o mundo ja foi muito mais provinciano claro; hoje qualquer informaçao esta disponivel no bolso mas nem sempre foi assim mas mesmo cem anos atras o automovel ajudava a diminuir as diferenças e distancias um europeu podia nao fazer ideia do que fosse os eua entao mas podia experimentar um pouco daquele pais andando em um ford modelo t; algo totalmente diferente do que andava pela europa entao e nao era so diretamente que essa interaçao acontecia andre citroen ao conhecer as fabricas de ford nos eua leva suas tecnicas para a frança e populariza o automovel la o automovel e capaz disso tambem de derrubar distancias nao so com sua velocidade [caption id= attachment_356992 align= aligncenter width= 999 ] europa vs america[/caption] mas desde cedo as diferenças regionais refletiam no automovel e uma maquina cultural alem de mecanica absorvendo a indole e costumes dos seus criadores como nenhuma outra maquina e desde cedo duas escolas se separam antagonicas e frequentemente em disputa veja ford vs ferrari episodio incrivel que ate virou filme de sucesso a luta dos v12 cheios de comandos e giro altissimo dos italianos contra os v8 enormes dos americanos ainda que a vitoria dos americanos se desse pela ajuda de varios europeus da inglaterra era uma vitoria importantissima nos anos 1960 principalmente por causa da velha rixa [caption id= attachment_356993 align= aligncenter width= 999 ] ford vs ferrari[/caption] voce sabe qual e ela americanos tem motores de alto deslocamento mas baixo peso relativo e alta potencia desestressada e fluida desde baixa rotaçao; europeus tem motores pequenos mas que giram muito e sao mais sofisticados europeu faz curva e freia; americano nao europeu pequeno americano grande estereotipos todos mas que como todo estereotipo e longe de ser exato apesar de baseado em fatos reais https //flatout com br/os 60 anos da vitoria do mini cooper em monte carlo/ o fato e que a rixa sempre foi grande por toda historia do automovel e em alguns pontos bem especificos foram as vias de fato ford vs ferrari em le mans claro mas tambem mini vs ford em monte carlo como contamos semana passada aqui hoje vamos contar uma que talvez seja a mais epica e interessante e uma das primeiras uma que acontecida quase cem anos no passado ja 96 anos no dia 18 de abril proximo para ser exato hoje e quase uma lenda sussurrada por entusiastas mais velhos que vale ser recontada [caption id= attachment_356995 align= aligncenter width= 999 ] fred moskovics de pe o piloto frank lockhart ao volante de um stutz blackhawk[/caption] vale um pouco de contexto primeiro começando com os dois principais envolvidos primeiro frederick ewan moskovics 1879 1967 um dos mais famosos e talentosos engenheiros automobilisticos dos eua ainda que doctor fred fosse na verdade nascido em budapeste na hungria o bom dr fred e uma lenda nos eua e um dos fundadores da entidade que hoje conhecemos como sae a sociedade mundial de engenheiros automotivos que tanto faz para o avanço tecnico do automovel por compartilhamento de dados criou as primeiras pistas de corrida americanas os ovais com piso de madeira foi um inovador engenheiro na daimler marmon e franklin e companheiro do famoso charles boss kettering da gm nas pesquisas sobre aumento de octanagem da gasolina moskovics culminou esta carreira substituindo harry stutz na empresa que levava seu nome na stutz criou os famosos oito em linha da companhia a partir de 1926 os stutz 8 de moskovics eram sensacionais enormes chassis potentes e avançados que podiam ser de enormes limusines ou carros esporte e eram especialmente velozes e bons de comportamento em curva meio como os bentley ingleses os caminhoes mais velozes do mundo entao [caption id= attachment_356998 align= aligncenter width= 999 ] o oito em linha do stutz[/caption] oito em linha com comando no cabeçote o carro tinha 4950 cm³ baixo centro de gravidade comportamento seguro em curvas e freios excelentes para a epoca; eram os safety stutz dr fred acreditava que potencia era tambem item de segurança e por isso eram nada menos que 125 cv a 3600 rpm; forte para a epoca e baixa cilindrada [caption id= attachment_357000 