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Project Cars Project Cars #217

Fiat Palio Rally: novos freios e reparos DIY

Olá, leitores do FlatOut! Bem, eu tinha falado que o PC#217 no post anterior iria ficar um pouco na geladeira, porém hoje irei falar um pouco da manutenção dele e sobre o que pode ser feito em casa sem muitos problemas e com ferramentas simples (e com muita vontade). Então vamos lá.

 

Freios

Para começar seria um serviço que de tempo em tempo todos fazemos, mas em alguns casos podemos fazer em casa (algumas vezes muito melhor) que alguns “mexânicos”, seria a troca de pastilha e disco de freio.

No caso do Palio é algo simples e rápido. Mesmo eu nunca tendo feito isto, levei algo de 1 hora para fazer dos dois lados (levei este tempo por conta de parar para tirar fotos para o texto, então chuto que uns 40 minutos se faz a troca).

Para iniciar a troca, levante o carro e tire a roda, porém para maior segurança, coloque um cavalete no lugar, caso não tenha como eu, pode usar a própria roda do carro como cavalete.

Com a roda fora do lugar, temos acesso a dois guias das rodas que seguram o disco no lugar (para não girar em falso quando está trocando um pneu furado, por exemplo). Essas guias são usadas em rodas de ferro (até hoje não vi em rodas de liga leve!).

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Os dois guias que tem em cada roda

Você irá tirá-los, não me lembro o tamanho exato (pois usei chave inglesa, ou chave de engenheiro..rs..), acredito que seja 12 mm. Não necessita muita força para tirar eles, caso estejam duros, jogue um pouco de desengripante para soltá-los.

Feito isso, irá ver que o disco gira em falso comparado ao cubo, mas não são eles que prendem o disco no carro, mas sim os próprios parafusos da roda no cubo, na foto pode reparar que a rosca deles são no cubo.

O próximo passo é soltar esta presilha da pinça.

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Esta presilha fica na face da pinça, dando suporte a pastilha

Para tirá-la, basta usar uma chave de fenda como alavanca, sem muito segredo. Só tome cuidado para ela não sair voando e acertar alguém e machucar!

Nisso, parte da pinça está solta, porém agora vem à segunda parte para soltar.

Na parte traseira da pinça, existem dois parafusos Allen de 7 mm, eles são as guias da pinça e também a prendem no quadro, você irá soltá-los, mas não para tirar da pinça, pois não há necessidade disso.

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O parafuso está dentro desta capinha de borracha, apenas solte o necessário

Afrouxado eles, você agora irá afastar a pastilha do disco, isso irá usar novamente a chave de fenda como alavanca, irá colocar entre a pastilha e o disco forçando aos poucos. Nesta hora precisa de força!

Não se assuste se vazar fluido de freio pela tampa do reservatório, isso é normal, caso tenha sido completado anteriormente. O meu mesmo voltou um pouco, se ocorrer, limpe bem lá e jogue bastante água, pois o fluido de freio tira a tinta caso não seja limpo.

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Feito isso, pode tirar a pinça, ela sairá sem esforço.

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Você terá isso depois que tirar a pinça. O molhado é apenas água, limpei a pinça!

Caso precise apenas trocar as pastilhas, somente isso é necessário, porém e vai trocar o disco também, como aqui, deverá seguir em frente.

Existe aquele suporte da pinça ainda, para tirar ele, deve soltar dois parafusos sextavados que tem atrás, se não me engano o tamanho é 15 ou 17 mm (novamente usei a inglesa), o sextavado é usado principalmente na linha economy, então sempre confira antes qual é para não ter perigo de danificar!

Este parafuso irá tirar normalmente, necessitando de uma boa dose de força, pois é o responsável em prender tudo ao carro. Tirando o suporte, terá o disco livre para retirá-lo e por o novo.

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Disco novo no lugar!

Atenção: Antes de por o novo disco, limpe-o bem, pois ele vem besuntado com um óleo pra não enferrujar e se isso entrar em contato com a pastilha, o funcionamento pode ficar bem comprometido, então limpe com um desengraxante.

Colocando o disco no lugar, pode prender os guias já, deixando tudo fixo (caso use roda de ferro como eu).

Agora só voltar o quadro da pinça no lugar e a prender bem, pois como disse, esse parafuso que segura tudo no carro.

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Pastilha velha à esquerda e nova à direita.

Pastilha antiga bem gasta né?! Bem, agüentou 60.000 quilômetros!

