bom pessoal quero agradecer a todos que estao gostando do projeto #36 fiat tempra v6 3 0 24v quadrifoglio verde suas opinioes sejam elas negativas ou positivas sao de extrema importancia para mim neste post quero tirar algumas duvidas que surgiram no post anterior antes de continuar a evoluçao do projeto em relaçao a tempra sw; a mesma nao poderia ser usada como um carro normal pois o leilao a vendeu como sucata e como funciona isto simples o detran da baixa no carro ou seja o carro e deletado do sistema do detran e nao pode em hipotese nenhuma voltar a circular a nao ser que seja de forma irregular e ilegal quando o detran faz a baixa do veiculo ele recolhe as duas placas e recorta a parte da lata onde fica gravado o chassis desta forma o carro esta literalmente morto servindo assim apenas para a retirada de peças e nada mais e como muitos aqui gostam de peruas e questionaram o porque de nao usar a sw como carro principal do projeto; essa tambem e muito simples de ser respondida o projeto so começou por conta do amor que eu tinha e tenho por este exato tempra ele foi o carro que eu aprendi a admirar desde adolescente quando meu pai foi busca lo ainda sem placas e com plasticos nos bancos foi o carro no qual eu aprendi a dirigir sendo de fato o meu primeiro carro e foi o carro que fez o transporte durante anos da minha familia entao ele nao e apenas um carro ele e um membro da familia se nao fosse por ele este projeto nao existiria a sw foi comprada como sucata apenas com o intuito de fornecer peças ou melhor o focinho ou seja ela foi apenas mais uma peça de tantas outras que eu comprei e continuo comprando para que o projeto pudesse desenvolver se e nada mais espero ter esclarecido as duvidas principais agora voltemos a nossa novelinha voltando para a parte da funilaria surgiu o seguinte dilema realmente por fora os carros eram iguais mas por dentro nao tinha nem um parafuso igual nao era uma tarefa impossivel mas para que o funileiro conseguisse um alinhamento perfeito ele precisava que as peças de latarias estivessem integras; como no caso da sw eu nao tinha certeza resolvi nao arriscar e acabei comprando tudo novo para que o alinhamento ficasse o mais proximo do ideal entao comprei o par de para lamas de sw capo o par de farois o par de setas grade painel frontal de sw e um para choque todas peças novas as peças de sw foram um parto para achar mas depois de muito procurar eu consegui encontra las com as peças em maos começou o processo de uniao das partes foi necessario quase um mes de serviço tentando alinhar a frente de sw com a traseira de tempra depois de muito custo e alguns contra tempos inesperados o tempra finalmente parecia um tempra novamente e como o carro ja estava na funilaria aprovei para instalar a estrutura de teto solar que era do alfa romeo 164 no dia da entrega eu estava igual criança quando ganha um brinquedo nao conseguia guardar a alegria dentro de mim finalmente o passo mais complicado eu achava estava concluido era hora de prosseguir com o projeto lembrando que esta primeira funilaria foi somente para a uniao das duas partes o acabamento ainda esta grosseiro no futuro vira a funilaria completa com acabamento sem massa coloquei o tempra na prancha e o levei para casa por fora todos que olhavam nao conseguiam distinguir o que havia de diferente a nao ser as portas de cores diferentes duas dianteiras de sw e duas traseiras de tempra tirando isso o carro passava tranquilo como um carro normal significava que o serviço tinha ficado muito bom e que a minha ideia nao era tao maluca assim logo que o carro chegou em casa comecei a procurar oficinas que pudessem fazer a instalaçao do v6 e posso afirmar que essa foi a parte na qual eu fui mais esnobado pelas pessoas e oficinas da qual eu passei sempre que eu chegava a uma oficina apresentando a minha ideia ou de cara recebia uma resposta negativa sem nem fazer algum tipo de analise ou era taxado de louco sem contar os que afirmaram que tal feito era impossivel ai voces podem estar pensando provavelmente ele deve ter procurado oficinas comuns antes fosse cheguei a ir a oficinas ditas como preparadoras aqui de bh uma delas ate faz carros para correr no mega space pista de arrancada aqui de bh e mesmo assim minhas tentativas foram em vao sendo assim voltei cabisbaixo para casa e com a possibilidade de parar o projeto por nao haver pessoas com habilidades necessarias para fazer o meu swap isso claro em belo horizonte fui dormir extremamente chateado pra nao dizer puto com o que eu havia escutado quase nao dormir durante a noite so pensando nas possibilidades