ola leitores do flatout bem eu tinha falado que o pc#217 no post anterior iria ficar um pouco na geladeira porem hoje irei falar um pouco da manutençao dele e sobre o que pode ser feito em casa sem muitos problemas e com ferramentas simples e com muita vontade entao vamos la freios para começar seria um serviço que de tempo em tempo todos fazemos mas em alguns casos podemos fazer em casa algumas vezes muito melhor que alguns mexanicos seria a troca de pastilha e disco de freio no caso do palio e algo simples e rapido mesmo eu nunca tendo feito isto levei algo de 1 hora para fazer dos dois lados levei este tempo por conta de parar para tirar fotos para o texto entao chuto que uns 40 minutos se faz a troca para iniciar a troca levante o carro e tire a roda porem para maior segurança coloque um cavalete no lugar caso nao tenha como eu pode usar a propria roda do carro como cavalete com a roda fora do lugar temos acesso a dois guias das rodas que seguram o disco no lugar para nao girar em falso quando esta trocando um pneu furado por exemplo essas guias sao usadas em rodas de ferro ate hoje nao vi em rodas de liga leve os dois guias que tem em cada roda voce ira tira los nao me lembro o tamanho exato pois usei chave inglesa ou chave de engenheiro rs acredito que seja 12 mm nao necessita muita força para tirar eles caso estejam duros jogue um pouco de desengripante para solta los feito isso ira ver que o disco gira em falso comparado ao cubo mas nao sao eles que prendem o disco no carro mas sim os proprios parafusos da roda no cubo na foto pode reparar que a rosca deles sao no cubo o proximo passo e soltar esta presilha da pinça esta presilha fica na face da pinça dando suporte a pastilha para tira la basta usar uma chave de fenda como alavanca sem muito segredo so tome cuidado para ela nao sair voando e acertar alguem e machucar nisso parte da pinça esta solta porem agora vem a segunda parte para soltar na parte traseira da pinça existem dois parafusos allen de 7 mm eles sao as guias da pinça e tambem a prendem no quadro voce ira solta los mas nao para tirar da pinça pois nao ha necessidade disso o parafuso esta dentro desta capinha de borracha apenas solte o necessario afrouxado eles voce agora ira afastar a pastilha do disco isso ira usar novamente a chave de fenda como alavanca ira colocar entre a pastilha e o disco forçando aos poucos nesta hora precisa de força nao se assuste se vazar fluido de freio pela tampa do reservatorio isso e normal caso tenha sido completado anteriormente o meu mesmo voltou um pouco se ocorrer limpe bem la e jogue bastante agua pois o fluido de freio tira a tinta caso nao seja limpo feito isso pode tirar a pinça ela saira sem esforço voce tera isso depois que tirar a pinça o molhado e apenas agua limpei a pinça caso precise apenas trocar as pastilhas somente isso e necessario porem e vai trocar o disco tambem como aqui devera seguir em frente existe aquele suporte da pinça ainda para tirar ele deve soltar dois parafusos sextavados que tem atras se nao me engano o tamanho e 15 ou 17 mm novamente usei a inglesa o sextavado e usado principalmente na linha economy entao sempre confira antes qual e para nao ter perigo de danificar este parafuso ira tirar normalmente necessitando de uma boa dose de força pois e o responsavel em prender tudo ao carro tirando o suporte tera o disco livre para retira lo e por o novo disco novo no lugar atençao antes de por o novo disco limpe o bem pois ele vem besuntado com um oleo pra nao enferrujar e se isso entrar em contato com a pastilha o funcionamento pode ficar bem comprometido entao limpe com um desengraxante colocando o disco no lugar pode prender os guias ja deixando tudo fixo caso use roda de ferro como eu agora so voltar o quadro da pinça no lugar e a prender bem pois como disse esse parafuso que segura tudo no carro pastilha velha a esquerda e nova a direita pastilha antiga bem gasta ne bem aguentou 60 000 quilometros mas voltando a montagem as pastilhas tem o lado correto de fora e de dentro da pinça