grande parte da admiraçao dos entusiastas pelos carros franceses provem dos hot hatches como o renault clio williams e o peugeot 205 gti ou dos carros de luxo cheios de detalhes curiosos e inovaçoes como o citroen ds ha quem admire a personalidade de compactos como o citroen 2cv e quem reverencie a tradiçao nos ralis da alpine mais dificil e encontrar quem admire a industria automotiva francesa por causa dos facel vega nao porque faltassem qualidades a seu carros longe disso mas porque a companhia durou pouco apenas uma decada fabricando automoveis de 1954 a 1964 e por causa disto nao chega perto de ser conhecida como algumas compatriotas ainda que entre os proprietarios de carros da facel vega em seu auge possamos encontrar nomes como pablo picasso dean martin ringo starr frank sinatra fred astaire christian dior e sir stirling moss por ai podemos ter uma noçao do tipo de carro que a facel vega fazia do tipo caro em sua maioria eram cupes e sedas de desenho marcante e sofisticado com acabamento refinadissimo interior luxuoso e equipado e um motor v8 vindo dos estados unidos quando se desviou desta receita a facel vega cometeu um erro e condenou a si mesma e e esta a historia que vamos contar hoje de avioes de guerra a carrocerias de automoveis a facel s a foi fundada em dezembro de 1939 facel era um acronimo para forges et ateliers de constructions d eure et loir algo como oficina de forja e construçao de eure et loir a companhia foi criada como uma divisao da bronzavia empresa francesa especializada na fabricaçao de aeronaves militares com o objetivo de produzir chapas e produtos de metal prensado o diretor tecnico da bronzavia era jean daninos engenheiro que anteriormente havia trabalhado na citroen e durante a segunda guerra mundial foi alocado nos estados unidos para supervisionar a produçao de aeronaves pela general aircraft que estava usando projetos dos franceses em 1945 depois do fim do conflito daninos retornou a frança onde foi nomeado para cuidar da facel com experiencia na industria automotiva daninos decidiu explorar o segmento inicialmente focou se em construir carrocerias para outras companhias como a panhard em 1947 e a simca a partir de 1948 [caption id= attachment_220440 align= aligncenter width= 1024 ] panhard dyna[/caption] tambem em 1948 a facel trabalhou junto com a bentley para construir uma carroceria especial para o mark vi o resultado foi o fastback bentley cresta que foi apresentado no salao de paris daquele ano e teve 17 exemplares construidos em 1948 e 1949 identidade propria o bentley cresta era bem diferente do mark vi que lhe deu origem trocando os para lamas proeminentes e os farois destacados por uma carroceria lisa aerodinamica com para lamas e farois bem integrados era um visual bem mais moderno porem ainda era reconhecivel como um bentley [caption id= attachment_220441 align= aligncenter width= 1024 ] o bentley mark vi original [/caption] [caption id= attachment_220448 align= aligncenter width= 1024 ] e a versao da facel[/caption] mas em 1951 jean daninos deu a sua esposa um presente especial um exemplar de desenho verdadeiramente exclusivo com identidade visual propria o bentley cresta ii foi desenhado pela pininfarina sob encomenda de daninos e tinha uma carroceria mais esbelta com tres volumes bem definidos linha de cintura mais baixa e teto em formato de canopi com uma area envidraçada bastante ampla os farois eram duplos circulares empilhados na vertical e a grade era dividida em tres elementos um maior ao centro ladeado por duas grades menores era um carro completamente distinto do mark vi original ainda que conservasse o mesmo seis em linha de 4 6 litros a bentley jamais divulgou a potencia do motor mas ele era suficiente para levar o cresta ii alem dos 150 km/h conta se que a sra daninos gostou muito do carro e ficou com ele por varios anos e e possivel que a aprovaçao da mulher tenha influenciado jean daninos na decisao de ainda no começo dos anos 50 começar a projetar e fabricar seus proprios veiculos