FlatOut!
Image default
Automobilismo

Evolution VIII: quando o Lancer Evo se transformou em mito das ruas em todo o mundo

O ano mal havia começado - dois de janeiro de 2003 - e a Mitsubishi apresentava ao público do Salão de Los Angeles o Lancer Evolution VIII, substituindo o modelo anterior, que havia durado quase dois anos no mercado. Na ocasião a Mitsubishi o anunciou como um “modelo base para uma ampla gama de eventos automobilísticos”, mas na verdade o modelo de rali, que disputou o WRC, tornou-se ainda mais distante do modelo de rua. Mas não pense que isso é um ponto negativo sobre o Evo VIII. Enquanto o modelo de rali era aprimorado em detalhes para voltar a ser competitivo no WRC (veremos os detalhes mais adiante neste post), o modelo de rua se diversificou em novas versões e ganhou o mundo, passando a ser vendido em novos mercados, como os EUA. As primeiras versões foram as tradicionais GSR e RS, mas depois o Evo VIII ganhou a FQ-260, a FQ-300, FQ-320, FQ-340, FQ-400 e MR — além das variações da GSR e RS para o mercado americano, com diferenças significativas. As versões GSR e RS