o ano mal havia começado dois de janeiro de 2003 e a mitsubishi apresentava ao publico do salao de los angeles o lancer evolution viii substituindo o modelo anterior que havia durado quase dois anos no mercado na ocasiao a mitsubishi o anunciou como um modelo base para uma ampla gama de eventos automobilisticos mas na verdade o modelo de rali que disputou o wrc tornou se ainda mais distante do modelo de rua mas nao pense que isso e um ponto negativo sobre o evo viii enquanto o modelo de rali era aprimorado em detalhes para voltar a ser competitivo no wrc veremos os detalhes mais adiante neste post o modelo de rua se diversificou em novas versoes e ganhou o mundo passando a ser vendido em novos mercados como os eua as primeiras versoes foram as tradicionais gsr e rs mas depois o evo viii ganhou a fq 260 a fq 300 fq 320 fq 340 fq 400 e mr — alem das variaçoes da gsr e rs para o mercado americano com diferenças significativas as versoes gsr e rs japonesas continuaram equipadas com o 4g63 de dois litros e 280 cv porem com um aumento sensivel no torque de 37 9 para 39 9 mkgf alem de modificaçoes pontuais para reduzir o peso do conjunto mecanico entre elas estavam um coletor de escape mais fino polia do virabrequim feita de aluminio molas e retentores de valvulas mais leves e suportes de liga leve para o compressor do ar condicionado nessa dieta foram eliminados 7 5 kg o motor tambem recebeu uma bomba de agua maior para compensar o aumento da passagem de agua no turbo para ganhar mais confiabilidade e maior vida util o 4g63 tambem recebeu novas bielas e pistoes forjados em liga mais forte e teve um novo oleo sintetico desenvolvido especialmente para ele uma das melhores novidades foi a chegada de um novo cambio manual de seis marchas no gsr que permitiu um escalonamento que favoreceu a velocidade maxima e o menor consumo de combustivel sem perda de desempenho o rs por sua vez continuava com o agressivo cambio de cinco marchas com relaçoes curtas o mesmo vendido como opcional para o evo vii gsr outra diferença e que a gsr tinha como ajudantes na tarefa de despejar a potencia no asfalto o diferencial central ativo acd uma versao aprimorada do controle ativo de guinada o super ayc e abs esportivo o rs tinha somente o diferencial central ativo de serie sendo necessario desembolsar um pouco mais de dinheiro para equipar o carro com os outros dois sistemas iguais aos do gsr foto marek/flickr o controle ativo de guinada ayc tambem foi modificado no gsr passando a se chamar super ayc o motivo ele deixou de usar uma engrenagem conica para usar uma planetaria que permitiu transferir o dobro de torque para as rodas traseiras melhorando a traçao e o desempenho em curvas o restante do drivetrain — e tambem da suspensao — foi mantido exatamente como no evo vii como muitos sabem os eua tem normas mais restritivas quanto a emissao de poluentes e testes de impacto mais rigorosos que a europa e o japao por isso o evolution viii precisou de uma preparaçao especial para receber o green card a carroceria foi reforçada para enfrentar os testes de colisao e o motor foi modificado para produzir 5 cv a menos — 275 cv — e o peso aumentou para 1 480 kg o modelo japones e 70 kg mais leve alem disso ele precisou de para choques maiores para ser aprovado nos testes americanos e e por isso que a versao japonesa usa o mesmo para choque traseiro do evo vii a oitava evoluçao do evo tambem ganhou uma identidade visual nova ele continuava baseado no cedia que tambem foi a base do carro de rali mas a grade deixou de ser retangular e passou a ser dupla dividida por um elemento triangular com o logotipo dos tres diamantes — suficiente para dar um ar de novidade a dianteira do esportivo se as geraçoes anteriores receberam melhorias na aerodinamica com o evo viii nao seria diferente o fundo do carro recebeu uma nova tampa sob o motor capaz de redistribuir o fluxo de ar para os principais componentes do drivetrain ja a asa traseira mudou