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Ford lança Fiesta EcoBoost no Brasil por R$ 72.000
A Ford está lançando nesta semana no Brasil o novo Fiesta EcoBoost, equipado com seu novo motor 1.0 turbo de três cilindros. Conforme explicamos neste post, na configuração oferecida por aqui, o conjunto renderá 125 cv a 6.000 rpm (corte a 6.500 rpm) e 17,3 mkgf de torque entre 1.400 rpm e 4.500 rpm — o que faz dele o 1.0 mais potente do mercado. Soa interessante, não? Mas prepare-se para desembolsar uma boa grana: o motor será oferecido somente no Fiesta Titanium, a versão topo de linha.
Diferentemente de outros motores turbo downsized oferecidos no Brasil, este 1.0 EcoBoost não será flex, mas tenta compensar a carência com bons níveis de consumo, obtendo nota A no programa de etiquetagem do Inmetro, com médias de 12,2 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada. Com o novo motor, o Fiesta Titanium chegará aos 100 km/h em 9,6 s, dois segundos e meio mais rápido que seu irmão equipado com motor 1.6 Sigma e câmbio Powershift.
A chegada do downsizing à linha do Fiesta também altera o posicionamento das versões: a 1.5 sai de cena e passa a ser oferecida apenas a frotistas. Em seu lugar entra a versão SE 1.6 manual, que parte de R$ 52.000 e traz ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, sistema de áudio MyConnection, computador de bordo, faróis com máscara negra e grade dianteira prateada.
Na intermediária estão as versões SEL com câmbio manual (R$ 58.800) e Powershift (R$ 64.900), também equipadas com o motor Sigma 1.6. Elas trazem, além dos equipamentos da SE, ar-condicionado digital, assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e tração, faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas, sistema multimídia Sync e vidros elétricos também nas portas traseiras.
O topo da linha continua com a versão Titanium Plus, que pode ser equipada com o motor 1.6 combinado ao câmbio Powershift por R$ 70.700 ou com o motor 1.0 EcoBoost, que parte de R$ 72.000 e também vem equipada com o câmbio de embreagem dupla. Independentemente do motor, o pacote de equipamentos inclui airbags laterais, de cortina e para joelhos, bancos de couro, sistema “keyless”, retrovisor interno eletrocrômico, rodas de 16 polegadas, cruise control e sensor crepuscular e de chuva.
Nova geração do Citroën C3 é divulgada antes do lançamento oficial
Ele só deveria ser mostrado amanhã, mas só para variar, alguém “””vazou””” as fotos da nova geração do Citroën C3 um dia antes do lançamento oficial. Nesta terceira geração o modelo ganhou um visual mais ousado, quase exótico, e inspirado no estilo do C4 Cactus, com direito aos borrachões premium “airbumps” nas laterais.
Segundo o site que divulgou as fotos, o francês cocoricauto.com (sim, esse é o nome do site — uma referência ao galo símbolo nacional), o modelo terá 3,99 metros de comprimento, 1,75 metro de largura, 1,47 metro de altura e 2,54 metros de entre-eixos, o que o torna significativamente maior que a atual geração.
A dianteira também adotou o estilo agressivo do Aircross e do C4 Cactus, com conjunto óptico dividido em duas alturas e grade estreita. Já a traseira tem um quê das lanternas e colunas ousadas da marca DS. Mais detalhes serão conhecidos amanhã, durante o lançamento oficial do compacto.
Corvette de motor central-traseiro é flagrado em testes
O lançamento de um Corvette de motor central-traseiro já não é uma questão de “se”, mas sim “quando”. Já vimos anteriormente a plataforma do novo esportivo da Chevrolet ainda em seus estágios iniciais de testes, quando ainda usava a carroceria de Holden Ute. Desta vez o flagra feito pelo pessoal da Motor Trend mostra que o carro evoluiu em testes, e agora está usando partes da carroceria do Corvette C7.
Embora sejam fotos feitas à uma distância relativamente grande, é possível notar que a traseira é ligeiramente diferente do C7 convencional, e que não há uma tampa de vidro na traseira do protótipo — possivelmente para auxiliar o arrefecimento do motor em uma carroceria improvisada. O restante do carro também está pesadamente camuflado; sendo um esportivo de motor central-traseiro, é certo que a dianteira será modificada para realocação dos radiadores e ainda oferecer algum espaço de carga. O protótipo estava acompanhado de um par de Cadillac CT6, o que permite também comparar suas proporções com as do sedã e também com as do atual Corvette C7.
Como já dissemos anteriormente, a ideia de um Corvette de motor central-traseiro não é nova; ela surgiu ainda em meados dos anos 1960 e desde então vem sendo testada em conceitos que nunca chegaram à linha de produção. Desta vez as apostas são altas pois, segundo a imprensa americana, com a potência chegando próxima dos 700 cv, a configuração de motor V8 dianteiro e tração traseira começa a chegar perto de seu limite dinâmico natural.
Volkswagen irá eliminar 40 modelos em todo o mundo
As complicações decorrentes do escândalo das fraudes em emissões de motores a diesel, conhecida como Dieselgate, afetou muito mais que a imagem e a reputação da Volkswagen. A empresa precisará fazer modificar e acelerar sua reestruturação organizacional prevista para ser concluída até 2025. E como parte do plano, o Grupo Volkswagen irá eliminar nada menos de 40 dos atuais 340 modelos oferecidos por suas 12 marcas.
O Grupo ainda não definiu quais modelos serão eliminados, mas já vimos anteriormente que a atual geração do Fusca é uma das candidatas, assim como o Jetta, com quem o besouro moderno compartilha sua plataforma, e também as variações regionais do VW up! — o Seat Mii e o Skoda Citigo.
Alfa Romeo Stelvio é flagrado por dentro e por fora
Como vimos na semana passada, a Alfa Romeo está planejando um sedã médio para competir com o trio alemão da categoria, Classe E/Série 5/A6. Mas antes disso, a marca italiana irá concluir o desenvolvimento e o lançamento de seu primeiro SUV, o Stelvio. Até agora ele teve apenas uma imagem divulgada, um teaser que mostrava o modelo com a tampa do porta-malas aberta e um executivo sentado na abertura cobrindo os detalhes do interior.
Agora o pessoal do Motor1.com flagrou o carro em testes e, apesar da pesada camuflagem escondendo os detalhes da carroceria, as fotos revelam bons detalhes do interior. Ele será fortemente influenciado pelo Giulia, e tem o mesmo volante de três raios, o mesmo console central e saídas de ar centrais. O acabamento, ao menos de alguma das versões, será mais voltado ao luxo que à esportividade, como indica o detalhe de madeira clara no console. Sob o capô o Stelvio deverá usar os mesmos motores do Giulia: um 2.0 turbo a gasolina com 276 cv, um 2.0 diesel de 220 cv e um V6 2.9 biturbo de 510 cv. O câmbio, diferentemente do sedã, deverá ser somente automático de oito marchas.
O SUV italiano deverá ser apresentado em novembro, durante o Salão de Los Angeles.