align= aligncenter width= 710 ] charles weymann aviador[/caption] neste ponto precisamos conhecer tambem charles terre weymann 1889 1976 weyman nascera no haiti em umas das familias mais ricas do lugar de origem francesa; seu pai porem era americano mas charles weymann era um cidadao do mundo que ficou famoso por ser piloto de aviao pioneiro e ajudar na criaçao da nieuport francesa [caption id= attachment_356999 align= aligncenter width= 999 ] weymann e moskovics juntos em 1928[/caption] depois da primeira guerra weymann usou seu conhecimento na fabricaçao de fuselagens aeronauticas para desenvolver um sistema de fabricaçao de carrocerias madeira revestida de tecido impermeabilizado para automoveis as carrocerias de weymann eram especialmente leves o que o tornou famoso entre os entusiastas de alto desempenho e o fez muito rico abriu fabricas em paris em 1921 e londres em 1923 e depois indianapolis em 1928 como veremos adiante alem disso licenciou seu sistema para muitas das marcas mais famosas da europa e sua fortuna nao parava de crescer a contenda em 1927 dr fred moskovics vai a europa negociar os direitos de fabricaçao das carrocerias de weymann durante o olympia motor show de 1927 acontece uma conversa importantissima aqui entre gente hoje lendaria charles f kettering da gm fred moskovics e charles weymann ocorreu num clube para gentleman’s de londres o kit kat club; existem varias versoes da historia mas de certo sabemos apenas que com certeza ocorreu em meio a espessa fumaça de charuto e pelos melhores vapores de conhaque [caption id= attachment_357001 align= aligncenter width= 999 ] hispano suiza h6c[/caption] e uma conversa familiar para os de nosso credo kettering estava se gabando de que seu cadillac v8 andava mais que um roll royce phantom moskovics respondeu que um stutz poderia vencer qualquer rolls royce a qualquer dia e durante todo o dia e twice on sunday weymann podia ter dupla cidadania franco americana mas era um chevalier de legion d honneur e se sentia mais frances que a maioria dos franceses para nao ficar atras disse que ambos estavam loucos o meu roadster hispano suiza h6c empresa franco espanhola criada por um suiço dai o nome fabricado aqui mesmo em paris da pau facil nos dois disse weymann [caption id= attachment_357003 align= aligncenter width= 999 ] a maioria dos h6c eram como este limousine formal enorme e quase 3 toneladas[/caption] conversa vai e conversa vem entre esses poderosissimos empresarios de ego inflado e ninguem quer ceder so uma competiçao no mundo real mostraria quem efetivamente tinha razao rolls royce e cadillac nao participariam da contenda kettering provavelmente o unico adulto da conversa mas em uma aposta de us$ 25 000 uma fortuna na epoca que poderia comprar 5 hispanos com carroceria weymann zero km stutz blackhawk 8 e hispano suiza h6c iriam se enfrentar [caption id= attachment_357002 align= aligncenter width= 770 ] um raro h6c boulogne chassi curto[/caption] e nao qualquer arrancadinha em sinal nao a corrida duraria 24 horas marcada para começar as 13h do dia 18 de abril de 1928 o local escolhido seria o motor speedway em indianapolis cidade natal dos stutz cada carro teria dois pilotos em turnos de tres horas reparos poderiam ser feitos mas a substituiçao de componentes era proibida [caption id= attachment_357006 align= aligncenter width= 999 ] a famosa cegonha e o logo da hispano[/caption] pausa aqui para falar dos carros ambos eram o absoluto estado da arte em automoveis de alto desempenho em 1928 o hispano era na verdade um carro mais usado para carrocerias grandes de luxo como o cadillac e o rolls royce; mas nem por isso nao era um concorrente menos que formidavel o carro de weymann tinha dois lugares e chassi curto de 3480 mm de entre eixos; o stutz blackhawk o esportivo da linha tinha 3327 mm de entre eixos [caption id= attachment_357007 align= aligncenter width= 999 ] o stutz 8 blackhawk[/caption] o hispano era mais substancial em todas as outras dimensoes porem; mais alto mais largo e pesava algo em torno de duas toneladas versus os 1650 kg do esbelto stutz seu motor seis em linha ohc porem era um monstro 7980 