FlatOut!
Image default
Car Culture Vídeo

Filho surpreende a mãe com o carro dos seus sonhos: um Saab 99 1973


Essa é uma daquelas histórias bacanas sobre pessoas recebendo de presente seus carros dos sonhos. Nesse caso uma mãe que foi surpreendida pelo filho com o carro dos sonhos dela — e a história ainda mais interessante pois o carro dos sonhos da mãe em questão é um clássico entusiasta hardcore: um Saab 99 da década de 70.

No início do vídeo somos apresentados a Corey Wadden, que nos conta como descobriu o exato modelo, a cor e o ano do carro dos sonhos de sua mãe: um Saab 99 EMS, cor de cobre, fabricado em 1973.

saaaaab (1) saaaaab (2)

Uma bela escolha, se nos permitem dizer. O Saab 99 foi o primeiro carro compacto “de luxo” da marca sueca. Lançado em 1968, o modelo acabou tornando-se um vencedor no WRC nas mãos de ninguém menos que Stig Blomqvist, que conquistou o Rali da Suécia ao volante de um 99 em 1977 e 1979. Ah, e o carro tem motor e tração dianteiros — algo que, para os mais radicais, é incompatível com um carro competitivo, ou mesmo divertido.

stig

Pois bem: Wadden conta que o processo de encontrar um carro, juntar o dinheiro e fechar negócio consumiu um ano até chegar ao dia em que ele precisou convencer sua mãe a descer as escadas de sua casa acompanhada por uma câmera para um “documentário”. Antes de sair pela porta, Corey entrega a ela um envelope. “Chegou pelo correio, não sei o que é”, ele diz. Dentro do envelope está a chave do carro.

“What the f******k”, ela diz ao pegar a chave. Gostamos dessa mulher.

Ao abrir a porta ela depara com o cupê cor de cobre estacionado em sua vaga — um Saab 99 1973, que a faz reagir com um adorável sorriso escancarado e o entusiasmo de uma criança que ganhou o que mais queria no Natal.

Na descrição do vídeo, Corey explica melhor a situação. Ele conta que, depois que ficou sabendo qual era  o carro dos sonhos de sua mãe, procurou por seis meses até que um amigo achou um Saab 99 prata, 1974 — não era exatamente o mesmo ano ou cor, mas era bem perto e pareceu bom o suficiente. Acontece que, ao contatar o anunciante por telefone, Corey ficou sabendo que ele era um colecionador de Saab e tinha um carro exatamente do modelo, cor e ano que sua mãe queria.

Depois de seis meses — provavelmente tentando convencer o dono do carro a vendê-lo —, Corey tinha o carro nas mãos e poderia surpreendê-la.

saab-9

Mas por que sua mãe tinha um sonho tão específico? Corey conta que ela trabalhava como empregada doméstica e, por alguns anos, limpou a casa de um homem que tinha um Saab 99 exatamente daquele jeito. Ela sempre tinha que mudar o carro de lugar e, depois de algum tempo, se apaixonou pelo carro.

Ele conta, ainda que, a surpresa a sua mãe faz parte de projeto para juntar um milhão de dólares e aposentar financeiramente sua família em dois anos. Ele diz que ainda não conseguiu seu objetivo principal, mas que o carro, além de realizar um antigo sonho, vai melhorar muito a qualidade de vida dela: “Faz um ano que ela está sem carro, e o último estava caindo aos pedaços.”

Esta é mais uma prova de que ainda há quem faça o bem neste mundo e que, mesmo que sejam um objeto inanimado, carros podem vir carregados com grandes doses de sentimento e significado. Parabéns, Corey.

 

Este Uno 1.5R pode ser seu!

Participe!

Clique aqui e veja como

Compartilhe agora