a maserati sempre fora um rival; mas fora ela que nos anos 1950 estava na verdade acima da ferrari em preço e exclusividade mais ninguem e a maserati abandonara competiçoes depois de 1957; era agora somente uma empresa de carros de luxo basicamente sem o verniz de vitorias em pista que faziam entao a ferrari tao importante no meio dos anos 1960 apareceria a lamborghini mas ela tambem com seu foco em carros de rua e seu tamanho menor como empresa nao parecia um rival a altura muito depois de dentro da lamborghini surgiria a pagani mas ela tambem muito diferente da ferrari nao a unica vez que enzo ferrari teve alguma seria ameaça para sair de seu pedestal foi na criaçao de uma empresa hoje uma ilustre desconhecida a ats automobili turismo e sport nao e para menos foi criada pelo famoso conde giovanni volpi di misurata para ser uma nova ferrari tendo para isso juntado varios ex funcionarios de enzo suas armas para isso eram um espelho da ferrari primeiro um carro de rua avançadissimo para ser vendido mundo afora e financiar a coisa toda; deste carro de rua derivariam carros de corrida como derivou da ferrari 250 gt a ferrari 250 gto e seu motor tambem na tradiçao da ferrari seria usado tambem num carro de formula 1 da empresa com financiamento solido engenheiros da ferrari e projeto novo e mais avançado para os dois carros o que poderia dar errado bom tudo como nasceu a ats a famosa revolta palaciana na ferrari de 1962 pode ser resumida assim depois de sucessos inimaginaveis em competiçao os executivos da marca se revoltam com os desmandos despoticos de laura ferrari esposa de enzo que resolvera se meter em tudo depois da morte de seu unico filho dino enzo que nao era bobo fingia demencia ate que recebe uma carta de todos seus oito gerentes de departamento exigindo uma açao imediata bom receberam a tal açao imediata todo mundo foi demitido sumariamente sim todos os oito gerentes [caption id= attachment_378820 align= aligncenter width= 999 ] o rotundo chiti e enzo[/caption] todo aquele povo agora desempregado resolve se juntar em uma nova empresa uma que deveria vencer a ferrari em seu proprio jogo carros de corrida e carros de rua derivados deles vendidos a preços altos e exclusivos enzo ferrari afinal de contas era um chefe e nada mais que isso nunca projetara carro nenhum nem muito menos sabia o que era necessario para coloca lo em produçao e muito menos vende lo sem sua equipe entao sua equipe poderia fazer isso sem ele ora bolas girolamo gardini o bem relacionado gerente de vendas demitido da ferrari parece ter sido o articulador desta nova empresa alem dele embarcaram na empreitada o antigo engenheiro chefe carlo chiti e giotto bizzarrini do departamento de testes e pai tanto do 250 gt swb quanto o 250 gto gardini conhecia intimamente varios bilionarios clientes dos carros ferrari que vendia tao habilmente e e com eles que encontra os investidores necessarios o primeiro era giorgio billi um industrial que fizera fortuna durante a guerra o segundo jaime ortiz patino herdeiro de uma fortuna na industria de latao na bolivia mas ainda faltava um terço ainda do capital necessario o que faz gardini visitar um amigo em veneza; um jovem conde herdeiro de uma das mais famosas casas italianas a dos dojes de veneza giovanni volpi di misurata alem de um comprador de ferraris de rua volpi tinha experiencia em pistas como chefe de equipe com sua scuderia serenissina republica di venezia se tornou o terceiro e principal socio da nova empresa era o principal cliente da ferrari; de cara mais um ataque claro e uma perda consideravel para maranello [caption id= attachment_378792 align= aligncenter width= 999 ] o prototipo nr 1 na carroceria alemanno[/caption] ferrari estava preocupado com isso claro que sim um exemplo claro e o que quando volpi liga para a ferrari perguntando quando seriam entregues os dois primeiros 250gto de produçao entao prometidos a ele o maior cliente individual da ferrari em 1962 para sua surpresa e transferido para enzo que sem papas na lingua lhe diz para esquecer nunca mais teria um ferrari novo veja se aqueles traidores da ats conseguem lhe fazer algo mais rapido teriam sido as palavras