Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Fiat Uno será vendido em versão única para não atrapalhar o Mobi
Com o lançamento do Argo a Fiat está com um “problema” semelhante ao da Volkswagen após a chegada do Polo: carros demais em segmentos muito próximos. No caso da Volkswagen, havia o Gol, o up!, o Fox e o Polo, sendo que Gol e up! acabaram sobrepondo preços e versões na entrada, e Fox e Polo acabariam sobrepostos no topo. A solução foi reduzir o Fox a duas versões e destacar o Polo. Na Fiat o problema é o posicionamento do Mobi, do Uno e do Argo.
Os três modelos acabam sobrepondo preços na transição das categorias. O Mobi chega a R$ 42.590 em sua versão de topo — somente R$ 1.400 a menos que a versão de entrada do Uno, que sai R$ 43.990. O Uno, por sua vez, atualmente tem as versões Way 1.0 de R$ 45.990 e Way 1.3 de R$ 51.390 (ou R$ 55.990 com o câmbio GSR), o que esbarra nas versões de entrada do Argo, que custam R$ 47.790 com o motor 1.0 (R$ 1.800 a mais que o Uno) e R$ 54.990 na versão 1.3 manual (R$ 3.600 a mais) e R$ 59.990 na 1.3 GSR (R$ 4.000 a mais).
Por esse motivo, a Fiat optou por deixar de oferecer as versões Way e Sporting do Uno, reduzindo a oferta somente à versão Drive 1.0, de R$ 43.990. Conforme um comunicado enviado pela fabricante aos concessionários, a Fiat continuará a oferecer o Uno Way e o Uno Sporting somente enquanto durarem os estoques atuais. Foi o que aconteceu com o Palio e o Punto, que já haviam saído de linha em 2017, mas continuaram oferecidos no site e nas concessionárias para esvaziar os estoques.
Apesar de o Uno Drive 1.0 ficar próximo do Mobi de topo, a canibalização não preocupa a Fiat porque o grosso do Mobi está nas versões intermediárias. Já o Argo acabou roubando vendas do Uno desde seu lançamento, uma vez que oferece mais espaço e visual mais atualizado por uma diferença pequena de preço, como vimos mais acima.
Alguém está vendendo um McLaren F1 GTR de rua
Encontrar um McLaren F1 a venda não é uma tarefa das mais fáceis. Você precisa esperar que algum dos 106 proprietários do supercarro decida que não está mais a fim de ter um McLaren F1, e depois precisa enfrentar outros milionários dispostos a comprar o carro em uma batalha de lances mais caros que a sua rua inteira. E a conta fica ainda mais alta quando o F1 é um dos 28 GTR. E mais alta ainda se for um dos 10 GTR Longtail. Imagine para onde vai o lance quando o GTR Longtail é uma conversão “road legal” feita pela Lanzante?
É exatamente um deste que está a venda na loja do famoso colecionador/vendedor britânico Tom Hartley Jnr. E o preço, bem, só podemos imaginar mesmo, porque o anúncio não indica nenhum valor pedido pelo carro. Mas considerando as credenciais do carro — que também incluem a primeira vitória de um GTR Longtail nas pistas e uma participação nas 24 Horas de Le Mans de 1997 —, pode apostar que ele não sairá por menos de US$ 20 milhões, o que fará dele o novo recordista de preço entre os McLaren F1. Atualmente, o “Big Mac” mais caro de todos foi arrematado por US$ 15,6 milhões.
Nova geração do Audi A6 “”””vazou”””” antes da hora
Vejam só, mais um lançamento que “vazou” antes da hora: a nova geração do Audi A6, que deveria ser revelada somente na próxima semana, teve suas primeiras fotos divulgadas extra-oficialmente nesta terça (27).
Como todos esperávamos, esta nova geração do A6 segue a identidade visual dos mais recentes lançamentos da marca, como o A7 o A8 e o A4. A grade dianteira ficou mais achatada e tem as arestas mais destacadas. Na traseira, as lanternas são unidas por uma barra cromada, enquanto as saídas de escape em forma de trapézio são incorporadas ao difusor.
Os motores também serão os mesmos dos outros modelos, com um 2.0 turbo nas versões de entrada e um V6 turbo nas versões de topo. Além disso, ele usará um sistema elétrico de 48 volts nos modelos a gasolina, que fornecerá eletricidade para auxiliar nas arrancadas e no sistema de suspensão ativa do carro, além de operar como gerador e motor de partida.
A eletricidade também irá alimentar os sistemas semi-autônomos do carro, que deverão ser as principais novidades desta geração. Como eles serão é algo que veremos na semana que vem no Salão de Genebra.
Nova série brasileira irá contar a história das fabricantes italianas
Na quinta-feira passada (22), estreou a mais nova série brasileira sobre carros, a Automotive Histories, que contará a história, fatos exclusivos e curiosidades sobre as principais fabricantes do planeta. A produção é 100% nacional e os episódios serão produzidos dentro das sedes das fábricas com representantes de cada uma delas para trazer uma abordagem mais detalhada e completa das histórias.
O episódio de estreia conta a história da Lamborghini com a ajuda de Tonino, filho do fundador Ferruccio Lamborghini, que traz detalhes que ele próprio presenciou sobre a fundação e evolução da marca, além de apresentar os carros mais icônicos do Museu Ferruccio Lamborghini.
Nesta primeira temporada, além da Lamborghini, Automotive Histories também irá conhecer a história da Ferrari, Maserati, Pagani, Fiat e Alfa Romeo. Nas temporadas seguintes o programa irá para o Reino Unido, para a Alemanha e para o Japão.
O primeiro episódio, “Automotive Histories – a história da Lamborghini”, já está disponível nas principais plataformas de vídeos on demand no Brasil, como NET Now, Vivo Play, Google Play, Looke e Microsoft, além de Amazon Prime (Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Austrália e Japão), Cinépolis (México) e DLA (América Latina), nos idiomas Português, Inglês, Espanhol e Italiano.
Martini Racing irá deixar a Williams no final desta temporada
Esta sim é uma notícia que pegou todos de surpresa: a Martini irá deixar a Williams no final da temporada de 2018. A notícia foi anunciada pela Bacardi, atual proprietária da Martini, e pela Williams.
Segundo Claire Williams, diretora da equipe britânica, a marca irá se afastar da F1 no final do ano quando o contrato com a Williams expirar. Segundo Claire, a Martini tem “muitas marcas para apoiar e suas prioridades estratégicas evoluíram nestes últimos quatro anos”.
Especula-se que além das novas prioridades da Martini, a decisão de não renovar o contrato após 2018 pode ter a ver com o fato de a Williams ter contratado dois pilotos com menos de 25 anos — Lance Stroll, de 19 anos e Sergey Sirotkin, de 23.
Embora não tenha comentado a situação financeira da equipe, Claire Williams disse que a Williams trouxe novos patrocinadores que complementam o orçamento da equipe — entre eles a SMP Racing, que bancou Sirotkin nesta temporada.
A Martini foi uma das primeiras patrocinadoras do automobilismo, começando a estampar sua marca nos Porsche de endurance em 1966, passando a patrocinar a Porsche nas 24 Horas de Le Mans e no WSC, depois a Brabham e a Lotus na F1 dos anos 1970, a Lancia no WRC e no WSC nos anos 1980, a Ford e a Alfa Romeo no WRC e DTM nos anos 1990, e finalmente a Williams nos anos 2010.