o famoso comediante americano e ruivo praticante conan o brien no inicio dos anos 90 era um jovem aspirante a escritor e roteirista em 1992 entrou em uma concessionaria ford em massachusetts e comprou um ford taurus sho verde esmeralda zero km conan e seu carrao trinta e quatro anos depois o ex apresentador de talk show tem cinco premios emmy um podcast premiado chamado conan o brien needs a friend e recebeu o premio mark twain de humor americano recentemente foi convidado a apresentar o oscar definitivamente hoje o humorista pode ter o carro que quiser mas ainda tem voce pode imaginar um ford taurus sho 1992 verde por muito tempo o carro foi uma extensao da comedia auto depreciativa do ruivo desengonçado e um dos seus bits mais constantes na los angeles obcecada por carros dirigir um seda familiar ford verde por ai e fingir estar excessivamente orgulhoso dele era o tipo de piada recorrente que o brien adorava usar https //www youtube com/watch v=boypgpxyyce&t=14s toda vez que uma celebridade lhe dizia ter comprado um novo porsche gt3 ou coisa parecida ele respondia eu tenho um ford taurus sho 1992 — super high output sempre as apariçoes do carro com conan nao falhavam em produzir risadas mas o carro sumiu por muito tempo uma piada cujo tempo passou e a repetiçao tornou chata agora em um episodio recente de seu podcast ele disse quero reforma lo e traze lo de volta esta na garagem neste momento na warner bros uma noticia legal; e talvez o mais famoso infame dos sho a piada e boa de varias formas mas a principal e por o carro ser realmente algo diferente e exotico num corpo do mais comum e desprezado carro americano ao mesmo tempo uma coisa corriqueira uma ferramenta de transporte e um sensacional seda com um motor que nao faria feio em um ferrari sim ferrari nos anos 1980 quando apareceu um ferrari 308 e 328 gtb tinham tambem tres litros ou pouco mais e algo acima de 200 cv como a versao esportiva do taurus o famoso sho taurus sho 1989 claro que isso nao importa por causa do sucesso do taurus como um carro normal de passeio sem predicados o sho nunca vendeu bem como as versoes normais do seda americano nao e nem o caso de reputaçao boa ou ruim; e uma reputaçao inexistente esta quase esquecido hoje mas em 1989 quando apareceu era algo simplesmente sem par seu motor era tao sensacional tanto em comportamento quanto em visual que rivaliza um alfa romeo 164 neste ponto um dos mais incriveis v6 ja feitos taurus sho 1992 mas o que e exatamente esse tal sho engraçado voce perguntar; ia mesmo contar esta historia agora mesmo ford taurus pouca gente se lembra hoje mas o ford taurus de primeira geraçao lançado em 1986 nos eua foi uma mudança radical para a empresa basta olhar para seu antecessor ltd para começar a entender isso mas ha muito mais nessa mudança que apenas o design aerodinamico a mais obvia alteraçao ltd antes do taurus na verdade significou a industria americana finalmente alcançando a liderança tecnologica japonesa que parecia imbativel desde que a tormenta legislatoria atingiu a industria a partir de 1970 ate ali os americanos eram cheios de empafia e sabiam o que americanos queriam mas com escalada de preços de combustivel e legislaçoes antipoluiçao a partir de 1970 gradualmente este americano entendeu que estaria melhor com carros japoneses taurus 1986 os motivos eram variados primeiro a economia de combustivel os carros eram menores e com motores avançados depois o fato de que mesmo pequenos tinham espaço interno e desempenho decentes muito pelo empacotamento da traçao dianteira no esquema de dante giacosa depois eram muito bem construidos e confiaveis com o japao devidamente colonizado em qualidade por w edwards deming especialista rejeitado no ocidente mas endeusado no japao a perua taurus mas tambem e aqui algo pouco mencionado os japoneses tinham um comportamento geral e ao volante algumas decadas adiante dos americanos entao a industria americana em 1970 ainda estava fixada em chassi separado e suspensoes principalmente traseiras completamente descontroladas