e alternativas que eu teria no dia seguinte apesar de ter dormido pouco eu acordei muito bem e extremamente disposto a continuar o projeto afinal o brasil era grande pode ser que em belo horizonte nao tivesse uma pessoa que comprasse a minha ideia mas em outro lugar haveria e os mais provaveis seriam em sao paulo ou brasilia comecei a procurar na internet trabalhos de swap feito por oficinas nestas duas cidades e por coincidencia nesta epoca o juliano barata postou uma reportagem no finado jalopnik sobre o seu dart onde ele havia levado o carro em uma oficina chamada ebtech que fazia desenvolvimento de projetos automotivos entre outros; no caso do juliano seria uma gaiola/santo antonio naquele mesmo post o juliano citou um dos projetos deles que era um fox com motor vr6 central foi a gota d agua para saber que meu carro tinha mesmo que ir para sao paulo nesse meio tempo comecei a pesquisar quanto ficaria o transporte de bh pra sp e nao era nada barato o que me desanimou um pouco mas nada que uma apertada nas contas nao permitisse tal viagem por coincidencia num post do jalopnik alguns dias depois apareceu que a ebtech estava fazendo um curso sobre projeto de veiculos especiais nao pensei duas vezes e me matriculei afinal era mais facil e barato eu ir do que o carro a espera e a ansiedade pelo dia do curso eram grandes afinal eu queria saber o que o curso e quais as informaçoes poderiam me agregar ideias e conhecimentos chegou o grande dia o curso seria no sabado durante todo o dia peguei um aviao em bh com destino ao aeroporto de congonhas sp pois seria mais facil e perto para chegar ate a oficina mesmo assim eu chegaria no horario de inicio do curso no prego peguei uma taxi na porta do aeroporto e fui direto para a ebtech chegando la descobri que o taxista me enfiou a faca num trajeto que daria no maximo r$ 50 00 eu acabei pagando quase r$ 90 00 mas ja tinha ocorrido e nao poderia ficar lamentando o curso durou todo o sabado e foi excelente alguns dos dados apresentados eu ja conhecia mas nao sabia como era a parte tecnica deles outros dados foram totalmente novos para mim alem disso foi muito interessante descobri que um dos donos da ebtech que se chama fabio birolini foi o projetista e idealizador o lobini h1 o ultimo esportivo nacional conversei bastante com ele sobre o meu projeto e ele me deu muitas dicas sobre o que eu poderia ou nao fazer no meio desse bate papo eu comentei sobre a instalaçao do motor e se seria algo muito complicado ele me disse que com o que ele havia ensinado sobre moldes eu conseguiria fazer sozinho mas se fosse complicado era so passar as medidas que ele desenvolveria e enviaria para mim pronto eu estava no ceu havia conseguido de forma facil e com muito conhecimento agregado uma soluçao para a instalaçao do motor v6 no tempra sem precisar levar o carro a nenhum lugar o curso acabou as 19h e pouco meu voo era as 21h teria que pegar um taxi e ser assaltado de novo rsss mas ao inves de ir de taxi o fabio birolini muito gentilmente me levou para o aeroporto a bordo de um lobini h1 detalhe eu nunca nem tinha chegado nem perto de um quanto mais andar e posso afirmar que sensaçao boa o carro puxava muito e o barulho da turbina enchendo era animal; cheguei ao aeroporto de congonhas muito rapido peguei meu voo para bh e finalizei meu sabado cheio de conhecimentos tecnicos e novas ideias [youtube id= sqsapgdhohe width= 620 height= 350 ] no domingo mesmo ja comecei a por a mao na massa e ver como poderia ser a instalaçao do motor no cofre do tempra de cara o motor entrou com uma folga surpreendente ao contrario de quando tentei colocar o v6 na frente original do tempra agora estava ate parecendo que o v6 havia sido feito para o tempra como o alfa doador era automatico o cambio automatico da alfa 164 e tao grande que parece um motor de uno e eu nao queria que o tempra fosse automatico acabei comprando uma caixa manual de alfa 164 que se parece muito com a caixa do marea turbo e tempra turbo; praticamente e a mesma caixa mas com alguns detalhes diferentes principalmente a forma como sao fixados nos carros para uma melhor fixaçao no tempra resolvi usar os pontos e coxins de fixaçao originais que neste caso agora sao da tempra sw que sao os mesmo usados pelo fiat marea em uma futura manutençao fica mais facil de encontrar tais peças motor e caixa foram acoplados e alinhados na posiçao que deveriam ficar no carro faltavam apenas a confecçao dos moldes e a fabricaçao dos suportes para finalizar a instalaçao do motor por diogenes moreira project cars #36
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