nao da para perguntar para um cara como eu por que eu me apresentava tudo o que eu queria era voar pelo ar eu era um duble um artista eu amava a emoçao o dinheiro tudo aquilo tudo aquilo me fez evel knievel claro que eu tinha medo voce tem que ser muito idiota para nao ter medo mas eu dei uma surra na morte evel knievel um nome como poucos do tipo que ouve se uma vez para nunca mais esquecer e quando e para ser notorio um nome forte sonoro e inconfundivel tem sua importancia muitas vezes as personalidades escolhem pseudonimos como ozzy osbourne que na verdade se chama john michael osbourne; elton jonh que nasceu reginald dwight; ou mesmo marilyn monroe que se chamava norma jeane mortenson evel knievel soa como evil knievel o que por si so ja e maneiro demais seu nome verdadeiro porem era robert craig knievel bem menos memoravel e preciso admitir por outro lado o nome do cara nao e tao importante quanto sua pessoa knievel tambem e uma daquelas personalidades que podem ficar esquecidas com o passar do tempo nao por qualquer demerito seu mas porque seus feitos estao cada vez mais distantes no passado e o mundo nao para de girar o que vale para tudo na verdade justamente por conta disso e importante resgatar tais feitos eles devem ficar para a posteridade evel knievel ja foi um idolo para todo moleque americano que queria andar de moto para ganhar a vida ele ja foi considerado o maior piloto duble de todos os tempos e provavelmente foi o profissional que mais deu saltos em rampas com sua motocicleta em toda a historia mais de 75 com direito a lista na wikipedia e como uma lista de todos os nocautes de muhammad ali todas as vitorias de ayrton senna ou todos os gols do pele e varios deles foram documentados como seu primeiro salto no programa de tv wild world of sports em 1967 https //www youtube com/watch v=9sgnfewuxkq acontece que antes mesmo de começar a pilotar motos e fazer manobras para ganhar a vida evel knievel ja viveu muitas aventuras o mundo da voltas evel knievel nasceu em 1938 e morreu em 2007 por problemas pulmonares pois e ele provavelmente tinha uma das profissoes mais perigosas do esporte a motor mas morreu de uma doença se estivesse vivo ele teria 82 anos a idade do meu avo e provavelmente ainda estaria acelerando de moto porque era isso que ele sabia fazer nascido em butte montana nos eua evel foi criado em sua terra natal pelos avos paternos descendentes de alemaes seus pais divorciados apos o nascimento de seu irmao nicolas foram embora aos oito anos ele foi assistir a uma apresentaçao de dubles comandada pelo piloto e showman joie chitwood e foi aquilo que mudou sua vida por inumeras vezes evel disse que foi o espetaculo que o levou a tambem tornar se duble mas a vida era dificil e evel teve de abandonar os estudos no segundo ano do ensino medio para trabalhar seu primeiro emprego em uma mina de cobre primeiro operando uma broca so que esse trabalho era uma pedra no sapato do rapaz que logo deu um jeito de ser promovido a operador de retroescavadeira na superficie nao durou muito tempo rapidamente evel aprendeu a usar a pa da escavadeira para empinar o veiculo um belo dia enquanto realizava sua manobra favorita a escavadeira acabou cortando os cabos que levavam energia para a cidade que ficou sem luz por varias horas naturalmente ele foi demitido desempregado knievel so tinha sua moto e uma sede insaciavel por adrenalina entao ele começou a treinar manobras perigosas onde quer que houvesse espaço e foi assim por boa parte da decada de 1950 acontece que as manobras lhe renderam uma ficha na policia pelo famoso reckless driving presume se em 1956 durante uma fuga ele acabou batendo a moto e nao conseguiu escapar na cadeia ele ficou conhecido como evil knievel dizem que por causa de seu colega de cela arthur knauful chamado pelos guardas de awful knauful quando saiu ele trocou o i pelo e porque evil era uma palavra muito pesada depois de cumprir sua pena knievel saiu da prisao com uma mao na frente e outra atras e precisava se virar tentou ser cauboi de rodeio algo comum em montana mas nao conseguiu