o concours d elegance de amelia island na florida e um dos eventos mais importantes do automobilismo mundial comparavel talvez a monterey car week em pebble beach na california e ao goodwood festival of speed no reino unido dedicado a celebrar a memoria dos carros e corridas do passado todos os anos o concours de amelia island homenageia um personagem historico deste mundo em 2018 foi a vez de emerson fittipaldi [gt40 content tag= classico brasileiro widget= 1 ] ayrton senna e nelson piquet podem ter conquistado mais titulos decadas depois mas fittipaldi foi o primeiro piloto brasileiro a disputar uma temporada completa na f1 a vencer uma prova na formula 1 a conquistar um titulo da formula 1 primeiro em 1972 com a lotus 72d em um campeonato impecavel que virou ate tema de samba rock em 1973 depois de uma temporada acirradissima marcada pela rivalidade com seu colega de lotus o sueco ronnie peterson emmo foi vice campeao atras de jackie stewart fittipaldi foi a grande contrataçao da mclaren para 1974 e mostrou serviço brigou ate o ultimo instante com o suiço clay regazzoni da scuderia ferrari e garantiu seu segundo titulo na carreira e o primeiro da equipe britanica para a qual acabara de entrar fittipaldi ainda competiu na formula 1 ate 1980 mais do que isto a temporada de 1975 foi a ultima pela mclaren com outro vice campeonato para o curriculo depois disto emerson fundou sua propria equipe a coopersucar fittipaldi que mais tarde se tornaria fittipaldi automotive uma equipe brasileira que resistiu por nove anos na maior categoria do automobilismo mundial dominada ate hoje por escuderias europeias depois da formula 1 emmo migrou para formula indy onde permaneceu ate 1996 e ainda conquistou duas vitorias nas 500 milhas de indianapolis correndo pela penske em 1989 e 1993 nesta ultima aos 47 anos de idade e um curriculo invejavel caindo no cliche e que justifica totalmente a homenagem em amelia island emerson fittipaldi e um dos grandes mas sua enorme coleçao de vitorias teve de começar em algum lugar nao muito noticiou se a homenagem a emmo em amelia island os carros de suas vitorias na formula 1 e na indy estavam la no gramado do concours d elegance estacionados lado a lado o lotus 72d do primeiro titulo o mclaren m23 do segundo titulo ambos com o emblematico e onipresente v8 cosworth dfv de tres litros os dois penske com motor v8 chevrolet com os quais emmo triunfou na indy 500 e venceu o titulo da categoria americana em 1989 e ate o chevrolet camaro com o qual fittipaldi participou em 1975 da segunda temporada da international race of champions iroc campeonato de turismo que contava com os maiores nomes do automobilismo mundial em uma disputa de tres semanas por um premio em dinheiro ao lado de todos estes icones um pequeno renault r8 pintado com o verde e amarelo das pinturas nacionais classicas com o nº 21 marcado nas laterais e no capo um carro humilde quase um intruso no entre os monopostos e o camaro mas que tem um significado gigante na carreira de emerson foi com esse carro que tudo começou foi com este renault r8 da equipe willys que emerson fittipaldi conquistou sua primeira vitoria como piloto profissional e aquele carro so estava la por causa do esforço de mauricio marx e sua equipe mauricio e dono da universo marx loja especializada em classicos de sao paulo/sp e por telefone nos falou sobre o carro sobre a experiencia de levar o carro do brasil ate amelia island e encontrar emerson fittipaldi nessa ocasiao tao especial o renault 8 ou r8 foi o sucessor do dauphine que ficou conhecido no brasil como gordini que na verdade era o nome de uma das preparadoras especializadas em renault que atuavam na frança com baixo peso so 850 kg quando original de fabrica suspensao dianteira por braços sobrepostos e um esperto motor de ate 1 300 cm³ e 103 cv pendurado na traseira preparado por amedee gordini ele era um carro muito divertido de guiar e um surpreendia a muita gente quando preparado para as pistas como voce deve saber a willys fabricava modelos renault no brasil nos anos 1950 e 1960 e o r8 foi um dos escolhidos para participar de corridas de turismo por todo o pais thanks bill only you very emotional time for me from the renault r8 my first car win lotus 72 world championship car mclaren 23 world championship car penske 1989 indy 500 winner and championship car 1993 penske indy 500 winner