todos nos sabemos as mazelas de um mercado fechado ao exterior isolado e com um volume de produçao pequeno a versao curta e nao e nada bom nem para os produtores de automoveis nem para a populaçao que os compra mas nao da para negar que onde ha escassez e dificuldade a contrapartida e a criatividade gente criativa progride e faz coisas inimaginaveis em lugares assim e como nao poderia deixar de ser aqui no brasil tambem foi assim do meio da decada de 1970 em diante e ate 1990 nosso mercado de automoveis estava hermeticamente chiuso a qualquer coisa que vinha de fora nos deixando aqui com poucas e esparsas opçoes os carros antigos importados nao eram antigos eram coisas exoticas disputadas a tapa pelos endinheirados que tinham grana mas nao podiam importar nada oh o sofrimento restava ao brasileiro ja que nao podia comprar fazer ele mesmo foi uma epoca que embora a qualidade final dos carros especiais ficasse aquem do que existia la fora criamos muita coisa interessante aqui um exemplo e o farus um carro criado inteirinho aqui que nao era uma replica e que com motor central traseiro um centro de gravidade baixo e motorista idem prometia um outro nivel de comportamento disse paulo celso facin na motor 3 em janeiro de 1982 ao levar o farus ml929 para o antigo traçado de interlagos olhei o cronografo mais uma vez para me certificar la estava a marca em digitos bem legiveis quatro minutos e cinco segundos ha muito tempo como jornalista especializado e piloto venho perseguindo a marca dos quatro minutos para completar uma volta pelo autodromo de interlagos em sao paulo com carros de passeio ou mesmo gts nacionais movidos por motores de ate dois litros para dar uma ideia ao leitor que nao conhece aquele circuito os carros preparados da divisao fiat 147 registram tres minutos e cinquenta segundos como melhor tempo em minhas muitas tentativas ate entao jamais havia logrado descer dos quatro minutos e quinze segundos por mais que me esforçasse e agora la estava a marca de quatro e cinco mostrando que eu havia ganho dez segundos em meu tempo tempo que ainda nao da para encarar as feras do automobilismo e que nem mesmo atingiu os quatro minutos redondos que gostaria de ter feito mas que me deixou agradavelmente surpreendido com o carro o farus ml 929 acabava de confirmar a impressao que me havia deixado cerca de um ano e meio atras quando fui conhecer um prototipo em belo horizonte e o senti extremamente estavel seguro e alegre para se dirigir o triste e que eu quando li isso em 1982 ainda era uma criança ignorante olhei o desempenho do carro com motor fiat 1300 de 72 cv e ignorei o carrinho solenemente na mesma ediçao da motor 3 estava na capa o glaspac cobra que com seu v8 de 4 9 litros ford tinha desempenho de gente grande passando dos 200 km/h nao ajudava tambem que o farus apesar de nao chegar a ser feio tinha alguns problemas claro de estilo que o faziam dificil de amar mais sobre isso mais adiante a gente devia ter dado mais valor a ele alem deste comportamento bem acertado outra coisa chama atençao a posiçao de dirigir e bem baixa a busanfa dos ocupantes parece estar proxima do centro do entre eixos como deve ser e o tunel e a alavanca de cambio manual estao altos um carro esporte de verdade parece mas o que e um farus e de onde veio engraçado voce perguntar; ia mesmo explicar isso a familia russo a farus industria de veiculos esportivos ltda de belo horizonte mg e cria intelectual da familia russo o pai alfio e seu filho giuseppe a familia tinha dinheiro para a aventura eram proprietarios da italmecanica fabrica de equipamentos para a industria alimenticia em minas gerais [caption id= attachment_368314 align= aligncenter width= 999 ] com placa do fabricante em belo horizonte[/caption] consta que o projeto começou em 1977; a empresa foi constituida em 1979 em julho de 1980 aparecia o primeiro carro o ml929 a familia na epoca nao explicou o nome do carro; mas e facil imaginar conhecendo os familia russo e a matriarca alem de chamar maria luisa tinha nascido em 1929 farus ml929 como sempre parece ser a norma o desenho original parece ser o melhor conjunto de todos os farus era um chassi proprio em forma de espinha dorsal e duplo y que englobava o conjunto de suspensao completo do fiat 147 nos dois eixos; na frente sem motor atras com ele mas sem a direçao claro a carroceria era de fibra de vidro formando um desenho familiar aos fas da lotus era unida ao chassi por coxins de borracha [caption id= attachment_368317 align= aligncenter width= 999 ] o chassi do farus[/caption] assim alem de suspensao independente por colunas mcpherson nas quatro rodas o carro tinha tambem freios a disco nas quatro rodas e direçao por pinhao e cremalheira fiat; sem assistencia claro o motor era o delicioso fiasa ohc aqui na versao quente do 147 rallye 1297 cm³ 76 x 71 5 mm carburador de corpo duplo e taxa de 7 5 1 para 72 cv a 5800 rpm e 10 8 mkgf a 4000 rpm um motor que embora pequeno e nada de mais em termos de potencia e bem alinhado a missao de carro esporte sobe de giro animado e suave com um barulhinho gostoso e entusiasmante de coisa ardida e o barulhinho neste carro esta mais vivo o motor esta basicamente dentro do habitaculo com voce como se aparafusado em suas costas coisa de 20 cm da sua cabeça a motor 3 mediu e notou a piora do barulho interno mas ainda assim achou aceitavel e sem transmissao de calor para o interior o acesso ao motor e basicamente atras dos bancos; a tampa traseira que abria de lado basicamente e para o grande porta malas traseiro o cambio era tambem do rallye com quatro marchas mas o carrinho todo parece estar ali naquele