pilotar um supercarro no maior mais perigoso e mais desafiador autodromo do mundo uma pista que me fez entrar e sair com as maos lavadas de suor e com o espirito esmagado entre o extase e o terror em cada uma das trinta e poucas voltas anteriores que havia dado minhas experiencias anteriores com o nissan 370z e com o bmw 125i foram degraus importantes para este momento mas quem e o amador que se sente plenamente preparado para uma situaçao destas nao sou exatamente um cara crente mas existem alguns momentos na vida que parecem e encaro como provaçoes meu plano inicial era passar cinco dias ou seja metade do meu tempo em nurburgring com o r8 assim poderia construir o ritmo com calma conversando com a dinamica do supercarro ao longo dos 20 8 km do inferno verde mas a audi so me conseguiu tres dias segunda terça e quarta no domingo como vimos no texto do 370z o nordschleife sequer abriu devido a neblina monstruosa foto abaixo a previsao do tempo indicava chuva para terça e quarta o que significava que todo o meu tempo com o r8 se resumiria a um misero dia quer mais a segunda feira começou exatamente como o domingo como se estivesse no meio de uma nuvem se antes estava levemente amedrontado de enfrentar o nurburgring com um supercarro agora estava seriamente apavorado com a possibilidade de nao faze lo engoli o cafe da manha conferi o telefone do mr pretzner a quem devolveria o 370z no aeroporto de frankfurt tentei descobrir sem sucesso onde ficava o airport car service la estava o audi r8 e parti para a estrada coberta com uma neblina que permitia visibilidade de uns 200 metros ou menos apesar da ansiedade nao adiantaria ter pressa o transito como voces podem imaginar nao ajudou em nada nos 180 quilometros que separavam nurburg de frankfurt mais neblina chuva acidentes e longos congestionamentos com tudo isso cheguei so na hora do almoço uma vez no aeroporto gastei uma hora e meia adicional devolvendo o nissan e procurando onde raios ficava o tal do airport car service escondido em um corredor paralelo ao estacionamento business na volta claro mais transito e chuva mas ao menos a neblina estava se dissipando rapidamente bom sinal esmaguei o pedal da direita do r8 e fiz o v8 4 2 berrar sua musica mecanica a mais de 7 500 rpm na autobahn como se nao houvesse amanha porque de fato a previsao do tempo me afirmava que nao haveria perto do fim da tarde cheguei em nurburg o asfalto estava apenas umido quase seco a garoa parecia ter parado ha algum tempo e toda a neblina havia desaparecido a temperatura estava na casa dos vinte e poucos graus animado parei o audi r8 no posto ed enchi o tanque conferi a calibragem dos pneus e toquei para a pista senti que aquela seria a minha unica janela em condiçoes climaticas aceitaveis o que me colocou em uma posiçao de certa pressao como e pilotar um supercarro no nurburgring nordschleife quanto mais veloz o carro mais suave voce precisa ser pouco antes de passar pela cancela pela primeira vez a bordo do r8 lembrei desta frase do falecido piloto luiz pereira bueno dita em uma das conversas que tive com ele na epoca em que acompanhava a categoria historicos v8 5000 do campeonato paulista a frase veio das memorias de pilotagem do maverick hollywood da mitologica divisao 3 parece contraditorio mas faz todo o sentido voce esta lidando com muito mais torque e aderencia lateral enquanto cobre muito mais distancia na mesma janela de tempo em um carro cuja geometria e carga de suspensao o tornam muito mais sensivel do que o everyday s joe que estamos acostumados a usar para ir pro trabalho no nordschleife este ditado ganha o triplo de importancia porque ha mudanças bruscas de relevo a todo instante e a superficie do asfalto e toda ondulada em locais onde o 370z apenas esticava a sua suspensao num curto rebound o audi r8 parecia querer decolar cobrindo dezenas de metros em virtual descontrole o planejamento de traçado muda porque voce precisa levar em conta essas ondulaçoes com muito mais seriedade as vezes alterando o traçado geometricamente ideal apenas para encarar as ondulaçoes com o volante reto se encostar em zebras altas com o nissan era punitivo com o r8 era assustador e olha que seus numeros nao sao tao extremos no universo dos supercarros sao 430 cv a 7 900 rpm 43 8 mkgf de torque a 4 500 rpm 1 585 kg traçao integral extremamente util nestas condiçoes climaticas traiçoeiras cambio de dupla embreagem s tronic zero a 100 km/h em 4 3 s maxima de 301 km/h se ele e menos veloz que os 318 km/h de seu irmao v10 plus que tem 550 cv a 8 000 rpm 55 mkgf de torque a 6 500 rpm e chega aos 100 km/h em 3 7 s; em contrapartida ele apresenta dinamica mais equilibrada e mais gostoso de explorar os limites do v8 que na pratica fica pouca coisa atras na pista de qualquer forma eu nao estava la para passear com o audi mas tambem nao queria ser o cara a figurar nas paginas do wrecked exotics decidi ir da forma como sempre fui construindo o ritmo de baixo pra cima compreendendo a dinamica do carro de forma madura vendo como ele reagia proximo ao limite de aderencia e castigando os freios de forma crescente o video abaixo mostra a minha quinta volta a bordo do superesportivo o asfalto estava umido mas ja permitia traçado de pista seca e agarrava legal permitindo certo abuso aumente o volume pra valer e bote em hd voce nao vai se arrepender com a explosao sonora deste v8 de 4 2 litros [youtube id= uwv3yr3tpwa width= 620 height= 349 ] como ficou obvio no fim do video estava radiante de felicidade note que havia boa gordura ainda ou seja poderia frear bem mais tarde e carregar mais velocidade em quase todas as