novamente e ficou matadora feita totalmente em fibra de carbono produzindo mais downforce sem mudança significativa no arrasto alem de ser muito leve curiosamente a asa traseira era um opcional nos eua ainda no lado de fora o evo viii ganhou um novo jogo de rodas de 17 polegadas e seis raios fabricado pela enkei a mudança novamente se deve a economia de peso as novas rodas sao 3 2 kg mais leves que as antigas rays de dez raios os pneus sao yokohama advan 235/45 e os freios sao os mesmos do vii no rs as rodas continuaram as mesmas de 15 polegadas feitas de aço estampado abra a porta entre no evo viii e voce tera um deja vu e por que quase nada mudou na cabine nesta evoluçao o volante momo e o mesmo assim como a manopla de cambio e do freio de mao o painel de instrumentos que trazia velocimetro com escala de ate 180 km/h na geraçao anterior agora indica 270 km/h na posiçao de ponteiro colado e se voce fosse um cara ligado em gadgets o evo viii oferecia um sistema multimidia com dvd player e navegaçao por gps como opcional [youtube id= dglrdpa4p70 width= 620 height= 350 ] a paleta de cores do gsr era exatamente a mesma do antecessor vermelho amarelo e branco solidas prata metalica preto e roxo perolizadas o rs continuava vindo somente em branco como as geraçoes anteriores o lancer evolution viii foi bem recebido pela imprensa especializada o programa britanico top gear comparou o evo viii com seu arquirrival o subaru impreza sti e considerou o mitsubishi mais tecnico devido aos seus sistemas eletronicos super yaw control e o diferencial central ativo enquanto o subaru mais organico e bruto jeremy clarkson tambem comparou o mitsubishi ao caça f 16 que e leve e altamente manobravel mas no fim das contas considerou impossivel escolher qual dos rivais e o melhor [youtube id= q0bkqmugdei width= 620 height= 350 ] os americanos da road & track disseram que a suspensao independente nas quatro rodas fez um bom trabalho para conter a rolagem da carroceria e a estrutura solida como uma rocha garante excelente estabilidade em curvas na pista a revista exaltou o modo como a aceleraçao frenagem e manejo combinam harmoniosamente e o alto nivel de aderencia que permite que o evo viii saia das curvas sem o menor sinal de sobre esterço sobre o motor a r&t recomendou que se leve sempre o ponteiro do conta giros ao limite pois o carro tende a ser um pouco flat apos as 3 000 rpm na estrada a rodagem e boa mas pode ser um pouco desconfortavel em superficies irregulares a revista motor trend comparou o evo fq 340 que voce vera em detalhes logo a seguir com o subaru impreza wr1 para a revista o lancer se saiu melhor o fq continua empurrando ate o limitador entrar em açao a aceleraçao e feroz viciante e definida pelo lag do turbo se voce afundar o acelerador abaixo dos 3 000 rpm nada acontece mas permita que o turbo encha e o fq entregara uma pancada imensa mais impressionante que o vigor inicial e a percepçao de que a aceleraçao nao perde folego antes de voce passar dos 240 km/h made in england depois da apresentaçao nos eua e no japao no começo de 2003 o proximo pais a receber o evo viii foi a inglaterra — berço das melhores versoes especiais do evolution desta vez nao foi diferente a ralliart uk em parceria com o ex chefe de equipe john easton desenvolveu outras variaçoes — quase todas com aumento significativos de potencia — sem contar a versao rs ii que trazia o cambio manual de seis marchas fq 300 a primeira versao dos ingleses foi a fq 300 lançada ainda em 2003 nesta versao o 4g63 tinha sua potencia aumentada de 280 para 305 cv usando a mesma receita do evo vii fq300 um novo sistema de escape feito com aço inoxidavel e aumento na pressao de trabalho para 1 3 bar o novo sistema faz a turbina girar mais rapido enchendo mais cedo e produzindo mais torque em baixas rotaçoes o que tambem reduz o turbo lag a preparaçao tambem inclui um filtro de ar esportivo inbox a diferença e que desta vez o evo viii fq 300 passou