por que como nao nos impressionamos mais com carros como o novo ferrari f80 qual e o motivo da resposta morna a este carro fantastico no papel e algo simplesmente sensacional e impossivel de se por defeito um maravilhoso apice tecnico para toda uma longa historia da ferrari ate no fato de que e derivado completamente de seu carro de corrida vencedor de le mans entao por que cargas d’agua a resposta ao seu lançamento foi tao morna mas morna ela foi quase ao ponto do esquecimento talvez por isso a ferrari tenha chamado agora varios membros da imprensa internacional para algumas voltas com o carro em circuito e para andar em ruas e estradas do mundo real depois de coloca los numa sala para explicar as nuances tecnologicas da coisa toda imagine passar um dia num carro assim tao potente e capaz; certamente as impressoes ajudarao a dar um pouco mais de emoçao no lançamento do carro https //flatout com br/a nova ferrari f80 e o distanciamento dos hipercarros/ mas parece que de novo o resultado e um que conhecemos ja de cor e salteado imenso respeito e admiraçao pelo feito tecnologico mas muito pouco amor de verdade como isso pode estar acontecendo com nossa industria e mais importante como vamos superar esta resposta apatica ao topo do mundo do automovel existem muitos motivos para esta apatia o primeiro e claro e preço o f80 custa ao redor de 3 75 milhoes de dolares; aqui no brasil facilmente chegaria a 50 milhoes de reais e algo tao impossivelmente fora da realidade de 99 9% das pessoas que de cara gera desinteresse a culpa aqui e dupla primeiro do mclaren f1 que custava um milhao de dolares em 1994 quando um ferrari 512tr custava 10% disso e o f40 40% o mclaren mostrou que todo mundo podia cobrar mais caro o outro motivo e o crescimento do mercado arabe que compra tudo desse tipo sem parar por algum motivo obscuro talvez relacionado com a falta de outro tipo de entretenimento masculino adulto aceitavel socialmente o outro motivo e a dificuldade de se impressionar os clientes com desempenho ou potencia um ferrari normal como o 296 gtb ja tem quase 900 cv um seda de uso normal como um tesla model s plaid faz o 0 100 km/h em 1 99 segundos velocidade maxima ja nem e item importante mais por uma mistura de impossibilidade de se achar lugares onde esticar as pernas dos mais potentes supercarros e um transito cada vez mais volumoso no mundo real que impede velocidade alta tambem a normalidade dessas potencias altissimas traz apatia; e e dificil aumentar muito alem dos 1000 cv sem deixar obvia a futilidade do exercicio ha de se ver tambem que ha pouca diferença de desempenho perceptivel no mundo real das ruas e estradas quando se passa muito dos 350 400 cv os numeros parecem se tornar apenas numeros sem correlaçao com o mundo real quando um golf gti fazia 0 100 km/h em 9 5 segundos e um f40 fazia a mesma prova em 4 segundos se percebia claramente a diferença hoje quando um gti chega a ter 320 cv sinceramente se nao colocar dois carros lado a lado para ver a diferença tudo anda pacas igual ou quando o desempenho e perceptivelmente maior o carro e tao veloz que nao e possivel usar toda potencia nas ruas ha tambem a perfeiçao toda do carro moderno que paradoxalmente faz do seu motorista pouco melhor que um passageiro antigamente carros como o f40 chamavam atençao para seu dono/piloto; os carros eram bestas feras que pediam mais que dinheiro para se comprar exigia se tambem a coragem para doma lo todo mundo via seus motoristas como gente de habilidade ou no minimo coragem hoje o carro salva de sua propria potencia e quando nao consegue ainda nos protege do acidente coragem nao e parte da equaçao mais ha outro caminho claro como o mostrado por gordon murray em seu t 50 claro mas mesmo ele e uma coisa muito pouco visceral e muito mais cerebral ferraris principalmente eram opera e arte tao falhas e dificeis de conviver quanto apaixonantes eram barulhentas e antissociais e se voce nao gostou ora nao compre as vezes enzo ate nao deixava desafetos comprarem o dinheiro que se lasque esse mundo definitivamente acabou ao mundo moderno entao o f80 e a imprensa antes de contar a reaçao ao carro vamos relembrar