cm³ praticamente 8 litros exatos com taxa de 6 1 dava 144 cv a 2500 rpm versus 125 cv a 3600 do stutz tambem o torque era de 50 mkgf a 1600 rpm para o hispano e 27 5 mkgf de 1400 a 2400 rpm para o stutz se voce reparou o inverso do esperado o carro americano era leve girador e sofisticado; o frances era maior e tinha mais potencia e peso a rotaçoes baixas eram 13 9 kg/cv para o hispano 13 2 kg/cv para o stutz em torque 40 kg/mkgf para o hispano 60 kg/mkgf para o stutz quem poderia dizer quem ganha em 24 horas o stutz era mais agil tinha melhor comportamento e freios hidraulicos lockheed grande novidade entao; ainda que vantagens em curva adiantassem pouco no oval da contenda o hispano tinha freio mecanico mas com o famoso e potente servo mecanico de marc birkigt era tambem um carro bem mais antigo o h6 a primeira versao aparecera em 1922 contra 1926 do stutz 8 e como o oito em linha do stutz podia girar ate 4000 rpm e o hispano nao a velocidade maxima do carro americano era de 170 km/h; o frances chegava apenas a 155 km/h [caption id= attachment_357004 align= aligncenter width= 999 ] os carros no dia em indianapolis[/caption] no dia weymann piloto e daredavil em tempo integral pilotou o seu enorme hispano suiza com o vencedor de le mans em 1926 robert bloch moskovics preferiu assistir so colocou dois pilotos pra dirigir o sensacional blackhawk novinho com letreiros safety stutz pintados nas laterais do chassi gil anderson e tom rooney ambos familiarizados com o oval da prova mas apesar disso na realidade a força estupenda do oito litros hispano colocou o carro na frente na partida e o stutz nao conseguia alcança lo mais na tentativa os pilotos do stutz provavelmente tiveram que acelerar demais e passar da rotaçao maxima recomendada por volta das 16h o carro deles chegou aos boxes para mais de uma hora de reparos no trem de valvulas as 20h20 ele voltou por mais tres horas depois acaba por deglutir uma valvula e a biela em seguida tentou se livrar das amarras de sua vida dentro do bloco abrindo uma janela na sua lateral e fugindo para a liberdade ainda que em pedaços mostrando o motivo da incrivel fama de seu criador marc birkigt o hispano suiza h6c continuou tranquilamente rodando o famoso oval ate que as 8h20 do dia 19 de abril foi declarado vencedor o hispano percorreu 2184 6 km a uma media de 112 9 km/h; o stutz percorreu 1178 8 km esperando multidao ao final das 24 horas moskovics sugeriu uma mini revanche as 13h com outro stutz trazido da fabrica weymann evidentemente um esportista concordou stutz era um cliente importante da carroceria de weymann; talvez nao seja surpresa que nessa revanche abreviada o stutz ganhou foi ensaiada um show para o publico local combinado pelos dois nao importa depois rolaram apertos de mao e felicitaçoes por toda parte e os us$ 25 mil eram de weymann [caption id= attachment_357010 align= aligncenter width= 999 ] o stutz em le mans 1928[/caption] sim o hispano custava cinco vezes mais sim o motor hispano tinha 61% mais cilindrada e apenas 15% mais potencia e sim menos de dois meses depois quando weymann entrou com um carro em le mans de 1928 ele escolheu um stutz nao um hispano suiza era um carro que fazia curvas melhor nao a aposta foi ganha hispano era maior que stutz e pronto vive la france esta visita de weymann a le mans e a continuaçao da velha rixa eua vs europa desta vez contra os bentley ingleses em le mans 1928 um stutz 8 blackhawk preto equipado com o mesmo motor oito em linha sv16 de moskovics liderou a prova de 24 horas de le mans e so foi ultrapassado por um bentley de 4 5 litros perto do final por problemas de transmissao chegou em segundo a primeira vez para um carro americano todo mundo prestou atençao sera que os americanos aprenderam a fazer carro finalmente uma batalha que na verdade nunca tem fim o que nos faz lembrar do cobra e de carrol shelby e ken miles dois amigos um americano e outro ingles e um carro ingles com motor americano o melhor dos dois mundos muita gente famosa ainda o coloca como o maior carro esporte da historia mas isso e assunto que fica para outro dia
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