FlatOut!
Image default
Zero a 300

Fiat Fastback chega dia 14 de setembro | o motor Porsche a hidrogênio | o Hennessey Venom F5 roadster e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Fiat Fastback chega dia 14 de setembro

A divulgação das primeiras fotos oficiais do Fiat Fastback, seguida da circulação da frota de testes sem camuflagem pelas ruas e estradas do Brasil indicava que o lançamento do modelo estava se aproximando. Agora, já temos a data oficial: a Fiat confirmou o lançamento do Fastback para o próximo dia 14 de setembro.

Apesar de faltar quase um mês até a chegada do carro, não é preciso esperar tanto para saber o que veremos quando ele chegar. Isso, porque os carros que já estão circulando com as placas da fabricante, também ostentam a etiqueta do Procel do Inmetro, que mostra o consumo do carro.

Além disso, o Fastback é apenas um Pulse com uma traseira diferente — e provavelmente menos espaço para os ocupantes altos do banco traseiro — então não veremos uma revolução técnica nele, mas a mesma oferta de powertrain e um pacote semelhante de equipamentos.

A etiqueta de consumo, por exemplo, aponta que o Fiat Fastback tem nota B, e roda 8,1 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada usando álcool. Com gasolina, ele roda 11,3 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada. São marcas dentro da média dos carros atuais, mas… são inferiores às do Pulse, que roda 8,5 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada usando álcool, e 12 km/l e 14,6 km/l na estrada usando gasolina.

Considerando que ambos usam o mesmo motor — a Fiat não confirmou, mas por que ela não usaria? — o 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm, a diferença no consumo pode ter relação com o eventual maior peso do Fastback e com o para-choques maior, que, em tese, aumenta a área frontal, reduzindo o coeficiente de penetração aerodinâmica. Mas isso são apenas especulações do Leo. Teremos mais certeza quando o carro for oficialmente apresentado. (Leo Contesini)

 

Porsche está desenvolvendo motor a hidrogênio

O que você faria diante de um futuro incerto? A decisão mais sensata é se preparar de todas as formas possíveis em vez de apostar em um só caminho. É o que nós, humanos, fazemos desde sempre. Nos preparamos para o pior. Na indústria automobilística, contudo, só uma fábrica está tentando proteger todos os flancos de seu território: a Porsche.

Eles estão atirando para todos os lados: motores aspirados, motores turbo, motores elétricos, combustível sintético e agora… em motores a hidrogênio, de alta performance. Mas não do jeito que você está imaginando.

A proposta da Porsche não será usar hidrogênio para produzir eletricidade para mover o carro, naquele sistema de célula combustível que a Honda e outras fabricantes já fazem há alguns anos. O negócio aqui é queimar o hidrogênio mesmo. Igual aqueles charlatães que vendem produtos milagrosos no Mercado Livre, só que do jeito cientificamente correto, e engenharisticamente Porsche.

A tecnologia, claro, não é nova. A BMW já fez um V12 que queimava hidrogênio em 2006. A conversão é parecida com a do etanol: você precisa ajustar a vazão do combustível para obter a razão estequiométrica ideal e, claro, um reservatório e linhas de combustível adequadas a ele.

É claro que não é assim fácil. Tal como o etanol precisou de um longo desenvolvimento, o hidrogênio também precisará. Porque além da questão da pressão do combustível, controle imediato da vazão/injeção/ignição, há o problema da oferta de hidrogênio e alguns óxidos de nitrogênio envolvidos no processo, e eles podem ser nocivos.

Segundo a Porsche, o motor a hidrogênio pode entregar 600 cv, potência semelhante à produzida pelo 4.4 V8 biturbo a gasolina — que é o motor usado no desenvolvimento da tecnologia. Ainda de acordo com a Porsche, que já simulou o desempenho de um carro com este motor, um carro com 2.600 kg (Cayenne?) é capaz de dar uma volta “virtual” em Nürburgring em 8:20. (Leo Contesini)

 

Alfa Romeo promete esportivo exclusivo com motor a combustão

Como toda empresa europeia, agora que a lei está promulgada e 2035 é a data para todos se tornarem elétricos, a Alfa Romeo promete que em 2027 já será uma marca totalmente elétrica. Mas parece que um último lançamento antes disso pretende marcar o último Alfa Romeo tradicional de uma forma especial.

O CEO da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato, revelou que a empresa apresentará um novo carro esportivo, com motor a gasolina, em 2023.

O 33 Stradale

“Alfa é esportividade”, disse Imparato ao discutir o carro. O executivo vai além e diz que “será muito emocionante, muito caro, muito seletivo.” Provavelmente será um carro esporte de fibra de carbono e motor central como o falecido 4c, mas bem mais potente, caro, exclusivo, e com uma carroceria de novo desenho. Muito provavelmente terá o motor V6 turbo de 2,9 litros desenhado pela Ferrari para o Giulia Quadrifoglio.