o primeiro deles foi apresentado em 1954 e batizado facel vega a inspiraçao para o nome vinha dos ceus vega e o nome da estrela mais brilhante da constelaçao de lira que tambem e a quinta mais brilhante no ceu noturno vega fica a cerca de 25 anos luz do sol relativamente proxima se tratando de distancias astronomicas e ja foi muito estudada por astronomos que a consideram uma das estrelas mais importantes que se pode ver a olho nu o desenho do carro era claramente inspirado pelo bentley cresta ii porem foi devidamente adaptado a uma nova plataforma com estrutura tubular e suspensao por braços triangulares sobrepostos na dianteira e eixo rigido com feixes de molas semi elipticas na traseira o proprio daninos assinou as linhas do carro que assumiu formas mais retilineas e americanizadas com molduras mais volumosas para os farois e barbatanas mais pronunciadas na traseira nas quais ficavam instaladas as lanternas por dentro o cuidado no acabamento e na escolha dos materiais era prioridade a cabine toda revestida em couro era aconchegante com bancos confortaveis; e trazia um painel envolvente com mostradores voltados para o motorista alem disso o facel vega foi um dos primeiros com um console central em volta da alavanca de cambio o vega tambem foi um dos primeiros carros europeus a apostar no baixo preço na simplicidade mecanica na robustez e na força dos motores norte americanos daninos negociou com a chrysler o fornecimento de seu v8 hemi de 4 5 litros capaz de entregar 180 cv e da automatica de duas marchas powerflite o conjunto conferia ao facel vega uma velocidade maxima entre 172 e 193 km/h dependendo da relaçao final de diferencial escolhida pelo proprietario tambem era possivel por um valor adicional optar por uma caixa manual de quatro marchas fornecida pela francesa pont a mousson foram feitos apenas 47 exemplares entre 1954 e 1955 sendo que nesse ano o motor passou a deslocar 4 8 litros e entregar 200 cv em 1956 a marca passou a se chamar facel vega e o carro fv costuma se chamar os carros fabricados entre 1956 e 1959 por numeros dependendo da motorizaçao [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 220450 220451 ] o facel vega fv2 de 1956 trouxe um novo para brisa panoramico parecido com o que era usado pelos carros norte americanos e um v8 de 5 4 litros e 255 cv os motores de 4 5 e 4 8 litros continuaram disponiveis nos modelos fv3 e fv3b em 1957 foi introduzido o fv4 typhoon que tinha um v8 de 5 8 litros e 325 cv alem de um cambio automatico de tres marchas tambem de origem chrysler [caption id= attachment_220453 align= aligncenter width= 1024 ] facel vega fv4[/caption] todos estes carros eram praticamente identicos por fora foi so em 1958 que a facel vega introduziu uma nova carroceria o excellence um seda de quatro portas que mantinha o visual dianteiro do cupe porem tinha entre eixos mais longo e um rabo de peixe consideravelmente maior na traseira as portas traseiras eram do tipo suicida abrindo para tras e nao havia coluna central a soluçao ja havia sido empregada nos eua em 1956 pelo cadillac eldorado brougham e mais tarde a partir de 1961 foi vista tambem no lincoln continental o facel vega excellence estava disponivel inicialmente com um v8 hemi de 6 4 litros e 365 cv que podia ser acoplado a transmissao automatica de tres marchas torqueflite da chrysler ou o mesmo cambio manual frances oferecido nos outros modelos conjunto capaz de levar o belo seda aos 225 km/h [gallery columns= 2 link= file size= medium type= grid ids= 220437 220436 ] ja em 1959 o motor do excellence foi trocado pelo v8 wedge da chrysler que trazia camaras de combustao em forma de cunha e nao hemisfericas e entregava os mesmos 365 cv do hemi dois anos depois em 1961 foi introduzido o excellence com motor de 6 3 litros e 395 cv potencia absurda para a epoca ainda que na pratica o desempenho fosse similar ao do motor de 5 9 litros e mais que suficiente para um seda de 1 800 kg fabricado ha 60 anos tambem em 1959 foi introduzido o facel vega hk500 que