os anos 90 foram marcados por uma inundaçao de carros importados no brasil nosso mercado que estava fechado havia quase vinte anos voltou a receber carros produzidos la fora por mais que a gente goste e tenha um carinho enorme por nossa peculiar fauna automotiva pre importaçoes e fato que nossa frota precisava de uma modernizaçao e foi o que aconteceu [gt40 content search= fiat widget= 1 title= fiat no gt40 ] um dos meus carros favoritos desta epoca e o fiat coupe que foi vendido no brasil entre 1995 e 1997 o carro feito sobre a plataforma do fiat tipo tinha carroceria projetada pelo polemico designer americano chris bangle e interior assinado pela pininfarina foram no total 980 exemplares emplacados no brasil a grande maioria com motor 2 0 16v de 137 cv exatamente igual ao do tipo sedicivalvole que tambem tivemos por aqui alguns poucos exemplares porem vieram com o motor 2 0 16v turbo de 190 cv do lancia delta hf integrale sempre encarei o fiat coupe como a versao da fiat para o chevrolet calibra um cupe esportivo de respeito feito sobre um carro mais comum que ja era bacana no caso do calibra o vectra de primeira geraçao e espero ainda conseguir ter um coupe na garagem um dia mas sabe o que eu queria mesmo outro esportivo de traçao dianteira que a fiat fez nos anos 90 o pequeno e charmoso barchetta que foi lançado em 1995 dois anos depois do coupe e seguia mais ou menos a mesma receita uma carroceria mais exclusiva e esportiva sobre a plataforma de um carro mais comum no caso a base era o fiat punto mk1 e tal qual o coupe seu nome era inspirado por um estilo de carroceria agora enquanto o coupe era de fato um cupe o barchetta nao era uma barchetta um carro com carroceria aberta para brisa minimo ou inexistente dois lugares e nenhum tipo de capota ele era um roadster comum mesmo quer dizer ele nao era tao comum assim prometi a mim mesmo que nao citaria gran turismo 2 mais uma vez mas nao tem jeito foi no classico atemporal do playstation que eu conheci o barchetta meu pai tinha um uno cs 1988 e a loja da fiat no game foi uma das primeiras na qual eu entrei fiquei meio decepcionado por nao achar o uno la mas o barchetta chamou minha atençao por suas formas limpas e arrojadas com frente baixa e alongada quatro lanternas na traseira e aquele nome musical [youtube id= u9teov tkc width= 620 height= 350 ] naquele momento ficou claro para mim que o barchetta havia sido inspirado pelo coupe seu designer no entanto nao foi chris bangle e sim o grego andreas zapatinas justiça seja feita porem ambos trabalhavam no centro stile fiat na mesma epoca e zapatinas ajudou bangle no design do coupe e tambem do alfa romeo 145 e os dois foram trabalhar na bmw depois de sair da fiat se voce reparar bem vai ver que apesar de diferirem nos detalhes coupe e barchetta compartilham a mesma linguagem visual no entanto o apelo de mercado do roadster era bem mais especifico ele foi criado para concorrer com o mazda mx 5 miata que foi lançado em 1989 e tomou o mercado de assalto com preço baixo pes pena visual carismatico quem resistia aquele sorrisinho e potencia na medida para que qualquer um conseguisse se divertir ao volante sem precisar ter habilidades de profissional acontece que a fiat nao estava disposta a desenvolver uma plataforma exclusiva para o novo roadster como a mazda fez por isso optou se por adotar a plataforma do primeiro punto que foi apresentado em 1993 como o sucessor do fiat uno na italia ele era um hatchback de traçao dianteira bem resolvido dinamicamente com suspensao independente nas quatro rodas mcpherson na dianteira e braços arrastados na traseira e tinha ate uma versao com motor 1 4 turbo de 136 cv sempre me perguntei por que a fiat preferiu colocar o palio no mercado em vez de trazer o punto ao brasil ainda que alguns tenham sido importados para ca o barchetta herdou as dimensoes reduzidas do punto com apenas 3 916 mm de comprimento 1 640 mm de largura 1 265 mm de altur e 2 443 mm de entre eixos e tambem era leve 1 056 kg na balança o motor era um so um quatro cilindros de 1 75 litro 1 747 cm³ com comando duplo no cabeçote quatro valvulas por cilindro 132 cv a 6 500 rpm e 16 7 mkgf de torque a 4 000 rpm detalhe este motor estreou no barchetta e foi o primeiro em um fiat produzido em serie a contar com comando de perfil variavel nas valvulas de admissao o unico cambio disponivel era manual de cinco marchas e havia uma vantagem em relaçao ao miata sem tunel de transmissao para levar a força do motor para as rodas traseiras a cabine do barchetta era bem mais espaçosa com este conjunto mecanico o fiat barchetta era capaz de ir de zero a 100 km/h em 8 9 segundos com velocidade maxima de 200 km/h nada mau de verdade o fiat barchetta foi vendido por dez anos entre 1995 e 2005 com uma breve interrupçao em 2002 isto porque a carroceria ate entao era fabricada pela carrozzeria maggiora mas esta pediu falencia naquele ano a fiat aproveitou a oportunidade para promover uma pequena reestilizaçao modificando o visual da dianteira antes de voltar a produzir o carro em 2003 na sua propria fabrica no distrito de mirafiori em turim na minha singela opiniao a reestilizaçao tirou um pouco do charme noventista do desenho original mas eu nao diria nao o carro fez relativo sucesso com cerca de 57 700 carros produzidos em dez anos no entanto ele nao ficou tao conhecido pelo grande publico seu momento de maior destaque talvez tenha sido a participaçao no especial do oriente medio do top gear exibido em dezembro de 2010 [youtube id= vmrcddrwagy width= 620 height= 350 ] no programa jeremy clarkson james may e richard hammond deveriam comprar conversiveis esportivos com um orçamento limitado clarkson escolheu um miata may escolheu um bmw z3 e richard hammond optou pelo barchetta o carro dele era uma ediçao especial chamada riviera special edition com carroceria preta e interior em couro vermelho com padrao de custura em diamantes tambem conhecido como matelasse no fim das contas o carro de hammond foi o vencedor sendo considerado pelo trio como o mais desejavel e pasme o mais confiavel [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] atualmente o fiat barchetta esta naquela fase estranha de sua vida nao e novo o bastante para ser considerado atual e nem antigo o bastante para ser considerado um classico e um carro muito bonito contudo e mesmo que nao se torne um icone daqui a dez ou vinte anos certamente tem um lugar no meu coraçao e digo mais em 2025 o fiat barchetta completa trinta anos se ate la eu tiver os meios considero seriamente a possibilidade de importar um deles para o ca uma coisa eu tenho a meu favor seu motor de 1 8 litro e e xa ta men te o mesmo do fiat brava hgt que foi vendido no brasil entre 2000 e 2003 e o meu vai ser vermelho [youtube id= pjjnvjurs s width= 620 height= 350 ]
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