sempre ha ao menos duas formas de se contar uma historia voce pode enxergar o bmw i3 como o carro que chega ao custo de quase dez populares com autonomia de apenas 300 km design controverso pneus finos capacidade de frenagem limitada e reparabilidade potencialmente estratosferica devido aos componentes utilizados na carroceria da pra dizer que o i3 e um arriscado tiro de vanguarda da bmw cujo preço e tao doce quanto o mar morto tanto para o fabricante quanto para o comprador por r$ 226 mil voce pode comprar um bmw m 135i um audi s3 ou para os fas de muscle cars um camaro ss note a fibra de carbono aparecendo nua em todo o contorno dos encaixes de porta mclaren mp4 12c feelings mas voce tambem pode ve lo como um conceito eletrico ambulante com carroceria monocoque de composito de fibra de carbono cuja rigidez permitiu a eliminaçao da coluna b resultando em um vao de entrada inteiriço e paineis externos de plastico com inovadora arquitetura modular dividida entre habitaculo assoalho e powertrain de traçao traseira que leva a conectividade a um novo patamar e que possui uma das cabines mais interessantes dos ultimos tempos misturando a organicidade das fibras e da madeira com o toque frio de displays tft couro o mesmo do bmw serie 7 o processo de fabricaçao do i3 utiliza 100% de energia eolica e consome 70% menos agua e a mesma mentalidade permeia os materiais que compoem o veiculo isso sem falar na experiencia de rodar em um automovel que quase nao faz barulho e que voce pluga na tomada ao chegar em casa como um smartphone por tudo isso o i3 nao e uma alternativa a nenhum carro de produçao atual e um recorte do provavel futuro do topo da cadeia alimentar da mobilidade individual nao se limitando a ser um automovel adaptado para um powertrain eletrico seu preço e alto porque envolve novos conceitos de projeto e especialmente de processos de fabricaçao com o bmw i mais do que ter feito um carro eletrico a marca ousou questionar o que ela mesma e todas as outras fazem em suas linhas de produçao e buscou soluçoes diferentes para isso a letra da submarca se refere a inovaçao mas se a apple usasse o σ como prefixo de seus produtos provavelmente estariamos falando de bmw σ felizmente o prince nao trabalha no setor automotivo o fato e que ambas as interpretaçoes negativa e positiva estao corretas e fazem parte do mesmo circuito o i3 polariza as opinioes de leigos e de especialistas com uma intensidade que nao viamos ha tempos ele se encaixa entre a sofisticaçao proibitiva do tesla model s com a praticidade do nissan leaf e isso resulta em um produto carissimo cujo perfil nao se encaixa no mercado dificultando a percepçao de valor a reaçao a isso dependendo da pessoa e de atraçao ou de repulsa ossos de fibra de carbono para musculos verdes massa maior resulta em mais inercia e consequente maior consumo de energia para locomoçao e o maior inimigo dos veiculos eletricos atualmente e o peso das baterias resultando em uma contradiçao em termos de eficacia energetica para minimizar o impacto dos 181 kg de baterias de ion litio 96 celulas divididas em oito modulos de 44 4 v instalados no assoalho para baixar o centro de gravidade a bmw decidiu construir um exotico monocoque de fibra de carbono como no mclaren mp4 12c como estrutura do i3 material que tambem compoe a estrutura das portas e tampas revestidas com uma camada de polimero similar ao do corvette a estrutura foi batizada de lifedrive complementada pelo chassi de aluminio edrive que comporta as baterias escondidas pelo assoalho do lifedrive a rigidez estrutural da fibra de carbono permitiu que o i3 dispensasse as colunas b resultando em um enorme vao de entrada com direito a portas tipo suicida abertura reversa na traseira ao lifedrive e ao edrive se soma o idrive o motor eletrico de 125 kw o equivalente a 170 cv e torque imediato de 25 5 mkgf instalado no eixo traseiro o i3 importado ao brasil vem com o chamado extensor de autonomia que e um motor bicilindrico de 647 cm³ a gasolina derivado dos motores de motocicleta da bmw e 34 cv usado exclusivamente como gerador para as baterias acionado quando a carga baixa para 20% na foto acima o motor eletrico esta no lado direito da imagem cor prata e o extensor do lado esquerdo cobertura preta com o extensor a autonomia sobe para cerca de 300 km 100 km mais do que o modelo sem o equipamento e o motorista fica livre da dependencia de uma tomada em caso de viagens longas para o interior ainda que precise abastece lo com mais frequencia o tanque dele comporta nove litros numeros aceleraçao de 0 a 100 km/h em 7 9 s velocidade maxima 150 km/h distribuiçao de peso 50 50 autonomia entre 230 e 260 km em uso normal podendo se chegar a 300 km com os mapeamentos eco pro que alteram o mapeamento do acelerador funcionamento das luzes de led e o compressor de ar condicionado consumo medio de 0 13 kw/h por quilometro recarga cabo padrao ac ~ 2 8 kw 16 