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Fiat Fastback chega dia 14 de setembro
A divulgação das primeiras fotos oficiais do Fiat Fastback, seguida da circulação da frota de testes sem camuflagem pelas ruas e estradas do Brasil indicava que o lançamento do modelo estava se aproximando. Agora, já temos a data oficial: a Fiat confirmou o lançamento do Fastback para o próximo dia 14 de setembro.
Apesar de faltar quase um mês até a chegada do carro, não é preciso esperar tanto para saber o que veremos quando ele chegar. Isso, porque os carros que já estão circulando com as placas da fabricante, também ostentam a etiqueta do Procel do Inmetro, que mostra o consumo do carro.
Além disso, o Fastback é apenas um Pulse com uma traseira diferente — e provavelmente menos espaço para os ocupantes altos do banco traseiro — então não veremos uma revolução técnica nele, mas a mesma oferta de powertrain e um pacote semelhante de equipamentos.
A etiqueta de consumo, por exemplo, aponta que o Fiat Fastback tem nota B, e roda 8,1 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada usando álcool. Com gasolina, ele roda 11,3 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada. São marcas dentro da média dos carros atuais, mas… são inferiores às do Pulse, que roda 8,5 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada usando álcool, e 12 km/l e 14,6 km/l na estrada usando gasolina.
Considerando que ambos usam o mesmo motor — a Fiat não confirmou, mas por que ela não usaria? — o 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm, a diferença no consumo pode ter relação com o eventual maior peso do Fastback e com o para-choques maior, que, em tese, aumenta a área frontal, reduzindo o coeficiente de penetração aerodinâmica. Mas isso são apenas especulações do Leo. Teremos mais certeza quando o carro for oficialmente apresentado. (Leo Contesini)
Porsche está desenvolvendo motor a hidrogênio
O que você faria diante de um futuro incerto? A decisão mais sensata é se preparar de todas as formas possíveis em vez de apostar em um só caminho. É o que nós, humanos, fazemos desde sempre. Nos preparamos para o pior. Na indústria automobilística, contudo, só uma fábrica está tentando proteger todos os flancos de seu território: a Porsche.
Eles estão atirando para todos os lados: motores aspirados, motores turbo, motores elétricos, combustível sintético e agora… em motores a hidrogênio, de alta performance. Mas não do jeito que você está imaginando.
A proposta da Porsche não será usar hidrogênio para produzir eletricidade para mover o carro, naquele sistema de célula combustível que a Honda e outras fabricantes já fazem há alguns anos. O negócio aqui é queimar o hidrogênio mesmo. Igual aqueles charlatães que vendem produtos milagrosos no Mercado Livre, só que do jeito cientificamente correto, e engenharisticamente Porsche.
A tecnologia, claro, não é nova. A BMW já fez um V12 que queimava hidrogênio em 2006. A conversão é parecida com a do etanol: você precisa ajustar a vazão do combustível para obter a razão estequiométrica ideal e, claro, um reservatório e linhas de combustível adequadas a ele.
É claro que não é assim fácil. Tal como o etanol precisou de um longo desenvolvimento, o hidrogênio também precisará. Porque além da questão da pressão do combustível, controle imediato da vazão/injeção/ignição, há o problema da oferta de hidrogênio e alguns óxidos de nitrogênio envolvidos no processo, e eles podem ser nocivos.
Segundo a Porsche, o motor a hidrogênio pode entregar 600 cv, potência semelhante à produzida pelo 4.4 V8 biturbo a gasolina — que é o motor usado no desenvolvimento da tecnologia. Ainda de acordo com a Porsche, que já simulou o desempenho de um carro com este motor, um carro com 2.600 kg (Cayenne?) é capaz de dar uma volta “virtual” em Nürburgring em 8:20. (Leo Contesini)
Alfa Romeo promete esportivo exclusivo com motor a combustão
Como toda empresa europeia, agora que a lei está promulgada e 2035 é a data para todos se tornarem elétricos, a Alfa Romeo promete que em 2027 já será uma marca totalmente elétrica. Mas parece que um último lançamento antes disso pretende marcar o último Alfa Romeo tradicional de uma forma especial.
O CEO da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato, revelou que a empresa apresentará um novo carro esportivo, com motor a gasolina, em 2023.
