A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

Ferguson Formula: o sistema 4×4 permanente criado 70 anos atrás

Todos nós sabemos, hoje, que a tração nas quatro rodas permanente (ou integral) é tecnicamente superior a qualquer outro tipo de tração. Pelo menos quando se fala de uso no mundo real das ruas e estradas lá fora: em competição, embora as vantagens de tração e aderência permaneçam, existem uma série de fatores que impedem seu uso mais disseminado. Motivos basicamente externos à máquina, como normas nas categorias, normalmente empurradas a frente por custo, massa maior do sistema, adaptação do modo de dirigir às preferências dos pilotos. Mesmo assim, em rali por exemplo mostrou sua superioridade de forma incontestável. Custo e peso, sempre foram esses os principais fatores que impediram seu uso mais generalizado. Obviamente custo em primeiro lugar, claro, pois um carro mais barato em uma mesma categoria sempre vende melhor. Mas não deixa de ser uma grande contradição, esta, pois o sistema é claramente um item de segurança: mais tração, mais aderência, e um comportamento mais

Matérias relacionadas

O lendário Nissan Maxima que engole Porsche na arrancada está à venda

Dalmo Hernandes

Alexa Taylor, a garota de 18 anos que pilota um Camaro de 9 segundos — que ela mesma construiu!

Dalmo Hernandes

Moto-Lita: a icônica fabricante de volantes que começou em um galinheiro

Dalmo Hernandes