que certa feita deixei de le lo de raiva americanos mal acostumados cheios de first world problems ja deixei de acompanhar muita gente por este motivo o assunto fica tao fora da realidade normal de nos brasileiros que deixa de ser relevante para a gente mas para os textos de egan sempre voltava e um mundo diferente do meu sim mas um que encanta pelos altos e baixos da vida com carros antigos algo familiar para qualquer um que ja tenha entrado neste meio e e claro pela poesia incutida nisso pelo autor era igualzinho um canal de youtube a coluna de egan; mas uma que era possivel de se acompanhar bem mais calmamente sem excitaçao e ansiedade tao perenes na midia filmada de hoje para começo de conversa era um capitulo por mes so acompanhavamos mes a mes suas longas reformas de porsches 356 jaguares e type motos triumph velhos lotus de todos os tipos e carros de corrida antigos peter e um artista da pena e seu estilo calmo auto depreciativo contemplativo e filosofico me marcou profundamente e ate hoje me faz voltar regularmente as minhas estantes de road & tracks antigas para uma pequena dose de memorias gostosas a gente se sente mesmo sem nunca ter falado com ele como velhos amigos mas conto isso porque algo que sempre me lembro dele e que contrariando a vasta maioria da populaçao americana que sempre tem uma picape na garagem peter preferia usar uma serie de furgoes de carga sejam eles fords ou chevrolet no seu dia a dia a historia de como comprou sua primeira van e egan at his best conta ele que estava num estacionamento de uma pista de corrida dentro de sua perua ford depois de ter rebocado seu carro de corridas antigo para uma prova do scca nos anos 80 chovia muito e ele praticava um contorcionismo danado para se enfiar dentro do macacao de corrida dentro da perua o porta malas estava abarrotado de peças pneus e ferramentas e os vidros embaçados pelo menos impediam que suas partes pudentas ficassem totalmente visiveis uma situaçao lamentavel e desconfortavel e o pior e que depois de vestido tinha que esperar ali dentro mesmo pois la fora nao existia lugar para se proteger da chuva foi quando limpando um vidro embaçado viu um amigo dentro de sua van chevrolet a van estava com a porta lateral aberta e o sujeito ja vestido tranquilamente com espaço de sobra para ficar praticamente de pe descansava bem sossegado sentado num banquinho com uma xicara de cafe na mao cafe este preparado ali mesmo num fogaozinho portatil bem visivel olhando a chuva cair egan pensou na hora talvez seja a hora de comprar uma van… sua primeira van ilustra claramente o carater utilitario do veiculo como ele contou em sua coluna em abril de 1994 quase exatamente 30 anos atras [caption id= attachment_357689 align= aligncenter width= 999 ] a arte da coluna van e carro de corrida combinam[/caption] era uma chevrolet 1980 azul com o seis em linha de 250 cid 4 1 litros o do opala e foi minha por 9 anos comprei usada em 1985 na road & track onde era usado como caminhao de entrega de correspondencia com 120 mil km rodados ele passou a maior parte de sua vida correndo de um lado para outro nos quatro quarteiroes entre o armazem da r&t e o escritorio principal em newport beach como qualquer um lhe dira esses trajetos curtos com motor frio nao sao os melhores tipos para durabilidade para complicar esse quadro de serviço a van era conduzida por uma sucessao de jovens funcionarios alguns dos quais eram bastante simpaticos as maquinas outros acreditavam que os eixos como o recorde de velocidade em terra foram feitos para serem quebrados eles gostavam de muitas rotaçoes e pequenos trechos de borracha preta no chao [caption id= attachment_357692 align= aligncenter width= 999 ] uma chevrolet g20 1980 parecida com a de egan[/caption] apesar desse tratamento misto o chevy foi um dos melhores veiculos em termos de custo por quilometro que ja tive logo depois de compra lo instalei novos rolamentos de roda adicionei algumas janelas de vidro laterais e aparafusei um elegante banco de passageiro tirado de uma vw vanagon depois corri com um formula ford por dois anos e usei a van para reboca lo potencia nao tinha em abundancia em terreno plano ele transportaria quatro pessoas e puxaria um trailer aberto a uma serena velocidade de 110 km/h o dia todo subindo o famoso grapevine da california no entanto essa velocidade eventualmente baixava para 60 km/h relegando o a companhia de caminhoes igualmente lentos na direita tipo gente transportando metades de casas pedaços do onibus espacial ou novos dinamos para a represa hoover mas ele continuou funcionando feito um relogio e continuou util como sempre quando nos