ola entusiastas do flatout meu nome e danilo poinho 33 anos de atibaia/sp primeiro de tudo obrigado pelos votos que me permitiram contar a historia da minha marea turbo 2003 adquirida em novembro de 2010 la se vao quase 6 anos antes de chegar la porem irei contar rapidamente a minha historia com os fiats que tive antes desta marea turbo sou formado em engenharia mecatronica mas nunca atuei nesta area atualmente trabalho na area de tecnologia da informaçao na cidade de sao paulo tenho outro carro para o dia a dia um hyundai i30 2012 e eventualmente as sextas feiras por exemplo resolvo ir trabalhar e me divirto com a marea turbo alvo deste project cars #347 mundo fiat o primeiro fiat da familia chegou quando eu tinha 10 anos era um fiat premio 1 5 alcool 1988 foi o carro onde aprendi a dirigir e onde ajudava meu irmao mais velho a lava lo no fim de semana e limpar o carburador que insistia em sujar e fazer o motor falhar apos isso 2 anos depois meu pai apareceu em casa com um tempra 2 0 8v zero km amor a primeira vista o carro era sensacional tinha tudo que um carro daquela epoca podia ter naquela epoca os primeiros turbos de fabrica no brasil tinham acabado de sair do forno o uno turbo e o tempra turbo os quais eu particularmente ja considero dois classicos automotivos brasileiros e dificeis de achar inteiros e originais nesse momento a palavra turbo e aquele assovio ja tinham entrado na minha cabeça e nao sairiam mais chegam os tempos de faculdade e logo antes de termina la consegui comprar o meu primeiro carro em 2004 e como nao poderia ser diferente foi um fiat um tempra ouro 2 0 16v na cor verde inteiro de tudo porem como nem tudo sao flores e por mais que nos tomemos cuidado no transito outros nao tomam acabei colidindo com um motociclista em um cruzamento aqui na minha cidade felizmente foram apenas danos materiais o motociclista reconheceu que estava errado e pagou todos os danos sim eu nao tinha seguro [gallery link= file ids= 103924 103923 103922 ] em 2007 vendi esse meu tempra ouro e comprei meu proximo carro sim outro tempra mas desta vez a versao turbo stile 1997 com o motor 2act 2 0 i e turbo na cor cinza steel foi ai que comecei a participar de foruns automotivos em especial do temprabr tbr onde conheci varias pessoas fiz amigos fui a encontros em sp e conheci mais do tempra e do proprio mundo fiat esse meu tempra turbo stile ja era um pouco mexido pressao maior de turbina rodando no alcool e suspensao preparada a potencia estimada eram uns 220cv ante os 165cv dos tempra turbo originais [gallery columns= 4 link= file ids= 103925 103926 103927 103928 103929 103930 103931 ] como disse no inicio trabalho com ti e foi prestando consultoria nessa area que fui alocado em um projeto de sistemas na fiat em betim aquela que produziu os carros nacionais que eu sempre gostei mais de maio/2007 a março/2009 passando pelos carros recem saidos da linha de produçao ou passando pela linha de motores da fpt fiat powertrain technologies foi um periodo sensacional nessa epoca conheci o emerson o futuro mecanico/preparador desse project cars como moro em uma cidade de aproximadamente 140 000 habitantes torna se dificil encontrar mecanicos bons e confiaveis e que ainda mexessem sem olhar torto para um tempra turbo entao onde mandar meu tempra turbo stile caso apresentasse algum problema o meu irmao que acabou conhecendo ele ouviu dizer que era muito bom preparava varios carros na cidade acertava carros turbinados mas so mexia em motor ap diferentemente de outros mexanicos que vira e mexe trombamos por ai ele topou o desafio primeiramente de mexer no meu tts e posteriormente nos carros da familia que vieram na sequencia totalizando ate hoje quatro marea turbo e duas marea 2 0 20v aspiradas sejam eles originais ou preparados desde entao e o mecanico/preparador particular dos meus carros e ficou especialista em todos os modelos de marea nao por que ele queria logicamente e sera figura importante para as ideias soluçoes e construçao desse projeto mundo das mareas no começo de 2009 comecei a procurar e pesquisar sobre o sucessor do tempra o fiat marea uns chamam no masculino eu chamo no feminino a fiat marea mas nao poderia ser qualquer marea tinha de ser a versao turbo com 182cv originais de fabrica com o famoso motor fivetech 2 0 20v turbo o mesmo que equipa o fiat coupe 2 0 20v turbo porem na versao europeia esse motor rende 220cv coincidentemente eu e meu irmao acabamos por comprar uma marea turbo cada um ele uma versao 2001 cinza e eu uma 1999 preto vulcano carinhosamente chamada de blackout ambas sedan uma coisa que senti falta em relaçao ao tempra turbo stile foi em relaçao ao painel de instrumentos todos os tempra turbo possuem de serie os mostradores de pressao de oleo temperatura de oleo e pressao de turbo o meu tts ainda possuia ar condicionado digital e computador de bordo a marea ja nao possui e nesse ponto acho que a fiat ficou devendo [gallery columns= 4 link= file ids= 103903 103904 103905 103906 ] com esta mt fiz uma viagem de atibaia ate viçosa mg para formatura de um amigo onde passei por belo horizonte para buscar