la esta voce no meio de uma torcida organizada com bandeiroes setores de arquibancada fogos de artificio gritos de guerra palavroes camisas adesivos e torcedores que sabem o nome dos idolos seus feitos e tem na mente todas as lembranças de outros anos e uma paixao que move pessoas de varios cantos de um pais por conta do esporte e da rivalidade geraçoes unidas por essa mesma paixao do pai para o filho para o neto e assim vai um ambiente nao muito requintado e refinado e que tem ate churrasco rolando diferente de outros palcos do esporte com tao pouca alma perto disso aqui que voce esta vivendo presenciando sentindo pessoas de todas as idades cores sexos poder aquisitivo todos unidos todos torcendo todos curtindo num autodromo hein autodromo serio isso sim meus amigos e mais perto bem mais perto que se pensa na argentina na turismo carretera mais precisamente na prova de aniversario de 80 anos da categoria reconhecida pelo guiness book como a mais antiga categoria oficial de automobilismo do mundo e eu estive la vendo tudo isso de perto eu em la 15 a torcida da chevrolet de perto mesmo a turismo carretera como ja contado aqui no flatout tem raizes nas provas de estrada carretera com carros de rua turismo porem hoje disso ficou somente o nome e a paixao dentre as varias razoes de ter sobrado somente o nome a maior delas e a segurança nos anos 70 medias de velocidade acima de 220 km/h ja eram comuns de se obter nas provas em estradas tanto realizadas em circuitos feitos com a ligaçao de estradas chamados semi permanentes quanto em provas tal o grande premio da argentina que em muito se assemelhava a um rali a ultima prova feita em estradas foi em 1997 no triangulo del tuyu de santa teresita e desde entao nunca mais se competiu assim ja a paixao vem de muito tempo na argentina as corridas sempre foram vistas de forma diferente de outros paises no inicio serviam para conhecer e pavimentar estradas descobrir vilarejos e lugares distantes e criar no pais o sentimento de que os povoados eram unidos assim por muitos anos o automobilismo foi o esporte mais popular por ser acessivel ao povo parece ironico mas se explica era muito comum e numa escala menor ainda e algo recorrente um grupo de pessoas de uma determinada cidade ou provincia se juntar para montar o carro do representante local assim nasceram idolos ligados aonde viviam como lo chueco de balcarce traduzindo o manco de balcarce cidade distante 415 km da capital e quem e esse juan manuel fangio acho que esse voces conhecem la chevy del chueco de balcarce sim o carro ainda existe e funciona e aqui o chevy de juan jose ebarlin notem o apoio da prefeitura de benito juarez cidade distante 430 km de buenos aires alem disso diferentemente do futebol jogado nos estadios e que ficava normalmente mais concentrado na capital as corridas da tc aconteciam nas estradas poeirentas que ligavam os longinquos vilarejos sendo assim no domingo era quase um ritual a familia toda logo cedo na beira da estrada fazendo churrasco e assistindo os idolos andando com os autos velozes um fangio um emiliozzi um galvez eram figuras muito mais acessiveis que os futebolistas afinal eles iam ate o povo torcer pela marca voce esta fazendo isso certo e ja que hoje eles correm em autodromos e certamente nunca chegariam a vir ate o abc paulista onde moro eu fui ate buenos aires no autodromo hermanos galvez para ver e ouvir e quase perder a audiçao depois disso 45 carros aparentemente feios e antiquados com linhas ressemblando o que havia de melhor no parque industrial automotivo argentino dos anos 60 e 70 chevy 400 dodge gtx ika torino e ford falcon e pinturas que lembram capa de caderno de adolescente gearhead de tantos adesivos e cores diferentes com seus motores seis cilindros de 3 2 litros alimentados por dois caburadores weber 48 virando proximo de 9 000 rpm sim crianças e como um 2jz ge virando o que um vtec vira durante cinco horas ao longo de 1 000 km voce disse carburado box de omar guri martinez ford de juan manuel pato silva no box chevy de guillermo ortelli box do ika torino de josito di palma e sabem o que e o mais curioso normalmente temos o conceito de que prova de endurance e tocar na boa sem se arriscar poupando equipamento e que normalmente as provas longas terminam sem emoçao explica isso pros caras entao [youtube id= ptclb_xpxvu width= 620 height= 350 ] desde o inicio era troca de marcha no limite disputas de posiçao intensas toques frenagens onde judas furou as meias as botas ficaram onde estaria o teorico bom senso escapadas de pista traseiradas nas saidas de curvas deixando boas marcas de borracha no asfalto e por ai vai brigando no limite e logico aconteceram problemas de todo tipo desde motor e transmissao ate pane seca teve gente que furou pneu que perdeu roda que quebrou eixo traseiro que ficou sem freio e passou reto na curva mais lenta da pista [youtube id= encsuqkhghg width= 620 height= 350 ] o lider e vencedor juan manuel pato silva tinha uma liderança ate tranquila a 15 voltas para o fim mas ai dois carros quebrados precisaram ser removidos da pista o que exigiu intervençao do pace car juntando todo o pelotao assim os cinco primeiros lutaram francamente ate as ultimas voltas na quinta posiçao estava guillermo ortelli sete vezes campeao da categoria e atual campeao mas ai devido a quebra de motor de mariano werner ford a pane seca de juan martin trucco dodge e a uma ultrapassagem sobre jose marcos angelini dodge ele subiu ate o segundo posto cruzando a linha a 0 5 segundo do vencedor depois de cinco horas e meia de corrida ou seja emoçao nao faltou [youtube id= xktqticajju width= 620 height= 350 ] [youtube id= a6rzaptivpu width= 620 height= 350 ] a comemoraçao do publico e inacreditavel parece futebol misturado com formula 1 em monza mas e so uma categoria local argentina e assim em uma comemoraçao com direito a invasao de pista e piloto vencedor pegando o bandeirao da galera acabou a chamada corrida do seculo da categoria mais importante da argentina com todo o drama com a rivalidade com a emoçao com a euforia com a personalidade que sobra nesses carros que conseguem mostrar que ainda ha vida para quem curte o automobilismo mais puro e simples mais barulhento e puro e — porque nao — mais carburado num mundo tao cheio de downsizing turbos injeçao direta hibridos e eletricos paddle shift drs e ordens de equipe
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