mudamos da california para wisconsin ele carregou todos os meus baus de ferramentas um torno mecanico south bend dois cabeçotes de mgb duas motocicletas quatro guitarras um amplificador fender super reverb e um lotus seven desmontado em um reboque sem reclamar consumindo apenas um litro de oleo no processo ler egan regularmente mostra de forma bem pratica e divertida as vantagens deste tipo de veiculo uma van mantem sua carga seca e livre de po e este vasto compartimento de carga pode ser acessado por dentro sem precisar sair do veiculo e a picape esta forma de utilitario de uso diario e infinitamente mais popular hoje particularmente tenho uma vasta historia com picapes desde pequeno uma foto que gosto muito de 1969 mostra um bebe mao no colo do seu pai tentando dirigir a picape chevrolet c 14 que era da companhia de mineraçao na qual o pai trabalhava lembro me muito bem de quando muito tempo depois meu pai comprou um sitio perto da cidade mineira de juiz de fora a primeira coisa que ele fez ao se mudar definitivamente para o sitio foi comprar uma picape [caption id= attachment_357688 align= aligncenter width= 999 ] picape ou van [/caption] afinal de contas em sua nova condiçao de sitiante ela devia ser completada com um veiculo que espelhasse isto para todos a familia so comprava chevrolet entao seguindo velha tradiçao iniciada pelo meu avo materno com um chevrolet 1937 acabamos nao com um mas duas picapes ou proximo disso uma das ultimas c 20 com o motor 4100 de omega e uma das primeiras blazer derivadas de s10 uma perua basica manual com motor quatro cilindros de 2 2 litros e injeçao monoponto dizer que foram escolhas tragicas e pouco; basta dizer que a tal tradiçao chevroletistica em dois anos foi sumariamente abandonada a c 20 era um carro muito legal que eu gostava muito nas estradas de terra desertas que circundavam nosso sitio o motorzao de torque abundante e a traseira leve fazia da picape um carro divertidissimo mas no uso normal do sitio nao era la grande coisa como raramente chegava a carregar peso suficiente na caçamba para melhorar a traçao as vezes ficava imobilizada ate em cima de grama molhada era algo estranho para meu pai que se acostumara com a pampa que tinhamos antes para trabalho que nao atolava nunca e veja bem nao uma pampa 4x4 era uma traçao dianteira 1 8 a alcool 1992 com pneus pirelli m+s quando ia a cidade no caso juiz de fora a c20 era um sofrimento a construçao de chassi separado somado a caçamba vazia e feixes de molas atras fazia da c 20 um carro meio desconfortavel nas estradas de terra esburacadas e na cidade seu tamanho nao combinava com as ruas estreitas e os estacionamentos absurdamente apertados desta cidade mineira fora que consumia muito combustivel e no trecho de estrada asfaltada nao era la grande coisa em desempenho mas ainda pior era a blazer; esta parecia realmente que ia desmontar nas estradinhas e o motor 2 2 litros era alem de extremamente lento e beberrao uma coisa vibradora e barulhenta e era pouco confiavel um problema que junto com a propensao a atolar a qualquer chuvinha infelizmente compartilhava com a c 20 aquela blazer acabou com a admiraçao por chevrolets que cultivavamos na familia por decadas em apenas dois anos a s10 melhoraria muito depois as ultimas 2 4 litros sao carros muito bons de dirigir mas para minha familia chegou tarde trocamos a blazer por um renault scenic azul em 1999 uma vanzinha de passageiros em vez do utilitario com monobloco um motor de dois litros forte e economico foi infinitamente melhor nada quebrou era muito mais confortavel na terra muito mais estavel e rigida e nunca atolava com bancos traseiro removiveis bastava uma lona protetora para se tornar facilmente um veiculo de carga excelente tambem a c 20 foi trocada por uma saveiro com resultados semelhantes na verdade a grande diferença ai e a construçao de chassis separado e a traçao traseira em veiculos de carga que quase nunca andam totalmente carregados sim se a carga fosse maior isso mudaria o pendulo um pouco mais para o lado do chassi; mas nao o suficiente nao ha como negar chassi separado apesar de bom em aplicaçoes extrapesadas e versatil para instalaçao de implementos diversos e ultrapassado completamente pelo monobloco em veiculos de passeio e uso misto muita gente acredita que as parrudas peças de suspensao e chassis dessas picapes de chassi separado colocam eles em vantagem em terrenos acidentados onde durariam mais e aguentariam abusos mas na verdade estes componentes estao la apenas para aguentar o paquidermico peso do proprio veiculo e mais um tanto de carga que normalmente e metade de seu peso total ou algo