FlatOut!
Image default
Car Culture

Fiat Tagliero – o posto de combustível mais estiloso da África


Este é o edifício Fiat Tagliero. Ele foi construído em 1938 e deve ser um dos postos de combustível mais bonitos já construídos. Mas apesar do nome, e dos letreiros em italiano, ele fica bem longe da Itália.

“Então é no lado italiano da Suíça?” Também não. Na verdade, ele é uma das muitas incríveis edificações art déco deixadas pelos italianos em Asmara, a capital da Eritreia. Como assim?

fiattagliero008a.3020

Entre 1890 e 1941 a Eritreia – um país situado no “chifre da África” espremido entre o Mar Vermelho e a Etiópia – foi uma colônia italiana. E na Itália fascista de Mussolini, os arquitetos que eram avançados demais para a Europa foram enviados à província da Africa Orientale Italiana para mostrar aos nativos como eram as cidades modernas.

Antes de a Eritreia ser perdida para os britânicos em 1941 durante a Segunda Guerra, os arquitetos italianos loucos, desajustados, rebeldes e encrenqueiros construíram uma cidade que faz a maioria das capitais africanas parecerem selvagens mesmo depois de setenta anos.

O Tagliero foi projetado por Giuseppe Pettazzi tem a forma de um avião com asas de concreto que têm 15 metros de balanço — ou seja, nada de pilares. Na época da construção, as autoridades locais consideraram o projeto inseguro, e não deixaram o empreiteiro remover as estacas de sustentação. Diz a lenda que Pettazzi resolveu esse problema apontando uma arma para obrigar o mestre de obras a seguir o projeto original.

Fiat-Tagliero-2

O tempo provou que ele estava certo: setenta e três anos depois da ocupação britânica e depois de uma terrível guerra que se encerrou somente no começo da década passada, o prédio ainda está em pé.

O restante de Asmara segue o estilo das linhas ousadas do Tagliero, com cinemas italianos, edifícios residenciais e concessionárias da Alfa Romeo. É um oásis modernista que nos causa sensações controversas: toda essa beleza é fruto de uma ditadura fascista que agiu como todos os poderosos colonizadores e ditadores fizeram, oprimindo e explorando a população local.

Fiat_Tagliero_Building

Em 2003 o prédio foi restaurado pela Shell, sua proprietária, e é protegido pelas leis de preservação do patrimônio histórico do país. Atualmente, ele continua funcionando como um posto de combustível.

Este Uno 1.5R pode ser seu!

Participe!

Clique aqui e veja como

Compartilhe agora