Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.
O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!
Nova Ferrari híbrida tem imagem vazada – e deve se chamar SF90
A Ferrari vai apresentar hoje seu novo superesportivo híbrido. O carro, cujo codinome é F173, teve mais um teaser divulgado ontem (28) – um clipe de dez segundos com algumas imagens digitalizadas do carro, mostrando um pouco da identidade visual da dianteira e outros ângulos da carroceria.
Naturalmente, o teaser não revelava muita coisa. Mas, na manhã de hoje, uma suposta imagem vazada do carro foi postada originalmente pelo usuário @varryx_ no Instagram. Pouco depois, a conta foi apagada, mas a foto já havia se espalhado pela internet.
O que vemos é um carro que, imediatamente, lembra a LaFerrari pelo teto preto, enquanto a silhueta traz à mente o conceito SP38, apresentado há exatamente um ano, em maio de 2018.
E tem mais: segundo os britânicos da revista Autocar, a Ferrari já registrou o nome do supercarro híbrido junto às autoridades – SF90 Stradale. A publicação ainda diz que o modelo terá um V8 biturbo de 3,9 litros e três motores elétricos, com capacidade para entregar ao menos 1.000 cv e acelerar até os 100 km/h em dois segundos cravados. Descobriremos tudo ainda hoje.
Update às 14:15: novas imagens vazaram no fórum Ferrari Chat, junto de informações sobre o carro. As imagens foram incluídas nas galerias acima e o texto foi editado para incluir os dados. (DH)
VW apresenta os conceitos do Golf para o Wörthersee 2019
Está rolando o GTI Treffen 2019 em Wörthersee, na Áustria – o maior encontro de VW modificados do planeta. E a Volkswagen, como de costume, apresentou dois conceitos feitos por aprendizes, ambos feitos com base no Golf: o GTI Aurora e o Estate R 4Motion FighteR.
O Golf GTI Aurora, que teve como ponto de partida o hot hatch, ganhou uma pintura cinza “Nardo Gray” com detalhes em preto “Deep Black Pearl Effect” e verde “Mint Green”, todos pintados à mão.
Por dentro, o carro perdeu o banco traseiro e ganhou uma série de equipamentos extras, como um conjunto de telas no console central e um tablet no lado do passageiro, com o qual pode-se controlar o sistema de som de 3.500W. No porta-malas, há um módulo holográfico interativo que também pode ser utilizado para escolher as músicas – um sistema que, segundo a VW, é totalmente intuitivo e pode ser operado por qualquer um, mesmo que a pessoa jamais tenha tido contato com hologramas.
O motor é o mesmo 2.0 turbo TSI, porém acertado para entregar 380 cv – um aumento de 150 cv em relação ao GTI original.
Já o Golf Estate R 4Motion FighteR, como o nome diz, foi feito sobre a perua do Golf R. Criada para as pistas, a station wagon ganhou uma versão de 400 cv do motor 2.0 turbo – 100 cv a mais que o modelo produzido em série – acoplado à transmissão DSG de sete marchas da VW.
O carro foi pintado de prata “Crystal Silver” e cinza “Nardo Gray”, com detalhes em vermelho “Misano Red” e preto “Piano Black”, também pintados à mão. A carroceria teve os para-lamas alargados em 3 cm e recebeu faróis extras no teto e na grade. As modificações têm uma razão de ser: a perua será usada como pace car em alguns eventos de corrida no circuito alemão de Sachsenring, onde ocorre a etapa alemã da MotoGP, entre outras provas.
O interior foi todo revestido em couro e Alcantara, com costuras vermelhas e um sistema de som de alta definição. Além disso, o Golf Estate R 4Motion FighteR possui uma câmera de 360° no teto, já utilizada para gravar uma hot lap em Sachsenring. A gravação poderá ser vista pelos visitantes do GTI Treffen Wörthersee usando óculos de realidade virtual. (DH)
Ford Ka Freestyle agora é oferecido com motor 1.0 por R$ 56.700
A investida da Ford em sua linha de SUV e crossovers deu mais um passo nesta terça-feira: a partir de agora, o Ka Freestyle passa a ser oferecido também com o motor 1.0 de três cilindros de 85 cv combinado ao câmbio manual de cinco marchas. Com isso, o crossover do Ka passa a custar R$ 56.690, uma diferença de R$ 7.400 em relação ao modelo com motor 1.5, que parte de R$ 64.090.
O pacote estético é o mesmo do modelo 1.5, com suspensão elevada, rack de teto, protetores plásticos nos para-lamas e protetor de soleiras. A lista de equipamentos de série também é compartilhada com o modelo mais caro, e conta com sistema multimídia com touchscreen de sete polegadas, bancos com revestimento parcial de couro, direção com assistência elétrica, rodas de liga leve de 15 polegadas e sensores de estacionamento na traseira, bem como assistente de partida em rampa, controles de estabilidade e tração e faróis de neblina.
