FlatOut!
Image default
Sessão da manhã

Ferrari 458 Speciale vs. Porsche 911 GT3 tiram as diferenças na pista com Tiff Needell e Chris Harris

Com a morte do nosso programa favorito sobre carros do jeito que conhecemos, começamos a procurar alternativas — e até perguntamos aos leitores quais eram os melhores programas sobre carros que não fossem Top GearFifth Gear, o maior rival de Top Gear, é um belo exemplo, e o vídeo que vamos mostrar hoje é uma boa amostra do motivo: Chris Harris e Tiff Needell se enfrentam em uma corrida com dois dos melhores superesportivos feitos com foco nas pistas fabricados atualmente: o Porsche 911 GT3 e a Ferrari 458 Speciale. O palco? Castle Combe, um dos circuitos mais velozes do Reino Unido.

Tiff Needell foi apresentador da versão clássica de Top Gear, exibido entre 1977 e 2001 — antes de o trio composto por Jeremy Clarkson, Richard Hammond e James May transformarem o programa com um novo formato. Chris Harris, bem, é um dos nossos jornalistas automotivos favoritos e, apesar de não ser um dinossauro como Needell, sabe muito bem o que fazer quando lhe dão um carro veloz e um lugar para acelerar.

Sendo assim, uma corrida entre a dupla (ao volante de dois dos melhores superesportivos feitos para quem leva esse negócio de acelerar na pista a sério) é diversão garantida, certo? Certíssimo! E foi exatamente o que aconteceu no quinto episódio da 25ª temporada de Fifth Gear, exibido em abril. Infelizmente, o History Channel não transmite o programa no Brasil. Para nossa sorte, o vídeo com a corrida foi publicada no Youtube há poucos dias. Aí está:

É bem legal ver uma disputa corpo a corpo no asfalto em vez das tradicionais voltas cronometradas, um carro de cada vez. Mas há algo que é preciso deixar claro: a corrida foi feita para fins de entretenimento, nos presenteando com várias cenas de ação com os carro: powerslides, esticadas nas retas, ultrapassagens e algumas “trocas de gentilezas” entre os pilotos. Mas dá para perceber que não foi uma corrida para valer.

Com dois dos carros mais velozes do mundo (em termos gerais, não apenas aceleração e velocidade máxila), um circuito rápido — um dos mais rápidos do Reino Unido, na verdade —, e um orçamento para cumprir, provavelmente não era uma boa ideia deixar que Tiff Needell e Chris Harris corressem a sério. As ultrapassagens (ou ao menos a maioria delas) são claramente ensaiadas, e os dois apresentadores estão aproveitando para brincar bastante com o carro. Ou você acha que Tiff Needell deixaria a traseira desgarrar tanto assim sem querer?

traseira

Eles conseguiram o que queriam, pois não dá para negar que o entretenimento é garantido. Contudo, em meio à exibição, há espaço para uma comparação real entre Porsche 911 GT3 e a Ferrari 458 Speciale.

No decorrer do vídeo, o 911 GT3 é chamado constantemente de “o Porsche mais veloz que se pode comprar” — de fato, na época o GT3 RS ainda não estava à venda. Assim, com um flat-6 de 3,8 litros aspirado capaz de entregar 475 cv a 8.250 rpm e 44,9 mkgf de torque a 6.250 rpm acoplado à transmissão PDK, com dupla embreagem e sete marchas, o GT3 era mesmo o mais rápido da linha. É capaz de chegar aos 100 km/h em 3,5 segundos, com máxima de 315 km/h.

E não é só isto: com tração traseira e esterçamento nas quatro rodas (leia mais sobre o sistema aqui), é difícil bater o Porsche em estabilidade e velocidade nas curvas. Os freios também foram elogiados inúmeras vezes — até mesmo por Tiff Needell, que estava ao volante da Ferrari 458 Speciale, versão mais potente da 458 Italia.

Na Speciale o V8 aspirado de 4,5 litros entrega 605 cv a  9.000 rpm e 55 mkgf de torque a 6.000 rpm. O sistema de aerodinâmica ativa altera a posição dos spoilers dianteiros e traseiro para otimizar o downforce e, em alta velocidade, neutraliza o arrasto aerodinâmico com a maior eficiência possível a todo momento. Ela tem novas rodas, capô com entradas de ar e para-choques e todos os sistemas eletrônicos reprogramados.

harris

O resultado: um carro capaz de chegar aos 100 km/h em três segundos cravados com máxima de 320 km/h. Tiff tinha problemas para acompanhar Chris Harris nas curvas, pois os freios do 911 GT3 eram claramente superiores e Harris, que estava levando a coisa toda mais a sério, freava mais tarde e contornava as curvas com mais precisão. Nas retas, porém, a Ferrari aproveitava-se da potência extra e saltava à frente.

No fim das contas, o veredicto faz sentido: o Porsche 911 GT3 é um carro pronto para arrepiar no circuito e certamente entrega muito mais que boa parte dos motoristas do planeta conseguiria explorar. Por outro lado, para quem sabe o que fazer ao volante de um superesportivo e não tem problemas com dinheiro, a 458 Speciale é o carro certo.