a ser equipado com o cambio de seis marchas e ficou mais barato que o modelo anterior fq 330 em outubro de 2003 a mitsubishi uk anunciou um novo modelo exclusivo do lancer evo viii o fq 330 como seu nome sugere nesta versao o 4g63 passou a produzir 330 cv como reprogramaçao da ecu e revisao da valvula wastegate que aumentou a pressao de trabalho para 1 4 bar com os 335 cv e o cambio manual de seis marchas o fq 330 chega aos 100 km/h em 4 5 segundos alem da modificaçao no motor o fq 330 tambem recebia novidades na cabine bancos de alcantara preta com detalhes em azul como o painel o logotipo ralliart estampados e uma plaqueta com a numeraçao do carro em 2004 o fq 330 passou a se chamar fq 340 devido a um ligeiro aumento na potencia evo viii 260 tambem em 2004 preocupados com as novidades do subaru impreza wrx a mitsubishi inglesa decidiu criar uma versao esportiva de entrada e com grande apelo financeiro o evo viii 260 mais uma vez o numero no nome da versao representa a potencia do 4g63 260 hp ou 263 cv a reduçao de potencia nao era o unico sinal de que voce estava diante de um esportivo roots o evo viii 260 tinha bancos e ar condicionado mais simples cambio de cinco marchas pneus bridgestone de uso geral escape mais restritivo e asa traseira bem menor e mais discreta mas nao se engane o modelo era mais simples mas ainda era um evo viii o que significa que no teste da revista britanica autocar o evo 260 chegou aos 100 km/h em 6 segundos cravados e foi aos 230 km/h fq 400 em 2005 a mitsubishi decidiu comemorar seus 30 anos no mercado britanico em grande estilo criando um lancer evolution com mais de 400 cv o mr fq 400 e cravando assim o recorde de veiculo com maior potencia especifica ja produzido em serie para chegar a esse numero impressionante ainda hoje 400 cv era a potencia da recem aposentada ferrari 360 modena o lancer evolution mr foi submetido aos trabalhos da equipe de engenharia da mitsubishi uk em parceria com a rampage owen developments e flow race engines desenvolvimento liderado pelo mitico john easton nao era apenas uma questao de extrair potencia o motor precisaria ser acima de tudo confiavel como o de todos os outros lancer para isso eles usaram um lancer fq 330 e instalaram um novo turbo garrett novos pistoes forjados omega instalados em bielas igualmente forjadas da hks o cabeçote usa uma junta metalica e parafusos tambem da hks que ainda fornece as velas de iridium alem disso bomba de combustivel de alta pressao e catalisador esportivo de alto fluxo da jan speed o motor e controlado por uma ecu motec para um controle mais preciso dos niveis de pressao e mapeamento de igniçao e injeçao de combustivel alem disso essa ecu tambem tem funçao de registro de dados como velocidade do motor temperatura e pressao do oleo como resultado o 4g63 de dois litros passou a produzir 405 cv a 6 400 rpm enquanto o torque e de impressionantes 49 mkgf a 5 500 rpm isso era suficiente para fazer o fq 400 disparar do zero aos 100 km/h em insanos 3 5 segundos tempo virtualmente identico ao da ferrari f40 e passar dos 280 km/h deixando praticamente todo e qualquer superesportivo de sua epoca para tras nas arrancadas e ainda da pra passar no supermercado para fazer compras com ele [youtube id= ees2azcdun8 width= 620 height= 350 ] [youtube id= vvt1ijidlxy width= 620 height= 350 ] com 400 cv ele conseguiu acompanhar ate mesmo um lamborghini murcielago evo mr a outra versao especial a partir de 2004 a mitsubishi passou a oferecer o evo viii mr — mitsubishi racing caso voce esteja se perguntando ele nao tinha alteraçao na potencia que se manteve nos 280 cv do acordo de cavalheiros entre os fabricantes japoneses mas com turbos maiores td05hr 16g6 10 5t no gsr e td05hra 16g6 10 5t no rs e novos comandos de valvulas o torque foi ligeiramente aumentado para 40 7 mgf a apenas 3 500 rpm alem disso o mr tambem usava dois solenoides na valvula wastegate do turbo para melhorar o desempenho em medias e altas