porem simples de identificar a de fora lado da roda e a da foto pois ela nao tem a presilha que prende no cilindro da pinça ja a outra tem acabei nao tirando foto disso mas e simples somente encaixar as pastilhas na pinça e voltar ao quadro fazendo o inverso do desmonte nada complicado e ira entrar justo no disco novo porem sem esforço caso tenha voltado o cilindro todo antes de tirar a pinça citando anteriormente neste texto agora somente apertar os dois parafusos da pinça e voltar a trava da pinça um pouco chata de por mas nada complicado e pronto pastilha e discos novos no carro e dinheiro economizado para o carro tudo pronto agora so repetir para o outro lado bem isso para nos que gostamos de carro e um prazer fazer sem sombra de duvidas e algo simples porem tem que ter muita atençao afinal e a nossa segurança e a de quem amamos nao somente do carro mas de pessoas dica sempre desmonte um lado por vez pois se tiver duvida tera o outro para consultar limpeza da tbi outro serviço muito simples que podemos fazer em minutos e a limpeza da tbi carro com acelerador eletronico como no caso do blacksun acho mais simples de fazer pois a injeçao vai corrigindo a aceleraçao no momento para deixar o motor sempre funcionando ao contrario de um com acelerador mecanico mas isso e uma opiniao minha apenas entao vamos la para começar tenha um produto em mao proprio para limpar carburador ou tbi no caso usei este da foto esse biocar8 gostei de usar e achei o resultado muito bom paguei 13 reais apenas nele para iniciar o serviço deve tirar o tubo ou a capa do motor para ter acesso a tbi tendo o acesso a ela liguei o motor e va espirrando o produto aos poucos nas paredes dela para ir limpando pois se fizer com o motor desligado ou jogar muito de uma vez o motor ira morrer e pode afogar tendo problemas para ligar ele jogue o necessario e em borrifadas curtas assim nao tera problemas quando estiver limpo deixe o motor por mais um ou dois minutos ligado o resultado sera mais ou menos isso tbi limpinha este serviço levou 10 min sem nenhum segredo pois com ela suja o motor pode começar a apresentar falhas eu mesmo faço a cada 10 mil km a limpeza futuro a respeito do futuro do carro atualmente por conta da crise o projeto anda mais lento do que queria porem nao parado o carro em si hoje esta social em sua aparencia pois com a retirada dos farois de milha para fazer um novo suporte e capa para eles e ele esta de calota wtf porem os upgrades feitos nele anda estao la mas essa aparencia e temporaria pois logo voltara a ter a cara que todos conhecem sobre a suspensao comentei que iria colocar de rosca da tebao no post passado bem nao sera mais assim em uma das discussoes nos comentarios saiu algo a respeito dos pontos de ancoragem do eixo em relaçao ao projeto original do carro e isso fez eu repensar neste ponto tendo o cuidado ate de pesquisar muito mais a fundo a respeito disso e das forças aplicadas nas pontas do eixo traseiro onde seria a maior mudança para mim fazer tal modificaçao iria implicar a troca ou modificaçao do eixo por completo elevando muito o custo para um ganho minimo entao com a volta da prancheta neste ponto voltei as pesquisas e cai novamente na fenix suspensoes a suspensao nao sera mais de rosca sera fixa novamente mas nao rebaixada pois mataria o projeto por completo mas sim com amortecedores com juste de carga entao no proximo post irei explicar muito melhor a respeito desta mudança outro ponto seria o e drive sim tem um ganho otimo de potencia e torque com o custo porem eu gosto muito de aspirado ainda estava em duvida em por ou nao mas irei manter o projeto aspirado tem surpresas no proximo post tambem sobre isso uma materia que o juliano barata escreveu aqui no site foi o responsavel pela decisao final a respeito deste ponto e isso pessoal ficamos para o proximo post este e um pouco sobre manutençao que podemos fazer em casa e deixando uma curiosidade para o futuro ate mais por geraldo camara project cars #217
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.