a harley davidson certamente esta entre os maiores simbolos da cultura norte americana sua marca esta em filmes capas de discos camisetas bones acessorios itens de decoraçao ferramenta tralhas de acampamento utensilios domesticos material de escritorio moveis jogos de mesa e claro nas motos da harley davidson que ja sao fabricadas ha 115 anos a historia que vamos contar hoje e um pouco mais recente ela começa em 1990 ano de lançamento da harley davidson fat boy certamente uma das mais populares harley modernas seu estilo caracteristico com rodas fechadas e seu enorme motor de ate 1 8 litro fizeram da fat boy um sucesso imediato ainda assim a fat boy e uma das motos mais polemicas ja feitas mas antes de falar dela e bacana conhecer um pouco melhor as origens da harley davidson a harley davidson foi fundada por william s harley e seu amigo de infancia arthur davidson que em 1901 começaram a trabalhar em sua primeira moto na verdade uma bicicleta com motor de 116 cm³ que nao conseguia subir ladeiras sem a ajuda dos pedais uma proto mobilete por assim dizer que ficou pronta em 1903 e apesar de fraca foi encarada por harley e davidson como uma valiosa fonte de aprendizado a dupla começou imediatamente a trabalhar na sua segunda moto que trazia um quadro dedicado e um motor maior de 405 cm³ a fabricaçao em serie de motores para serem instalados em bicicletas começou logo em seguida bem como a montagem em quantidade limitada de motos completas em 1906 william harley e arthur davidson abriram sua fabrica em milwaukee wisconsin no local que ocupa ate hoje mais de um seculo depois em 1907 o primeiro prototipo de um motor v twin dois cilindros em v com 880 cm³ de deslocamento e 7 cv foi apresentado apesar de ter quase o dobro da potencia dos motores monocilindricos feitos pela harley este primeiro v twin vendeu muito pouco entre 1907 e 1910 nao muito tempo depois porem os v twin passaram a ser os motores mais utilizados pela h d em 1911 a harley passou a empregar valvulas mecanicas em vez de valvulas automaticas que abriam e fechavam com o vacuo do motor o que ajudava bastante no seu rendimento em 1908 a harley produziu 450 motocicletas no ano seguinte este numero passou para 1200 em 1913 a harley davidson precisou demolir a fabrica original e construir uma sede maior com cinco andares porque nao havia estrutura suficiente para atender a demanda em 1914 16 000 motos foram fabricadas em 1917 o exercito norte americano comprou 20 000 motos para uso na primeira guerra mundial em 1920 a harley davidson era oficialmente a maior fabricante de motocicletas do mundo com mais de 28 000 exemplares produzidos naquele ano e concessionarias em 67 paises nas decadas que se seguiram a harley davidson apostou na durabilidade e no refinamento de seus produtos como principal atrativo e deu certo voce curte o ronco barulhento das harley pois saiba que ate os anos 1960 uma das qualidades mais exaltadas das h d era o sistema de escape com um eficiente abafador que filtrava boa parte do ruido do motor isso começou a mudar quando a honda chegou a america do norte com sua universalmente aclamada dream scooter com cambio semi automatico que se vendia como uma opçao barata economica e simpatica de transporte pessoal a campanha da fabricante japonesa era baseada no slogan you meet the nicest people on a honda que pode ser traduzido livremente como voce so conhece pessoas gentis de honda entao a harley davidson decidiu seguir pelo sentido oposto ja havia decadas que os adeptos da cultura chopper membros de motoclubes e gangues adotaram a harley davidson como parte de seu estilo de vida o primeiro clube de proprietarios de harley para se ter uma ideia foi fundado em 1928 em praga na antiga tchecoslovaquia ja nos anos 1940 depois da segunda guerra mundial começaram a surgir aqueles que em vez de carros preparavam e modificavam motos removendo todos os itens que considerassem desnecessarios ou exagerados muitas vezes cortando chopping os metais cromados com motosserras eram os choppers que por seu gosto musical mais voltado ao rock and roll e por atitudes de alguns membros passaram a ser associados a crimes e arruaça no geral embora como sabemos as coisas nao sejam sempre assim pelo contrario por conta disso ate os anos 1960 a harley preferiu manter se afastada da cultura chopper no entanto apos a invasao japonesa a fabricante decidiu abraçar esta cultura e a se concentrar no lado obscuro do motociclismo adotando uma postura mais agressiva niilista e ate anti social https //www youtube com/watch v=8jqjaopnoha foi uma manobra considerada arriscada na epoca mas so serviu para posicionar ainda melhor a harley davidson no mercado com o passar dos anos o fator nostalgia e o enriquecimento da geraçao que viu a harley se tornar uma gigante nos anos 1970 e 1980 fez com que uma onda de compradores acima de 40 anos aparecesse assim como jovens curiosos pra saber o que seus pais e tios enxergavam naquelas motos enquanto isso tudo acontecia a harley se pavimentava cada vez mais no imaginario popular norte americano a harley davidson apostou exatamente na nostalgia no patriotismo e na tradiçao da marca na hora de apresentar a fat boy em 1990 os prototipos construidos em 1988 e 1989 assim como o modelo final aproveitavam o classico chassi da harley softail que parecia um rabo duro sem suspensao traseira mas trazia molas e amortecedores ocultos remetendo ao visual classico das motos dos anos 1920 e 1930 era uma moto mais larga e baixa do que as outras vendidas pela harley o que melhorava nao apenas o conforto para o condutor mas tambem tornava mais faceis manobras rapidas como desviar de um obstaculo na pista e tambem a pilotagem em baixa velocidade so havia um problema o nome da moto de acordo com a propria harley a fat boy tinha este nome por causa das suas dimensoes e do ronco gordo do motor v twin que na epoca do lançamento deslocava entre 1 3 e 1 6 litro no entanto os detratores da companhia diziam que sua origem era muito mais controversa nos dias 6 e 9 de agosto de 1945 os estados unidos lançaram duas bombas atomicas sobre as cidades japonesas de hiroshima e nagasaki ambas ficaram totalmente destruidas e a populaçao das duas cidades sofre ate hoje com as consequencias financeiras ambientais e sociais dos impactos as duas bombas se chamavam fat man e little boy e foram lançadas por dois bombardeiros boeing b 29 batizados enola gay e bock s car os avioes eram prata com detalhes amarelos ha quem acredite ate hoje que a fat boy recebeu este nome em homenagem as duas bombas e foi apresentada na cor prata com detalhe amarelos por causa dos avioes a atitude da marca quanto as rivais japonesas nos anos 1960 e considerada um dos fatores que corroboram a teoria as rodas fechadas da fat boy sao outra de suas marcas registradas sem raios elas sao inteiriças e abrigam discos de freio quase tao grandes quanto as proprias rodas pois dizem que elas sao assim porque as rodas dos trens de pouso dos b 29 eram assim tambem a harley davidson nega esta associaçao ate hoje dizendo que nao passa de uma lenda urbana verdade ou nao o fato nao afetou as vendas da fat boy pelo contrario hoje em dia a fat boy e um dos carros chefes ou seria uma moto chefe da h d e em 2017 ela ganhou um quadro totalmente novo e um inedito v twin de 1 8 litro com comandos duplos nos cabeçotes e quatro valvulas por cilindro https //www youtube com/watch v=djqmepmwxis
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.