Mas voltando a montagem, as pastilhas tem o lado correto, de fora e de dentro da pinça, porém simples de identificar.

A de fora (lado da roda) é a da foto, pois ela não tem a presilha que prende no cilindro da pinça, já a outra tem.

Acabei não tirando foto disso, mas é simples. Somente encaixar as pastilhas na pinça e voltar ao quadro, fazendo o inverso do desmonte, nada complicado e irá entrar justo no disco novo, porém sem esforço (caso tenha voltado o cilindro todo antes de tirar a pinça, citando anteriormente neste texto).

Agora somente apertar os dois parafusos da pinça e voltar à trava da pinça, um pouco chata de por, mas nada complicado!

E pronto, pastilha e discos novos no carro e dinheiro economizado (para o carro!).

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Tudo pronto, agora só repetir para o outro lado.

Bem, isso para nós que gostamos de carro é um prazer fazer, sem sombra de dúvidas. É algo simples, porém tem que ter muita atenção, afinal é a nossa segurança e a de quem amamos (não somente do carro, mas de pessoas!).

Dica: Sempre desmonte um lado por vez, pois se tiver dúvida, terá o outro para consultar.

 

Limpeza da TBi

Outro serviço muito simples que podemos fazer em minutos é a limpeza da TBi.

Carro com acelerador eletrônico, como no caso do Blacksun, acho mais simples de fazer, pois a injeção vai corrigindo a aceleração no momento para deixar o motor sempre funcionando, ao contrário de um com acelerador mecânico, mas isso é uma opinião minha apenas.

Então vamos lá, para começar tenha um produto em mão próprio para limpar carburador ou TBi.

No caso usei este da foto

Esse Biocar8 gostei de usar e achei o resultado muito bom, paguei 13 reais apenas nele!

Para iniciar o serviço, deve tirar o tubo ou a capa do motor para ter acesso a TBi.
Tendo o acesso a ela, liguei o motor e vá espirrando o produto aos poucos nas paredes dela para ir limpando, pois se fizer com o motor desligado ou jogar muito de uma vez, o motor irá morrer e pode afogar, tendo problemas para ligar ele.

Jogue o necessário e em borrifadas curtas, assim não terá problemas. Quando estiver limpo, deixe o motor por mais um ou dois minutos ligado. O resultado será mais ou menos isso.

TBi limpinha.

Este serviço levou 10 min, sem nenhum segredo! Pois com ela suja, o motor pode começar a apresentar falhas. Eu mesmo faço a cada 10 mil km a limpeza.

 

Futuro

A respeito do futuro do carro. Atualmente, por conta da crise, o projeto anda mais lento do que queria, porém não parado.

O carro em si hoje está “social” em sua aparência, pois com a retirada dos faróis de milha (para fazer um novo suporte e capa para eles) e ele está de calota! (WTF?!) Porém os upgrades feitos nele anda estão lá! Mas essa aparência é temporária, pois logo voltará a ter a cara que todos conhecem.

Sobre a suspensão, comentei que iria colocar de rosca da Tebão no post passado, bem não será mais assim. Em uma das discussões nos comentários, saiu algo a respeito dos pontos de ancoragem do eixo em relação ao projeto original do carro e isso fez eu repensar neste ponto, tendo o cuidado até de pesquisar muito mais a fundo a respeito disso e das forças aplicadas nas pontas do eixo traseiro (onde seria a maior mudança). Para mim, fazer tal modificação, iria implicar a troca ou modificação do eixo por completo, elevando muito o custo para um ganho mínimo.

Então, com a volta da prancheta neste ponto, voltei às pesquisas e cai novamente na Fênix suspensões. A suspensão não será mais de rosca, será fixa novamente, mas não rebaixada, pois mataria o projeto por completo, mas sim com amortecedores com juste de carga. Então no próximo post irei explicar muito melhor a respeito desta mudança.

Outro ponto seria o E-drive. Sim, tem um ganho ótimo de potência e torque com o custo, porém eu gosto muito de aspirado. Ainda estava em duvida em por ou não, mas irei manter o projeto aspirado (tem surpresas no próximo post também sobre isso), uma matéria que o Juliano Barata escreveu aqui no site foi o responsável pela decisão final a respeito deste ponto!!

É isso pessoal, ficamos para o próximo post! Este é um pouco sobre manutenção que podemos fazer em casa e deixando uma curiosidade para o futuro!

Até mais!

Por Geraldo Câmara, Project Cars #217

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