em 1976 a audi colocava no mercado seu primeiro carro com motor de cinco cilindros em linha estamos em 2016 o que significa que faz 40 anos que voce pode comprar um carro das quatro argolas com o desempenho de um seis cilindros e o consumo de um quatro cilindros ou ao menos e o que dizem nada mais justo que contar aqui sua historia e aproveitar para esclarecer algumas duvidas a respeito do emblematico motor nao e se voce e do tipo que aprecia um carro excentrico ou incomum certamente so o fato de ficar entre os quatro cilindros e seis em linha muito mais comuns os motores de cinco cilindros em linha ja sao fascinantes a ideia da audi era ter um motor de maior capacidade que os quatro cilindros utilizados pelo grupo volkswagen na epoca porem em um pacote menor que o dos seis em linha de suas rivais mercedes benz e bmw um motor de cinco cilindros tambem permitiria a instalaçao em posiçao transversal mais comum para os carros de traçao dianteira o departamento de marketing na epoca ate bolou uma campanha que falava em força de seis cilindros e economia de quatro cilindros mas o objetivo nao era este a origem do cinco cilindros original da audi e motivo de debate entre os entusiastas voce ja deve ter ouvido falar que o motor que entre outras aplicaçoes levou o audi quattro ao topo do campeonato mundial de rali e derivado do nosso conhecido motor ap achou que era papo como aquela historia de o motor 2 5 do jetta ser meio v10 de gallardo pois entao esta aqui e verdade o caso e que a audi aproveitou boa parte do design do motor ea827 que deu origem ao nosso conhecido motor ap e foi desenvolvido pela vw para a propria audi sua estreia aconteceu em 1972 no audi 80 de primeira geraçao que deu origem ao nosso vw passat no ano seguinte o motor alias veio junto e foi vendido aqui em versoes de 1 5 e 1 6 litro tanto o ea827 quanto o primeiro cinco cilindros audi compartilham o layout basico do bloco e do cabeçote materiais bloco de ferro fundido e cabeçote de aluminio e medidas basicas como curso diametro ou ambos repare como ate a posiçao dos perifericos e parecida no caso do audi 100 o radiador fica na mesma posiçao da familia gol de primeira geraçao o primeiro carro a utilizar o cinco cilindros foi a segunda geraçao do audi 100 que começou a ser entregue aos proprietarios em 1977 com 2 1 litros de deslocamento e injeçao de combustivel o cinco em linha entregava respeitavels 136 cv a primeira versao turbinada chegou em 1979 no audi 200 desenvolvia 170 cv e era capaz de levar o seda aos 100 km/h em 10 1 segundos o que nao era nada mau para a epoca e e importante falarmos disto porque com outras modificaçoes o cinco cilindros turbo foi parar no cofre de um dos carros de rali mais lendarios de todos os tempos ja em 1980 as principais diferenças do motor eram um turbo de maior capacidade intercooler e um retrabalho no cabeçote que continuava com comando simples e duas valvulas por cilindro o resultado 306 cv que somados a traçao integral inovaçao introduzida pela audi no inicio da decada de 1980 garantiu seu dominio nos ralis incluindo titulos em 1982 e 1984 contamos esta historia em detalhes neste post a versao de homologaçao tinha 160 cv o que tambem nao e nada mau o audi sport quattro versao de entre eixos curto apresentada em 1984 para o grupo b usava uma versao ainda mais potente do cinco cilindros o virabrequim era de aço forjado e o cabeçote de aluminio agora trazia quatro valvulas por cilindro e um turbocompressor ainda maior com intercooler e arrefecimento liquido o deslocamento tambem era maior de 2 2 litros o que resultava em uma potencia de pelo menos 450 cv em acerto de competiçao para provas de classificaçao fala se em algo entre 700 cv e 800 cv no carro que deu a walter rohrl a vitoria na subida de montanha de pikes peak nos eua em 1987 o cinco cilindros rendia nada menos que 600 cv alias o parentesco dos motores ate faz sentido o audi quattro e o sport quattro eram baseados no audi 80 de segunda geraçao que compartilha boa parte de sua