Esse desenho deve ser realmente interessante: Imparato confirmou que a Alfa Romeo “olhou para o seu passado”, e se espera um carro inspirado na obra prima de Franco Scaglione, o 33 Stradale.

Não é a primeira vez que acontece este tipo de coisa: sempre que se tenta “reviver” a Alfa Romeo, aparece algo especial deste tipo: a última vez foi o 8C Competizione de 2007, que se inspirava nos carros pré-guerra, mas era um Maserati por baixo. Imparato promete mais detalhes em Novembro deste ano. (MAO)

 

Protótipo do Porsche 959 S aparece à venda.

Se existe um carro que previu acuradamente o futuro, foi o Porsche 959. No meio dos anos 1980 e 911 era uma relíquia em decadência e o futuro da Porsche parecia de motor dianteiro; vinte anos depois tomou uma forma quase idêntica ao exótico 959: um 911 turbo e com tração nas 4 rodas totalmente benigno em comportamento.

O 959 era então avançadíssimo para seu tempo, e ainda hoje parece totalmente atual. Ainda mais se for na rara versão S, mais leve e rápida. E agora, um dos apenas três protótipos do 959 S está à venda.

O 959S era um pouco mais leve, principalmente por trocar a suspensão sofisticada por molas e amortecedores mais convencionais e simples. Além disso vinha com um ganho considerável em potência de seu motor de competição biturbo com 2,85 litros: agora eram 508 cv. Este exemplo em particular é um protótipo da série 959, que originalmente era de 12 carros; apenas três na configuração S.

A Porsche geralmente destrói protótipos como esses, como todo fabricante. Mas o famoso concessionário americano Vasek Polak pediu para que a empresa lhe vendesse o protótipo, que seria usado apenas para exibição estática, na loja. Para garantir isso, o carro chegou para Polak sem as chaves! Após a morte de Polak em 1997, um novo proprietário conseguiu adquirir essas chaves.

Desde então, o carro recebeu uma grande revisão para voltar a andar. O motor, o cilindro mestre, os freios, a embreagem, as travas das portas e o sistema de combustível foram restaurados.

Girardo & Co., onde o carro está à venda, só divulgara seu preço por consulta, mas certamente será na casa dos milhões de dólares. Apenas 29 959 S foram construídos, e esses facilmente faturam US $ 1 milhão no mercado. Podemos apenas imaginar por quanto sairá este protótipo único com uma história inusitada. (MAO)

 

Conheça o Hennessey Venom F5 Roadster

É um carro daqueles que só pelos números já deixa todo mundo pasmo. Aqui está um carro que custa novo 3 milhões de dólares nos EUA (15,6 milhões de reais), tem nada menos que 1842 cv, e, segundo seu fabricante, é capaz de mais de 480 km/h. E tudo isso, ainda tendo a conveniência cool de um teto conversível.

O carro está sendo mostrado no The Quail Motorsport Gathering, parte do Monterey Car Week que está acontecendo agora. Como o próprio nome sugere, esta é uma versão conversível do F5 existente, que o fabricante texano diz que será o conversível mais rápido e potente do mundo. Apenas 30 serão construídos.

O roadster é baseado no cupê F5 Venom e compartilha um pacote mecânico idêntico: um V-8 biturbo de 6,6 litros, baseado na arquitetura LS da GM, com 1842 cv. A tração é traseira, via uma transmissão automatizada de embreagem única. Hennessey diz que o roadster tem um peso seco de 1405 kg – apenas 20 kg a mais que o cupê – e que foi projetado para chegar a 483 km/h, embora esta velocidade máxima seja limitada quando o painel do teto for removido.

O F5 aberto é um targa na verdade, uma seção de teto acima dos banco é removível apenas. O teto é feito de fibra de carbono e pesa 18 kg, o que significa que deve ser simples para uma pessoa removê-lo ou instalá-lo. Pode ser transportado em uma bolsa de viagem ultramacia de lã merino ou, alternativamente, colocado ao lado em um pedestal de garagem que virá com o carro. O roadster também ganha uma nova janela de visualização na tampa do motor para exibir o V-8. A produção do roadster deve começar até o final do ano. (MAO)


Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!

FLATOUTER

O plano mais especial. Convite para o nosso grupo secreto no Facebook, com interação direta com todos da equipe FlatOut. Convites para encontros exclusivos em SP. Acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Direito a expor ou anunciar até sete carros no GT402 e descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico, voltado somente ao conteúdo1. Com o Clássico, você terá acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, incluindo vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Além disso, você poderá expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.