toda grande historia tem um grande fim em 2015 foi a historia do mitsubishi lancer evolution que acabou depois de 23 anos e dez geraçoes quando o lancer evolution i foi lançado em 1992 talvez a mitsubishi so esperava que o seda esportivo feito para homologar uma versao de rali vendesse bem nao que ele acabasse se tornando um dos maiores icones da cultura automotiva mundial mas foi exatamente o que aconteceu — ao longo de quase um quarto de seculo o evo se tornou um dos esportivos mais adorados do planeta com uma herança invejavel nos estagios de rali e centenas de milhares de fas que formam uma cena muito forte de customizaçao e preparaçao nao foi a toa portanto que a mitsubishi decidiu dar uma atençao especial a sua derradeira leva do evo x uma serie limitada de 1 000 unidades numeradas que foi apropriadamente batizada como final edition a serie especial foi criada exclusivamente para o japao ainda que os vizinhos australianos tenham conseguido ficar com 150 das 1 000 unidades e a mitsubishi começou a aceitar encomendas em abril deste ano todas elas ja devem ter sido entregues ha alguns meses a esta altura a despeito de ser uma serie especial o evo x final edition nao traz diferenças mecanicas em relaçao ao evo x comum com exceçao das valvulas de escape refrigeradas a sodio no mais o motor e exatamente o mesmo 4b11t todo de aluminio com deslocamento de exatos 1 997 cm³ turbo e comando duplo no cabeçote com sistema variavel mivec sem o acordo de cavalheiros entre as fabricantes japonesas que limitava em 280 cv a potencia declarada de qualquer carro fabricado na terra do sol nascente e foi revogado em 2009 o evo x final edition pode assumir orgulhoso seus 305 cv a 6 500 rpm e 37 3 mkgf de torque a 4 400 rpm que sao capazes de leva lo ate os 100 km/h em menos de cinco segundos com maxima de 250 km/h detalhe sendo baseado na versao gsr do evo x o final edition so esta disponivel com cambio manual — diferentemente dos exemplares vendidos aqui que so trazem a caixa automatizada de seis marchas com dupla embreagem dito isto e claro que ha certos toques de exclusividade no final edition a grade trapezoidal tem acabamento em preto cromo com preto brilhante na barra que a atravessa as rodas de 18 da bbs sao escurecidas e trazem um desenho diferenciado por fim o teto pode ser preto ou branco enquanto a carroceria pode ser preta branca cinza vermelha ou azul — estas tres ultimas cores metalicas um emblema com os dizeres final edition fica abaixo do nome do modelo abaixo da lanterna traseira esquerda ao abrir a porta nota se tambem que o interior e revestido em tecido preto com costuras vermelhas trazendo bancos recaro do tipo concha e uma plaqueta numerada no console central sao so pequenos detalhes mesmo mas o que importa e seu significado o evo chegou ao fim no entanto a mitsubishi decidiu fechar este ciclo com uma celebraçao ao inicio da vida e nao ao fim dela como mostrando cada etapa da fabricaçao dos 1 000 evo x final edition em um video especial que mistura documentario e time lapse [youtube id= gnimq8huscm width= 620 height= 350 ] e uma pena que o video seja todo falado e legendado em japones — infelizmente nao ha sequer a opçao de closed caption o que nos impede de entender qualquer coisa no entanto isto nao significa que voce nao deva assistir da para ver que os funcionarios da fabrica da mitsubishi vao sentir falta do evo x e e incrivel ver o processo de fabricaçao do esportivo quase todo automatizado — como e que um monte de robos consegue criar uma maquina que mesmo sendo nada mais que uma maquina e capaz de evocar sentimentos diferentes em cada entusiasta seja aquele cara que so teve contato com o evo nos games ou aquele que tem a sorte de morar em um pais onde eles sao mais acessiveis e numerosos deve ser o contato humano — ainda que a linha de montagem seja automatizada sao os funcionarios que cuidam dos detalhes da montagem de cada um dos componentes quer uma prova o hotsite do evo x final edition no site japones da mitsubishi tem uma seçao chamada voice que permite que os fas e proprietarios dos evos de todas as geraçoes mostrem seus carros e se despeçam do carro publicamente desde que a pagina foi colocada no ar mais de 120 entusiastas deixaram algumas palavras de carinho ao lanevo imagine se o alcance fosse mundial tambem esta com saudade entao nao deixe de conferir a historia de cada um dos lancer evolution da serie especial rest in power a historia do lancer evolution i — a herança dos ralis e o sucesso nas ruas polindo diamantes a literal evoluçao do lancer evolution ii a hora da conquista a criaçao do lancer evolution iii e o 1º titulo nos ralis maior melhor e mais potente o lancer evolution iv e a dramatica conquista do wrc em 1997 lancer evolution v carroceria musculosa excelencia mecanica e o titulo de construtores no wrc perfeiçao nos detalhes como fazer o lancer evo vi ainda melhor que os anteriores lancer evolution vii uma nova plataforma e visual exclusivo para o sucessor do lendario evo vi evolution viii quando o lancer evo se transformou em mito das ruas em todo o mundo mitsubishi lancer evolution ix a evoluçao em busca da perfeiçao evo x o lancer evolution chega ao seu auge
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