“Alfa é esportividade”, disse Imparato ao discutir o carro. O executivo vai além e diz que “será muito emocionante, muito caro, muito seletivo.” Provavelmente será um carro esporte de fibra de carbono e motor central como o falecido 4c, mas bem mais potente, caro, exclusivo, e com uma carroceria de novo desenho. Muito provavelmente terá o motor V6 turbo de 2,9 litros desenhado pela Ferrari para o Giulia Quadrifoglio.
Esse desenho deve ser realmente interessante: Imparato confirmou que a Alfa Romeo “olhou para o seu passado”, e se espera um carro inspirado na obra prima de Franco Scaglione, o 33 Stradale.
Não é a primeira vez que acontece este tipo de coisa: sempre que se tenta “reviver” a Alfa Romeo, aparece algo especial deste tipo: a última vez foi o 8C Competizione de 2007, que se inspirava nos carros pré-guerra, mas era um Maserati por baixo. Imparato promete mais detalhes em Novembro deste ano. (MAO)
Protótipo do Porsche 959 S aparece à venda.
Se existe um carro que previu acuradamente o futuro, foi o Porsche 959. No meio dos anos 1980 e 911 era uma relíquia em decadência e o futuro da Porsche parecia de motor dianteiro; vinte anos depois tomou uma forma quase idêntica ao exótico 959: um 911 turbo e com tração nas 4 rodas totalmente benigno em comportamento.
O 959 era então avançadíssimo para seu tempo, e ainda hoje parece totalmente atual. Ainda mais se for na rara versão S, mais leve e rápida. E agora, um dos apenas três protótipos do 959 S está à venda.
O 959S era um pouco mais leve, principalmente por trocar a suspensão sofisticada por molas e amortecedores mais convencionais e simples. Além disso vinha com um ganho considerável em potência de seu motor de competição biturbo com 2,85 litros: agora eram 508 cv. Este exemplo em particular é um protótipo da série 959, que originalmente era de 12 carros; apenas três na configuração S.
A Porsche geralmente destrói protótipos como esses, como todo fabricante. Mas o famoso concessionário americano Vasek Polak pediu para que a empresa lhe vendesse o protótipo, que seria usado apenas para exibição estática, na loja. Para garantir isso, o carro chegou para Polak sem as chaves! Após a morte de Polak em 1997, um novo proprietário conseguiu adquirir essas chaves.
Desde então, o carro recebeu uma grande revisão para voltar a andar. O motor, o cilindro mestre, os freios, a embreagem, as travas das portas e o sistema de combustível foram restaurados.
Girardo & Co., onde o carro está à venda, só divulgara seu preço por consulta, mas certamente será na casa dos milhões de dólares. Apenas 29 959 S foram construídos, e esses facilmente faturam US $ 1 milhão no mercado. Podemos apenas imaginar por quanto sairá este protótipo único com uma história inusitada. (MAO)
Conheça o Hennessey Venom F5 Roadster
É um carro daqueles que só pelos números já deixa todo mundo pasmo. Aqui está um carro que custa novo 3 milhões de dólares nos EUA (15,6 milhões de reais), tem nada menos que 1842 cv, e, segundo seu fabricante, é capaz de mais de 480 km/h. E tudo isso, ainda tendo a conveniência cool de um teto conversível.
O carro está sendo mostrado no The Quail Motorsport Gathering, parte do Monterey Car Week que está acontecendo agora. Como o próprio nome sugere, esta é uma versão conversível do F5 existente, que o fabricante texano diz que será o conversível mais rápido e potente do mundo. Apenas 30 serão construídos.
O roadster é baseado no cupê F5 Venom e compartilha um pacote mecânico idêntico: um V-8 biturbo de 6,6 litros, baseado na arquitetura LS da GM, com 1842 cv. A tração é traseira, via uma transmissão automatizada de embreagem única. Hennessey diz que o roadster tem um peso seco de 1405 kg – apenas 20 kg a mais que o cupê – e que foi projetado para chegar a 483 km/h, embora esta velocidade máxima seja limitada quando o painel do teto for removido.
O F5 aberto é um targa na verdade, uma seção de teto acima dos banco é removível apenas. O teto é feito de fibra de carbono e pesa 18 kg, o que significa que deve ser simples para uma pessoa removê-lo ou instalá-lo. Pode ser transportado em uma bolsa de viagem ultramacia de lã merino ou, alternativamente, colocado ao lado em um pedestal de garagem que virá com o carro. O roadster também ganha uma nova janela de visualização na tampa do motor para exibir o V-8. A produção do roadster deve começar até o final do ano. (MAO)
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