rapidamente o que ele e o carro e basicamente uma estrutura central de fibra de carbono de onde subframes de aluminio saem para suportar a mecanica atras e na frente o motor longitudinal traseiro central e um v a 120° entao e baixo e curto e com carter seco; de sua parte mais baixa ate o virabrequim sao apenas 100 mm o v6 tem 3 litros de deslocamento e e biturbo com duas turbinas que sao impulsionadas a baixa velocidade por motores eletricos de 48 v virtualmente eliminando o turbo lag ajuda tambem a elimina lo o fato de que existem tres motores eletricos; um no motor com 95 cv e dois no eixo dianteiro cada um deles com 140 cv sao impulsionados por bateria de 800v e 2 28 kwh que fica atras dos ocupantes o carro entao tem traçao integral e nada menos que 1275 cv para um carro de 1525 kg as suspensoes sao sofisticadas claro duplo a sobreposto nos quatro cantos com conjuntos de amortecedor mola da multimatic sofisticadissimos montados na horizontal que dispensam barra estabilizadora ha freios de carbono ceramica mais de uma tonelada de downforce a 250 km/h e uma enorme asa traseira atuada por computador que alem de subir e descer altera seu angulo o carro e capaz de zero a 100 km/h em apenas 2 1 segundos e 0 200 km/h em 5 75 segundos a velocidade final e limitada aos 350 km/h como nao poderia deixar de ser o carro e impressionantemente capaz na pista chris harris diz que a frente e plantada e a traçao saindo das curvas e simplesmente incrivel a direçao tem duas voltas de batente a batente mas tem bom peso e aquele sentimento de aumento de peso conforme a carga em curvas que gostamos tanto nas direçoes hidraulicas ou sem assistencia do passado https //www youtube com/watch v=k4h1utdnpd0 harris tambem ficou impressionado com o fato de que a resposta do motor e incrivel desde baixa rotaçao e ainda assim gira linearmente ate 9000 rpm um turbo sim mas que nao parece turbo a soma dos motores eletricos e o auxilio eletrico aos turbocompressores foi sempre elogiada daniel pund na road and track diz quando me aproximava do final da reta oposta em misano eu sempre carregava muito mais velocidade do que esperava graças aos motores eletricos e aos turbos eletricos sempre prontos a f80 dispara positivamente nas saidas de curva entao quando o v 6 assume a maior parte da propulsao voce começa a acelerar as marchas da transmissao de dupla embreagem de oito velocidades tao rapido quanto seus dedos conseguem puxar a borboleta direita perca a sincronia por um momento e o limitador de rotaçao de 9200 rpm do motor entra em terceira quarta quinta sexta em uma puxada implacavel o motor tambem tem um barulho deveras agradavel segundo todos os avaliadores ainda que soe melhor por dentro do carro que por fora; nos videos as filmagens externas fzem ele parecer eletrico de tao silencioso barulho so dentro do carro e algo interessante teoricamente; mas deixa toda a experiencia um pouco artificial demais talvez disse a r&t de dentro da cabine este trem de força e pura diversao com muita energia acompanhado pelo barulho do motor o zumbido do turbo e o zumbido do motor eletrico do lado de fora ouve se apenas o som do ar sendo empurrado para o lado a velocidade de um pequeno jato um whoosh provavelmente nao e o que a maioria dos compradores de supercarros quer que as pessoas ouçam mesmo que seja o que as leis antiruido preferem harris gostou do caro em pista muito mais do que imaginou que gostaria; a combinaçao de ligeiro subesterço eliminado completamente pelo motor eletrico dianteiro puxando o carro para a saida de curva o fez ir cada vez mais fundo na curva sem medo o a traçao na saida de curva ele diz que parece a mao de deus puxando de tao forte que e os freios abs tambem foram elogiados pulsando bem menos que o normal e segurando mais o caro aparentemente e realmente uma arma incrivel em pista segundo ele daniel pund uma maquina de pura velocidade oferece diversao limitada a longo prazo veja a maioria dos carros eletricos velozes como evidencia o que sustenta o prazer depois que o choque da aceleraçao diminui e a dirigibilidade talvez o atributo mais chocante do f80 seja sua agilidade nao nao e um lotus elise e uma coisa enorme