A apenas alguns dias da revelação oficial da décima geração do Honda Civic, prevista para acontecer no dia 16 de setembro em Detroit e Los Angeles, simultaneamente, o site Civic X conseguiu fazer um flagrante do modelo estacionado em Ann Harbour, Michigan. Sem nenhum tipo de camuflagem!
Segundo os relatos do fotógrafo, o carro parece usar faróis de LED, na dianteira, e vem com o estilo que já havia sido antecipado por desenhos de patente que vazaram em abril deste ano. Ontem, o pessoal do site Autos Segredos conseguiu o primeiro flagrante do sedã em testes no Brasil, ainda bastante camuflado.
E os testes já estão rolando por uma razão simples: os novos Honda Civic virão com motores turbinados, todos com as novas tecnologias Earth Dreams. O principal deles, para o Honda Civic, será o 1.5 iVTEC turbo, já em uso no Japão na minivan Step WGN e que rende hoje, com gasolina, 150 cv, o mesmo que o atual motor 2.0 do Civic consegue com o mesmo combustível. O torque fica em 20,7 mkgf. O 2.0, com etanol, rende 19,5 mkgf. Fala-se que ele pode chegar facilmente aos 200 cv.
Motor 1.5 iVTEC Turbo Earth Dreams
Ao apresentar sua nova linha de motores, a Honda falou também de um 1.0 de três cilindros, que pode render entre 110 cv e 120 cv, e o 2.0 de quatro cilindros, destinado a versões esportivas, com potência de mais de 280 cv, com torque acima dos 40 mkgf.
Motor 1.0 iVTEC Turbo Earth Dreams
O 1.0 talvez não apareça no Civic, ficando reservado ao Fit e ao City, mas, considerando o regime tributário brasileiro, não duvidamos de uma versão de entrada com o motor turbinado, em substituição à 1.8, especialmente porque seu torque poderia ficar acima dos 20 mkgf, mais do que suficientes para o sedã médio.
Motor 2.0 iVTEC Turbo Earth Dreams
No que se refere ao sedã, ele ficou parecendo um modelo de dois volumes, praticamente sem distinção entre a cabine e o porta-malas. Seguindo a tradição da Honda, de ter sempre uma geração do carro que quebra o molde anterior, acompanhada de uma meramente evolutiva, a décima mostra que não tem medo de revolução.
Note que a tampa do porta-malas tem um recorte lateral, que sobe pela lanterna e que talvez se reflita em um compartimento de abertura pequena, mas harmônica com o novo estilo. A linha de cintura é alta, com vincos que buscam dar muito a ideia de dinamismo. Um deles sai da curva da caixa de roda dianteira, um brota pouco abaixo do primeiro, passando por cima das maçanetas, e o último sai do final da terceira janela traseira, como se fosse um rabicho da perseguida gota, o formato mais aerodinâmico do mundo.
O capô parece mais longo e mais baixo. A grade dianteira, cromada, virou uma espécie de sobrancelha, se alongando até a parte superior dos faróis. Na dianteira e na traseira, os para-choques trazem recortes brutos, fugindo da paquera da marca com linhas mais arredondadas. Apesar de ele parecer maior, não há notícia das dimensões, por ora.
No interior, fotos de segredo já mostraram que o sistema multimídia ganhará uma tela grande, que aparenta ter mais de 10 polegadas. Sistemas já presentes em outros modelos, como o alerta de mudança de faixa, controlador de velocidade adaptativo e aviso de colisão frontal também devem estar presentes no novo sedã.
A expectativa para a décima geração do Civic no Brasil é que ela chegue no começo de 2016. A Honda não costuma levar mais de seis meses para trazer para cá os produtos lançados no exterior. Assim sendo, espere pelo novo carro aqui em torno de março, no mais tardar.