estrutura com o vw passat de segunda geraçao vendido no brasil como santana [youtube id= cdrkhxmhqfo width= 620 height= 350 ] quer outro exemplo o audi 200 que competiu na trans am em 1988 e conseguiu nada menos que oito vitorias em treze corridas tambem era movido por um cinco cilindros turbo calibrado para entregar 510 cv era uma desvantagem de quase 100 cv em relaçao ao resto do grid composto por carros americanos da chevrolet da oldsmobile e da mercury movidos por motores v8 aspirados de 600 cv [youtube id= jlavux eteo width= 620 height= 350 ] no anos seguinte foi a vez do audi 90 competir na imsa gto campeonato de turismo americano que tinha um regulamento bastante permissivo e permitiu que a fabricante alema colocasse no carro uma versao de nada menos que 720 cv de seu cinco em linha turbo de 2 2 litros foi o cinco cilindros de competiçao mais potente de toda a historia e ajudou o audi 90 imsa gto a vencer sete corridas na temporada [youtube id= j3o8gfk6qls width= 620 height= 350 ] so ouça na decada de 1990 o cinco cilindros brilhou mesmo com o audi rs2 avant voce conhece a receita o cinco cilindros turbo de 2 2 litros usado no audi s2 recebia injetores de alta vazao sistema de injeçao retrabalhado acompanhado de um novo modulo bosch comando de valvulas mais agressivo e sistema de escape retrabalhado alem de um turbo kkk 30% maior que o original como cereja do bolo o resultado era uma usina capaz de entregar 315 cv 10 cv a mais que o primeiro quattro de competiçao a 6 500 rpm e 41 75 mkgf de torque ja aos 3 000 rpm moderados por um cambio manual de seis marchas que entregava a força as quatro rodas atraves do sistema de traçao integral quattro — que tinha um diferecial traseiro com blocante ativado manualmente o resultado era um carro capaz de chegar aos 100 km/h em apenas 4 8 segundos com velocidade maxima de impressionantes 262 km/h a rs2 era um verdadeiro halo car na verdade seu legado dura ate hoje pois foi ela quem começou a tradiçao das super peruas com traçao integral das quatro argolas rs4 e rs6 devem sua existencia a rs2 o problema e que a rs2 acabou sendo uma maneira de encerrar a carreira do cinco cilindros original da audi com a chegada do audi a4 b5 gradualmente os cinco em linha foram substituidos por motores em v levou quinze anos para que a audi voltasse a oferecer um cinco cilindros em sua linha e ele veio em grande estilo no cofre do audi tt de segunda geraçao na versao rs o ponto de partida era o cinco cilindros 2 5 utilizado no jetta da geraçao passada e tambem em outros volks como o golf mk5 e o new beetle este faz parte da familia ea855 e e mais compacto que o ea827 as mudanças foram varias o bloco e feito de um tipo especial de ferro fundido mais leve e resistente o cabeçote segue boa parte do projeto original mas e feito de uma liga mais resistente de aluminio tem valvulas refrigeradas a sodio para melhor refrigeraçao e um novo coletor de admissao o motor passou a ser alimentado por um sistema de injeçao direta teve o modulo de controle recalibrado e mais importante recebeu um turbo borgwarner k16 capaz de operar a ate 1 2 bar de pressao o resultado 360 cv a 5 500 rpm e 47 4 mkgf de torque entre 1 650 e 5 400 rpm no ttrs que e capaz de chegar aos 100 km/h em 4 1 segundos no caso do audi rs3 sportback atual um dos herois da resistencia dos cinco cilindros sao 340 cv e 45 8 mkgf de torque e o suficiente para levar o hot hatch ate os 100 km/h em 4 6 segundos e ha ainda a versao que fica no cofre do suv compacto rsq3 calibrada para entregar 310 cv [youtube id= psj7rhanlco width= 620 height= 350 ] sao estes os unicos modelos do grupo a utilizar o cinco cilindros atualmente ele pode nao ser um descendente direto do projeto original de 40 anos atras mas merece toda nossa admiraçao por manter se fiel ao legado do audi quattro depois de tanto tempo esperamos que o cinco cilindros da audi nao va embora tao cedo e continue nos deliciando com seu ronco por muitos anos
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