eram confortaveis mas com reaçoes basicamente nauticas ai aparecem os japoneses com suspensoes independentes e firmes monobloco direçao precisa com pinhao e cremalheira pneus radiais e freios a disco mesmo em baratos civic era a revoluçao iniciada por dante giacosa na fiat em 1969 com o fiat 128; que depois foi adotada pela vw com o golf e polo e espalhada mundo afora pelos japoneses esta revoluçao era boa primeira para o povo em geral os carros com motor transversal monobloco traçao dianteira mcpherson e pneus radiais eram facilimos de dirigir eram ageis leves rigidos e de resposta agradavel aos comandos fuscas por exemplo eram assim tambem mas este tipo de carro ia alem era instintivo quando derrapava depois do limite de aderencia saia de frente e o instinto de tirar o pe era o certo neles some a isso traçao superior em terrenos de baixo atrito e mais espaço interno e se tem um carro de uso normal perfeito mas ficou popularissimo nao so por isso e tambem muito mais barato para se produzir aumentando o lucro dos fabricantes por isso existe ate em carro de luxo e/ou esportivo hoje mas os americanos para abraçarem esta revoluçao precisavam fazer algo dificil parecido com o que acontece hoje com eletricos depois de decadas mudando estilo com novas carrocerias mas compartilhando todo resto em dois ou tres chassis padrao teria agora que jogar tudo fora e criar tudo novo monobloco e traçao dianteira um longo e arduo caminho para os americanos percorrerem mas em 1986 com o taurus a primeira vitoria acontecia olhando o que acabamos de falar o carro era mais japones que americano a qualidade era fruto de pesado investimento da marca do oval azul para acabar com a distancia entre ela e os japoneses e o taurus era totalmente moderno em engenharia tambem monobloco mcpherson na frente motor transversal e transmissao em linha pinhao e cremalheira pneus radiais e freios a disco alem do desenho futurista aerodinamico que lhe rendeu apariçao na ficçao cientifica robocop e fez dele um imenso sucesso de vendas nos eua mas o carro era tambem obviamente americano em muita coisa ainda hoje em dia e engraçado ate falar de nacionalidade de carro parecem todos absolutamente iguais mas em 1986 podia se ver claramente o taurus tinha banco inteiriço na frente para 3 pessoas; alavanca de cambio automatico na coluna de direçao; seus motores eram v6 de 3 e 3 8 litros injetados e modernizados sim mas com comando no bloco e indole preguiçosa de torque em baixa rotaçao e nada mais que isso o estranho e que esses motores v6 eram totalmente novos criados para o taurus podiam ser muito bem motores modernos ne mas nao e assim que as coisas acontecem na epoca os americanos estavam a decadas fazendo apenas motores ohv; nao se sentiam seguros com qualquer outra coisa e ha a questao de custo tambem sao mais baratos e tem suas vantagens de simplicidade baixo peso tamanho compacto e centro de gravidade baixo mas a ford tambem decidiu olhar adiante e obter para si a expertise tecnica japonesa necessaria tambem e um processo que se inicia la atras em 1979 com a compra de ¼ da mazda; depois expandido ate um maximo de 33% em 1995 quase tudo de bom da ford que conehcemos de 1979 ate 2015 quando acaba a ligaçao entre as duas tem algum dedo da mazda os motores duratec e similares que o digam mas divago; o fato e que em 1984 durante o desenvolvimento do taurus e do seu motor v6 vulcan a ford tambem contrata como consultora outra empresa japonesa importante aqui nesta historia a yamaha taurus sho ford taurus sho o primeiro projeto com a yamaha seria uma versao de alto desempenho do taurus a ideia era tornar o vulcan v6 em uma unidade dohc/4 valvulas por cilindro o transeixo agora idealmente manual de cinco marchas viria da mazda o motor resultante mantinha apenas o bloco de ferro fundido em v a 60° do motor original; absolutamente todo o resto era diferente e era um motor incrivel no ano de seu lançamento final de 1988 uma nova forma de alto desempenho e traçao dianteira que ficaria muito popular depois media 89 x 