horas a 110v 8 horas a 220v com o equipamento iwallbox pure 3 7 a 100v e 7 4 kw a 220v da foto acima o tempo de recarga fica entre tres e cinco horas dependendo da voltagem o iwallbox custa r$ 7 450 em estaçoes publicas de recarga 50 kw um i3 descarregado atinge 80% da carga de bateria em 30 minutos a bmw esta negociando com diversos parceiros para introduzir em espaços publicos estas estaçoes de recarga que ja estao se tornando relativamente comuns na europa e em algumas regioes dos eua o i3 tem braços de suspensao de aluminio forjado com sistema mcpherson na dianteira e multibraços na traseira para reduzir a resistencia a rolagem os pneus direcionais bridgestone ecopia usam a curiosa medida 155/60 r20 ou 155/70 r19 e rodam com 33 psi na dianteira e 41 psi na traseira versoes e preços o i3 chega ao brasil em duas versoes a de entrada custa r$ 225 950 e traz farois de led sistema multimidia com tela de 10 25 e navegador teto solar sistema de audio harman kardon rodas aro 19 sensores crepuscular e de chuva controle de velocidade de cruzeiro ar condicionado digital de uma zona para nao sobrecarregar o compressor e aumentar o consumo seis air bags freios abs com ebd e sistema anticolisao frenagem automatica em situaçoes de emergencia controle de estabilidade e assistente para saida em rampas cores disponiveis branco capparis prata ionic prata andesit cinza arravani e cinza laurus a versao completa sai por r$ 235 950 dez mil extras e acrescenta forraçoes de couro nos bancos veja as diferenças nas fotos mais abaixo rodas aro 20 sensores de estacionamento frontal e dianteiro com assistente tipo park assist e camera traseira apenas esta versao possui a opçao de cor laranja solaris foto abaixo considerando que o i3 tem o conceito de ser um flagship de tecnologia e inaceitavel que a versao de entrada nao venha com sensores de estacionamento equipamento disponivel em carros r$ 200 mil mais baratos o veiculo tem garantia de dois anos mas as baterias tem garantia de oito anos ou 100 000 km cabine e conectividade fibra de carbono eucalipto e la de fontes renovaveis couro tingido com extrato de folhas de oliveira e muita fibra de kenaf na estrutura do painel; cujo design e claramente inspirado na mesa de escritorios modernos da pra reconhecer a essencia dos bmw como a arquitetura horizontalizada o formato e a disposiçao dos comandos nos consoles centrais o do assoalho e o do painel e as saidas de ventilaçao; mas o i3 e muito menos driver oriented do que os modelos movidos a gasolina nao ha sensaçao de cockpit mas sim uma sensaçao de espaço de convivencia por causa das baterias o assoalho fica ligeiramente elevado mas como nao ha motor na dianteira a area dos pedais pode ser projetada mais para a dianteira mantendo algo da classica posiçao de dirigir dos bmw apenas em altura mais elevada voce liga o veiculo bem nao espere barulho de motor de arranque por um botao localizado na grossa alavanca que sai da coluna de direçao onde voce tambem controla a marcha do automovel d p n e r com motor extremamente compacto instalado sob o assoalho do porta malas o habitaculo do i3 e proporcionalmente bem maior o entre eixos tem 2 57 m o espaço traseiro e muito bom para os 4 m de comprimento e comporta bem quatro adultos de 1 80 m com o detalhe de que o assoalho mais alto na traseira deixa os joelhos um pouco mais elevados que em um seda de luxo o i3 fica permanentemente conectado a rede com um cartao sim 3g m2m operado pela vodafone integrado ao veiculo com a conexao o i3 oferece navegador com opçoes de roda baseadas no transito em modo real rtti que tambem mostra de forma dinamica o alcance de acordo com a autonomia do veiculo e a localizaçao de estaçoes de carga mais proximas alem disso o connecteddrive nome do serviço oferece noticias informaçoes sobre clima serviços de concierge e assistencia permanente contudo para usar as redes sociais ouvir musica pela internet ou fazer uso de qualquer serviço de streaming e necessario que voce use a conexao do seu celular por intermedio de um app da propria bmw a razao para isso de acordo com a marca sao os custos do trafego de dados no brasil que inviabilizaram uma soluçao unificada cinco minutos ao volante nossa experiencia ao volante do i3 foi extremamente limitada tudo se resumiu a cinco voltas em um circuito improvisado dentro de um condominio de luxo em construçao na zona norte de sao paulo a primeira coisa que chama atençao como em todo eletrico e o total silencio a bordo ligar o i3 e como ligar na tomada um aparelho de dvd uma luz na alavanca a direita do volante acende e e isso em velocidades mais altas o motor eletrico emite um ruido discreto perceptivel somente com o som desligado cujo timbre lembra algo entre um autorama e um metro o torque imediato equivalente a 25 5 mkgf impressiona mas o mapeamento do acelerador e da transmissao programados para prevenir cabeçadas deixam as largadas pouco emotivas