curvas e mesmo naquela tocada que considerei absolutamente segura ninguem me ultrapassou naquela segunda feira so tinha carro fera na pista varios porsche gt3 de diversas geraçoes diversos bmw de corrida com pneus de rua r compound e la estava um brasileiro perdido de r8 v8 totalmente original dando calor nos locais repentinamente lembrei que nao tinha almoçado melhor meu organismo me passou o recado com uma dor de cabeça decidi encostar no devil s diner para um rapido meio hamburguer e um gole apressado de coca cola se o comesse inteiro talvez o devolvesse dentro do capacete restava cerca de uma hora e vinte de pista aberta seria o suficiente para mais cinco ou seis voltas periodo que reservei para castigar com mais vontade o r8 seria o meu limite no nordschleife e agora conhecendo suficientemente bem o carro e a pista me sentia confortavel para buscar este ritmo sem correr maiores riscos o apice de toda a viagem e de toda a minha carreira foi quando logo em minha primeira volta no trecho de aceleraçao mais longa do traçado e a mais de 200 km/h kesselchen km 12 vi a cena mais terrivel que testemunhei de dentro de um carro num autodromo freada subita um pequeno salve se quem puder para evitar acidentes secundarios vejo o guard rail destruido a direita terra na pista adiante e finalmente dou de cara com uma enorme bola de fogo com um rastro de fumaça que parecia subir a centenas de metros de altura a adrenalina baixou em um decimo de segundo e minhas maos ficaram geladas era como se o chao tivesse desaparecido a cena abaixo e o assunto do proximo post por aqui me limito a publicar esta foto e a dizer que sim felizmente os ocupantes sobreviveram sessao interrompida mais do que isso experiencia estilhaçada enquanto esperavamos em uma fila de cerca de 100 esportivos paralisados na pista aguardando as ambulancias os bombeiros e a policia senti sabores diversos de frustraçao raiva medo arrependimento competitividade e felicidade um verdadeiro ioio emocional o que nos estamos fazendo aqui um acidente nestas proporçoes esfregado na sua cara te traz para a face letal do automobilismo algo presente na aura de nurburgring nordschleife mas que voce esquece assim que começa a buscar os limites entorpecido pela adrenalina surdo pelo ronco do motor e cego pelo tunel de arvores e guard rails separados por apenas seis metros de asfalto e alguns mais de grama ao mesmo tempo senti frustraçao por ter sido conservador e me ver forçado a assumir aquela volta segura como a minha melhor passagem em um encerramento forçado por outro lado me senti orgulhoso por nao ter sido ultrapassado mas a competitividade deixa um sabor amargo quando voce sabe que poderia ter ido muito melhor em contrapartida estava seguro sao e feliz por ver que a dupla da bola de fogo que ardia a 50 metros de mim estava bem apesar do sangue das roupas rasgadas e do estado de choque sera que a infelicidade daquele acidente foi um aviso pra mim dado momento notei uma coincidencia imbecil o bmw 125i que havia pilotado tinha a placa bestial 666 este r8 estava acima disso 667 se nada fazia muito sentido naquele momento uma simples sequencia aritmetica parecia me trazer de volta a realidade sem os amigos que ja haviam partido da alemanha me encontrei sozinho neste turbilhao de pensamentos e emoçoes sem fome troquei o jantar por um longo passeio noturno nas estradas da regiao a solidao deste momento cheio de dicotomias voces talvez sintam nas imagens registradas abaixo feitas nesta mesma noite a previsao estava germanicamente correta na terça e na quarta feira o ceu nao parou de castigar a regiao das montanhas eiffel com agua fiz uma ultima passagem pelo circuito no meio da chuva em ritmo de passeio apenas para me despedir da experiencia mais intensa de toda a minha vida destrui a invulnerabilidade do r8 sendo ultrapassado dezenas de vezes em apenas um giro jackie stewart sempre disse que era impossivel de se fazer uma volta perfeita no nordschleife e assim foi minha experiencia agora olhando em retrospecto vejo que todas estas imperfeiçoes incluindo o terrivel acidente da foto la no alto fazem parte da quimica intoxicante de nurburgring voce nunca vai sair plenamente feliz do inferno verde jamais conquistara a sua volta perfeita e por isso perdido entre o extase e o terror vai sempre querer voltar para buscar mais e mais fundo no cronometro esta por sinal e a essencia do automobilismo confira a lista das reportagens do especial nurburgring nordschleife missao nurburgring nordschleife dez dias tres carros e o flatout no templo nurburgring nordschleife o guia definitivo para voce planejar a sua viagem nurburgring nordschleife o começo da jornada eu o nissan 370z e o nurburgring nordschleife pela primeira vez na vida overdose de carporn os carros que aceleram no nurburgring nordschleife começando a pegar intimidade no nurburgring nordschleife com o bmw 125i as lojas de nurburgring de torradeiras a sapatilhas do nordschleife tres amigos duas coincidencias e nurburgring nordschleife extase e terror quando enfrentei o nurburgring nordschleife com o audi r8 quando senti o arrepio da morte de perto conheça os arredores de nurburgring a bordo do audi r8 conheça o castelo de nurburg nurburgring nordschleife quanto que um simulador pode te ajudar sudschleife explorando as fantasmagoricas ruinas do traçado perdido como pilotar no nurburgring nordschleife sem se matar nem decepcionar o cronometro nurburgring nordschleife guia de viagem atualizado o museu de nurburgring nordschleife ring werk nurburgring nordschleife consideraçoes finais
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