80 mm e um total de 2986 cm³ e o virabrequim bielas e pistoes eram forjados os novos cabeçotes eram em aluminio com 4 valvulas opostas em uma camera de combustao triangular tipo pentroof e uma vela central o comando de admissao era acionado por uma correia unica para as duas bancadas; no outro lado este comando acionava uma corrente que acionava o comando de exaustao a area de valvula era generosa 35 mm de admissao 30 mm no escape em cima desses cabeçotes o sistema de injeçao multiponto tinha uma novidade para a epoca um intricado sistema de dutos de comprimento variavel longos para baixa rotaçao curtos para alta; comandado eletronicamente por meio de borboletas extras o motor era capaz de girar ate 8400 rpm segundo a ford; mas a rotaçao maxima foi programada para 7300 rpm para proteger os acessorios uma mania americana essa estragar algo para economizar algum custava tanto assim reprojetar os acessorios me lembra um chefe meu que deus o tenha que ao ser indagado quantos carros a mais colocar este componente melhor vai vender respondeu que nenhum mas minha mae continuara com a moral intacta na boca do povo divago o fato e que mesmo assim este exotico motor dava no taurus sho nada menos que 226 cv a 6200 rpm e 27 6 mkgf a 4800 rpm numeros hoje que dariam vergonha em golf mas que entao como ja disse e repito era potencia de ferrari disse a road and track na epoca o motor v6 do taurus sho nao e so potente e exotico e lindo de se ver quando se abre o capo; o monte de dutos faz gente perguntar se tem 12 cilindros e uma obra de arte e terrivelmente efetivo um engenheiro da ford me disse que acima dos 150 km/h ele acelera sensivelmente mais que o mustang v8 o carro tinha tambem bancos individuais e uma suspensao moderna firme mas sem desconforto e otimos freios o taurus em si era um carro grande aos 4 785 mm e entre eixos de quase 2 7 metros e pesava 1518 kg distribuidos de uma boa forma para carro com traçao dianteira 63/37% o desempenho era nada menos que sensacional para 1988 e ainda interessantissimohoje 0 96 km/h em 6 7 segundos e 230 km/h de final mas parecia ainda mais legal ao volante com o face lift 1992 o motor exotico do sho pode ser tao discreto ou tao dominante quanto o seu estilo de conduçao exigir se voce nunca acelerar acima de 3 500 rpm o motor nunca revelara seus segredos aos passageiros no entanto aperte o acelerador de verdade e ate mesmo os ocupantes mais obtusos e mecanicamente ignorantes perceberao que o sho e energizado por um mecanismo notavel acima de 5 000 rpm o motor canta como um exotico v 12 italiano e o impulso que produz reforça essa imagem o melhor de tudo e que o v 6 nunca da tranco no motorista com um aumento inesperado de torque somente quando o motorista faz uma demanda consciente por potencia digamos reduzindo a marcha e pisando fundo no acelerador ele mostra sua força a potencia so existe quando voce o deseja sem surpresas disse csaba csere na car and driver em dezembro de 1988 o painel pos facelift em 1992 um face lift extenso em toda linha taurus foi aplicada no sho tambem como a falta de uma transmissao automatica acreditava se prejudicava as vendas para o ano modelo 1993 aparece uma versao automatica opcional com ela vinha um motor de 3 2 litros com a mesma potencia do tres litros mas com mais torque 29 7 mkgf a transmissao era ford de quatro marchas no lugar da mazda de cinco marchas do carro manual em 1996 outra geraçao do taurus aparecia com um sho diferente; historia para outro dia e a transmissao automatica nao aumentou vendas no fim mesmo aqui no brasil para onde o taurus veio importado nos anos 1990 a vasta maioria depois do face lift de 1992 diga ford taurus e pouca gente se interessa a versao normal e um carro bom mas longe de memoravel ou mesmo colecionavel hoje 30 anos depois mas por mais que seja uma piada para comediantes americanos continua um dos mais incriveis carros ja feitos ao mesmo tempo proletario e exotico e um carro diferente realmente; algo cada vez mais raro
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