sweet spot de coisa agil e divertida mesmo que nao muito potente mede 4 metros de comprimento e o entre eixos esta nos perfeitos 2400 mm para ele bem como parecem ideais os pneus 185/70 sr13 para seu peso e tamanho o peso a empresa declarava que a versao basica pesava apenas 820 kg mas o carro testado pela motor 3 aferiu em 940 kg com 63 8% disso no eixo traseiro e 36 2% no eixo dianteiro o desenho era angular como era moda nos anos 1970 lembrando um pouco uma dino 308 gt4 tinha farois retangulares escamoteaveis grandes lanternas traseiras do ford corcel ii e dois porta malas mas o dianteiro era quase totalmente ocupado pelo estepe o radiador era montado na frente do carro internamente apresentava painel completo console central bancos e volante esportivos vidros eletricos estofamento de couro e teto solar a produçao seriada do novo modelo teve inicio em fevereiro de 1981 a razao de 15 unidades mensais; cem carros foram fabricados no primeiro ano https //flatout com br/quando enzo ferrari ouviu que algo era impossivel/ mas o desenho externo tinha alguns problemas de falta de experiencia na atividade as proporçoes gerais eram otimas mas no detalhe mostrava a natureza quase amadora deste tipo de empresa brasileira infelizmente o designer profissional celso lamas escrevendo para a motor 3 nao mediu palavras suas linhas caracterizam precisamente o gosto pessoal de seu desenhista alfio russo deixando de lado todas as normas leis metodos maneiras e processos de se criar um veiculo em serie pesado mas verdade o teto reto e um erro que podia facilmente ser acertado por ligeira curvatura tambem o fim abrupto em linha reta da dianteira tambem e errado o desenhista parece nao entender o conceito basico de que uma linha deve parecer bonita olhada de todos os angulos celso lamas gasta duas paginas inteiras criticando o carro e nao ha como refutar o que diz mas como sabemos carros feios as vezes acabam bonitos aos olhos de deus donos como parece ser neste carrinho tao divertido mesmo com desempenho apenas aceitavel a revista conseguiu 0 100 km/h em 13 71 segundos e maxima de 158 km/h; numeros baixos mas que nao eram ruins demais em 1982 mas isso nao parece importar um outro jornalista disse na epoca o carro e tao seguro e agradavel que achamos que seu tempo de volta em interlagos deve ficar igual aos dos fiat de corrida do grupo 1 o que e fantastico para um carro manso obediente e seguro nas retas e curvas deste mundo dos homens paulo celso facin foi alem e disse que o carro nao e perfeito e apenas o mais estavel de todos os veiculos nacionais que ja dirigi ate agora barrabas o farus evolui [caption id= attachment_368305 align= aligncenter width= 999 ] farus ts 1 6[/caption] ja em 1982 certamente para conter a reclamaçao de gente que o achava lerdo aparece o farus ts 1 6 como o nome diz o motor era o de passat ts com 1 6 litro longitudinal a mudança do motor e seu novo lay out no carro lhe deram peso e distribuiçao diferentes a motor 3 o aferiu o carro aos 1000 kg exatos distribuidos 63/37% o motor vw permitia tambem ar condicionado de serie com 96 cv o carro podia passar dos 170 km/h agora [caption id= attachment_368306 align= aligncenter width= 999 ] o motor vw no farus longitudinal[/caption] a versao 1 6 litro recebeu tambem naquele mesmo ano uma inusitada versao com grife era o farus gucci mostrado na fenit feira internacional da industria textil de 1982 ficou exposto no estande da grife italiana e foi apresentado como o primeiro automovel brasileiro assinado por um costureiro alem do para choque na cor do carro logotipos da marca italiana foram salpicados por todo interior e exterior os tecidos que revestiam os encostos de cabeça e o revestimento das portas ostentavam igualmente o logotipo da marca italiana ainda no painel os mostradores receberam o fundo preto com numeros vermelhos e o logo gucci custava 20% mais [caption id= attachment_368298 align= aligncenter width= 999 ] farus beta 1 8[/caption] no final de 1984 no xiii salao do automovel novo motor e transmissao na forma dos 1 8 litro do monza que em 1986 se tornaria 2 0 claro era o farus beta que alem de alteraçoes diversas de estilo recebia uma versao conversivel com os motores gm aparecia a possibilidade de optar por caixa automatica o peso passava dos 1000 kg e a imprensa começa a reportar subesterço excessivo ; provavelmente por motor ainda mais pesado e transversal agora ou menos tempo de acerto em pista mas chegava a mais de 180 km/h [caption id= attachment_368299 align= aligncenter width= 999 ] farus beta 1 8[/caption] em 1986 uma tentativa interessante de expansao a farus quase chegou a acordo com uma empresa norte americana interessada em importar grande quantidade de veiculos de 800 a 1 000 por mes equipados com motor chrysler 2 2 turbo montado transversalmente com sua caixa manual de cinco marchas com 146 cv o 2 2 litros turbo faria do pequeno farus algo rapido de verdade a empresa chegou a participar do salao internacional de nova iorque de 1987 mas o negocio acaba por nao se concretizar em 1988 de novo o motor muda para o 2 0 de santana; e logo em seguida aparece o farus quadro agora com motor e traçao dianteira o que ia contra o objetivo de ele existir na verdade a empresa muda de dono em 1990 e fecha em 1991 cerca de 1 200 unidades dos farus foram produzidas em menos de dez anos em todas as versoes e cerca de 80 foram exportados mais uma daquelas historias de quase que povoam o mundo do carro fora de serie nacional nao sei nao mas acho que como na puma o primeiro e o melhor nao o mais veloz so o melhor sera
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