do commendattore volpi e ferrari nunca mais se falaram por mais de vinte anos [caption id= attachment_378780 align= aligncenter width= 999 ] tipo 100 o f1 de 1963[/caption] mas nada do programado da certo na ats imediatamente billi e volpi começam a brigar discordando sobre o futuro da empresa chiti tenta manobrar para ser o chefe tecnico mas bizzarrini e seu inimigo nestas questoes volpi e o primeiro a sair e com a saida dele e demitido seu maior aliado bizzarrini o pivo da saida de volpi e o nome ele queria que a empresa fosse chamada serenissima como sua equipe mas quando se decide por ats automobili turismo i sport e a gota d’agua [caption id= attachment_378781 align= aligncenter width= 999 ] na f1 em 1963 fracasso[/caption] giorgio billi e carlo chiti continuam mas depois de uma desastrosa campanha na f1 em 1963 onde os pilotos tambem ex ferrari phil hill e giancarlo baghetti nao conseguiram marcar pontos no campeonato a ats nao retornaria para a f1 chitti principalmente nao desiste e tenta por mais dois anos basicamente tentando emplacar o 2500 gt e gts ate que a empresa fecha as portas finalmente em 1965 apenas 12 carros foram fabricados o ats 2500 gt e gts uma pena nao ter dado certo para o ano de 1963 o ats 2500 gt era certamente o mais avançado carro esporte do mundo tinha motor central traseiro por exemplo e ao contrario do lamborghini miura de 1966 que tinha seu v12 transversal o ats era como um carro de corrida de verdade o seu compacto v8 era longitudinal e montado baixo no carro o desenho da carroceria um ate hoje belissimo cupe em cunha e de franco scaglioni e a carroceria de aluminio em si fabricada em turim pela carrozzaria allemano a base desses chassis gt e a fonte de sua notavel rigidez e uma estrutura complexa do tipo treliça que e construida inteiramente de tubos de aço cromo molibdenio os tubos principais tinham 38 mm de diametro e espessura de parede de 1 5 mm a suspensao era muito proxima do ats de f1 entao estava no topo da tecnologia de 1963 era composta de dois braços a de comprimento desigual ao redor e amortecedores koni envoltos em molas helicoidais coilovers nos quatro cantos; estranhamente o a inferior traseiro e invertido com a parte mais fina pivotando na estrutura e a mais larga no cubo de roda a barra estabilizadora traseira era montada na parte superior da estrutura e era ancorada por meio de longos braços aos braços oscilantes inferiores a suspensao dianteira tem sua barra estabilizadora passando por baixo da estrutura e ancorada aos braços oscilantes inferiores de forma convencional freios a disco dunlop sao usados nas quatro rodas traseiros inboard com circuito duplo raro em 1963 e servofreio girling e a direçao e por pinhao e cremalheira sem assistencia o sistema inteiro de direçao fabricado e usinado na ats o motor e um v8 a 90° extremamente compacto e leve; tinha que ser como era a base de um motor para f1 que entao pedia apenas 1 5 litro de cilindrada maxima o motor do ats 2500 gt e gts de rua sao basicamente os mesmos dos carros f1 exceto pelos cabeçotes e dimensoes de diametro e curso o motor de f1 tinha cabeçotes dohc com duas valvulas por cilindro mas duas velas por cilindro perto da junçao dessas valvulas o motor do gt tem so uma vela por cilindro e tambem so um comando por bancada as valvulas opostas sendo acionadas por balancins neste caso e por tuchos tipo copo diretamente pelos comandos no carro de f1 nos dois casos o angulo incluido das valvulas no cabeçote e de 58° [caption id= attachment_378782 align= aligncenter width= 925 ] tipo 100 o carro de f1[/caption] ambos os motores usam tambem transmissao por corrente para seus eixos de comando as sedes e guias das valvulas sao inserçoes de bronze nos cabeçotes de aluminio os blocos de cilindros sao de aluminio e usam camisas de ferro fundido em centrifuga nenhum magnesio foi usado nos ats nos primeiros motores tanto de competiçao quanto gt virabrequins a 90° 2 planos foram usados mas chiti logo experimentou com virabrequim plano a 180° e conseguiu mais potencia com eles; devido a sua ordem de igniçao e consequente relaçao com os impulsos de exaustao um efeito colateral foi um sistema de