dirigindo pelas rodovias da minha regiao debaixo das fortes chuvas destes ultimos dias notei muitos motoristas muitos mesmo com farois desregulados queimados ou usados do jeito errado para piorar as coisas a lei que obriga a usar os farois acesos durante o dia nas rodovias começou com uma confusao entre luz baixa e luz de posiçao luzes diurnas e farois auxiliares e muitos motoristas parecem ter resolvido o cumprimento a lei do seu jeito por isso parece uma boa hora para falarmos sobre as luzes dos carros como usa las corretamente e como garantir que esteja tudo funcionando quais sao as luzes e farois do carro e para que servem parece uma pergunta boba mas muita gente — mesmo autoridades — acabam confundindo os nomes e funçoes de cada uma das luzes do carro por exemplo o que e lanterna e a iluminaçao traseira do carro ou um dos estagios do farol e o farolete e a luz baixa ou a luz de posiçao o que sao os milhas um tipo de luz alta ou aqueles farois pequenos no para choque dianteiro do carro por isso vamos começar com o basico conhecendo os nomes corretos e conceitos de cada luz e farol para nao haver confusao lembre se que alguns carros nao sao equipados com luzes auxiliares apenas farois com facho alto e baixo que sao obrigatorios bem como as luzes de freio luzes de posiçao piscas luz de re e luzes de alerta as luzes auxiliares sao os farois de milha e a luz de neblina o anexo i do codigo de transito brasileiro e a resoluçao 227 do contran definem as luzes dos veiculos da seguinte forma luz alta facho de luz do veiculo destinado a iluminar a via ate uma grande distancia do veiculo luz baixa facho de luz do veiculo destinado a iluminar a via diante do veiculo sem ocasionar ofuscamento ou incomodo injustificaveis aos condutores e outros usuarios da via que venham em sentido contrario luz de freio luz do veiculo destinada a indicar aos demais usuarios da via que se encontram atras do veiculo que o condutor esta aplicando o freio de serviço luz indicadora de direçao pisca pisca ou seta luz do veiculo destinada a indicar aos demais usuarios da via que o condutor tem o proposito de mudar de direçao para a direita ou para a esquerda luz de marcha a re luz do veiculo destinada a iluminar atras do veiculo e advertir aos demais usuarios da via que o veiculo esta efetuando ou a ponto de efetuar uma manobra de marcha a re pisca alerta luz intermitente do veiculo utilizada em carater de advertencia destinada a indicar aos demais usuarios da via que o veiculo esta imobilizado ou em situaçao de emergencia luz de posiçao lanterna ou pingo luz do veiculo destinada a indicar a presença e a largura do veiculo luz de neblina luz do veiculo destinada a aumentar a iluminaçao da via em caso de chuva forte nuvens neblina nevasca tempestade ou nuvem de poeira farol de rodagem diurna e um facho de luz voltado para a frente do veiculo utilizada para tornar o veiculo mais facilmente visivel quando de rodagem diurna note que o farol de milha nao entrou na lista mas nao esquecemos dele o farol de milha e apenas um nome popular para os farois de longo alcance — e por isso que eles chamam farol de milha por que passam a ideia de iluminar uma milha 1 6 km tecnicamente eles sao considerados um tipo de luz alta e devem ser usados com o mesmo objetivo e sob as mesmas regras do farol alto original do carro agora que conhecemos cada um deles podemos ver como eles devem ser usados luz baixa ou farol baixo em cada regiao do brasil a luz baixa tem seu nome popular tem quem chame de lanterna farolete farol baixo foco etc seu nome tecnico definido pelo codigo de transito e mesmo luz baixa e ela e identificada por um icone padrao universal esse abaixo em vias urbanas a luz baixa e obrigatoria em tuneis e na ausencia de luz solar na pratica isso significa do por do sol ao nascer do sol — mas nada impede que voce a utilize durante o dia ou sob chuva tambem e uma boa ideia usa la em estacionamentos cobertos de shoppings supermercados condominios e afins nas rodovias o uso da luz baixa e obrigatorio o tempo todo independentemente da hora ou das condiçoes climaticas ciclomotores motos scooters e afins e veiculos de transporte coletivo tambem sao obrigados a usar a luz baixa o tempo todo em vias urbanas e rodovias luz de posiçao a luz de posiçao tambem tem diversos nomes populares brasil afora tem quem chame de farolete lanterna luz baixa luz de cidade pingo foco etc seu nome tecnico e luz de posiçao e ela e identificada por este icone abaixo a luz de posiçao e obrigatoria em basicamente tres situaçoes 1 ao manobrar durante a noite o que significa que voce deve passar da luz baixa para a lanterna sempre que estiver fazendo uma baliza por exemplo; 2 sob neblina ou chuva em qualquer horario do dia; 3 ao parar o carro para embarque ou desembarque se for estacionar com o motor ligado e nao quiser apagar as luzes do carro voce deve desligar o farol baixo e usar apenas as luzes de posiçao para nao criar um ponto de luz incomodo na beira da pista alguns motoristas costumam usa las em conjunto com os farois auxiliares mas essa pratica esta sujeita a multa por ser uma infraçao media prevista no artigo 250 do codigo de transito que determina o uso da luz baixa nas situaçoes descritas no item acima luz alta ou farol alto a luz alta deve ser usada somente em vias onde nao ha iluminaçao e quando nao houver veiculo a frente ou em sentido contrario em hipotese alguma ele deve ser usado como substituto da luz baixa seu icone e este abaixo os farois auxiliares de longa distancia tambem chamados de farol de milha sao incluidos nessa definiçao e devem ser usados como complemento ou substitutos do farol alto jamais use os farois de milha em trechos onde ha