race of champions porsche and camaro all together at amelia concurse d’elegance with my famil follow @emersonfittipaldi7 muito obrigado bill todos esses carros da minha vida juntos incrivel godbless momento de muita emoçao junto com minha familia sigam @emersonfittipaldi7 uma publicaçao compartilhada por emerson fitipaldi @emersonfittipaldioficial em 11 de mar 2018 as 5 26 pdt como muitos pilotos pelo mundo emerson fittipaldi começou acelerando karts em 1965 pouco depois de conquistar o campeonato paulista na modalidade emmo estreou com carros de verdade pilotando um renault dauphine preparado e o renault r8 em questao quando comprou o carro em meados de 2017 mauricio sabia que o carro havia pertencido a equipe willys o para brisa com o nome da equipe maltratado pelos detritos das corridas nao negava o r8 estava pintado de azul com faixas brancas esquema de cores oficial da equipe da gordini na frança e com um motor cht na traseira como voce deve lembrar o motor cht que equipou os ford do fim dos anos 60 ate os volswagen do inicio dos anos 90 e um projeto original da renault portanto o carro nao estava tao distante da realidade pouco depois da compra mauricio fez o natural dedicou se a descobrir mais a respeito do historico do carro procurando reportagens antigas e conversando com pessoas envolvidas no meio entre eles bird clemente e chico lameirao dois grandes nomes do automobilismo brasileiro dos anos 1960 ele começou a suspeitar de que seu renault era o carro como qual emerson fittipaldi havia vencido sua primeira prova aos 19 anos de idade uma prova na ilha do fundao no rio de janeiro com fotos garimpadas mais conversas com quem estava la e estudiosos do esporte a motor brasileiro marx descobriu que sim era o mesmo carro eu havia visto uma foto em uma revista de 1965 do renault com a porta aberta e o emerson do lado mas nao sabia se ele havia corrido mesmo com o carro ou se era apenas uma pose para a foto ele conta entao em outra foto vejo a foto do carro de lado e o cabeçalho da foto dizia o seguinte emerson foi o vencedor com o renault r8 mostrando que evolui dia a dia entao eu soube que o cara correu e que ganhou ele era muito novato na epoca e nao havia ganhado nada antes disto a confirmaçao definitiva veio do proprio emerson fittipaldi ao ver a foto que marx havia encontrado na revista emerson disse sim agora me lembro eu ganhei esta corrida e ganhei com facilidade exatamente como estava escrito na materia da epoca [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] agora da descoberta do fato a consagraçao em amelia island muita coisa aconteceu o mauricio nos contou a historia em detalhes neste belo depoimento tudo começou quando um amigo o colecionador herve salmon me avisou que o concours d elegance de amelia island faria uma homenagem a emerson fittipaldi no dia seguinte contatei por email os organizadores do concurso marx conta que a cor amarela e mais fiel possivel a tonalidade da epoca nao pude começar a restaurar o carro logo em seguida pois no dia 14 levamos o carro ate o sambodromo do anhembi onde aconteceram as comemoraçoes de 40 anos da equipe renault de formula 1 começamos a trabalhar no carro apenas no dia 21 de novembro e ele ficou pronto no dia 5 de fevereiro seguem algumas imagens do processo de restauraçao foram pouco mais de dois meses e meio para fazer tudo no carro principalmente o motor com todo os componentes originais gordini faltavam algumas peças que nos fizeram perder muito tempo e quebrar a cabeça e o fato de estarmos no final do ano ajudou a atrasar o restauro com medo de perder o prazo para levar de navio optamos por nao correr o risco e levamos de aviao fui recebido por outro amigo o beto que mora em ford lauderdale em principio levariamos o carro em uma plataforma mas existia uma exigencia de dia e horario exatos para o embarque entao meu amigo se ofereceu para alugar um reboque de duas rodas na u haul para termos a liberdade de levar o carro na hora que quisessemos foi a melhor opçao alem de ter sido muito divertido andar 1 000 km com o carro atras de mim o carro estava a todo momento sob nossos cuidados e pudemos admira lo a viagem toda no nosso vacuo fizemos a inscriçao um dia antes do evento no dia 7 de março e deixamos o carro na garagem do hotel ritz carlton foi ai que tive a primeira surpresa chegando ao hotel no dia 8 estavam estacionadas as