Parece que o lançamento do Up! não será a única novidade da Volkswagen no Brasil nos próximos meses. Além do compacto de entrada, a marca já anunciou a chegada do motor 1.6 16V EA211, e até foi flagrada testando o novo propulsor. O que não se sabia até então, é que a marca irá adotar um novo câmbio manual de seis marchas.
As fotos deste post foram feitas por um leitor do FlatOut na região de Sorocaba, interior de São Paulo. Segundo ele, o Fox flagrado parecia um modelo comum, não fosse pelo recado afixado no painel lembrando que o veículo é equipado com câmbio manual de seis marchas — algo comumente usado pelos engenheiros em carros de testes com modificações.
Ainda não se sabe como, onde e nem quando a Volkswagen irá adotar este novo câmbio, mas especula-se que ele seja o mesmo já oferecido no Golf 1.4 TSI, o que ajudaria a dividir a conta da produção. Além disso, o câmbio manual de seis marchas é uma tendência do mercado atual, obcecado pelo aumento da eficiência dos motores, pois permitem melhor escalonamento de marchas e, consequentemente, um melhor equilíbrio entre desempenho e economia.
Além disso, vale lembrar que a Volkswagen irá fabricar no Brasil o motor 1.4 TSI (16v), que deve equipar a versão de entrada do Jetta a partir de 2015 e, segundo a apuração do pessoal da Autoesporte, existe ainda a possibilidade de uma versão aspirada deste motor equipar o Fox para que ele não fique tão semelhante ao Up! em sua versão de entrada. Nosso palpite é que se a Volkswagen estiver mesmo desenvolvendo um câmbio de seis marchas, ele acabará fazendo dupla com todos novos motores multiválvulas da marca. O que nos causa estranheza são as placas de Salto/SP – quando o padrão dos veículos de teste da Volkswagen é usar placas de São Bernardo do Campo (SP), onde fica a matriz da marca.
[Fotos: Philippe Zelak]