perto disso uma van monobloco mesmo uma como a velha kombi pode carregar o seu proprio peso em carga se bem projetada o chassi separado traz desvantagens multiplas que vao do pior comportamento estrutural em acidentes a menor rigidez do conjunto e o maior peso [caption id= attachment_357685 align= aligncenter width= 999 ] gente e passageiros o forte das van[/caption] nao se ofenda se voce tem uma picape dessas e adora tudo e relativo e existem algumas delas realmente sensacionais diz respeito a execuçao e nao conceito o melhor carro com chassi separado vai ser melhor que o pior carro monobloco se e que me entendem uma execuçao mais avançada conceitualmente nao e necessariamente melhor; so começa de um patamar melhor e como o sistema de direçao de uma alfa romeo gtv por exemplo um dos melhores que existe mesmo sendo rosca sem fim e setor e nao a infinitamente melhor teoricamente pinhao e cremalheira mas sim mesmo as picapes monobloco como nossas saudosas pampas e couriers e os atuais strada saveiro montana toro maverick e a nova rampage que fogem de todos estes problemas e se sao veiculos muito mais sofisticados em comportamento e desempenho ainda assim hoje parecem para mim muito menos uteis que as vans e inevitavel se repetitivo falar aqui do meu citroen berlingo de novo nada que tive depois foi tao util levava o lixo da semana ao ponto de coleta levar a lavadora de alta pressao ao conserto passar na padaria e levar meu filho mais novo e tres amiguinhos ate uma festinha num sitio tudo ao mesmo tempo agora a lavadora karcher dois sacos gigantes de lixo organico o jardim faz lixo pacas e um de reciclavel e a molecada com suas mochilas tudo entra no carro com folga e com teto de lona eletrico aberto ainda fazia a alegria da garotada o bonus aqui era que o berlingo era uma delicia de dirigir sempre leve aos comandos leve ao rodar estavel divertido economico e eficiente se fosse uma viagem com a familia com malas e ate uma bicicleta pequena tudo iria dentro dele protegido das intemperies coisa que sempre e problema com picapes tres bicicletas iam de pe ali e mais tres pessoas com cinto afivelado dentro e um carro incrivelmente versatil [caption id= attachment_357700 align= aligncenter width= 999 ] m b sprinter 4x4 crew van[/caption] uma picape monobloco mesmo as pouco praticas picapinhas pequenas de cabine dupla modernas como a strada apesar de serem veiculos ainda mais estaveis e tao eficientes quanto o berlingo perdem em versatilidade comparativamente com cabine simples sao veiculos limitados no dia a dia de uma familia e se de cabine dupla sao sedas com menos espaço no banco traseiro e de porta malas abertos a poeira e chuva ja as picapes de chassi separado alem de levar as coisas expostas ao mundo la fora como veiculos sao menos adoraveis especialmente pelo tamanho e o peso na minha cabeça furgoes de passageiros pequenos como o berlingo kangoo e o doblo ganham sempre mas claro que estou errado segundo o implacavel mercado as picapes sao um imenso sucesso que so cresce e os furgoes pequenos sao parte do passado gone kaput como simples a logica como ja disse e um argumento de vendas debil uma picape passa uma imagem de robustez de força e poder seu dono projeta a imagem de rustico fazendeiro de esportista radical de homem forte ja um furgao passa a imagem de funcionario da companhia de luz e força indo realizar mais um reparo vestido de macacao debaixo do sol escaldante coloque uma mesma pessoa do lado de uma picape e uma van e a sua imagem desta pessoa muda profundamente uma realidade importante gostemos ou nao apesar da comparaçao ser inevitavel na minha cabeça na realidade sao carros incomparaveis vans sao para ser usadas e nao admiradas ou mostradas com orgulho precisam de um tipo diferente de pessoa para admira las gente menos preocupada com a imagem que passa para o exterior e nao e assim que as picapes nao sejam tambem sensacionais as modernas ficam cada vez melhores sejam monobloco ou chassi separado nao sao uma ma opçao nao entendam mal so e chato quando sao a unica opçao quem ja experimentou a versatilidade das van de uso misto lembra que o automovel e primeiro de tudo uma ferramenta para melhorar nossa vida de aumentar o escopo do que e possivel para nos como individuos independentes nao criar outros problemas criar mais possibilidades nisso a van e imbativel capaz de levar um monte de gente um monte de carga e qualquer mistura dos dois e mais fazer tudo isso mantendo sua carga humana ou otherwise protegidinha dos amigos do alheio e da chuva no geladinho do ar condicionado nao e sensacional
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