iluminaçao publica alem de ser proibido ofusca e confunde os outros motoristas tambem nao o confunda com a luz de neblina mas isso e algo que veremos a seguir farol de milha vs luzes de neblina [caption id= attachment_218216 align= aligncenter width= 900 ] xr3 milha em cima neblina em baixo[/caption] esses dois tipos de farol auxiliar tendem a confundir ate mesmo iniciados no brasil tornou se relativamente comum chamar os farois de neblina de farois de milha nao sabemos ao certo por qual razao mas o tema causa confusao ate mesmo em algumas autoridades de transito os farois de milha se diferenciam dos farois de neblina em dois fatores largura e alcance do facho de luz os farois de milha tem facho estreito e de longo alcance por isso sao tecnicamente chamados de farois de longo alcance e por isso sao instalados em posiçao elevada e sao recomendados para velocidades mais altas como e um tipo de farol alto eles sao permitidos apenas onde nao ha iluminaçao publica nem motoristas a frente ou no sentido contrario [caption id= attachment_218215 align= aligncenter width= 941 ] f 150 dentro da lei nao ha iluminaçao publica a luz baixa esta acesa e nao esta ofuscando outros carros[/caption] ja os farois de neblina icone abaixo tem facho largo com cobertura de 70 a 120 graus com um corte plano e abrupto na parte superior par e alcance curto — geralmente imediatamente a frente do carro eles tambem sao instalados em posiçao baixa normalmente entre 40 e 60 cm de altura do solo ou com projetores/refletores direcionados para baixo por que eles sao projetados para iluminar a via por baixo da neblina que se forma a pouco mais de 30 cm do chao como a neblina e formada por goticulas de agua a luz de um farol mais elevado ou de facho de longo alcance acaba sendo difundida por elas reduzindo a visibilidade atraves da nevoa apesar de serem projetados para maxima eficiencia sob neblina eles tambem podem ser bons auxiliares em outras situaçoes eles ajudam a iluminar irregularidades na pista e ate lombadas nao sinalizadas iluminam a parte interna das curvas e tambem aumentam a visibilidade do carro em caso de poeira ou chuva forte o codigo de transito nao proibe seu uso em nenhum tipo de situaçao mas ele sempre deve ser usado combinado com a luz exigida pela lei ou seja ao transitar durante o dia em rodovias voce pode usar o farol de neblina desde que esteja com o farol baixo ou drl aceso o farol de neblina deve ser sempre auxiliar nunca principal mantenha a luz baixa acesa junto com ele e voce nao sera multado a luz de neblina que incomoda de verdade quando usada indiscriminadamente e lanterna traseira de neblina muitos motoristas nao sabem ou nao imaginam que aquele icone laranja no painel abaixo indica uma luz independente na traseira e a mantem acesa para mostrar a quantidade de luzes que seu carro tem ou por que acham que e o farol de milha so que a luz traseira de neblina tem a mesma intensidade da luz de freio ambas usam lampadas de 21 ou 27w e por isso ofusca e incomoda o motorista que vem atras nunca acenda essa luz sem estar sob neblina chuva forte ou em meio a nuvens de poeira e quando acender nao esqueça de apagar depois que a chuva ou a neblina passar farol de rodagem diurna ou drl deve ser usado apenas durante o dia normalmente acende automaticamente com a partida do motor e nao funciona em conjunto com as demais luzes do carro pode ser usado somente como substituto da luz baixa obrigatoria em rodovias mas legalmente nao substitui a luz de posiçao sob chuva e neblina durante o dia por nao acender as luzes traseiras do carro pisca alerta so deve ser usado em situaçoes de emergencia com o carro parado imobilizaçoes e paradas repentinas ou quando a sinalizaçao determinar como nas vagas de farmacias nunca use em movimento porque voce nao conseguira sinalizar as mudanças de direçao o que e uma infraçao de transito se estiver em uma emergencia levando um familiar ao pronto socorro por exemplo peça passagem com toques breves na buzina e lampejos da luz alta alem da seta para a esquerda mas nao use o pisca alerta alem disso ao contrario do que muita gente imagina as luzes de alerta nao anulam a lei de transito para o motorista estacionar em esquinas fila dupla contramao etc como checar as luzes estacione seu carro de re com a traseira rente a alguma parede desengrene a re tire o pe do freio e apague as luzes de posiçao depois pise no freio e use seus retrovisores externos para ver as luzes rebatidas pela parede se alguma lampada estiver queimada logicamente um lado estara mais escuro que o outro observe no retrovisor interno se a luz esta rebatida de forma simetrica e uniforme o procedimento e o mesmo para a luz de re apague as luzes do carro engrene a re e verifique a luminosidade apenas lembre se que alguns carros tem a luz somente em um lado as luzes de posiçao e de direçao setas voce poderia verificar acionando o controle e indo ate a traseira para testar mas e muito mais rapido e pratico continuar com o metodo acima para testar as luzes de posiçao apague e depois acenda a lanterna repetindo o procedimento de observaçao primeiro pelos retrovisores externos depois pelo interno para conferir tambem a uniformidade da mancha formada pela luz depois voce testa as luzes de direçao setas basta apagar todas as luzes do carro novamente e acionar as luzes de direçao verificando tambem com os retrovisores externos alternando o lado do carro ao estacionar voce jamais correra o risco de andar por ai com uma lanterna ou farol queimado se nao tiver uma garagem use o estacionamento do shopping peça ajuda ao frentista de um jeito mas nao ande por ai com luzes queimadas por favor
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.