era na pratica um fv reestilizado com menos peças cromadas na dianteira em 1960 porem o carro trocou o motor 5 8 usado no fv pelo mesmo v8 de 6 3 litros e 365 cv que viria a ser usado no excellence [gallery type= grid link= file size= medium ids= 220454 220455 220457 ] isto que lhe rendeu desempenho impressionante dado o contexto da epoca o 0 100 km/h era cumprido em 8 5 segundos com maxima de 237 km/h a performance do carro levou a facel vega a oferecer freios a disco como opcional tornando os item de serie em abril de 1960 um erro chamado facellia o ano de 1959 porem nao trouxe apenas boas novidades alem das reestilizaçoes em seus modelos com motor v8 naquele ano a facel vega tambem introduziu um novo modelo chamado facellia era um carro bem menor com entre eixos de 2 450 mm e um motor de quatro cilindros desenvolvido pela pont a mousson a ideia era encarar os esportivos compactos de marcas consagradas como o alfa romeo spider e o porsche 356 para isto o facellia contava com um motor de 1 6 litro com comando duplo no cabeçote carburador solex de corpo duplo e 115 cv alem de 14 7 kgfm de torque o motor era acoplado a uma caixa manual de quatro marchas e era capaz de levar o facellia de zero a 100 km/h em 11 5 segundos a velocidade maxima era de bons 185 km/h o carro era muito bem acertado com suspensao macpherson na dianteira e eixo rigido na traseira e gozava do bom acabamento comum a todo facel vega mas o motor veio a se mostrar muito problematico por uma razao tecnica os comandos de valvulas tinham apenas dois rolamentos em vez de quatro ou cinco como geralmente se fazia como resultado os comandos flexionavam de forma excessiva o que por sua vez ocasionava problemas com o tempo de igniçao pre detonaçao e consequentemente a durabilidade do motor era severamente reduzida a maioria nao passava dos 40 000 km sem apresentar falhas que impossibilitavam o uso normal como resultado o facellia foi um fracasso logo de cara e uma fonte enorme de prejuizo a facel vega nem mesmo a troca do motor frances pelo motor 1 8 do volvo p1800 que tambem emprestou o cambio automatico foi suficiente para estancar a sangria foram fabricados 1 100 exemplares do facellia entre 1959 e 1963 e a facel vega perdeu dinheiro com cada um deles o fracasso do facellia foi agravado pela alta concorrencia no segmento de alto luxo que tornou dificil a vida dos facel com motor v8 a crise culminou na saida de daninos do comando da companhia em agosto de 1961 um ultimo suspiro foi em 1962 que a facel vega agora com um novo ceo um homem chamado andre belin lançou um novo cupe batizado facel ii o carro tinha uma carroceria mais retilinea conservando a identidade visual da marca alem do mesmo v8 de 6 3 litros e 395 cv ja visto em outros carros da marca acoplado a transmissao manual de quatro marchas o motor era capaz de levar o facel ii ate os 247 km/h a velocidade maxima com cambio automatico era de 225 km/h o que fez com que a facel vega o anunciasse como o quatro lugares mais rapido do mundo https //www youtube com/watch v=iqjo_woluns embora tivesse virtualmente a mesma construçao que o facel hk500 bem como seu conjunto de suspensao virtualmente inalterado o facel ii tinha visual distinto o bastante para ser considerado um novo carro [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 220461 220462 ] a questao era que o facellia continuava dando trabalho mesmo depois de sair de linha o novo ceo havia ordenado as concessionarias que sempre que um dono de facellia aparecesse reclamando de problemas mecanicos a troca do motor fosse realizada rapidamente de graça e sem burocracia era uma forma de tentar reconquistar a confiança do publico mesmo que a medida trouxesse prejuizo e trouxe alem de ter gastos enormes com trocas de motor na garantia a facel vega agiu tarde demais a mancha em sua reputaçao ja estava enorme e impossivel de apagar entao a companhia nao teve escolha senao em outubro de 1964 fechar as portas da fabrica em paris
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