em 2008 bem antes de sonhar em escrever para o jalopnik brasil eu era redator publicitario trabalhava em uma agencia de medio porte que era o oposto de tudo o que voce sonha quando entra na faculdade de publicidade em vez de campanhas brilhantes e belas sacadas 90% do trabalho era escrever manuais de gps spots de radio e tv para concessionarias da volkswagen e da audi e revisar brochuras de empreendimentos imobiliarios as construtoras e incorporadoras e afins voce ja deve ter notado sempre seguem temas para batizar seus condominios algumas usam nomes de arvores nativas outras usam nomes de cidades brasileiras poetas famosos flores pedras preciosas e por ai vai aquela imobiliaria para quem eu revisava brochuras decidiu usar nomes de lugares na italia porque seu proprietario era neto de italianos e decidiu homenagear sua origem via reggio palazzo toscano castelvecchio e portofino lembrei dessa epoca porque hoje logo pela manha a ferrari acordou o mundo com a sucessora da california t batizada com o mesmo nome do condominio com apartamentos de dois e tres quartos com duas vagas de garagem a 15 minutos do centro que eu conheci ha quase dez anos sim o mais novo modelo de maranello chama se ferrari portofino uma homenagem a comuna situada na riviera italiana uma das cidades mais belas da italia famosa por seu porto turistico encantador segundo a fabrica aparentemente a motivaçao para o nome foi a mesma das construtoras ao batizar seus edificios escolher um local chique e paradisiaco e dar seu nome a sua mais nova criaçao ate agora a ferrari vinha bem em suas novas nomenclaturas com referencias ao passado combinadas a evoluçao numerica 488 gtb segue o padrao classico do deslocamento por cilindro combinado a uma sigla igualmente cheia de significado 812 superfast remete a um classico dos anos 1960 e combina sua potencia ao numero de cilindros 800 cv v12 gtc4lusso e outra referencia ao passado brilhante da ferrari assim como a california mas ai chegamos a portofino e tudo o que eu consigo lembrar e de um condominio qualquer ate pensei na possibilidade de haver uma ligaçao de enzo ferrari com a cidade costeira nada para piorar portofino e o nome de um conceito da lamborghini apresentado em 1987 da para imaginar isso uma ferrari com o nome de um conceito lamborghini bem ao menos e um nome melhor que california se voce considerar que a relaçao deste estado americano com os carros nao e das melhores desde os anos 1970 faz sentido que a ferrari tenha deixado a california t para tras e voltado para casa nessa nova geraçao nao se deixe enganar pelas proporçoes semelhantes e pelo mesmissimo layout da california a portofino e construida sobre uma plataforma completamente nova que a torna mais leve e mais rigida que sua antecessora as dimensoes sao praticamente as mesmas com um aumento de apenas 16 mm no comprimento e 28 mm na largura a altura e 4 mm mais baixa e a diferença entre andar sozinho ou com um passageiro a ferrari nao diz quanto peso o carro perdeu mas ao menos nos consola com a distribuiçao de peso equilibrada de 46% na dianteira e 54% na traseira — um feito e tanto se voce considerar que o v8 fica la na frente por falar nele o 3 9 biturbo e praticamente o mesmo da california t e bastante semelhante ao v8 da 488 gtb porem tem uma calibragem unica para produzir exatamente 600 cv a 7 500 rpm e 77 4 mkgf entre 3 000 rpm e 5 250 rpm — 40 cv e 0 6 mgkf a mais que sua antecessora com nome de americana e 70 cv a menos que a irma de motor central traseiro o v8 recebeu novos pistoes e bielas um novo sistema de admissao geometria do escape revisada coletor de escape de peça unica e pressao de trabalho variavel de acordo com a marcha selecionada a combinaçao de mais potencia e menos peso logicamente resultou em um carro mais rapido segundo a ferrari a portofino vai de zero a 100 km/h em 3 5 segundos e segue ate alem dos 320 km/h de velocidade maxima completando a aceleraçao 0 3 segundo antes da california t e superando a antecessora em pelo menos 5 km/h outras novidades que tornam a portofino mais avançada que sua antecessora sao o diferencial traseiro eletronico e diff 3 a nova caixa de direçao com assistencia eletrica da ferrari que estreou na 812 superfast e tem relaçao variavel em 7% e suspensao ajustavel com amortecedores magnetorreologicos no campo visual ela adota o mesmo estilo agressivo com aquele jeitao de inseto venenoso pronto para te atacar que predomina nos supercarros de hoje nao e meu estilo preferido mas da uma boa agressividade a carros naturalmente agressivos — e que roncam como insetos furiosos os farois sao mais longos em direçao ao para brisa e estreitos e a superficie do carro e marcada por vincos e dutos que obrigam o fluxo de ar a trabalhar a favor do carro os farois sao fortemente influenciados pela 488 gtb e pela 812 superfast bem como a grade dianteira e como em suas irmas sao ladeados por dutos que direcionam o ar para as laterais logo atras dos arcos de roda dianteiros a cabine tambem adota o visual dos modelos mais recentes como a gtc4 lusso com um novo volante com almofada central em forma de trapezio com bordas arredondadas saidas de ventilaçao pronunciadas e um sistema multimidia com tela de 10 2 polegadas na parte cenetral do painel atras dos bancos ha um defletor de ar que reduz o fluxo dentro da cabine em 30% com o teto aberto [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 158733 158732 ] por enquanto a ferrari divulgou apenas estas sete imagens do carro todas ilustraçoes realistas as fotos reais do modelo veremos somente em setembro quando o carro for apresentado ao publico no salao de frankfurt
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.