como todo eletrico o i3 usa a energia cinetica do rolamento do veiculo para recarregar as baterias entao quando voce tira o pe do acelerador o veiculo desacelera com certa enfase e justamente quando o motor eletrico troca do modo de propulsao para o modo gerador a sensaçao de freio motor e parecida com a de um veiculo andando em segunda marcha com a diferença de que o efeito segue ate a total imobilidade sabendo usa lo e possivel aumentar a autonomia das baterias em ate 20% da pra dirigir praticamente sem usar o freio falando nos freios os pneus com apenas 155 mm de largura sao um penalti severo para as distancias de frenagem a area total de contato dos pneus e inquestionavelmente menor do que a de um hatch premium qualquer e isso limita bastante a capacidade do veiculo em frenagens de emergencia e um veiculo seguro para parar mas definitivamente nao esta a altura dos bmw a gasolina curiosamente o pedal de freio e bastante comunicativo a suspensao tem curso relativamente longo e carga macia significativamente maior do que a do 118i em trajeto tao limitado nao foi possivel ter a menor ideia da dinamica e da comunicabilidade do sistema de direçao muito menos saber como ele se comporta na estrada ou em asfalto ruim uma grande pena as condiçoes terem sido tao limitadas e artificiais ficou apenas o curioso e confesso viciante sabor de se andar em um veiculo que nao faz barulho que voce pluga na tomada ao chegar em casa e que tem um emblema da bmw no centro do volante marca que para nos entusiastas sempre esteve ligada a belos berros de motores a combustao e acerto dinamico preciso e cortante sim o i3 tem traçao traseira distribuiçao de peso simetrica sobre os eixos e posiçao de direçao relativamente esportiva com pernas pra frente e volante pequeno mas e so definitivamente nao espere um esportivo deste cara para isso existe o i8 bottom line um tiro de sniper no escuro no começo dos anos 90 um pc de ponta custava o mesmo que um carro popular cuja capacidade de processamento era muito menor do que a de um smartphone qualquer de hoje em dia em 1997 a fujitsu trouxe ao varejo a primeira tv de plasma com 42 ao valor de us$ 15 mil uma insanidade quase comica para quase todos na epoca mas hoje quantas pessoas usam smartphones e possuem televisores de corpo fino em suas casas claro tecnologias mortas como o laser disc mostram que nem futuro hipotetico se converte em realidade a vanguarda tecnologica sempre envolve custos tanto para o fabricante quanto para o comprador e riscos altissimos ainda mais quando nao ha incentivos fiscais caso da retrograda postura do governo brasileiro ele chega com 25% de ipi e todos os outros impostos de veiculos premium independentemente dos diferenciais no processo de fabricaçao o unico beneficio e a isençao do rodizio por estas e por outras por exemplo a margem de lucro de todas as marcas no pais e maior do que nas matrizes a bmw espera vender cerca de 100 unidades do i3 no brasil neste ano forte contraste as 10 mil unidades vendidas somente em janeiro no reino unido independentemente do preço no brasil se a mobilidade individual tomar esta direçao em que a fabricante se adiantou ela estara muitos passos a frente apenas torcemos para que eles nunca abram mao do motor a combustao naquele cupe que ja foi chamado de m3 porque o i3 e mesmo o i8 e feito para um perfil de comprador que enxerga um automovel mais como um gadget do que como uma maquina de suas soluçoes mecanicas ao conceito de design e neste sentido mais amplo por bem ou por mal ele se opoe a todos os alicerces sobre os quais a bmw estruturou a sua historia para uso urbano em todos os dias perfeito basta haver incentivo e produçao em volume que barateie os processos ficha tecnica bmw i3 motor motor eletrico sincronohibrido com 125 kw de potencia rotaçao maxima 11 400 rpm; combinado a um motor a gasolina gerador com 647 cm³ dois cilindros e 34 cv a 5 000 rpm potencia equivalente a 170 cv torque 25 5 mkgf transmissao direta a velocidade maxima de 150 km/h e determinada pela rotaçao maxima do motor de 11 400 rpm traçao traseira suspensao dianteira do tipo mcpherson e traseira do multibraços freios discos ventilados na frente e atras com abs e ebd pneus bridgestone ecopia 155/70 r19 dimensoes 3 99 m de comprimento 1 77 m de largura 1 57 m de altura e 2 57 m de entre eixos capacidade do porta malas 260 litros peso 1 315 kg itens de serie farois de led sistema multimidia com tela de 10 25 e navegador teto solar sistema de audio harman kardon rodas aro 19 sensores crepuscular e de chuva controle de velocidade de cruzeiro ar condicionado digital de uma zona para nao sobrecarregar o compressor e aumentar o consumo seis air bags freios abs com ebd e sistema anticolisao frenagem automatica em situaçoes de emergencia controle de estabilidade e assistente para saida em rampas preço r$ 225 990 setembro de 2014
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