entao começou a saltar com esquis esporte que tambem estava na moda e ele se deu bem em 1959 aos 21 anos de idade chegou ser campeao regional contudo no fim do ano percebeu que aquilo tambem nao era o que ele queria fazer a soluçao entrar para o exercito imediatamente onde para sua sorte havia um bom programa de atletismo no qual alem de conseguir preparo fisico knievel demonstrou habilidade como velocista e saltador com vara so que knievel ficou apenas alguns meses no exercito pois o excesso de disciplina lhe incomodava voltou para sua cidade natal e casou se com sua namorada linda bork e para sustentar sua recem formada familia tentou a sorte como jogador de hoquei novamente ficou claro que ele mandava bem fundou seu proprio time os butte bombers e de alguma forma conseguiu convencer os jogadores da equipe olimpica de hoquei da tchecoslovaquia a jogar um amistoso com eles durante a partida um desentendimento com outro jogador rendeu a knievel uma expulsao no terceiro tempo ele pegou suas coisas e saiu do estadio mais tarde quando organizadores foram conferir o dinheiro dos ingressos os organizadores da partida descobriram que tudo havia sumido naturalmente todas as suspeitas cairam sobre knievel que nao estava em lugar algum nunca foi provado que knievel roubou o dinheiro mas ele tambem nunca conseguiu provar o contrario por falta de evidencia o comite olimpico americano acabou arcando com o prejuizo e knievel abandonou mais uma breve carreira mas ele nao ficou muito tempo parado depois do fiasco no hoquei decidiu tornar se instrutor de caça silvestre aproveitando que seu avo o havia ensinado a caçar e a pescar sua estrategia de negocio era ousada knievel garantia que todo caçador que contratasse seus serviços voltaria para casa com o animal desejado e se isso nao acontecesse o dinheiro todo seria devolvido knievel quase nunca precisava devolver a grana de seus clientes mas tambem acabou se enrolando com as autoridades nao demorou para que descobrissem que ele levava as pessoas para caçar nas dependencias do parque nacional yellowstone possivelmente uma das reservas naturais mais famosas do mundo onde sempre foi proibido caçar acontece que knievel era uma pessoa curiosa arrumava problemas por suas ideias ruins e saia deles com ideias brilhantes quando foi pego por caçar em yellowstone ele transformou o caso em uma campanha de conscientizaçao contra a caça ilegal de cervos canadenses no parque colheu assinaturas organizou manifestaçoes e no fim conseguiu fazer com que o governo tomasse providencias pegou um par de chifres de cervo colocou nas costas e partiu em uma caminhada ate washington d c para chamar a atençao das autoridades deu certo os cervos foram transferidos para outro lugar onde a caça regulamentada poderia acontecer sem problemas ao voltar para montana knievel começou a pensar em uma forma mais segura e garantida de ganhar a vida afinal ele ja tinha um filho pequeno nascido em 1960 que precisava sustentar por um tempo ele começou a vender apolices de seguro de vida sua oratoria e seu poder de persuasao garantiram bastante sucesso mas quando seu chefe recusou dar a ele uma promoçao knievel pediu as contas parece que estamos contando a historia de um personagem de ficçao como gulliver ou forrest gump mas nao evel era um cara de carne e osso e sua saga estava apenas começando encontrando a si mesmo o começo da nova decada deu a knievel o impeto de sair de butte pegou a mulher e o filho e mudou se para moses lake em washington onde abriu uma concessionaria honda a fabricante japonesa estava começando a fazer sucesso nos eua e aquele era o momento certo para ajudar a divulgar sua loja knievel começou a patrocinar eventos de motocross mas talvez por nao saber administra la acabou tendo que fechar as portas pouco depois como sempre foi fa de motos knievel nao desistiu de trabalhar com elas mudou se outra vez para sunnyside tambem em washington e começou a trabalhar na loja de motos de um certo don pomeroy cujo filho jim pomeroy estava começando na carreira de piloto profissional de motocross jim