lotus e duas mclaren minha vaga estava reservada ao lado dos formula 1 foi muito bacana ver os quatro carros juntos alem dos carros da equipe martini um porsche 917 carros da lancia e um jaguar xjr 14 no dia seguinte logo cedo participamos do passeio eight flags road tour pelas ruas de amelia island da qual participaram outros classicos de valor inestimavel no fim houve um almoço de confratrenizaçao no qual o emerson em pe agradeceu aos participantes ao fim o organizador nos agraceceu por termos levado o carro para o concurso logo em seguida emerson chamou a mim e ao meu irmao para que fossemos ate o nosso carro foi um dos momentos mais emocionantes e marcantes pois o emerson se encontrou novamente com o carro depois de 52 anos ele ficou muito comovido ao ver o renault dei a ele o adesivo que ele usava em seus carros que era um ratinho puxando o rabo de um gato com a escrita equipe willys o emerson colou o adesivo no vidro lateral visivelmente emocionado em seguida nos movemos ate o concurso em direçao ao gramado onde os carros com os quais o emerson competiu ficariam expostos esta tambem foi uma parte muito emocionante e marcante os carros estavam sendo manobrados e posicionados para a foto oficial foi maravilhoso ver todos eles juntos o renault r8 foi o ultimo a ser manobrado como se fosse a cereja do bolo logo depois o emerson foi ate o renault assinou no capo dianteiro e tidramos algumas fotos foi nesta hora que ele nos contou um pouco sobre a historia do carro o tempo todo uma aglomeraçao de fotografos e reporteres ficaram ao nosso lado uma coisa bacana e que os visitantes e organizadores vinham a todo momento me agradecer pessoalmente por ter levado o carro de tao longe sempre citando a grande oportunidade de ver o bolido no qual emmo conquistou sua primeira vitoria esta atençao dos americanos foi muito gratificante emerson e o lotus 72d de seu primeiro titulo o carro foi levado pelo proprio clive chapman filho de colin chapman que comentou comigo que curioso voce com o carro da primeira vitoria e eu com o carro do primeiro campeonato no dia seguinte o organizador veio nos entregar o trofeu tambem foi um momento de extrema emoçao o proprio organizador do evento ja havia me dito que os carros com os quais o emerson correu nao poderiam ser julgados normalmente eram hors concours pois todos eram muito distintos com historicos diferentes e igualmente importantes fiquei muito contente pois ele colocou o renault r8 no mesmo grau de importancia das lotus mclaren e dos monopostos da indy tambem ganhamos uma placa azul de metal maravilhosa com o descritivo do carro e o mais importante marx family sao paulo brazil nao precisava de mais nada estavamos com o carro premiado sendo homenageado e admirado por todos alem de estar com muitos amigos brasileiros que foram ate la para nos prestigiar um ponco crucial foi a nossa equipe que fez o carro em tempo recorde com muito amor e dedicaçao como um overhaulin brasileiro dediquei o premio primeiramente a meu pai flavio marx a toda minha equipe e a todos os amantes e respeitadores dos carros antigos do brasil uma das coisas que mais pesaram foi a importancia do que estavamos carregando era a primeira vez que um carro saia do brasil ara participar de um concurso de reconhecimento mundial estavamos levando a bandeira do brasil para o mundo inteiro nao existia espaço para erros os filhos de emerson fittipaldi vittoria e emmo no renault r8 o letreiro da equipe willys uma das partes mais dificeis da restauraçao feita por meu amigo robertinho apenas quando vi as cores verde e amarelo no gramado ao lado dos outros carros foi que consegui parar para respirar direito com muito orgulho foi naquele momento que percebi que tinhamos feito nossa parte levando nossa bandeira e representando muito bem nosso pais devo dar os creditos para quem se esforçou shiro paizao gui grilo leandro maya frank harley e daniel e nao posso deixar de agradecer ao antonio hermann que ficou a tiracolo cobrindo todos os momentos com sua camera e dificil imaginar a sensaçao de encontrar uma lenda do automobilismo como emerson fittipaldi e mais do que isto ser o responsavel pelo reencontro do piloto com o carro de sua primeira vitoria nas pistas so podemos lhe dar os parabens mauricio e agradecer por compartilhar esta historia incrivel conosco
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.