Além do Ka Freestyle, o EcoSport Freestyle também ganhou novidades, porém elas são apenas estéticas. Mudam colunas e teto, que passam a ser pintados de preto; e os faróis, que ganham máscara negra. As rodas de 16 polegadas mantém o acabamento cinza escuro que diferenciava a versão desde a primeira geração do modelo.
O EcoSport Freestyle parte de R$ 87.290 na versão 1.5 manual, ou R$ 93.290 na versão 1.5 automática. Por esse preço, o modelo traz controle de estabilidade e tração, sistema multimídia com touchscreen de sete polegadas, sensores de estacionamento traseiros e assistente de partida em rampas. (LC)
Chery Arrizo 5e será o primeiro elétrico da marca no Brasil e chega até novembro
A Chery confirmou nesta semana que o sedã Arrizo 5e será seu primeiro modelo elétrico comercializado em nosso País. De acordo com Márcio Alfonso, o CEO da Caoa Chery, o carro estará nas lojas entre outubro e novembro de 2019.
As minúcias da operação ainda não estão totalmente definidas. Uma forte possibilidade é que sua chegada aconteça em três fases: primeiro, o carro será importado da China. Depois, começará a vir desmontado, em regime CKD, com peças chinesas e montagem na fábrica da Chery em Jacareí/SP. Por fim, até 2022, o Arrizo 5e será totalmente nacionalizado.
O plano da Chery é fazer do Arrizo 5e o carro 100% elétrico mais barato do Brasil. Para isto, ele terá de custar menos de R$ 140.000 – o que é possível, visto que a versão convencional, com motor a combustão, custa entre R$ 65.000 e R$ 72.000, dependendo da versão. (DH)
Paraguai irá adotar padrão de placas do Mercosul a partir de julho
Depois de adiar a implementação das placas no padrão Mercosul, prevista para 1º de abril deste ano, o Paraguai irá iniciar a instalação do novo modelo a partir de 1º de julho. O padrão tipográfico e de layout será o mesmo dos demais países do grupo, porém os paraguaios irão adotar uma combinação alfanumérica de quatro letras seguidas por três números.
O modelo paraguaio também terá elementos de segurança não presentes na placa brasileira, como a impressão de nanotexto no fundo branco da placa (algo semelhante ao nanotexto de cédulas de dinheiro), a marca d’água PY também sobre o fundo branco, e um pequeno holograma ao lado do QR code, que serão posicionados abaixo da bandeira paraguaia.
Apesar do início da adoção do novo padrão, ainda não há o sistema integrado dos quatro países para permitir a troca de informações sobre os modelos, e a fiscalização de veículos estrangeiros. No Brasil, o prazo para implementação é 30 de junho, porém os Detrans dos 20 estados que ainda não implementaram o sistema entregaram ao Denatran um estudo técnico solicitando alterações na placa e o adiamento do prazo para 31 de dezembro deste ano. (LC)
BMW reestiliza o X1 e prepara versão híbrida para 2020
O BMW X1 recebeu nessa terça (28) o primeiro face-lift na geração atual e junto da atualização veio uma versão híbrida. As principais mudanças no exterior foram na dianteira, a grade agora é maior e não é mais separada, o “duplo rim” é unido por uma parte cromada. Os faróis de neblina redondos característicos do modelo foram trocados faróis de neblina de LED menores.
O X1 reestilizado começa a ser vendido ainda em 2019, em 2020 ele vai receber o modelo híbrido plug-in 25E. O futuro X1 híbrido vai combinar o motor 1.5 tricilindríco para as rodas dianteiras com um motor elétrico movendo as rodas traseiras, em esquema similar ao da minivan 225xe PHEV Active Tourer. (ER)
BBC divulga primeiro trailer do “novo” Top Gear
Nessa terça (28) a BBC soltou o primeiro trailer da 27ª temporada de Top Gear, dando aos fãs uma primeira vista do novo trio de apresentadores. Matt LeBlanc saiu do programa por falta de tempo para as gravações e Rory Reid perdeu o posto de apresentador por motivos que não foram revelados, mas continua como parte do programa junto de Sabine Schmitz, possivelmente limitado apenas ao Extra Gear.
O trio novo é composto pelo jornalista veterano Chris Harris, o comediante e apresentador Paddy McGuinness e pelo jogador de críquete aposentado Andrew Flintoff. No trailer aparenta que o Top Gear vai continuar no estilo de “camaradagem” iniciado na 23ª temporada, a primeira sem o trio Clarkson, Hammond e May.
Os fãs não receberam bem essa equipe nova de apresentadores, apenas Chris Harris é jornalista automotivo e a relação dos novos apresentadores com carros é desconhecida. A data de estreia da nova temporada não foi revelada, mas está previsto para o verão do hemisfério norte de 2019. (ER)