FlatOut!
Image default
Zero a 300

Ferrari FXX K Evoluzione já em testes, Lamborghini quer ter o SUV mais rápido em Nürburgring, Porsche pode comprar Red Bull Racing e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Ferrari está desenvolvendo nova versão da FXX K

Enquanto a Mercedes apresentava ao mundo seu hipercarro com motor de Fórmula 1, a Ferrari aproveitou o buzz para deixar vazar imagens do teste de um protótipo baseado na FXX K realizado em Monza. Tudo indica que o protótipo em questão seja a FXX K Evoluzione, uma versão mais radical da própria FXX K, tal como a FXX e a 599XX também tiveram a sua.

E por radical, nos referimos também ao visual do carro, que leva a insanidade aerodinâmica da FXX K convencional a um patamar ainda mais louco, com uma asa traseira que parece mais elevada que o próprio teto do carro. A dianteira também tem um splitter ainda mais pronunciado que o da FXX K original e aletas nas extremidades dos para-choques dianteiros (dive planes/canards). Na traseira, além da asa, ela também ganhou uma barbatana como os protótipos LMP1 e o próprio Project One.

Não há nenhuma palavra ou especulação sobre o powertrain do carro, mas nos parece lógico que a Ferrari dará alguma incrementada no V12 e no conjunto elétrico. Considerando que o motor já chegou aos 800 cv na nova 812 Superfast, que precisa ser um carro viável para uso diário, e que a FXX K já tem 1.050 cv, apostamos em algo na casa dos 1.100 cv a 1.200 cv.

 

Lamborghini Urus será o SUV mais rápido em Nürburgring

267278-960x600

Depois de colocar seus dois modelos na lista dos carros mais rápidos de Nürburgring, a Lamborghini agora quer tornar o futuro Urus o SUV mais rápido do circuito alemão.

Em entrevista ao site Motor Authority, o chefe de pesquisa e desenvolvimento da Lamborghini, Maurizio Reggiani, disse que o Urus terá uma velocidade máxima de ao menos 300 km/h e será o SUV mais rápido em Nürburgring Nordschleife. Isso significa que ele precisará de um tempo de volta inferior aos 7:59,74 do Porsche Cayenne Turbo S, e também que o Urus será o SUV mais rápido do planeta, superando os 300 km/h do Bentley Bentayga.

Ele também deverá ser o SUV mais potente e mais leve produzido sobre a arquitetura MLB do Grupo Volkswagen, usando um V8 biturbo de provavelmente 650 cv. Os dados exatos só conheceremos em 4 de dezembro, quando o Urus for revelado oficialmente pela Lamborghini.

 

Porsche está interessada em parceria com a Red Bull

p1200-2

Lembra que há alguns dias falamos aqui no Zero a 300 que a Porsche está interessada em retornar à Fórmula 1? Pois segundo a apuração da revista Motorsport, esse retorno poderia se dar através de uma parceria com a Red Bull Racing.

Além do interesse da Porsche, contam para a possível parceria a insatisfação do proprietário da equipe, Dietrich Mateschitz, com o atual regulamento de motores. Desde 2014 ele vem dizendo que o futuro da Red Bull na F1 não está garantido — especialmente depois de permanecer no topo da categoria por quatro anos e ver o desempenho da equipe cair consideravelmente após a adoção dos motores turbo.

É aqui que a Porsche entra: segundo a revista, os alemães podem arrematar toda a estrutura da Red Bull Racing, que passaria a usar os motores Porsche como uma equipe de fábrica patrocinada pela Red Bull. O comando da equipe continuaria com Christian Horner, auxiliado pelo consultor Helmut Marko — que foi piloto da Porsche nos anos 1960 e 1970, vale lembrar.

Resta saber se o novo regulamento dos motores que entrará em vigor para 2021 será interessante para a Porsche, no sentido de redução de custos de produção e desenvolvimento, uma das principais demandas das equipes e construtores.

 

Governo confirma fim do “super IPI” para importados

Kia-Optima-1

Quem acompanha o Zero a 300 diariamente certamente lembra quando dissemos que a condenação do Brasil pela OMC não teria grandes consequências, uma vez que o super IPI para veículos importados teria validade até o dia 31 de dezembro deste ano e o processo na OMC poderia ser arrastado até além desta data.

Pois agora o pessoal do Uol Carros apurou que o super IPI será mesmo encerrado ao fim deste anos. A informação foi confirmada pelo próprio Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior ao portal. A extinção da alíquota extra do imposto será publicada no Diário Oficial da União até o fim deste mês para que seja implementado a partir de 90 dias, como determina a lei.

O “super IPI” ganhou este nome após a aprovação do Inovar-Auto, que previa a aplicação de 30 pontos percentuais sobre o IPI regular para carros que não fossem produzidos nos países do Mercosul ou do México — ou para fabricantes com produção local adeptos do sistema de cotas de importação, limitadas a 4.800 unidades por ano.

 

O doloroso acidente de uma Ferrari 250GT em Goodwood

Neste último final de semana colecionadores de todo o mundo se reuniram em Goodwood para mais uma edição do Goodwood Revival — o outro grande evento realizado na propriedade de Lord March, com direito a corridas de verdade disputados pelos clássicos mais incríveis do planeta.

E quando um punhado de carros se juntam para correr em um circuito, todos estão sujeitos a acidentes, afinal, você nunca pode prever quando eles vão acontecer. E acidentes, infelizmente, não têm preferência por um modelo como nós e pode envolver desde um relativamente popular Alfa Giulia a uma Ferrari raríssima dos anos 1960. Como aconteceu com Andy Newall.

Andy pilotava uma das três 250 GTO Série II produzidas em 1964 quando precisou desviar de uma 250 LM no meio da curva e acabou perdendo o controle do carro, indo direto contra a barreira de proteção.

Felizmente o acidente foi leve, e somente o carro e orgulho do motorista acabaram danificados, mas você certamente sentiu a dor do cara ao ver um dos carros mais caros do planeta indo direto ao encontro de uma barreira de feno, sem controle algum.

Agora o carro deverá ser enviado à própria Ferrari para reparar os danos e logo voltará a acelerar novamente como se nada tivesse acontecido.