ja faz quase um ano que publiquei meu ultimo texto deste project cars e embora nao tenha mudado muita coisa o projeto teve uma reviravolta interessante e tambem ficara ainda mais proximo do meu objetivo inicial que era fazer um zetec s mk5 que nunca tivemos no brasil se voce ainda nao leu ou nao lembra ja tivemos cinco partes publicadas aqui aqui aqui aqui e aqui [gt40 content search= fiesta widget= 1 title= pensou em um fiesta pra chamar de seu ] pois bem voces devem lembrar que eu pretendia instalar o 2 0 duratec no lugar do 1 6 rocam e acabei mudando de ideia devido a exten$ao das modificaçoes e a dificuldade de achar os componentes ideais o plano b era fazer um motor 1 6 rocam turbo comprei um rocam crate engine novinho porque meu antigo ja estava cheio dos problemas e cheguei a comprar o turbo borg warner com valvula embutida igual dos volvo ecoboost mas nao encontrei uma misera empresa que topasse modificar a flange do coletor para encaixar no pe da minha turbina coisas do brasil diante da impossibilidade de turbinar decidi fazer uma preparaçao basica no 1 6 novo comprei o comando sul africano swr instalei e deixei como estava se chegasse aos 115 cv ja estaria bom dado que ja teria mais potencia que o zetec s original de 103 cv estava andando legal motor gira tem folego em alta chega em velocidades que eu nunca tinha visto em um fiesta faltava so regularizar junto ao detran abri uma caixinha de surpresas na hora de regularizar tive que ir atras de uma copia da nota fiscal de compra chegando a concessionaria informei o numero do motor e descobri que este rocam e um pouco diferente dos demais a ford usou ao menos cinco variaçoes do rocam 1 6 no brasil e uma delas foi uma serie para a formula super 1600 fs1600 uma categoria de monopostos de baixo custo que atualmente corre em interlagos foi exatamente este motor que eu comprei sem querer as especificaçoes sao um pouco melhores que a dos rocam originais segundo o site da categoria esta variaçao do rocam tem 115 cv a 5 500 rpm e 15 8 kgfm a 4 250 rpm ainda nao encontrei nada mais detalhado sobre ele — a concessionaria so me disse que ele usa pistoes e bielas do motor 1 6 flex nao sei se ele usa comando de valvulas diferente nem taxa de compressao mais alta mas eu ja havia colocado o comando swr nele quando ainda nao sabia que era um rocam fs1600 apesar de a concessionaria me informar que este motor nao poderia ser regularizado para carros de rua por algum motivo que nunca saberemos nao tive problemas em vincular seu numero ao chassi do meu carro no sistema do detran que me entregou prazerosamente o certificado de registro de um fiesta com motor de competiçao para as ruas coisas do brasil — parte 2 [video width= 848 height= 480 mp4= https //www flatout com br/wp content/uploads/2018/02/whatsapp video 2018 02 24 at 10 25 39 mp4 ][/video] como se ve eu nao segui as instruçoes da globo sobre como filmar com o celular com a segurança de ter um motor regularizado comecei as modificaçoes que eu ja imaginava primeiro mandei fazer um coletor 4x1 com escape inteiro de duas polegadas e dois abafadores na mesma oficina fiz um coletor de ar frio cai com filtro kn universal falta so fazer uma caixa de isolamento para ele [gallery link= file columns= 2 size= medium ids= 177662 177667 ] com isso devo levar o carro ao dinamometro para descobrir quanta potencia e torque ele tem e como eles estao distribuidos ao longo da faixa de rotaçoes depois com base nos resultados pretendo otimizar o gerenciamento do motor mas ainda nao defini se modifico a ecu original ou se compro uma programavel ouvi falar muito bem da pro tune quem sabe ainda nao acabou mas esta quase la apesar de ja estar com o visual praticamente pronto e com o motor funcionando como eu queria o projeto ainda tem algumas etapas a primeira delas e o upgrade dos freios sim eles ja eram upgraded mas nao tinham ficado muito bons como contei no segundo post adaptei os discos do ecosport 2 0 e as pinças do focus mk2 e eles ficaram excelentes em termos de frenagem tinham pressao adequada força de alavanca excelente e nao superaqueciam nem com abusos constantes o problema e que as pinças nunca foram projetadas para o espaço da caixa de roda de um fiesta e por isso tive um problema cronico de ruptura dos flexiveis — que eram de aço feitos pela aeroquip [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 177659 177658 ] para resolver ataquei nas duas frentes comprei pinças de ecosport que sao praticamente iguais as do focus porem com o encaixe dos flexiveis em outra posiçao e troquei os flexiveis pelos originais do zetec s tambem feitos de aço e com molas nas extremidades acabaram os problemas outra mudança nos freios sao os discos abandonei os originais da ecosport e mandei trazer um par de discos ebc para o fiesta st150 mk6 eles tem 278 mm e acabamento nitrotherm mais resistente ao fading as pastilhas tambem sao ebc as famosas greenstuff v4 que proprias para estes discos e nao formam aquela poeira de freio imunda e chata de limpar das rodas raiadas na traseira troquei os tambores originais por tambores do new fiesta tambem arrematei outro componente original do fiesta zetec s as rodas de 15 polegadas atualmente as rodas que estao no carro sao tsw tambem de 15 polegadas porem com 7 polegadas de tala decidi usar as medidas originais para nao ter problemas de raspagem nas caixas de roda algo que me incomodava muito e que comecei a solucionar modificando a suspensao por esse motivo tambem refiz a suspensao achava os coilovers fenix muito duros e baixos mesmo no ajuste mais alto entao instalei novos amortecedores ajustaveis da castor com novas molas com mais voltas com isso consegui uma boa carga de suspensao com a altura de rodagem muito proxima da original do zetec s [gallery link= file columns= 2 size= medium ids= 177666 177655 177661 177668 ] no quesito visual tambem dei um pequeno upgrade no lado de dentro do carro o volante ganhou revestimento de couro seguindo o padrao da borracha original e a manopla de cambio original foi trocada por uma de metal escovado do ford puma [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] entao por hoje e so flatouters o projeto esta se encaminhando para o fim faltando apenas a instalaçao das rodas novas um novo jogo de pneus o upgrade no gerenciamento do motor e talvez uma caixa de direçao mais direta a caixa hidraulica sem a bomba e o fluido nos falamos no proximo post por tomas andrade project cars #41
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