ensinou evel a fazer um wheelie da forma correta e a andar em pe no banco da moto e evel ficou fascinado afinal desde os oito anos de idade aquilo que ele queria fazer da vida entao em 1965 evel knievel começou a correr atras de se tornar um piloto duble de verdade um stuntman como se diz em ingles e para a sua primeira apresentaçao ainda em moses lake ele fez tudo sozinho alugou o espaço imprimiu os cartazes divulgou os releases vendeu os ingressos e no grande dia tambem foi o locutor do evento como todo bom showman evel gostava de pensar grande para sua primeira exibiçao depois de fazer algumas manobras simples ele revelou a grande atraçao um salto de 12 metros sobre uma gaiola com dois leoes da montanha e uma caixa cheia de cascaveis montou na moto acelerou e conseguiu aterrissar com relativa tranquilidade embora a roda traseira tivesse acertado a caixa com as cobras e como consequencia evel tivesse torcido o tornozelo o dinheiro dos ingressos nao foi tanto assim mas foi o suficiente para que knievel percebesse que caramba podia se dar bem fazendo aquilo ele so precisava de uma equipe de verdade com outros pilotos um coordenador de manobras e infraestrutura para poder se concentrar apenas nos saltos e claro um patrocinador para bancar tudo seu primeiro patrocinador foi um revendedor de motocicletas norton uma beleza ja que as motos estavam garantidas inicialmente knievel quis que sua equipe se chamasse bobby knievel and his motorcycle daredevils mas o patrocinador preferia evil knievel em vez de bobby knievel novamente evil nao agradava muito ao piloto mas ele conseguiu convencer o empresario a deixa lo assinar como evel a primeira apresentaçao de evel e sua equipe acontecem durante um festival na california e a boa recepçao do publico para ele foi a confirmaçao de que era aquele era o caminho certo de sucesso regional a astro nacional nos anos seguintes evel knievel e seus motorcycle daredevils se apresentaram em varias cidades da california e na costa oeste dos eua e enfim começou a ganhar dinheiro de verdade ate que em fevereiro de 1966 um acidente o deixou quatro semanas no hospital sem seu lider a equipe debandou se espontaneamente e uma vez recuperado knievel resolveu seguir carreira solo por mais que uma equipe fosse interessante liberdade criativa faria bem e sozinho knievel começou a bolar um jeito de atrair mais gente a seus espetaculos na epoca todos os saltadores de moto costumavam saltar sobre piscinas ou animais foi knievel quem teve a ideia de saltar sobre carros começando em junho de 1966 quando ele saltou com sua norton sobre 12 carros enfileirados na proxima tentativa foram 12 carros e uma van mas ele calculou mal sua performance e acabou se acidentando novamente ao acertar a roda traseira na van um piloto inconsciente com varias costelas quebradas e um braço fraturado foram as consequencias imediatas knievel teve de tirar mais um tempo para se recuperar mas logo estava saltando novamente e a cada salto bem sucedido mais um carro era adicionado a fileira em 1967 ja eram 16 carros mas no fim daquele ano knievel teve a ideia que daria a ele a projeçao nacional que tanto sonhava aconteceu em novembro de 1967 quando knievel estava no famoso hotel caesar s palace em las vegas para ver uma competiçao de levantamento de peso o hotel tem uma fonte em frente a fachada e quando evel bateu os olhos nela soube que devia salta la começou os preparativos assim que pode e um mes depois la estava knievel com uma equipe de filmagem para registrar a manobra que foi um fracasso a moto desacelerou na saida da rampa e sem velocidade suficiente knievel aterrissou em cima da rampa de segurança com diversas fraturas pelo corpo e uma concussao o piloto ficou mais de um mes internado sem dar noticias ao publico alimentando boatos de que ele estaria em coma algo que depois foi desmentido inumeras vezes pelo proprio evel e sua familia https //www youtube com/watch v=kyggcve2lky na epoca o salto da fonte do caesar s palace havia sido o mais longo ja tentado por knievel o que ele nao poderia prever era que a filmagem do