de aproximadamente 1600 kg e no entanto passar por uma sequencia rapida de curvas a direita direita fechada esquerda e baixa velocidade revela que o f80 e estranhamente leve capaz de girar sua traseira larga a vontade a resposta nas curvas e rapida e claro mas nunca instavel para seu credito a ferrari vem adicionando nos ultimos anos controles eletronicos cada vez mais complexos e sofisticados tao bem integrados e ajustados que complementam em vez de controlar o motorista a relativa segurança da dirigibilidade do f80 pode decepcionar os poucos que acham que apenas manuseio afiado e instabilidade catastrofica sao apropriados em um supercarro acho isso uma bravata boba pode ser boba esta bravata sim especialmente com o desempenho do supercarro moderno mr pund mas a verdade e que nunca saberemos como ele seria sem este veu invisivel de segurança talvez mais divertido; certamente menos rapido adoraria saber mas nunca vai acontecer a nao ser que um dia a ferrari tire as baterias e motores eletricos e faça um f80 evo de 900 cv e traçao traseira so e uns 400 kg mais leve ja pensou mas sim o que vale tirar da afirmaçao e que o carro parece seguro sem parecer tomar a direçao de voce o que e um progresso ja nas ruas e perfeitamente civilizado; com os amortecedores/molas multimatic em posiçao soft o carro roda mais macio que uma 296 gtb segundo harris o nivel de ruido e sempre baixo permitindo conversas no interior mesmo a 100 km/h matt prior da autocar diz como e andar num prototipo de le mans em estradas normais e cheias de imperfeiçoes bom ele e largo pacas; mas por dentro a cabine e estreita todo ferrari absorve bem imperfeiçoes do solo e e confortavel mas este com as unidades multimatic mesmo sendo focado em pista e ainda melhor a direçao e de peso medio o nivel de ruido e baixo https //www youtube com/watch v=z3wqisuekqq a daniel pund na road and track diz que o f80 e quase duas vezes mais largo do que alto; mede 2060 mm de largura e 1138 mm de altura a maneira como sua estreita capota de vidro se eleva das largas soleiras da carroceria lembra os prototipos imsa gtp/grupo c o formato basico e perfurado e adornado com todos os tipos de dispositivos aerodinamicos asas calhas de ar difusores e dutos se voce se inclinar sobre o nariz e olhar para baixo podera ver o chao atraves do enorme duto na base do para brisa o espaço para bagagem e limitado a uma pequena prateleira atras dos dois assentos o f80 e estranho e inspirador e como diz a ferrari nao faz concessoes ao romantismo um carro italiano que e tecnico mas nao romantico nada permanece estatico neste mundo; tudo muda mesmo harris resume dizendo que o carro e perfeito nas ruas confortavel e perfeitamente usavel diz que mostra como a amg e a aston martin fizeram tudo errado com seus supercarros atuais; e que eles nao sao produtos completos totalmente finalizados em seu desenvolvimento o que soa com o peso da verdade por mais dura que seja disse tambem que o engraçado e que antes era a ferrari que era cheia de carater e drama e furia mas tinha problemas no uso como um carro normal; hoje e ferrari que parece o mais serio fabricante de supercarros e talvez ai esteja o problema carros serios nao sao exatamente o que se procura quando se faz carros esporte e especialmente os deste tipo que definitivamente nao verao uso diario os jornalistas ficam de queixo caido ao experimenta lo claro e um veiculo incrivel admiravel impossivel de nao deixar queixos caidos mas de novo admiraçao nao e paixao especialmente num ferrari um pouco de drama e o que eu particularmente procuraria num ferrari e todo mundo quando se fala do f80 parece pensar igual antes de andar nela mas nao deixa de ser um enorme feito este f80 e um carro muito mais interessante do que parecia a primeira vista e realmente interessante notar que ferrari mudou muito como o mundo mudou muito; mas continua levando tecnologia de pista para as ruas em seu cerne e que continua fazendo isso carro de corrida para as ruas melhor que todos os outros o que e algo que pode nao ser exatamente o que desejavamos mas e de qualquer forma algo a se festejar
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