rotaçoes e tinha aneis de pistao junta do cabeçote e radiador de oleo aprimorados o cambio era o manual de seus marchas no gsr e um de cinco marchas no rs mas a embreagem do super ayc era mais fina e ficava acomodada em uma carcaça de aluminio em vez de aço como nos demais modelos — tudo em nome da reduçao de peso a dieta do aluminio tambem incluiu o teto e as barras de proteçao lateral embutidas nas portas a reduçao foi de 7 5 kg 4 do teto e 3 5 das barras outra diferença importante foi a reprogramaçao dos sistemas super ayc acd e abs que passaram a trabalhar melhor integrados e com respostas mais eficientes as condiçoes de rodagem voce sabe a eletronica evoluiu e tornou se mais eficiente o mr tambem tinha reforços estruturais pontos de fixaçao da suspensao que usava amortecedores bilstein mais fortes o pacote aerodinamico recebeu os geradores de vortices no teto cujas finalidades eram reduzir o arrasto na regiao do vigia e ajudar o spoiler traseiro a produzir 6% mais downforce e reduzir a sustentaçao aerodinamica em 35% em alta velocidade por fora ele e identificado pelos farois e lanternas com mascara negra rodas bbs de 17 polegadas e 14 raios e por seus componentes de fibra de carbono sem pintura a serie especial era identificada por uma plaqueta de aço inoxidavel com o nome da versao proximo ao porta luvas vida dura no wrc depois de uma temporada sem resultados expressivos no wrc a mitsubishi abandonou o campeonato passando apenas a oferecer o lancer wrc para equipes independentes durante a temporada de 2003 para 2004 contudo a marca voltou ao mundial de construtores e trouxe uma terceira evoluçao do lancer wrc agora chamado wrc04 o novo carro recebeu cerca de 6 000 modificaçoes para voltar a ser competitivo o powertrain continuou sendo o motor 4g63 combinado a um cambio semi automatico de cinco marchas mas passou a trabalhar com um novo sistema de traçao integral desenvolvido em parceria com a ricardo — distanciando se ainda mais do carro de rua por uma questao de periodo de desenvolvimento no inicio da temporada os carros usaram um sistema de diferenciais passivos e somente no decorrer da temporada voltou a usar diferenciais ativos a base do carro manteve se o lancer cedia mas a carroceria foi submetida ao tunel de vento da lola cars o que resultou em uma nova dianteira bem mais proxima do cedia de produçao que do evolution viii — somente a grade remetia ao modelo de rua alem da dianteira modificada os testes em tunel de vento resultaram em novos arcos de rodas e na asa traseira mais alta apelidada carinhosamente de carrinho de compras os freios tambem foram aperfeiçoados com pinças de oito pistoes e discos de 370 mm pela primeira vez a mitsubishi começou o mundial com um carro completamente novo o lancer wrc04 começou a temporada de 2004 com gilles panizzi e gianluigi galli — este ultimo alternando o volante com kristian sohlberg e daniel sola os melhores resultados foram um sexto lugar de panizzi em monte carlo e um sexto de sola na espanha os dois carros da equipe de fabrica abandonaram quatro das onze etapas do mundial somente na espanha a ultima etapa nao houve abandonos se nas ruas e track days o evo viii foi absoluto no wrc acabou nao sendo um bom ano buscando recuperar terreno a mitsubishi voltaria a mudar seu lancer wrc para o ano seguinte mas esta e uma historia para a proxima parte do rest in power fique ligado ficha tecnica — lancer evolution viii motor quatro cilindros em linha transversal 1 997 cm³ turbo 16v cabeçote com duplo comando de valvulas injeçao eletronica gasolina potencia 280 cv a 6 500 rpm torque 39 9 mkgf a 3 500 rpm transmissao manual cinco marchas traçao integral suspensao dianteira do mcpherson e traseira do tipo multilink freios discos na frente e atras pneus 235/45 r17 nas quatro rodas dimensoes 4 53 m de comprimento 1 77 de largura e 1 45 de altura e 2 62 de entre eixos peso 1 410 kg gsr / 1 320 kg rs
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.