outro amigo algo em torno de 1600 km de percurso ida e volta o carro se comportou perfeitamente respostas rapidas confortavel estavel ate que em um dia chuvoso na fernao dias indo para sao paulo rodei na frente de uma viatura da policia rodoviaria federal logo apos ultrapassa la colidindo com a mureta central seria tragico se nao fosse comico novamente somente danos materiais e um leve estrago na frente the lady in red depois deste acidente passei a procurar outra marea turbo mas tinha de ser a marea turbo bad boy e a cor so podia ser uma vermelho alpine procurava uma apenas com uma leve preparaçao algo em torno dos 250cv de potencia ou seja mais forte que uma original e que o meu tempra turbo nao queria e nem planejava fazer nada mais alem disso apos algum tempo pesquisando encontrei um anuncio na web de uma a venda em sao paulo com um preço dentro do quanto poderia pagar ainda estava com o tempra turbo stile e com a marea turbo preta e iria enfiar outra na garagem da casa da minha mae imaginem a reaçao dela [gallery columns= 4 link= file ids= 103915 103913 103912 103911 103910 103909 103908 103907 ] em um domingo fui com meu irmao ve la e logo ao ouvir o ronco dela saindo da garagem do predio do antigo dono ja tinha certeza que ela tinha de ser minha dei uma volta com o dono pela regiao e praticamente fechamos negocio um dia depois fui busca la a dama de vermelho iria mudar de casa encontrei duas fotos dela no cdm clube do marea do antigo dono em um track day se nao me engano em curitiba [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 103919 103920 ] ela estava com a seguinte configuraçao upgrade de turbina master power rodando com 1 4kg de pressao escape de 2 25 coluna de instrumentos autogauge smoke com mostradores de pressao de turbo pressao de oleo e pressao de combustivel shift light cronomac rodas originais calçadas com pneus yokohama 205/55r15 chip de potencia rodando na gasolina voltando com ela de sp para atibaia ja deu para perceber que ela estava bem mais forte que uma original ja que meu irmao estava voltando com a mt preta original tinha certeza que havia feito novamente uma escolha certa so que chegando em casa ao entrar na rua de casa a embreagem quebrou isso mesmo mal havia pegado o carro e a embreagem deu adeus [youtube id= v1pxyefbd3u width= 620 height= 350 ] liguei para o antigo dono e ele muito gentilmente disse que estava na garantia e iria mandar um guincho busca la alguns dias depois o conserto foi feito e agora sim eu poderia iniciar a minha saga com ela nos primeiros dias percebi que ela falhava bastante na fase fria porem quando o motor esquentava ficava normal talvez algo na programaçao do chip no meio tempo acabei por vender o tempra turbo este ainda ficou na familia e esta ate hoje e a marea turbo preta entao nada melhor de começar do que sabendo qual a potencia com que ela estava o emerson mecanico/preparador montou um dynoday aqui em atibaia e chamou os clientes dele para passarem os carros e saberem os numeros de potencia torque etc fui com a minha marea turbo e ficou dentro das expectativas que o antigo dono me disse com a configuraçao que falei acima 1ª passagem 241 2 cv na roda a 5 724 rpm 33kgfm de torque a 4 940 rpm 2ª passagem 238 9 cv na roda a 5 285 rpm 37 kgfm de torque a 3 768 rpm 3ª passagem 232 6 cv na roda a 5 037 rpm 35 kgfm de torque a 4 135 rpm os numeros obtidos foram relativamente acima se comparados com os 182cv de motor a 6000rpm e 27 kgfm de torque a 2750 rpm de uma marea turbo original [gallery columns= 5 link= file ids= 103901 103900 103897 103899 103896 103895 103894 103893 103892 103890 ] seguem os videos de duas passagens [youtube id= 36tipkrn20y width= 620 height= 350 ] [youtube id= 7woylwq qea width= 620 height= 350 ] alguns dias depois hora de colocar rodas novas e maiores as escolhidas foram as rodas do punto sporting 2011 calçadas com pneus 205/40r17 que futuramente se mostraram uma escolha nao muito boa com a conhecida qualidade do asfalto de nossas ruas e rodovias o resultado nao podia ser diferente rodas amassadas e posterior troca dos pneus pelos 205/45r17 perfil um pouco mais alto achei que esses pneus casam perfeitamente na marea nao raspam e esteticamente o carro fica mais bonito mas esse assunto das rodas e pneus ainda nao termina aqui e serao comentados nos proximos posts cenas dos proximos capitulos esse foi o primeiro post do project cars #347 contando um pouco da minha historia e da dama de vermelho ainda ha muito que contar pequenas alteraçoes externas como colocaçao de teto solar duas vezes quebras de motores de embreagem de novo ate que a brincadeira começou a ficar seria e o sangue fast and furious começou a correr de vez nas veias com a pitada de ajuda do anjinho do mal que e o meu mecanico emerson virao motor forjado injeçao programavel intercooler frontal escape redimensionado novos comandos nova embreagem dificuldade de se achar algumas peças descaso de concessionarias com mareas e outros a ideia e chegar a 500cv de potencia ate o proximo post por danilo poinho project cars #347
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.