exaustao muito mais simples e direto duas versoes existiram do ats 2500 o gt e o gts este ultimo mais espartano leve e potente gt para uso em rua e gts para competiçao basicamente ambos tinham cilindrada aumentada em relaçao ao motor de f1 de 1 5 litro ate o maximo possivel 76 x 68 mm para um total de 2467 cm³ o 2500 gt vinha com taxa de 8 8 1 e dois weber duplos de 42 mm; o gts com taxa de 9 3 1 e quatro webers de 42 mm o resultado eram potencia de 200 cv a 7500 rpm para o gt e 250 cv a 7700 rpm para o gts o torque era respectivamente 22 mkgf a 5300 rpm e 26 mkgf a 6000 rpm a lubrificaçao era por carter seco para fazer um motor mais baixo e o sistema carregava 9 5 litros de oleo ambos os motores usavam embreagens borg & beck de disco unico com 9 5 pol de diametro e pressao de mola 1600lb sem acionamento hidraulico e alternador da lucas outra raridade em 1963 o gt usava um transeixo zf de 5 velocidades totalmente sincronizado e o gts usava um transeixo de 5 velocidades sem sincronizaçao da ats mais leve [caption id= attachment_378819 align= aligncenter width= 999 ] 2500 gts menos cromados[/caption] isso mesmo basicamente motores de f1 em um cupe de dois lugares de motor central traseiro e suspensoes independentes num mundo onde um ferrari de rua ainda tinha feixes de mola e eixo rigido traseiro era quase inacreditavel o ferrari podia ter motor de f1 tambem mas de f1 de 1948; este era bem mais moderno [caption id= attachment_378818 align= aligncenter width= 999 ] 2500 gt luxo[/caption] o carro em si media 4 331 mm em um entre eixos de 2 502 mm; usava modernos radiais pirelli 185 r 15 em rodas raiadas de cubo rapido borrani o peso a seco era registrado como 800 kg; o gts ainda mais leve aos 748 kg some se 9 5 litros de oleo e 100 litros de gasolina e se tem 880 kg e 828 kg respectivamente totalmente abastecidos impressionante em 1964 o grande historiador griffith borgeson visitou a empresa em bolonha e ficou impressionadissimo; comparou chiti a ettore bugatti em seus melhores dias e realmente ficou bobo com o carro o collaudattore teodoro zeccoli o levou para um passeio num 2500 gts completo com a caixa seca sem sincronizaçao e maxima teorica de 290 km/h disse ele sobre o passeio a estrada era um trecho um asfalto estreito de 2 pistas e e muito usada por carros caminhoes ciclistas e todo tipo de obstaculo rustico ha comunidades proximas umas das outras que aumentam seu charme como um percurso para corridas de rua e principalmente sinuoso mas suas curvas abundantes sao frequentemente aliviadas por trechos retos de ate um km de comprimento permitindo que pelo menos a segunda terceira e quarta marchas estejam em uso constante aqui apesar do trafego bastante pesado zeccoli deu uma performance de habilidade e virtuosismo deslumbrantes graças a isso e a perfeiçao absoluta do desempenho do carro em todos os sentidos nunca me senti mais seguro em um carro em alta velocidade nem fiquei mais impressionado borgeson relatou o preço esperado para as vendas americanas e segundo disse chiti o carro que andaram embarcaria no mesmo dia com destino a garagem de ninguem menos que bill mitchell o chefe do design da gm entao em detroit o 2500 gt custava us$ 8500 e o gts us$ 9 440 em 1963 um corvette custava 5200 dolares e o mais caro seda cadillac 6500 dolares caro sim mas o esperado para exoticos de pedigree como o ats o que deu errado entao basicamente faltou o dinheiro para terminar a fabrica e colocar ela em uma produçao de 10 carros por mes giorgio billi acaba enfrentando outras dificuldades em seu imperio e resolve fechar as portas em 1964 com apenas 12 carros produzidos talvez se as campanhas na f1 tivessem tido mais sucesso o grupo se manteria mais coeso sera que faltou um capo definitivo como era enzo na ferrari para manter o grupo original junto vai saber o fato e que carlo chiti depois funda a autodelta e fixa parceria com a alfa romeo muita gente diz que o v8 do famoso alfa romeo 33 e uma evoluçao do motor do ats o que faz mesmo o alfa romeo montreal dos anos 1970 ter uma certa ligaçao com esta breve mas sensacional criaçao italiana pena que nao deu certo
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