fiasco acabou sendo melhor para sua carreira a rede de televisao abc pagou mais por ela do que teria pago pelo video de um salto perfeito um recordista do desastre apesar do susto o salto em las vegas foi mesmo o ponto de virada na carreira de evel knievel que a partir do ocorrido passou a cobrar us$ 25 000 cerca de us$ 175 000 em valores atualizados por cada apresentaçao era o bastante para que em meados da decada de 1970 knievel fosse multimilionario com diversos contratos de publicidade assinados e fama nacional https //www youtube com/watch v=b h5g9weqcc knievel nunca deixou de provocar o publico com manobras cada vez mais ousadas e no começo dos anos 70 ele alimentou a promessa de que iria saltar sobre o grand canyon ele nunca chegou a faze lo ate porque precisava de permissao do governo mas sempre mencionava a ideia paralelamente knievel colocou em pratica ideias igualmente ousadas porem permitidas pela lei como o salto de 1974 sobre o famoso snake river canyon em idaho pela primeira vez em vez de uma motocicleta knievel lançou mao de nada menos que um foguete ou algo perto disso um prototipo que usava a pressao do vapor d agua em um reservatorio para obter propulsao https //www youtube com/watch v= tocdplxd6i no lançamento o chamado skycycle x 2 ate que foi bem e fotos aereas mostram que o veiculo de fato chegou ao outro lado do canion contudo por causa de uma falha de projeto o para quedas que serviria so para amortecer o impacto da queda abriu antes da hora causando uma resistencia aerodinamica enorme que trouxe o veiculo de volta para a mesma margem da qual havia saido caindo a poucos metros da agua mais tarde knievel disse que se tivesse de fato caido na agua seria seu fim o cinto de segurança havia travado e ele nao conseguiria sair antes de morrer afogado novamente no frigir dos ovos a manobra foi um sucesso de publicidade que aquela altura sabia que era questao de tempo ate a proxima de knievel https //www youtube com/watch v=ofvi3nzb9dq e a proxima veio ja no ano seguinte 90 000 pessoas se juntaram no estadio de wembley para ver knievel saltar sobre 14 onibus enfileirados uma distancia de 41 metros quase perfeitamente ele caiu na aterrissagem e quebrou a bacia porem conseguiu se levantar e sair andando do estadio enquanto se despedia do publico que ficou embasbacado o salto marcou uma reduçao no ritmo de evel knievel de alguma vezes por mes para algumas vezes por ano ate que ele se aposentou em 1980 o fim de uma lenda ao longo de sua carreira evel knievel colecionou recordes alguns deles ja superados desde entao em 1971 ele foi recordista de vendas de ingressos para seu tipo de espetaculo com mais de 100 000 pessoas comparecendo a suas apresentaçoes nos dias 7 e 8 de janeiro em fevereiro do mesmo ano ele saltou sobre 19 carros com sua harley davidson xr750 a h d foi sua patrocinadora entre 1970 e 1977 estabelecendo um recorde que so foi quebrado em 1998 quando bubba blackwell saltou sobre 20 carros com uma moto igual um recorde que nao foi superado e provavelmente nao vai ser e o de fraturas segundo a guinness world records knievel sofreu mais de 433 fraturas isoladas o que lhe garantiu o recorde de mais ossos quebrados durante a vida depois de aposentado knievel tirou alguns anos para relaxar e começou a pintar quadros que ele mesmo vendia em um trailer com o qual viajava pelos estados unidos na decada de 1990 ele começou a aproveitar mais sua antiga fama e voltou a assinar contratos de publicidade mas definitivamente nao voltou a realizar acrobacias os ultimos anos de knievel foram marcados por entrevistas para a tv em busca de preservar seu legado ele sabia que nao tinha mais muito tempo de vida por conta das inumeras transfusoes de sangue que recebeu knievel passou a segunda metade de sua vida lutando contra a hepatite c e no fim da decada de 1990 ele recebeu o transplante de um figado que ironicamente foi doado por um rapaz que morrera em um acidente de moto o diagnostico de fibrose pulmonar veio em 2005 e knievel morreu dois anos depois
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.